quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O VALOR DOS VISUAIS

1. OS DOIS PRIMEIROS VISUAIS:
a. A SALA DE AULA
Ela é o primeiro visual para os alunos.Deve estar arrumada e ser adequada aos alunos.Precisa ter lugar para todos, ser convidativa.
b. O PROFESSOR/A
Ele também é um “visual” para os alunos.Sorriso, gentileza e atenção valem mais que a lição.A maior parte dos alunos aprende “professores”![não aprende “aulas” ou “lições”]
2. OS CINCO SENTIDOS:
O conhecimento [100%] vem
...... 75 % pela visão
... 13% pela audição
... 6% pelo tato
... 3% pela gustação
... 3% pelo olfato
3. A MEMÓRIA E A FIXAÇÃO DO APRENDIZADO:
Iremos lembrar de
... 20% do que ouvimos,
... 60% do que vemos,
... 90% do que fazemos
4. APRENDIZADO:
Aprende-se
... 20% do que se ouve (ao ser ensinado)
... 50% do que se vê
... 70% do que se examina
... 80% do que se faz
... 90% do que se fala (ao ensinar)
5. PRINCÍPIOS E NORMAS:
1º - O aluno aprende através dos cinco sentidos.
2º - A aprendizagem é mais rica quando se usa mais de um sentido (visão, audição, tato, etc)
3º - A memória do que se ensina é aumentada com o aumento da participação: ver, tocar, fazer, ensinar.
4º - Os visuais são mais eficientes na medida que são mais reais:
1º �� Objeto real
2º �� Objeto artificial (réplica)
3º �� Quadro ou gravura
4º �� Esquema
5º - Os visuais devem coincidir com a lição para não tirar a atenção do aluno para um ponto sem importância.
6º Exemplos de visuais: Filmes, Animação computadorizada, filme fixo, gravuras, TV de papel, álbumseriado, mapas, quadro negro, retroprojetar, flanelógrafo, quadrinhos, gráficos, estatísticas.
5. VANTAGENS DO USO DOS AUDIOVISUAIS:
a. Atraem a atenção
b. Dominam a classe
c. Aumentam a retenção
d. Agilizam a aprendizagem
e. Preparam o ambiente
f. Motivam o aluno
6. COMO USAR OS AUDIOVISUAIS:
a. Depende da habilidade do professor e dos alunos.
b. Depende do tamanho do grupo.
c. Depende do propósito, tema, etc.
d. Depende do custo, do ambiente, da disponibilidade.
Extraído de A ESCOLA DOMINICAL EVANGELÍSTICA
Álvaro César Pestana