quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O REFÉM DA AMIZADE

HISTÓRIA BIBLICA: "O REFEM DA AMIZADE"
O Refém da Amizade


Base Bíblica:
“Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão”. Provérbios 17:17
“O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão”. Provérbios 18:24
“ Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” João 15:13

Versículo para Memorizar:
“ Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” João 15:13
(Professor procure um método para que todos decorem o versículo)

Objetivo da História:
- Que a criança compreenda o valor de se ter amigos;
- Que a criança perceba que Cristo é o maior detodos os amigos e que Ele deu sua vida por nós;
- Conhecer o valor da salvação: estávamos condenados a morte e Cristo pagou o preço da redenção;

A História
Dois rapazes eram muito amigos e gostavam de estar juntos, de conversar, de brincar. Se é verdade que “há amigos mais chegados do que irmãos”, esse era o caso do Pedro e do João!
Um dia, o Pedro fez algo que desagradou ao rei. Não era um crime grave, mas o rei era muito mau e julgou que aquela pequena ofensa era motivo para condenar o rapaz à morte, e mandou-o prender até ao dia da execução. Ele era um rapaz que gostava muito da sua família e, assim, mandou um recado ao rei a pedir licença para ir até sua casa e despedir-se dos seus pais.

- Esse “miúdo” deve pensar que sou tolo! - exclamou o rei com raiva - É claro que se eu o deixar sair da prisão, ele vai fugir. Não vou cair nesta armadilha.

Pedro ficou muito triste pela resposta do rei. Estava preso, injustamente, e nem podia realizar o seu último desejo, visitar os seus queridos pais.
Durante vários dias tentou imaginar um plano para fazer o rei acreditar que ele não iria fugir, mas foi em vão. Quando o seu amigo João, foi visitá-lo à cadeia, conversaram
sobre o assunto. Foi então que João teve um plano:

- Eu ficarei aqui até tu voltares.

Pedro mandou dizer ao rei:

- Tenho um amigo que ficará na prisão em meu lugar.

O rei quis logo conhecer João:

- Estás louco rapaz? Achas mesmo que o Pedro um dia voltará?

- Claro que sim, ele é meu amigo, honesto e verdadeiro. Mas se ele não voltar, morrerei por ele.

O rei tinha um coração duro e era tão egoísta que tornava-se difícil para ele acreditar que uma pessoa se oferecesse para morrer por outra,mas mesmo assim, permitiu que Pedro fosse para casa dizer adeus à sua família, e o seu amigo João ficou na cadeia.

Eles abraçaram-se, e na hora da despedida o Pedro disse:

- Não tenhas medo João, eu voltarei!

As horas para João pareciam muito longas, e para Pedro pareciam curtas demais.

Passados alguns dias, João percebeu que havia chegado o momento em que Pedro devia morrer. De repente, João ouviu o rei e os soldados a aproximarem-se da cela para o levar, Pedro não aparecera. O rei riu-se da loucura de João em confiar em seu amigo mas disse:

- Agora cumprirei o combinado, “palavra de rei não volta atrás”!

Já estava mesmo na hora de João morrer em lugar do Pedro quando ele entrou a correr e, sem fôlego, pediu milhões de desculpas a João.
O barco em que navegara tinha naufragado e isso havia retardado a sua volta. Quando conseguiu chegar à praia, correu tão depressa quanto pode para salvar o amigo que tinha ficado na prisão.

O rei ficou tão admirado com o regresso de Pedro que nem queria acreditar no que estava a ver:
- Deixei este maluco ir para casa ver os pais antes de morrer. Ele prometeu voltar, mas eu nunca acreditei que ele fizesse isto.

Então, o rei chamou o rapaz e disse-lhe:

- Pedro, porque voltaste se podias ter ficado na terra dos teus pais e viver?

E ele respondeu ao rei:

- Eu não disse que voltava? Não deixaria meu amigo morrer em meu lugar!

Naquele momento, o coração do rei foi tocado. Jamais viu tamanha lealdade, tamanha honestidade e dedicação entre dois amigos.

De repente o rei decretou:

- João viverá!! E Pedro será libertado! Não posso permitir que tal amizade seja desfeita no meu reino.
Realmente, não há maior tesouro do que verdadeiros amigos. Eles valem mais do que todo o dinheiro do mundo. Por isso, devemos fazer amigos, e bons amigos, tantos quanto possível. Mas lembre-se: para ter bons amigos é preciso, antes, ser um bom amigo ou uma boa amiga. Só quem age como um bom amigo atrai bons amigos!

