quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

JOÁS, O MENINO - REI

Joás, o Menino-Rei

Verso BÍBLICO PARA MEMORIZAR (RB 3t 01):
"Lutando (trabalhando) juntos." Filipenses 1:27 ARA


Texto(s) Chave e Referências
2 Reis 11 e 12:1-16, Profetas e Reis, págs 215-216

Objetivos
Saber que as pessoas na família ajudam umas às outras
Sentir-me parte importante da família de Deus
Responder trabalhando junto para ajudar os familiares e amigos.

A Mensagem
As famílias trabalham juntas

Os inimigos tomam o reino e matam os pais de Joás. A tia de Joás o esconde das pessoas que também querem a matá-lo. Ela ajuda Joás. O sacerdote Joiada, tio de Joás, manda soldados para o protegerem. Ele ajuda Joás. Quando Joás completa 7 anos de idade, ele se torna rei. Joás e o povo trabalham juntos para reformar o templo.
Esta é uma lição sobre COMUNIDADE
As pessoas da família de Deus se interessam umas pelas outras. Elas ajudam umas às outras e trabalham juntas para se fortalecer e cuidar da Casa de Deus.
Enriquecimento:
Por ocasião da coroação de Joás, Joiada lhe presenteou uma cópia do concerto e o proclamou rei (2 Reis 11.12). "Esta passagem bíblica é o fundamento do costume de colocar uma Bíblia nas mãos dos monarcas britânicos durante a cerimônia de coroação.

As pessoas aplaudiam e gritavam; "Viva o Rei!" (2 Reis 11:12, NVI). Essa expressão geralmente usada nas coroações, na coroação de joás tinha mais do que o significado comum.

"Da salvação da vida dessa criança dependia o destino da dinastia de Davi. O jovem rei teria muitos inimigos. Se o tivessem matado, ali terminaria a linhagem direta da casa de Davi.. O grito, "Viva o Rei!", foi elevado ao céu com muitas orações ansiosas e sinceras, bem como com uma demonstração de grande alegria. De modo geral pensava-se que Atalia tivera êxito em destruir toda a semente real. (2 Reis 11.1.) "

O mesmo Deus que cuidou de Joás e instruiu ao seu tio Joiada é o nosso Deus. Confiemos nEle.