quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

TEXTOS PARA REFLEXÃO E COMENTÁRIOS

Engenheiros X Advogados
Três Advogados e três Engenheiros estavam viajando de trem para uma conferência.
Na estação, os três Advogados compraram um bilhete cada um, mas viram que os três Engenheiros compraram um só bilhete.

- Como é que os três vão viajar só com um bilhete? -perguntou um dos Advogados

- Espere e verá - respondeu um dos Engenheiros.

Então, todos embarcaram.
Os Advogados foram para suas poltronas, mas os três Engenheiros se trancaram juntos no banheiro. Logo que o trem partiu, o fiscal veio recolher os bilhetes.

Ele bateu na porta do banheiro e disse:
- O bilhete, por favor.

A porta abriu só uma frestinha e apenas uma mão entregou o bilhete. O fiscal pegou e foi embora. Os Advogados viram e acharam a idéia genial.

Então, depois da conferência, os Advogados resolveram imitar os Engenheiros na viagem de volta e, assim, economizar um dinheirinho. (Reconheceram a boa idéia dos Engenheiros, porém com a criatividade que é peculiar da própria profissão, resolveram melhorar.)

Quando chegaram na estação, a história se repetiu, ou seja, os Engenheiros compraram só um bilhete mas, para espanto deles, os Advogados não compraram nenhum..

- Mas, como é que vocês vão viajar sem passagem? (um Engenheiro perguntou perplexo).

- Espere e verá - respondeu um dos Advogados.

Todos embarcaram; os Engenheiros se espremeram dentro de um banheiro e os Advogados em outro banheiro, ao lado.
O trem partiu.
Logo depois, um dos Advogados saiu, foi até a porta do banheiro dos Engenheiros, bateu e disse:

- A passagem, por favor!!!!



"Aquele que anda corretamente e fala o que é reto, que recusa o lucro injusto, cuja mão não aceita suborno, que tapa os ouvidos para as tramas de assassinatos e fecha os olhos para não contemplar o mal, é esse o homem que habitará nas alturas; seu refúgio será a fortaleza das rochas; terá suprimento de pão, e água não lhe faltará." (Isaías 33.15-16)

A honestidade, a ética, a retidão de caráter, todas as boas coisas que nossos pais nos ensinaram (ou não!) são as maiores riquezas que podemos ter, na vida; o maior tesouro que se pode acumular.

Às vezes é preciso esforço para não sujar as mãos, não se envolver em sujeiras, não deslizar, esforço para não cair no abismo da desonestidade, no precipício da infidelidade, no despenhadeiro da deslealdade.
Às vezes, é uma questão tão pequena... "Foste fiel no pouco..."?
Sabe, se não conseguimos manter a honestidade nas situações mais simples, você sabe como ficaremos diantes das mais complexas...

E não é só. Há mais.
Não basta ser honesto; há que parecer honesto, lição que Pompeia, mulher de César, aprendeu talvez um pouco tarde.



Plante as sementes da honestidade, da retidão de caráter, da honradez. Plante sorrindo. E colha seus frutos ainda hoje, porque a maior recompensa é terminar seu dia, deitar a cabeça no seu travesseiro, e dormir em paz.

“Não furtem. Não mintam. Não enganem uns aos outros.”
(Levítico 19.11)
“Para onde me ausentarei do Teu Espírito? Para onde fugirei da Tua face?” Sal. 139:7
"É impossível fugir do Teu Espírito! Em lugar algum conseguirei me esconder de Ti, meu Deus!" (versão "Bíblia Viva)




Tenho uma memória musical muito boa. Muito boa mesmo! Lembro de letras e melodias que ouvi ou cantei uma única vez. Geralmente jamais esqueço; especialmente se cheguei a ler a letra escrita em algum lugar, se eu mesma a anotei ou se acompanhava pela partitura. Junte-se a isto a relação emocional que eu tenha estabelecido com a música, e aí, pronto!, eu não esqueço mesmo.

Sabe-se lá por que, hoje eu me pego aqui, olhando a baía da Guanabara, as embarcações que a atravessam, essa imensidão de águas... desde cedo, quando amanhecia o dia... e num resgate da minha memória musical vou pensando naqueles versos que dizem: "Se tomar as asas da alva / Se habitar nos extremos do mar / Até ali a Tua mão me guiará / Tua destra me susterá..."

A conclusão é que não importa por onde eu vou, seja lá onde eu estiver, estarei nos braços de Deus.

"Senhor, Tu me sondaste e me conheces
Conheces o meu deitar e o meu levantar
Por onde eu irei do Teu Espírito?
E pra onde fugirei da Tua face?

Se tomar as asas da alva
Se habitar nos extremos do mar
Até ali a Tua mão me guiará
Tua destra me susterá

Se disser que as trevas me encobrirão
E a noite escurece ao redor
As trevas e a luz são iguais pra Ti
Noite brilha como o dia

Se tomar as asas da alva
Se habitar nos extremos do mar
Até ali a Tua mão me guiará
Tua destra me susterá

Eu te louvarei, louvarei
Eu te louvarei Senhor
Oh! Pai, Te louvarei, louvarei
Louvarei

Tu criaste-me Senhor
Formaste-me antes de nascer
Te louvo porque de um modo maravilhoso
Tu me formaste

Se tomar as asas da alva
Se habitar nos extremos do mar
Até ali a Tua mão me guiará
Tua destra me susterá

Estarei nos braços de Deus..."