CONCLUSÃO

Sabem crianças, a Bíblia nos ensina que a amizade é algo de grande valor, são os amigos que nos ajudam nessa vida. Nos momentos de alegria, mas também nos momentos de tristeza e necessidades eles sempre estarão por perto.
Mas quero lembrar que não há amigo maior do que Aquele que deu sua vida por nós, e seu nome é Jesus Cristo.
A Bíblia diz que o salário do pecado é a morte, então, estávamos condenados a morrer, porque pecamos constantemente. Mas Jesus, assim como diz o versículo que vocês decoraram, “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.”, morreu em nosso lugar e agora temos vida eterna, basta o recebermos como nosso Senhor e Salvador!!!!


História: O NOSSO EXEMPLO
HISTÓRIA: O NOSSO EXEMPLO

Objetivo:
Reflexão sobre a importância do nosso exemplo de vida, nosso testemunho como servo do Senhor Jesus.

Base Bíblica:
I Timóteo 5:10 “Tendo testemunho de boas obras: Se criou os filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os aflitos, se praticou toda a boa obra”.

Desenvolvimento da História

Esta é a história da Sra. Pata.
A Sra. Pata tinha muitos sonhos, ela queria mudar o seu bosque, e fazer que o seu bosque e todos os seus habitantes fossem o melhor do mundo.
E a sua imaginação não tinha limites, as idéias eram tantas que deixavam-na muitas vezes tonta, e ria-se com os seus pensamentos e idéias.
Um dia pensou: “vou por em prática as minhas idéias. Vou falar com toda a gente e vamos transformar o nosso bosque.”
E assim foi, arrumou-se e saiu.
Foi ter com o Sr. Mocho, era o Sr. Mocho que era responsável para convocar todos os animais para as reuniões. Era uma tarde tão bonita. A clareia onde se realizavam as reuniões estava muito bonita, apesar do sol forte, as grandes árvores davam uma sombra muito agradável. A Sra Pata estava tão feliz, esperava que os animais do bosque chegassem.
O primeiro a chegar foi o Sr. Xavier que era um Porco Espinho muito atarefado. Pouco a pouco foram chegando todos; a Sra. Rouxinol, o Sr. Texugo, o Sr. Mocho, a Sra. Raposa e muitos outros.
-Que bom que todos estão aqui, tenho uma idéia que queria contar a todos.
E assim foi, a Sra. Pata contou as sua idéias de como mudar o bosque, e todos ficaram espantados com as idéias, elas eram ótimas e todos, prontamente, concordaram trabalhar para mudar o bosque, torná-lo o melhor bosque das redondezas.
Todos concordaram com a idéia e decidiram que no outro dia bem cedo já a colocariam em prática, e assim todos casa felizes com as idéias da Sra. Pata.
O sol apareceu no horizonte e o bosque começou a acordar, e como combinado todos os habitantes apareceram para trabalhar, e tudo começou bem, porém o Sr. Porco Espinho, reparou em algo que mexia com os nervos dele. Sabem o que era. Conseguem adivinhar? Não! Ah, era a Sra. Pata, ela não fazia nada só dava
ordens, o Sr. Porco Espinho começou a reclamar, e pouco a pouco todos começaram a desistir do projeto.
E sabem porquê? Porque a Sra. Pata queria que todos mudassem o seu modo de viver e trabalhassem para que o bosque ficasse bonito mas ela nada fazia. A sua vida continuava na mesma. E as grandes idéias da Sra. Pata nada resolveram, porque para
mudar o bosque a Sra. Pata teria que ser a primeira a mudar.

Então, crianças, esta historia nos faz refletir sobre o que a Bíblia nos fala no Livro I Timóteo, capitulo 5, versículo 10, através do apostolo Paulo, sobre os que servem a Jesus: “Tendo testemunho de boas obras: Se criou os filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os aflitos, se praticou toda a boa obra”.


Lembrem-se o nosso testemunho é mais importante que mil palavras e mil imagens.

As pessoas compreendem aquilo que vêem. Só podemos mudar o mundo se nós próprios estivermos mudados.

Não adianta vivermos apenas de palavras boas, são nossas atitudes que mostram quem realmente somos.
Vocês sabiam que o nome “CRISTÃO” surgiu PARA IDENTIFICAR um povo que se parece com Cristo, então se somos cristãos temos que seguir o exemplo de Jesus, e Jesus nos deixou como exemplo o amor, o perdão, a compreensão e a santificação.
Quem neste dia deseja ter bom exemplo de vida? Quem deseja ser como Cristo? Deixa, então o Senhor Jesus habitar em seu coração e pratique o que a Bíblia nos ensina, a Bíblia é o manual que Deus deixou para nós, para que possamos dar bom testemunho