quarta-feira, 4 de novembro de 2009

FANTOCHES PARA O DEP INFANTIL



FANTOCHES CONES
Um boneco de pequenas proporções pode ser feito com cones de papel que vestem o dedo. Neste, poderemos utilizar outros elementos, como pernas, braços e cabelos aplicados. Num retângulos de mais ou menos 4cm( a medida varia de acordo com o dedo de cada um) por 6cm, faremos o desenho e a pintura do corpo do boneco. Depois, montamos com esse retângulo um cilindro que encaixe no dedo( colocá-lo com um pedaço de fita adesiva ou cola.

Para bonecos de proporções um pouco maiores, que tal utilizarmos uma meia velha? Pois é um ótimo começo para criarmos personagens incríveis! Inicialmente devemos vestir na mão e marcar a posição dos olhos, do nariz e da boca. Tiramos a meia da mão e , nos lugares marcados, aplicamos botões, pedacinhos de tecido ou mesmo tinta, para formar o rosto do boneco. Com agulha e linha, poderemos colocar orelhas de tecido ou mesmo lenços, chepéus ( que podem ser somente amarrados) e cabelos.

O teatrinho de bonecos não só é facil de ser montado, como surte um efeito maravilhoso e as crianças vibrarão e irão participar com alegria. Qualquer pessoa poderá executá-lo, bastando um pouquinho de habilidade e imaginação. Os bonecos são fáceis de fazer e os textos bíblicos vão ganhar na mente das crianças uma vida diferente, bastando para isso, iniciar um diálogo dos bonecos com as crianças. Os bonecos poderão converar entre si e com a plateia mirim. O importante é criar aspectos exagerados de choro, risos, alegrias e brincadeiras. As vozes dos bonecos podem ser feitas pela mesma pessoa, bastando adotar inflexões diferentes, ora falando fino, fanhoso, grosso, rouco, etc.

Aqui estão alguns modelos para serem confeccionados pelos professores.