quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

COMO SER AINDA MAIS CRIATIVO

COMO SER AINDA MAIS CRIATIVO

Oito maneiras de fazer fluir a sua Criatividade
“... porém as contarás a teus filhos” (Deuteronômio 4:9)

Se, como o autor de Eclesiastes diz, não há nada novo sob o sol, por que outras pessoas parecem sempre apresentar tantas idéias novas e criativas para seus programas com as crianças?

Pode ser que há pouquíssimas idéias criativas novas. Muitas vezes, o truque é emprestar idéias de outras pessoas e redesenhá-las de forma criativa. Apresento oito maneiras de utilizar essas idéias com proveito a fim de poder desenvolver melhor o programa para as crianças em seu ministério.

1. Compre revistas. Pesquise revistas dirigidas a mulheres, crianças, trabalhos manuais e culinária. Destaque os artigos interessantes e coloque-os em prática o mais breve possível em seu ministério.

2. Arquive sugestões que poderão ser usadas no futuro. Colecione sugestões de trabalhos manuais, jogos, receitas, atividades e assim por diante. Mesmo se você não estiver seguro de como usar uma idéia, guarde-a para uso posterior.

3. Visite outros grupos. Observe as classes nas escolas locais. Procure saber o que outras igrejas estão fazendo. Muitos professores e líderes de grupos terão prazer em compartilhar suas melhores idéias.

4. Busque nova utilização para objetos comuns. Abra as portas dos armários de sua cozinha e observe os utensílios. De quantas formas este objeto pode ser usado além do óbvio? Pode ser um prato de alumínio que se transforme em címbalo, chapéu, ou máscara. Exercite-se no buscar novos usos para objetos comuns. No que pode se tornar um saco cheio de papel picotado do escritório? Anote suas idéias e mantenha-as no seu arquivo.

5. Troque idéias com outras pessoas. Diga: “Tenho aqui um artigo excelente a respeito do uso de balões nos projetos de ciências. Como poderemos relacionar este conteúdo com próximas lições ou atividades?” Não exclua qualquer que seja a idéia. Antes, tente incluí-la ou modificá-la até chegar a uma nova grande idéia que todos aprovem.

6. Observe as crianças brincarem. Observe as crianças brincando em um parque e veja que jogos elas inventam enquanto brincam. Uma nova forma de jogar algum jogo conhecido pode ser criada em sua vizinhança; Então considere como poderá usar essa nova idéia em sua programação.

7. Converse com as crianças. Isto pode parecer óbvio – você trabalha o tempo todo com elas. Mas as crianças são criativas sem nem mesmo pensar a respeito. Inclua algumas crianças em seu empreendimento de “olhar as coisas sob uma nova perspectiva”. Faça o jogo de descobrirem o uso mais inusitado para objetos simples. Pergunte às crianças o que elas acham de sua programação atual. Como poderia melhorar? O que elas apreciam e o que não? Se elas estivessem no comando, o que fariam de forma diferente (além de comerem sorvete todas as semanas)? Leve a sério a contribuição delas. As crianças são seus melhores críticos e os
aliados mais criativos.

8. Crie lições multissensoriais. Você pode não ser capaz de levar seus alunos para as entranhas de um grande peixe, mas se meterem sob uma mesa com uma toalha durante a história pode acrescentar algum efeito. Ouvir a respeito de Jesus deitado em sobre uma esteira de palha assume um significado diferente quando as crianças estão sentadas sobre um monte de palha que provoca coceiras. Visualizar as 5.000 pessoas alimentadas por Jesus é muito fácil, se a sua lição ocorrer no centro de um estádio. Ainda uma palavra final de incentivo: Quanto mais você exercitar sua criatividade, mais fácil isto se tornará. Não há limites!

RESUMINDO: Não há limite para o que sua imaginação pode produzir. Simplesmente
tire tempo para permitir-se ser criativo.