domingo, 27 de dezembro de 2009

Carta de um missionário - MAPUTO

Um de nossos projetos é visualizar a história missionária do Pastor missionário Marcos Augusto, nosso querido e estimado irmão e amigo, ainda ele estando em vida... pra que nossas crianças possam estar acompanhando de uma forma mais interessante o andamento da Obra realizada em Maputo - África.

Maputo, 14 de Fevereiro de 2009.

Ola Danny e Taty, Paz.

Segue abaixo um resumo do que pensei.
Vocês com as habilidades recebidas de Deus, podem explorar a história de um garoto que, não nasceu, mas cresceu num lar evangélico.

No meu Blogger (www.marcosaugustomc.blogspot.com) tem um texto bem extenso, fruto do trabalho de uma estudante do Instituto Bíblico da Igreja Batista Renovada de Maputo. Ela foi minha aluna na cadeira de Etica, mas o trabalho foi atividade da disciplina de Missiologia, onde ela – Graça, deveria descrever a vida de um missionário. Então ela escolheu a mim. Voces podem verificar e, possivelmente, pode extrair algo a mais. Tenham plena liberdade para aplicar o enredo que melhor lhes convir...

Bem, um dia criança, hoje um homem, que entendeu desde cedo que, quando alguém se dispõem a viver sob a orientação de Deus, este, será sempre um VENCEDOR!
Do Brasil para Africa... Marcos Augusto
Ainda pequeno aprendeu que não é bom chegar na presença de Deus com as mãos vazias. A partir dessa compreensão, empenhou-se na propagação do evangelho do Senhor Jesus Cristo, visando, por algum tempo, apenas orar por pessoas, para apresentar as mãos cheias a Cristo. Foi assim, na infância...!
Na adolescencia, junto com o irmão mais velho, formaram uma dupla para cantar na Igreja.
Aprendeu a tocar violão e, ingressou no ministério de louvor.
Nesse ministério, chegaram a participar oficialmente do grupo de cantores de muitas cruzadas.

Na juventude, participou de grupos vocais e do grupo de evangelismos da Igreja. Compôs várias canções para o grupo vocal do qual fez parte.
Um desses grupos viajou para Aldeia Guajajara. Foi la que, pela primeira vez, esse jovem, sentiu que Deus queria que ele fosse mais longe...! Percebeu que Deus tinha algo a mais pra ele fazer!
Sem saber, seguiu seu caminho, sempre disposto a falar de Jesus para os colegas.

Na escola, não perdia nenhuma oportunidade de apresentar Jesus aos colegas. Deus o abençoou, e ele entrou na Universidade. La, ele conheceu um movimento missionário para alcançar estudantes, professores e profissionais. Passou a fazer parte desse movimento e Deus confirmou seu trabalho.
Evangelizou muitos estudantes.
Passado um tempo, ele foi convidado para evangelizar por 15 dias em Moçambique e 15 dias em Angola. Dois Países da África. Depois viajou para Colombia e em outro momento para Bolívia. Tudo isso fazia parte do plano de Deus para que ele fosse capacitado para uma obra ainda maior.

Ainda como universitário, tornou-se empresário, e só depois de 8 anos, formou-se. Após formado, foi convidado para ser político, e ele, como sempre esteve pronto para atender ao chamado de Deus, e andar sob a orientação do Espírito Santo, não aceitou.

Chamado para África
Agora, já um profissional, possuidor de uma nova Empresa, tudo pronto para ganhar muito dinheiro, tomou uma decisão: atender ao chamado de Deus para deixar o País e não só. Sob críticas (de colegas) e títulos de louco e maluco (vindo de várias pessoas), Marcos Augusto deixou a empresa, a família, os amigos, seu conforto, sua pátria, e foi ajudar um povo muito necessitado, em um País cheio de crianças, adolescentes, jovens, homens, mulheres, e miséria espiritual!
Deixou tudo pra trás, para viver uma outra realidade, numa situação muito difícil! Por que ele fez isso? Para atender ao chamado de Deus. Porque esse povo precisa da ajuda dele. As crianças precisam do carinho dele, e de alguém que lhes possam ensinar a viver uma vida com Deus e o caminho para o Céu. Ele está fazendo isto. Tudo isso, voce também, pode oferecer...!

