sábado, 18 de junho de 2011

João Dentinho

João Dentinho - Texto

João Dentinho



Que é que usamos todos os dias? Um nenenzinho não os possui. Alguns velhos também não só têm. Quando você está sorrindo posso ver os seus. Quando está triste não os mostra. Eles nos ajudam a crescer. Se não cuidamos deles, nos causam dores. Você podem adivinhar de que estou falando? Isso mesmo! Dos nossos dentes!


Tenho aqui comigo hoje a figura do João Dentinho. Ele faz pensar em vocês, e vou lhes dizer por quê. Quando João Dentinho nasceu, os pais do nenê, seu dono, ficaram tão contentes que fizeram questão de dizer a todo mundo que ele havia nascido. Quando alguém aceita a Jesus como seu Salvador, nasce na família de Deus e “há alegria no céu” (Lucas 15.7) Há alegria no coração do Pai Celestial!


Quando João dentinho nasceu, era branquinho como leite. Tinha até o nome de Dente de Leite. Vocês também quando aceitaram ao Senhor Jesus, Ele os lavou dos seus pecados. Seu coração se tornou mais alvo que a neve. (Salmo 51.7) Para que João dentinho crescesse forte e sadio, precisou obedecer algumas regras de higiene.


Era escovado diariamente, após as refeições. Será que a sua mãe precisa lhe dizer todos os dias: “menino, vá escovar seus dentes?” Ela sabe que é importante ter dentes limpos, para evitar que se estraguem e fiquem cariados. O pior inimigo de João Dentinho é a cárie, que vai devorando -o aos poucos. Logo que João dentinho começa a sentir dor não pode mais trabalhar como deve. Se não for tratado, terá que ser arrancado e jogado fora!


Por isso, João Dentinho precisa correr logo ao dentista para ser obturado. Só assim ele ficará livre da dor e sua vida será útil. O Senhor Jesus sabe que nossas vidas podem ficar sujas e infeccionadas também com o pecado.


O pecado nos trará tristeza e dor ao coração (Romanos 6.23). Ele não nos joga fora quando pecamos, mas quer que O busquemos imediatamente e confessemos nossos pecados a fim de sermos perdoados e purificados. (1 João 1.9; João 14.6). Limpos do pecado Ele pode nos encher do Espírito Santo e nos usar para bênçãos de muitos.



É por isso que Ele nos manda ler sua Palavra diariamente, pois a Bíblia nos guarda de pecar e é como a água que nos limpa (Efésios 5.26). Há também uma coisa importante que João Dentinho observa.

É o alimento que come. Ele gosta de comer legumes, especialmente cenoura crua. Hummmmmmmmmm... como João Dentinho mastiga a cenoura com gosto! Ele sabe que isto lhe faz muito bem!


João Dentinho tem muito cuidado para não abusar das coisas doces, como balas, chicletes, sorvetes, etc... por que ele sabe que muito doce estraga sua vida. E vocês sabem, crianças que é importante também aquilo que nós lemos para alimentar nosso espírito? Que tipo de revistas e livros vocês mais apreciam?


É preciso escolher com muito cuidado a leitura que faz bem ao coração. E as histórias da Bíblia são o alimento mais nutritivo que uma criança pode desejar para ter saúde espiritual (Jeremias 15.16). os irmãos de João Dentinho são bem diferentes uns dos outros, tanto no tamanho e aparência, como também no trabalho que fazem.


Os que moram na parte da frente de sua casa, a boca, são afiados e servem para morder. Os que moram dos lados são pontudos e servem para rasgar. E os mais fortes, que moram nos fundos da casa são chamados de molares, servem para mastigar e moer os alimentos. As crianças também são diferentes umas das outras.

Você as vezes fica triste por não poder desenhar tão bem como o seu amiguinho?Ou por não poder tocar piano tão bem quanto o vizinho Talvez essas crianças também fiquem aborrecidas por não poderem cantar tão bem quanto você! Deus nos fez cada um diferente um do outro, dando-nos dons, ou talentos diferentes, que devemos usar para Ele. O Senhor sabe exatamente o que você pode fazer e fica satisfeito quando você emprega bem o talento que lhe deu (Lucas 12.43; 1 timóteo 4.14).


João Dentinho tem um trabalho muito importante. Ele juntamente com seus irmãos trabalham muito, mastigando o alimento para que o seu dono possa ser beneficiado com ele, se eles forem preguiçosos e não triturarem bem a comida, então o alimento pode até fazer mal ao dono de João Dentinho. Assim como os dentes trabalham para o bem de nosso corpo...


As crianças salvas devem trabalhar para o corpo de Cristo que é a igreja! (Efésios 4.11 e 12)


Você tem feito alguma coisa pra Jesus? Experimente dar um folheto a alguém, cantar um corinho para um doente, recitar um versículo da Bíblia para uma pessoa triste. Há muita coisa que você, mesmo sendo criança pode fazer. Vamos pôr em prática, hoje mesmo, as lições que aprendemos com João