sábado, 18 de junho de 2011

Ministração através de teatros e brincadeiras

Livro de Jonas

1. Consiga uma caixa de papelão grande (de geladeira, por exemplo). Decore-a como um peixe: uma das tampas é a boca, com dentes de papel presos e visíveis. Coloque um rabo na outra extremidade; coloque um abajur com lâmpada vermelha dentro da caixa. A pessoa que irá contar a história se fantasia de Jonas - pode sair de dentro da caixa para começar a contar a história - ou se isso for muito assustador para as crianças pequenas, pode apenas mostrar o peixe. As crianças podem depois explorar o peixe, entrando nele (para isso decore o interior da caixa também).
2. No jardim, ou local que possa ser molhado, instale um sprinkler destes que se usa para regar gramado, que gira. Coloque uma mesa próxima ao local, coberta com plástico ou toalhas, e com uma das extremidades decorada como se fosse a boca de um peixe. Debaixo da mesa, ou seja, dentro do peixe, decore como se fosse um estômago (veja ilustrações em livros com a história do próprio Jonas ou do Pinóquio). As crianças devem correr pela "pista" passando pela água do sprinkler e entrando na boca do peixe.
3.Instale uma rede, destas de descanso, em paredes ou colunas da sala. Certifique-se de que está bem presa. A rede será o barco, e você - ou algum voluntário de braços fortes - faz a tempestade, sacudindo a rede. Duas crianças de cada vez, sobem neste "barco" e experimentam a tempestade. Um outro voluntário então "lança" uma das crianças ao mar - ou seja, levanta uma delas da rede, durante a tempestade, e leva-a no colo. A outra criança fica na rede, e espera até que ela fique parada.
Variação: desenhe no chão um grande barco, suficiente para todas as crianças sentarem dentro. Quando se começa a navegar, as crianças balançam-se suavemente. Quando começa a tempestade, todas se balançam agitada e desencontradamente. Um ajudante deve então pegar uma das crianças, e a tirar do barco (levá-la no colo ou cobri-la com um cobertor que será o peixe). Imediatamente as crianças devem voltar a balançar-se lentamente.
4.Consiga uma bacia grande, com um pouco de água e coloque um barquinho dentro. Peça a uma ou duas crianças que te ajudem a criar a tempestade, sacudindo a bacia para fazer ondas e fazendo a chuva com um regador.