Chegada da Companheira
Depois de 4 anos na África, seu chamado continuava vivo e presente. E ele continuava disposto a obedecer! Porém, já não estava disposto a continuar sozinho. Foi então que Deus lhe deu uma companheira. Como isso aconteceu? Bem, em seu primeiro ano de Africa, conheceu uma missionária. Seu nome é Edna Carvalho Ela também, já havia passado por outros Países ( Equador e Colombia), falando do grande amor de Deus.
Deus mesmo preparou a companheira, levando-a para Africa primeiro que ele. Lá se conheceram. Toraram-se amigos. Ele trabalhava com evangelismo de estudantes e ela com implantação de Igrejas. Ele diz que, desde o primeiro dia que se avistaram, ela nunca mais deixou de olhar pra ele. Ela diz que ele é que nunca deixou de olhar pra ela.
O certo mesmo, é que depois de alguns anos, eles decidiram se casarem. Deus os uniu!
Hoje esse casal de missionários, são casados a mais de 4 anos, tem dois lindos presentes que Deus lhes deu para cuidar (um casal: Esther e Marcos Filho), voltaram para África, onde vivem felizes, especialmente por estarem fazendo a vontade de Deus: Como?
1 - dando esperança aos desesperançados;
2 - levando Luz, aos que estão nas trevas;
3 - alimentando aos famintos (de pão, de amor, de paz, de Deus);
4 - saciando a sede dos sedentos;
5 - cuidando da saúde biológica, psicológica e espiritual;
6 - livrando os que estão cambaleando para serem mortos;
7 - ensinando as crianças a crescerem no conhecimento e na verdade da Palavra;
8 - sociabilizando os marginalizados;
9 - incluindo os excluidos; etc.

Não sabem quando voltam ao Brasil, nem sabem se ainda voltam! Em seus planos, pensam voltar em 2011. Se isso vai acontecer, não sabem! Todavia, em seus corações está a certeza de que Deus, que os levou a África, continua no controle de todas as coisas e que, nos momentos mais difíceis, Ele tem estado presente.
A promessa que Jesus fez de estar todos os dias com seus Servos, para esse casal, tem sido muito real!

Eles apresentam algumas sugestões para que voces estejam participando do trabalho na África:

1- escrevam cartinhas para eles;
2- escrevam cartinhas para as crianças africanas;
3- Eis o nome de algumas das crianças: Laura Pascoa, Dias Timbane, Helia, Gina Rafael, Ercivelia, Feliz Manuel, Madrino, Nico, Calton, Adilaide, Fucha, Avó, Mira, Atafo, Lionete, Ragui, Anina, Asucenia, Aron, Silicio, Pilito, Amarina, Madi, Mato, Vaquinho... Estas são algumas das nossas criança, que vão adorar receber vossas cartinhas...
4- Orem por elas;
5- Façam cofrinho de lata de refrigerante, juntem moedas e, mensalmente enviem pra elas;

Endereço de onde vivem:
Rua Dr. Angelo Ferreira, 15, 3º.Andar, Flat 07. Bairro Alto Maé (Ponto Final), Maputo – Moçambique – Africa. E-mail: mgustomc@hotmail.com, africa2007_eme@hotmail.com,
Blogger: http://www.marcosaugustomc.blogspot.com
Tel.: 00258 8262 55246; 00258 8460 20069
Banco do Brasil:
Ag.: 0044-2; CC.: 1363-3 = Marcos Augusto Marques da Costa
Ag.: 1612-8; CC.: 5537-9 = Edna Carvalho da Conçeição