quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

DINÂMICAS BIBLICAS

dinamicas biblicas
1) Localizar versículos que tenham a palavra “amor” ou “amar” (exemplo: 1 Jo 3.1, 2.5, 4.7)


2) Escolher 1 história bíblica para representar.

3) Localização rápida de versículos – quem acha mais rápido?

4) Escolher 1 passagem ou versículo bíblico e explicá-lo.

5) Achar 1 versículo bíblico:

· Para consolar 1 pessoa que está triste (Rm 8.28, Sl 91.1, etc.)

· Para evangelizar 1 pessoa (1 Jo 1.9, Jo 14.6, etc.)

· De louvor a Deus (Sl 107.1, Ap 7.12, etc.)

· Que fala da criação do mundo (Gn 1.1, At 17.24, etc.)

· De conselho sobre algum assunto (Cl 2.8, 1 Ts 5.18, etc.)

· Que contenha 1 promessa de Deus (Mt 21.22, Sl 34.18, etc.)

· Pequeno (de poucas palavras) - (Jo 11.35, Jó 3.2, Ex 20.13, etc.)



6) Localizar:

O 18º livro da Bíblia (Jó)

O único livro que começa com “Z” (Zacarias)

2 livros que começam com “H” (Habacuque e Hebreus)

2 livros que começam com “G” (Gênesis e Gálatas)

2 livros que são o nome de um povo (Hebreus e Romanos)

Livro cujo título é triste (Lamentações)

Livro cujo título tem somente 2 letras (Jó)

7) Liste 7 versículos que começam com a letra "o".

8) Bate-Rebate Bíblico: jogo em duplas, onde a primeira pessoa lê um versículo para a outra, em voz alta. Esta procura um versículo que comece com a última letra do versículo que ouviu. E assim, sucessivamente, alterando-se a leitura dos versículos. Exemplo: Ex 15.3, 15.7, 15.9 etc. (tradução Almeida Corrigida e Revisada).


9) Objetos Bíblicos: procurar versículos bíblicos que mencionam objetos que estejam na sala (vaso, livro, janela, porta, etc.). Ganha o grupo que localizar mais versículos. Exemplos: Ex 16.33, Pv 26.23, 2 Co 4.7, Sl 128.3, Jo 2.15, etc.

10) Perguntas bíblicas - coloque perguntas sobre a lição dada em papéis dobrados, dentro de uma sacola. Coloca-se uma música e o sacola vai passando de mão em mão. Subitamente, o coordenador pára a música. Quem estiver com a sacola tira uma pergunta e responde-a.


11) Criatividade: mostrar figuras e perguntar como se relacionam ao ensino bíblico. Exemplo: figura de criança (das crianças é o Reino de Deus), uma cena de destruição (o pecado destrói nosso relacionamento com Deus), 2 amigos (o Espírito Santo é nosso Consolador), homem ou mulher (nosso Corpo, templo do Espírito), etc.

12) Quebra-Cabeça Bíblico: escreva o versículo-chave da lição em uma cartolina. Recorte as letras, formando um quebra-cabeça. Peça para a turma montá-lo em classe. Pode ser utilizado também como competição entre equipes - quem completa primeiro a tarefa ganha pontos ou um prêmio (neste caso você precisará tantos quebra-cabeças quanto equipes pretender).

fonte: http://www.ebdonline.com.br/dinamicas.htm