quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

UMA BELA HISTÓRIA

1. CRIAÇ ÃO
Antes da criação não havia nada. Deus criou tudo.Ele criou anjos mas alguns dos anjos se rebelaram contra Deus e se tornaram demônios. Deus colocou os demônios na terra. Satanás e o rei dos demônios. Deus criou tudo o que podemos ver: animais, árvores, montanhas, rios, céus, estrelas e sol. A criação era perfeita. Por último Deus criou o homem e a mulher. Ele criou o homem do pó da terra e a mulher da costela do homem. A mulher foi criada para ser uma ajudante e companheira para o homem. Deus soprou o fôlego de vida neles. Adão e Eva estavam nus mas não se envergonharam disto. Deus os colocou num jardim.
Deus viu tudo o que tinha feito e eis que era muito bom. E Deus descansou de toda a obra da criação que fizera. Deus disse a Adão e Eva: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre todos os animais da criação. Ordenou o Senhor Deus ao homem: De toda a árvore do jardim podes comer livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa naõ comerás.

2. A QUEDA
O HOM EM PECOU - AFASTOU-SE DE DEUS
Adão e Eva tinham uma vida boa no jardim do Eden. Eles não trabalhavam, não tinham fome, sede, dor e não precisavam de roupas. Deus pediu para eles dominarem a criação e dar nome aos animais. Deus disse para eles não comer do fruto de uma árvore somente. Mas Eva chegou perto da árvore proibida e a serpente a tentou. Ele mentiu para Eva.
Eva comeu da fruta proibida e levou para Adão e o tentou e ele comeu. Os seus olhos foram abertos e perceberam que estavam nus e se envergonharam. Se cobriram com folhas. Deus chamou: Adão, onde está você? Quem te disse que estavas nu?
E Adão confessou tudo e Deus o lançou fora do jardim do Eden. Deus tambem os castigou.
Mas Deus teve misericórdia deles e fez túnicas de peles para Adão e Eva e os vestiu. Ele cobriu o resultado do pecado através da morte de um animal. Deus colocou uma espada de fogo na entrada do jardim para guardar o caminho da árvore da vida. Deus ordenou que Adão e Eva multiplicasse e enchesse a terra. Adão e Eva tiveram filhos e todos eram pecadores.

3. CAIM E ABEL
O primeiro filho de Adão e Eva chamou-se Cain. = Ele foi lavrador da terra. O segundo filho, Abel, foi um pastor de ovelhas. Eles praticavam sua religião oferecendo sacrifícios para Deus. Cain ofereceu um sacrifício dos frutos da terra mas Abel ofereceu o primogênito de suas ovelhas.
Deus aceitou o sacrifício de Abel mas não o sacrifício de Cain porque Abel fez um sacrifício de fé que envolveu o sangue de um animal. Cain se encheu de raiva e matou Abel.
Deus perguntou a Cain: Onde está o seu irmão? E Cain respondeu: Não sei, sou eu o guarda do meu irmaõ? E Deus disse: A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim desde a terra.
Deus castigou Cain pelo seu pecado e ele se tornou um fugitivo e vagabundo. Deus teve misericórdia de Cain e colocou uma marca sobre Cain para que ninguem o matasse.

4. NOÉ
DEUS CASTIGA O PECADO, CUMPRE AS SUAS PROMESSAS E PROVIDENCIA UM SALVADOR
Os filhos de Adão e Eva continuaram a cometer pecados cada vez piores. Eles não amavam nem obedeciam a Deus. Deus se entristeceu e se arrependeu de criar o homem. Mas havia um homem justo chamado Noé. Deus falou para Noé construir um barco pois Ele ia destruir toda a humanidade com um dilúvio. Noé construiu um barco muito grande seguindo as instruções de Deus. Ele pregou e avisou o povo mas eles riram de Noé e do seu Deus.
As nuvens formaram e animais de toda espécie vieram para o barco de dois em dois. Noé entrou no barco com sua família e todos os animais e Deus fechou a porta. Choveu durante quarenta dias e noites. Todos pereceram que não estavam dentro do barco. Eles permaneceram no barco durante doze meses até que as aguas completamente baixaram. Deus abriu a porta e Noé, sua família e os animais sairam para fora.
Noé ofereceu a Deus um sacríficio agradecendo por ter sido livrado do dilúvio. E Deus colocou um arco-íris no céu como promessa que Ele nunca mais destruiria a Terra com água.

