quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Timóteo palito


“Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei” (Mateus 25:23).

Textos adicionais: Mateus 25:14-30; Marcos 10:43-45; Lucas 19:11-27.

Material Necessário
1 batata grande, cortada na metade, no sentido do comprimento
Papel alumínio para embrulhar a batata
Azeitonas
Balas de goma de várias cores
Palitos de dente
Uma latinha pequena
1 prato raso
1 prato de sobremesa
1 fatia de batata cortada no formato de retângulo ou quadrado (conforme figura)
Algodão
Caixa de palitos

Modo de preparar

Cubra a metade da batata com papel alumínio e coloque-a sobre o prato raso. Espete as balas de goma nos palitos e na batata, deixando-a bem coberta, com cores vivas.
Espete as azeitonas com os palitos e coloque-as no prato de sobremesa.

Faça alguns cotonetes com o algodão e palitos e coloque-os na latinha.
Espete um palito na fatia de batata (este será o Timóteo Palito).

NOTA: Os objetos devem estar dentro de uma caixa.

Mensagem

Todos os cristãos devem estar dispostos a servir uns aos outros, quer nas pequenas como nas grandes coisas.

Podemos aprender esta lição de um amigo muito pequeno (mostre o Timóteo Palito). Este é o Timóteo Palito. Ele serve humildemente a todos e pode ser encontrado em quase todas as casas. O custo de uma centena de palitos é muito baixo (mostre a embalagem cheia de palitos e coloque-a ao lado de Timóteo).

Há algum tempo atrás, Timóteo fazia parte de uma bela e frondosa árvore, mas ela foi cortada, serrada, partida em pedaços e, finalmente, aqui está o Timóteo Palito, um servo das pessoas que o usam de várias maneiras. Ele é um servo muito fiel; nunca reclama da tarefa que lhe dão. Você alguma vez reclama quando tem que lavar a louça, tirar o pó, varrer o quintal ou levar recados?

O Timóteo Palito nem sempre é usado para palitar os dentes. Algumas vezes ele ajuda a servir a refeição (mostre o prato com as azeitonas e coloque-o sobre a mesa ao lado de Timóteo). Servir as refeições é sempre uma tarefa muito importante, especialmente no Natal ou em datas especiais, quando recebemos muitos convidados. Se aprendermos a servir de forma simples, estaremos preparados para servir em situações mais importantes.

Esta é outra forma pela qual Timóteo Palito serve (mostre os cotonetes). Ele normalmente é usado para limpar uma ferida. Você também pode ajudar pessoas que passam por dificuldades.

Algumas vezes o Timóteo Palito tem que servir de uma forma muito bonita, em um banquete ou uma festa (mostre a batata enfeitada com as balas de goma). Se, primeiro, formos fiéis nas pequenas coisas, Deus nos dará maiores responsabilidades a cumprir. Peça a alguém do grupo para ler Mateus 25:23.

REFLEXÃO

Deus espera que seus filhos sejam fiéis em todos os aspectos. O verdadeiro cristão sempre está disposto a servir a Deus e aos outros.