quinta-feira, 15 de março de 2012

PROJETO : VIVA A NATUREZA

VIVA A NATUREZA!
(PRESERVAÇÃO, AGUA, PLANTAS, ANIMAIS, COLETA SELETIVA E RECICLAGEM)



Duração: 2 meses
Período: Agosto e Setembro
Público Alvo: Alunos do Maternal


Justificativa

Diante dos desafios do século presente, o seguinte projeto tem por objetivo reconhecer os problemas que desafiam o homem para a preservação do meio ambiente bem como seus componentes tais como ar, solo, água, plantas, animais.

O seguinte projeto será apresentado em cinco partes sendo assim:

PARTE I: Preservando a natureza
PARTE II: A água e sua importância
PARTE III: As plantas
PARTE IV: Os animais
PARTE V: O lixo: coleta seletiva e reciclagem

OBJETIVO GERAL
· Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;

PARTE I: Preservando a natureza.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente;
· Incentivar o respeito à natureza.

Sugestões de Atividades
· A primeira parte consiste num trabalho bem informativo com muito bate papo e análise a respeito dos conhecimentos prévios dos alunos ao que diz respeito a natureza e seus componentes, apresentação do conceito de meio ambiente com leitura de imagens, assistindo filmes e músicas.


PARTE II: A água e sua importância


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Reconhecer a importância da água;
· Sensibilizar a respeito do desperdício.


Sugestões de atividades
· Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto;
· Produção coletiva de pequenos textos;
· Atividades com alfabeto móvel;
· Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água;
· Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado;
· Situações-problema envolvendo a água;
· Jogo com dado/trilha;
· Observação do ciclo da água;
· Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas;
· Experiências diversas com a água nos estados: sólido/líquido/gasoso;
· Vídeos que abordam o tema;
· Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída;
· Desenho livre e de observação;
· Recorte e colagem;
· Dobraduras;
· Releitura de obras de arte;
· Modelagem com areia e argila;
· Técnicas de pintura;
· Músicas e cantigas relacionadas ao tema;
· Ginástica historiada.



PARTE III: As plantas

OBJETIVOS
· Conhecer as características e o processo de desenvolvimento das plantas.

Sugestões de atividades
· Mostrar para as crianças gravuras de diferentes tipos de flores, pedir também para trazer gravuras de casa e utilizá-las;
· Indagar as crianças, problematizando o conteúdo quem sabe como a flor surge? Por que ela é tão importante? Como se desenvolvem outras flores?
· Solicitar às crianças que representem em desenhos a flor e como a imaginam;
· Cantar músicas sobre flores;
· Leitura do texto As flores.
· Propor o mesmo trabalho com folhas
· Realizar observação no pátio do colégio e colher diversos tipos de folhas;
· Comparar o tamanho, a forma, a textura, finas, grossas, as cores;
· Contar quantas folhas foram colhidas; Quantas menores, quantas maiores, quantas do mesmo formato;
· Colocar uma folha colhida em baixo de uma folha sulfit e passar o giz de cera ou lápis preto ou de cor em cima do papel e observar o efeito produzido;
· Picar algumas folhas, colocar em um vidro e cobrir com álcool, após duas horas observar e questionar as crianças sobre o que aconteceu. Por que as folhas ficaram esbranquiçadas?
•Explicar: Porque as folhas são verdes, que o que da cor verde as folhas.
· Experiência do pé de feijão.

PARTE IV: Os animais

OBJETIVOS
· Comparar os tipos de animais através da observação;
· Refletir sobre as características individuais de cada animal e risco de extinção;
· Identificar as características específicas de cada grupo de animais


Sugestões de atividades
· Organizar as crianças em roda. Pedir para cada criança trazer de casa figuras dos animais para confeccionar um mural.
· Procurar em revistas a primeira letra do nome de alguns animais;
· Cruzadinha faltando vogais;
· O que é o que é dos animais;
· Ilustração;
· Confeccionar uma cobra com sucata;
· Identificar os nomes dos animais estudados;
· Documentários;
· Fotos;
· Passeio ao zoológico.


PARTE V: O lixo: coleta seletiva e reciclagem

OBJETIVOS
· Conhecimento das características do lixo orgânico e reciclável;
· Compreensão da importância da reciclagem para a melhoria da qualidade de vida da população;

Sugestões de atividades
· Pesquisas em diferentes fontes (jornais, revistas, boletins).
· Confecção de cartazes;
· Estabelecimento de relações entre os materiais que utilizamos no dia-a-dia e seu reaproveitamento final;
· Criar brinquedos reaproveitando as garrafas pet’s.