quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Tentações


“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação” (Mateus 26:41).

Textos adicionais: Mateus 4:1-11; Romanos 12:21; I Coríntios 13:4; I Timóteo 6:10; Tiago 1:12.

Material Necessário

1 caixinha contendo bicarbonato de sódio
2 copos pequenos com 2/3 de água limpa em cada um 1 copo pequeno com 2/3 de vinagre diluído em 1/3 de água (1 parte de água e 2 de vinagre)
3 pratos fundos
Corante alimentício verde (líquido)
2 colheres de sopa
Modo de Preparar
Coloque duas ou três gotas de corante em uma colher e a mantenha fora da vista dos participantes. Coloque a colher e os três copos sobre os pratos fundos diante e todos, com o copo com vinagre ao centro. Rotule a embalagem de bicarbonato de sódio com a palavra TENTAÇÃO.

Mensagem

Chamaremos o bicarbonato de sódio de TENTAÇÃO. (Pegue a embalagem e continue segurando-a enquanto conta a história da tentação de Cristo, relatada em Mateus 4. Ao mencionar cada tentação, conforme aparece no texto bíblico, coloque a colher na embalagem e retire uma colher de sopa de bicarbonato (não se esqueça, essa colher deverá ter algumas gotas de corante, mas tenha cuidado para não derramar o corante dentro da caixa de bicarbonato).

Assim como Satanás tentou Jesus, ele irá nos tentar também. Mas Cristo não cedeu a qualquer uma de suas tentações. Será que podemos resistir à tentação, assim como Jesus?

Estes três copos representam três formas pelas quais as pessoas reagem à tentação.

Primeiro copo

Um de seus amigos aparece usando um par de tênis novos, que há muito tempo você sonha ter, mas que não tem a menor possibilidade de comprá-los.

Antes que se dê conta, Satanás coloca a inveja em seu coração (coloque o bicarbonato na água, usando a colher contendo o corante verde – a água irá ficar verde).

Segundo copo

(Este é o copo contendo o vinagre diluído.) Alguém diz a você algo que não é bom, por exemplo: “Parece que colocaram uma tigela para cortar seu cabelo!” ou “Você tem pescoço de girafa!”, “orelhas de abano” ou “nariz de tucano”. Veja o que acontece: (coloque uma colher de sopa de bicarbonato na mistura) ele simplesmente espuma, ferve e por fim transborda! (se a mistura não efervescer como deveria, agite um pouco).

Terceiro copo

Então Satanás busca uma terceira pessoa para tentar a sentir inveja de alguém (coloque uma colher de bicarbonato no copo). Mas essa pessoa, sendo cristã, não cede à tentação, pois se lembra de que o cristão “não é invejoso” (I Coríntios 13:4). Alguém lhe faz observações rudes (coloque outra colher de bicarbonato no copo). Mas o cristão “vence o mal com o bem” (Romanos 12:21). Satanás tenta com dinheiro (mais bicarbonato). Mas essa pessoa crê no que a Bíblia ensina: “Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males” (I Timóteo 6:10). Ele resiste ao desejo de pecar (a água permanece límpida e ainda ilustra a resistência à tentação. Leia ou mencione Mateus 26:41).

REFLEXÃO

Somente por meio da nossa ligação a Deus, pela oração e leitura da Bíblia, é que podemos obter forças para vencer as tentações.
Quantos de vocês querem ter o poder de Deus em sua vida?