segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A Criança Hiperativa

Olá meus queridos! Preparamos pra vocês alguns estudos sobre como identificar uma criança hiperativa e como lidar com ela em sua sala de aula. Eu sei que é muito difícil, mas podemos ter um grande aproveitamento com essas crianças, pois Cristo morreu por todos nós! A CRIANÇA HIPERATIVA A hiperatividade confunde pais, professores e médicos. Se não for diagnosticada nem tratada adequadamente, a doença vira tormento para a criança e para quem vive em torno dela. Hiperatividade é um termo corrente para um comportamento irrequieto, superexcitado e infeliz. Além da criança não conseguir fixar a atenção em uma atividade por mais de alguns minutos, os hiperativos sobem em móveis, falam compulsivamente, vivem perdendo material escolar e não suportam bem frustrações. Ser mãe de um hiperativo é muito difícil, tem que conviver com uma criança que não responde ao que é ensinado, vive derrubando as coisas... é impossível não ficar irritada. Nem toda criança que é agitada deve ser rotulada de hiperativa. A agitação pode ser resultado de problemas comportamentais ou manifestações de outras doenças graves, como autismo, hipertireoidismo e até depressão infantil. Os sintomas da criança hiperativa aparecem, no máximo, até os sete anos. Alguns sintomas do hiperativo: - Dificuldade de organizar tarefas - Descuido nas tarefas escolares ou em outras atividades - Não consegue enxergar detalhes - Dificuldade em se concentrar em tarefas ou brincadeiras - Parece não ouvir o que lhe dizem - Reluta em iniciar tarefa que exige grande esforço mental - Perde com freqüência objetos de uso diário, como material escolar e brinquedos - Distrai-se facilmente - Inquietação constante - Fala o tempo todo, começa a responder perguntas que ainda não foram completadas - Tem dificuldade de esperar sua vez em jogos ou situações em grupo, interrompe a conversa dos outros
Crianças hiperativas podem apresentar melhora em seu comportamento e desenvolvimento pedagógico se algumas regras forem consideradas. Aí vão as sugestões da psicóloga Mônica Duchesne e do psiquiatra Ênio Roberto de Andrade: . trabalhe com pequenos grupos, sem isolar as crianças hiperativas; . dê tarefas curtas ou intercaladas, para que elas possam concluí-la antes de se dispersar; . elogie sempre os resultados; . use jogos e desafios para motivá-las; . valorize a rotina, pois ela deixa as crianças mais seguras, mas mantenha sempre elevado o nível de estímulo, através de novidades no material; . permita que elas compensem os erros: sutilmente, faça-as pedir desculpas quando ofenderem os colegas ou convença-as a arrumar a bagunça em classe; . repita individualmente todo comando que for dado ao grupo e faça-o de forma breve e usando linguagem fácil de entender; . peça a elas que repitam o comando, para ter certeza de que escutaram e compreenderam o que você quer; . dê uma função oficial às crianças, como a de ajudante do professor; isso pode melhorar o relacionamento delas com os colegas e abrir espaço para que elas se movimentem mais; . mostre os limites de forma segura e tranqüila, sem entrar em atrito; . coloque a criança perto de colegas que não o provoquem, perto da mesa do professor na parte de fora do grupo; . oriente os pais a procurar um psiquiatra, um neurologista ou um psicólogo.
Para seguir os conselhos acima providencie os seguintes materiais e deixe-os sempre ao alcance dos alunos na sala de aula: - Caixa com gibis e caixa com livros de histórias infantis A criança hiperativa, quando faz uma atividade do começo ao fim, geralmente termina antes dos outros. Nesse caso, deixe que ela leia revistinhas ou livros, como forma de premiação. Mas certifique-se de que o aluno está realmente lendo e não fingindo que lê. Dê a ele atividades de leitura com responsabilidade. Peça, por exemplo, que ele conte para os outros o que leu, o que achou legal na história, qual é o personagem mais engraçado, mais maluco, inteligente, diferente etc. Ou então peça para ele desenhar a história lida, o que vale tanto para gibis como para livros de histórias. - Palavras cruzadas, jogos de trilha, atividades com figuras (jogo dos sete erros, ligue os pontos, encontre a figura escondida). É importante oferecer à criança hiperativa atividades diversificadas que exijam atenção mas que não a desgaste intelectualmente. Assim, ela terá sempre prazer em executá-las. Essas atividades têm também a função de premiar o aluno por ter terminado o trabalho rotineiro com atenção. - Atividades que estimulem as quatro operações: somar, subtrair, multiplicar e dividir, todas com desenhos que contextualizem o assunto. Fontes: Regina Pironatto Clube do bebê