sexta-feira, 13 de novembro de 2009

SUPER DICAS DE TIAS DA EBD

O CRENTE NÃO SE MISTURA COM O MUNDO

Usarei 2 potes de vidro, tipo maionese, com um pouco de agua, acho q na metade tá bom misturado com anilina verde - representando o mundo.
2 potes de agua amarela representando pessoas, 1 será cm agua e anilina amarela e o outro só oleo, no caso vc deve colocar a agua com a anilina amarela até chegar no tom do oleo....
Então, vc ilustra que às vezes vamos à igreja, e fazemos muitas coisa boas, mas não fazemos realmente difrença,
Então vc joga um pouco da agua amarela no vidro verde e chacoalha...fica a mesma coisa, cor.
Vc diz que quando temos Cristo fazemos a diferença, somos a luz do mundo....e joga o óleo, um pouco no vidro verde e chacoalha..e continua falando...
O oleo não se mistura e começa a brilhar....mas vc não diz que um é oleo, ok.....entenderam?....
Aprendi essa experiência faz um tempo, mas é muito legal!...bjs
por rstLinda

EXPERIÊNCIA ÁGUA E ÓLEO

Essa experiência é bem simples, e o material necessário encontramos até mesmo na igreja. A maioria já saberá o resultado, mas será bacana para mostrar qual deve ser a posição do cristão mediante o mundo para se santificar.


MATERIAIS:

1 Copo de vidro ou plástico, transparente (melhor seria o de plástico pra caso o copo caia não se quebre)
1/2 copo de água
2 dedos de óleo

Separe a água num recipiente e o óleo em outro. Deixe o copo de água vazio.

DINÂMICA:

Primeiramente diga que o copo representa o mundo em que vivemos.
Na medida que for colocando a água no copo diga que nós somos o representante de Deus que nos envia ao mundo para oferecer a água da vida para o mundo.
Depois de colocar a água no copo pegue o recipiente com o óleo e diga que o óleo são todas as coisas imundas que o diabo oferece, por isso é sujo, e ele vai tentar fazer de tudo para que a água se contamine.
Depois de colocar o óleo tente misturar os dois, dizendo que essa é a atitude do diabo. Tentar fazer com que o crente se misture com as coisas do mundo.

Nós vamos perceber que por mais que tentamos misturar eles jamais se misturarão, e que essa deve ser a atitude de um cristão, de não se misturar com o mundo, mesmo que o diabo tente de todas as formas.

Santificação é separar-se do mundo e viver para Deus.
Ismael


CAÇA AO TESOURO

A brincadeira poderá ser feita com crianças de 09 a 11 anos de idade.
Tem duração de 40 minutos mais ou menos.

Como organizar:
O professor precisará de uma caixa bem decorada, dentro ele poderá colocar os doces de sua preferência, chocolates, balinhas, chicletes, pirulitos, bis, etc. Poderá colocar dentro também alguns brinquedinhos como: apito, língua de sogra, nariz de palhaço, enfim o que achar conveniente, pois este será o grande tesouro.
Dependendo da quantidade de participantes, poderá dividir em um grupo ou dois, para isso escolherá duas cores para formar duas equipes.

Fiz em minha igreja com apenas um grupo pequeno de crianças e depois fiz com adolescentes com dois grupos, pois eram em maior quantidade, e deu certo.
No caso de dois grupos, você escolhe duas cores, vermelho e amarelo, por exemplo.
Recorta pedacinhos de papel de mesma quantidade nessas duas cores, coloca em uma latinha e mistura bem e pede para cada participante retirar de dentro da latinha um pedaço de papel, a cor que ele pegar será a cor do grupo que ele ira participar.

Após as divisões, entregue um papel enroladinho com uma fita da cor de cada grupo, nesse papel irá conter as instruções iniciais, as quais serão lidas pelo professor para que não haja dúvidas.
Deixei claro para as crianças que eles iriam precisar de trabalho em equipe, e que para ganhar o tesouro precisariam encontrar cada pista na ordem, pois algumas crianças queriam procurar o tesouro sem se preocupar com as pistas, o que estragaria toda a brincadeira.

Para cada pista coloque-as enroladinhas com fitas na cor de cada equipe, e oriente os participantes a procurar as pistas que tem a fita na cor do grupo, no caso de dois grupos você poderá utilizar as mesmas pistas, sendo que mudará apenas as ordens, nesse caso informe aos grupos no início da brincadeira, que poderá acontecer de eles encontrarem pistas do grupo adversário juntamente com as de sua equipe, mas caso isso aconteça eles não poderão contar que encontraram uma pista do outro grupo, e também não poderão mudar de lugar a pista, pois poderá prejudicar.

Antes de começar a brincadeira, o professor deverá espalhar as pistas, em horário contrário ao do encontro com as crianças para que elas não vejam onde está escondido cada pista e também o tesouro.
Criei em minha igreja algumas pistas conforme a disposição e tamanho do lote da igreja, aproveitei bem o lote ser grande e conter árvores, jardim, e até uma casa onde mora uma família que é responsável por cuidar da igreja.
Fui super divertido!

Coloquei a primeira pista dentro de uma Bíblia e deixei na salinha onde eles encontraram com facilidade, a dica dessa primeira pista estava no pergaminho inicial que entreguei após a divisão dos grupos.
A segunda pista coloquei ao lado de um interruptor de lâmpada um uma salinha.
A terceira ficou amarrada a um galho de árvore bem baixinho.
A quarta ficou em um cantinho de uma tenda que temos no lote da igreja.
A quinta embaixo de uma mesa na salinha.
A sexta fico escondida no jardim.
A sétima atrás do armário na salinha das crianças.
A oitava ficou no quadro branco de uma das salinhas.
A nona no portão da casa do pessoal que mora na igreja.

E o tão esperado tesouro ficou escondido embaixo de uma escada que temos, e que dá acesso a sala de som.

Após encontrarem o tesouro, eles antes de abrir, teriam de me levar o tesouro e as pistas para que eu conferisse se encontraram tudo conforme havia explicado no início da brincadeira.
Coloquei junto com o tesouro um pergaminho contendo instruções para a divisão do tesouro, e para a minha surpresa eles dividiram tudo conforme as instruções.
Foi muito legal!

Espero que vocês também gostem.
Anexo estão as pistas para achar o tesouro.Anexos
Caça ao Tesouro - pergaminho inicial 1.0.doc
Arquivo contendo as pistas para o caça ao tesouro
(59 KiB) Baixado 238 vezes

PASSA AMOR

Objetivo:
A brincadeira do Passa Amor pode ser utilizada nos encontros que falem sobre partilha, valorização da pessoa humana, sobre o Sagrado Coração de Jesus etc.
Material:
Confeccione um coração de cartolina em um tamanho que fique escondido no meio de nossas mãos (pode se escrever Jesus no centro do coração).
Como Fazer:
Essa brincadeira na verdade é o conhecido Passa anel, só que em vez de passarmos um anel iremos passar um coração. Sorteia-se a criança que via passar o coração. As outras sentam-se lado a lado, com as mãos fechadas (como para rezar) no colo. A que está com o coração entre as palmas das mãos começa a passá-lo, ou seja, finge que põe o coração na mão de cada um dos participantes, na verdade, só deixa cair na mão de um. Quando acaba, abre as mãos mostrando que já não está mais com o coração. Ao terminar, a criança pergunta a um dos participantes: quem está com Jesus no coração? Se a criança acertar, vai passá-lo na vez seguinte.
Dessa forma a criança aprende brincando que Jesus está em todas as pessoas e que é necessário enxergamos sua presença no irmão, todas as pessoas podem partilhar amor.