5. SODOMA E GOMORRA
DEUS ODEIA O PECADO E CASTIGA
Haviam duas cidades - Sodoma e Gomorra que eram muito pecaminosas. Em Sodoma morava um homem justo, Ló, com sua esposa e duas filhas. Eles eram pecadores mas não participavam dos pecados cometidos naquela cidade. Deus resolveu destruir Sodoma e Gomorra. Deus teve misericórdia de Ló e mandou anjos para avisá-lo que deveria sair da cidade pois ela seria destruida na manhã seguinte. Os moradores da cidade vieram até a casa de Ló para atacar os anjos. Os anjos cegaram os olhos dos moradores e naquela noite Ló e sua família fugiram da cidade. Os anjos avisaram Ló que deveriam correr e não olhar para trás. Mas a mulher de Ló olhou para trás e foi transformada num pilar de sal. Ló e suas filhas foram salvos pela misericórdia de Deus. Deus destruiu as duas cidades com todos os seus habitantes.
6. ABRAÃO E ISAQUE

DEUS TEM UM PLANO
Havia um homem justo chamado Abrão. Deus o chamou pois era um homem de fé e confiava em Deus. Abrão tinha uma esposa chamada Sarai mas não tinham filhos. Abrão era tio de Ló.
Deus chamou Abrão para sair de sua terra e ir para uma terra onde ele não conhecia nada. Abrão pegou tudo o que tinha e foi para a terra onde Deus mostrou. Por causa da sua fé Deus prometeu várias coisas para Abraõ. Deus disse que teria uma terra e muitos filhos. Disse também que todos os povos do mundo seriam abençoados através dos seus descendentes. Abrão creu em Deus mas já era velho e não tinha filhos ainda. Sarai estava muito avançada em idade para ter filhos.
Na mesma época que Deus destruiu Sodoma e Gomorra, Ele enviou dois anjos para Abrão dizendo que em um ano Abrão teria um filho. Sarai riu pois era muito velha. Um ano depois tiveram um filho e o chamaram de Isaque, que significa "riso". Eles amaram Isaque muito.
Um dia Deus falou para Abrão levar Isaque para um monte e sacrificá-lo para Deus. Abrão tinha fé em Deus e partiu para obedecê-lo. Isaque perguntou: Onde está o animal para o sacrifício? E Abrão respondeu: Deus proverá. Eles chegaram no altar e Abrão colocou a lenha e amarrou Isaque e preparou para matá-lo quando um anjo apareceu e disse: Não machuque o menino. Deus providenciou um carneiro para ser sacrificado. Deus disse: Agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho. Então deveras te abençoarei grandemente.
Depois daquele dia Deus mudou os nomes de Abrão e Sarai para Abraão e Sara. Isaque cresceu e teve filhos e netos.

7. EGITO
DEUS CUMPRE SUAS PROMESSAS E ABENÇOA AQUELES QUE TEM FÉ NELE.
Os descendentes de Abraão fugiram para o Egito por causa da grande fome. O rei do Egito deu um pedaço de terra para eles onde viveram durante quatrocentos anos. Deus os abençoou com riquezas e grande número. Mas surgiu um rei que não conhecia Abraão e ficou preocupado que os seus descendentes poderiam tomar o poder. Então fez deles escravos e tinham que fazer tijolos de barro. Mesmo assim Deus os abençoou e a descendência de Abraão continuava a crescer em número. Então o rei mandou matar os meninos e teve muito chôro e lamento em Israel. Deus ouviu o chôro dos descendentes de Abraão e planejou enviar alguém para os livrar da escravidão pois Ele os amava muito.

