quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Uma oportunidade






Para contar essa historinha você vai precisar do material:


- 1 bexiga
- fita crepe (para colar a bexiga na cadeira)
- 1 óculos de sol (pode ser feito de papel cartão preto)
- 1 capa (pode ser uma toalha de banho ou uma manta)
- 1 cadeira
- 1 caneca ou similar

Pronto! Eis o cego Bartimeu.

Mas... não monte ele antes... Monte com as crianças, criando um elemento surpresa.


Pegue uma bexiga vazia, e encha-a dizendo que é a cabeça. Cole-a e vá montando o seu cego Bart, conforme o desenho acima. Conversando com as crianças sobre o que representa cada peça.


Tudo aconteceu na cidadezinha chamada Jericó.


Lá morava um homem chamado Bartimeu. Ele tinha um sério problema. Ele era cego.

Bom... vamos chamá-lo de o cego Bart.

Todos os dias para Bart eram negros. Ele não conseguia ver nada. Apenas imaginava as coisas.

E como todos sabem... é muito difícil um cego arrumar um emprego, né?

Daí... o jeito era pedir esmola. Ele tinha uma capa, que a usava para se proteger. Ele sentava sobre ela, e passava o dia inteirinho na rua, sentado, pedindo esmola.

Então vamos imaginar aqui o nosso amigo... o cego Bart?

Essa era a única oportunidade do cego Bart. Passar o dia inteiro... pedindo esmolas...

- Me dá uma esmolinha! (aproveite para depositar uma moedinha na canequinha)

Agora, vamos deixa-lo ai sentado... jaja a gente volta para falar o que aconteceu com ele.

Porque eu quero contar uma oportunidade que tive. (nesse momento, relate como foi a sua experiência, ou seu encontro com Cristo resumidamente – eu falei que quando eu era criança (5 anos) eu tinha um sonho de ser rica, por isso, sempre pedia a Deus em oração que meu pai ganhasse na loteria esportiva, mas isso nunca aconteceu. Deus me deu outras oportunidades, uma delas foi de estudar, fiquei maiorzinha e fui trabalhar e mais tarde entrei em uma universidade. Foi na época da universidade que tive a maior oportunidade da minha vida. Um dia, me convidaram para ir à igreja e lá eu tive um encontro com o Senhor Jesus e entreguei a minha vida para ele).

Voltemos agora para o Bart, que não é o Simpson, mas o Bartimeu.

Pobre Bart. Era sempre a mesma coisa... Sentado... Que rotina...

Mas... tinha algo no cego Bart que funcionava bem... Eram os seus ouvidos. Ele ouvia os passos das pessoas. Ele ouvia o comentário delas. Ele ouvia e ficava imaginando como seriam as pessoas. Imaginando as cores, sentindo os cheiros.

Um dia... o cego Bart assentado nas ruas quando ouviu um comentário que muito lhe interessou:

Ele arregalou os ouvidos... só não os olhos, porque ele não podia ver.

Eram algumas pessoas que diziam assim:

Pois eu não vejo a hora que Ele chegue aqui em Jericó. Dizem que ele é demais!

- Ouvi dizer que um dia ele alimentou muita gente só com 5 pães e 2 peixes.

O cego Bart pensou: - Quem??? quem???

Mas logo... as pessoas saíram de perto de Bart, e ele ficou querendo saber mais.

Logo... logo... ouviu mais passos apressados e mais comentários.

- Ele é de Nazaré. Tinha um cara que era surdo e gago. Que foi curado com o toque de suas mãos.

O cego Bart pensou novamente: - De quem eles estão falando????

E novos comentários chegaram aos ouvidos do pobre Bart.

- Ele curou leprosos e fez paralíticos andarem. Esse Jesus de Nazaré só pode ser o messias enviado de Deus.

O cego Bart pensou: - Taí! Esta é a minha grande chance! a minha oportunidade! Somente esse Jesus pode me tirar dessa situação.

É Bart... mas nem tudo é tão simples... Como você fará para chegar até a Jesus sem enxergar? E como fará para alcança-lo com tamanha multidão. Isso é muito difícil...

Agora... os barulhos, perto de Bart se intensificaram.

Ele ouvia barulho de multidão. Em que direção estaria Jesus?

Então ele teve uma idéia brilhante.

Começou a gritar:

- Jesus! Filho de Davi!!! Tenha compaixão de mim!

Gritava mais alto, com toda a sua voz.

Ao invés das pessoas ajudarem o cego Bart, deram uma bronca nele. Mandaram que ele calasse a boca.

Mas... Bart...não obedeceu, pois tudo o que ele queria na vida era ter um encontro com Jesus.

Era a grande oportunidade de Bart.

Somente Jesus poderia ajudar ele a sair daquela situação.

Então ele gritou mais alto, com toda a sua força.

O seu grito chegou ao coração de Jesus e percebeu a fé que o cego Bart tinha.

Mandou seus discípulos chamarem Bart

Os discípulos aproximaram-se de Bart e disseram:

- Tenha ânimo, o mestre te chama.

Bart, nem pensou... que deu um salto e largou sua capa e foi ter com Jesus.

(nessa hora, estourar a bechiga com as mãos, jogar a toalha no chão – simbolizando que o Bart cego deixou de existir quando foi ter um encontro com Jesus e agora era um novo homem).

Bart, ajudado pelos discípulos, aproxima-se de Jesus que lhe perguntou:

- O que quer eu lhe faça?

- Que eu veja.

- Vá... a tua fé te curou...

Nesse, um clarão foi surgindo nas vistas de Bart. Ele viu em sua frente um homem. Rosto manso, bondoso. Era o rosto do seu Salvador Jesus.

É... Bart recuperou a sua visão.

E ele pode olhar primeiramente para Jesus primeiramente e assim, pode levar uma vida normal... porque o ex-cego Bart não desperdiçou a sua oportunidade de ter um encontro com Jesus.

Deus nos dá oportunidades. Não desperdice-as, como estudar, trabalhar, fazer coisas boas. Mas a grande oportunidade. A oportunidade das oportunidades é ter um encontro com Jesus. Bart fez a coisa certa... e você? Também vai fazer como Bart de ter um encontro com Jesus?. O momento é esse.

Vamos orar ( Nesse momento peça para aqueles que querem ter um encontro com Jesus venham a frente e ore com eles)