8. A SARÇA ARDENTE
DEUS CHAMA ALGUÉM PARA LIVRAR O SEU POVO
Uma das famílias escondeu seu filho Moisés. Quando não dava mais para esconder o neném, eles o colocaram numa cesta no rio Nilo. A filha do rei o achou enquanto tomava banho e o levou para o palácio onde ele foi criado Quando ele era jovem, ele matou um homem que estava maltratando um descendente de Abraão e fugiu para o deserto. Enquanto estava foragido, Deus estava preparando-o para livrar o povo de Deus.
Um dia Moisés estava cuidando das ovelhas quando viu uma sarça ardendo no fogo mas ela não se consumia. E ouviu uma voz que disse: Moisés! Tire suas sandálias pois o lugar em que tu estás é terra santa. Deus chamou Moisés para livrar o povo do Egito mas Moisés estava com medo. Deus mostrou dois sinais para Moisés. Ele transformou o seu cajado em serpente e fez com que sua mão se tornasse leprosa, branca como a neve. Moisés creu em Deus e voltou para o Egito para pedir para o rei deixar o povo sair do Egito. O rei do Egito negou o seu pedido então Deus enviou dez pragas. A última praga matou todos os primogênitos das casas que não tinham sangue na porta como Deus ordenara. Finalmente o rei deixou os Israelitas partirem. E eles saíram do Egito seguindo a Moisés, seu líder.

9. OS DEZ MANDAMENTOS
DEUS ESPERA RETIDÃO
Os descendentes de Abraão sairam do Egito. Os egípcios mandaram um exército atrás deles. O povo de Deus era grande em número e logo os egípcios os avistaram. Os israelitas se viram presos entre o Mar Vermelho e o exército dos egípcios! Deus abriu um caminho e os israelitas atravessaram o mar em terra seca. O exército dos egípcios os seguiram mas Deus fechou as águas e o exército foi destruido.
No deserto Deus mandou comida e água mas o povo reclamou. Moisés subiu numa montanha para orar e Deus se manifestou numa tempestade. Ele deu os dez mandamentos para Moisés.
1. Não terás outros deuses diante de mim.
2. Não farás para ti imagens.
3. Não tomarás o nome de Deus em vão.
4. Lembra-te do dia do sábado para o santificar.
5. Honra a teu pai e a tua mãe.
6. Não matarás.
7. Não adulterarás.
8. Não furtarás.
9. Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
10. Não cobiçarás as propriedades do seu vizinho.
Deus escreveu os dez mandamentos em duas pedras. Moisés ficou na montanha durante vários dias. O povo começou duvidar e pensaram que Moisés morreu. Então resolveram fazer um deus que eles podiam ver. Arrecadaram todo o ouro e jóias e derreteram fazendo um bezerro de ouro para o adorar.
Quando Moisés desceu da montanha e viu o que o povo estava fazendo, ele se irou e derrubou as pedras onde estavam escritos os dez mandamentos. Ele ordenou que todos que tinham adorado o bezerro fossem mortos. Moisés fez dois tabletes de pedra e Deus escreveu novamente os mandamentos.

10. A SERPENTE DE BRONZE
DEUS É MISERICORDIOSO E PROVÊ UM MEIO DE SALVAÇÃO. ELE QUER QUE FAÇAMOS AS COISAS COMO ELE PEDE.
Enquanto o povo de Deus seguia em direção à terra prometida, eles continuavam a reclamar e não confiavam em Deus. Quando chegaram na beira da terra prometida, Deus mandou um grupo para olhar a terra. A terra era muito boa mas haviam gigantes na terra e o povo teve medo e não confiou em Deus. O povo se recusou a entrar na terra que Deus havia preparado então Deus resolveu destrúi-los. Mas Moisés orou e Deus ouviu sua oração. Deus disse a Moisés que o povo teria que vagar pelo deserto durante quarenta anos até que todos que recusaram a entrar na terra perecessem.
Durante os próximos quarenta anos o povo reclamava e desobedecia a Deus. Deus mandou cobras e muitas pessoas foram picadas. Moisés orou e Deus ouviu sua oração. Ele falou para Moisés fazer uma cobra de bronze e colocar num poste. Todos que olhassem para a serpente ficariam curados. Se eles não olhassem para a serpente, eles morreriam. Moisés ergueu a serpente no meio do povo. Alguns olharam e foram curados; outros recusaram e morreram.
Depois disto o povo peregrinou durante muitos anos. Deus os amou e providenciou alimento e água. Suas vestimentas e seus calçados nunca envelheceram. Até que chegou o ponto em que todos que recusaram entrar na terra morreram. Deus deu a terra para eles e eles construíram cidades e fazendas e habitaram na terra muitos anos.