quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A lingua pecaminosa de Judite



A Luva Lu Lu

Luva Lulu estava muito triste, pois não encontrava ninguém
que a preenchesse. Ela era tão murchinha Tão murchinha!
Resolveu então, pegar as malas e partir à procura de seu dono.
Ia Lulu muito ansiosa pelo caminho, quando avistou ao longe
uma casa de fazenda. Pensou consigo:
Vou até lá para ver se encontro alguém que se pareça comigo.
Já a caminho, veja só quem Lulu encontrou:
__ Que bom encontrar você, galinha, disse Lulu toda
sorridente.
__ Que você quer de mim? Nunca a vi antes,
nem a conheço!
__ Quantos dedos você tem galinha?
__ Bom, deixe-me ver: um, dois, três...
e mais um atrás.
__ Só quatro dedos! Hum, mesmo assim,
não me custa tentar. Será que você poderia
colocá-los em mim?
Apesar do esforço das duas, nada conseguiram.
Assim, Lulu partiu tão triste e pensando consigo :
Acho que nunca encontrarei meu dono.
Sempre olhando para a casa da fazenda, a luva
Lulu prossegue sua viagem,quando de repente é
atropelada por um porquinho que fugia.
--- Espere, seu porquinho, quero falar com você.
É muito importante. Será que eu poderia dar uma
olhada no seu pé?
E o porquinho, meio encabulado, levantou o
pé como a Luva pediu.

Lulu ficou tão decepcionada! O pé era grande e tinha
duas unhas horríveis e sujas. Mas como Lulu não
queria desistir, pediu que seu porco tentasse colocar o pé nela.
Sabem o que aconteceu? Lulu ficou toda suja de lama.
O pé do porco não lhe serviu e ela partiu sem esperança.
Chegando bem perto da casa, adivinhe quem veio receber
Lulu? Foi o guarda da fazenda, um cachorro grande e que
metia muito medo.
__ Quem é você? Eu não posso deixar nenhum estranho
entrar aqui. Vá embora, disse o cachorro.
Lulu quase nem podia falar de tanto medo: Quan...
quantos a de... dedos você tem?
__ Dedos? Você está brincando comigo? Respondeu
o cachorro.
__ Preciso de alguém com cinco dedos para preencher-me.
Eu sou vazia e muito infeliz.
E o cachorro, que não era tão mau, ficou com tanta peninha
de Lulu que tentou colocar os pés nela. Mas a
tentativa foi em vão __ o cachorro só tinha
quatro dedos.

A última esperança de Lulu era que alguém da
casa pudesse recebê-la. Corajosamente bateu à
porta e bem quietinha ficou, esperando alguém aparecer.
Foi então, que Pedrinho abriu a porta e viu Lulu.
__ Oba! Ganhei uma luva! Serve exatamente em mim.
Com esse frio era a única coisa que eu precisava.
Pedrinho lavou Lulu e não mais a tirou das mãos.
E ela toda feliz, pensou: “Até que enfim encontrei
aquele que me preenchesse!”.
Somos como a Luva Lulu que precisava de alguém
para preenchê-la.
Muitas vezes nos sentimos tristes, porque somos
vazios por dentro. Procuramos fazer muitas coisas para
alegrar-nos, mas elas não nos preenchem.
Continuamos murchinhos.
Assim como os pés da galinha, do porco e do cachorro
não cabiam na Luva Lulu, também as muitas coisas que
tentamos fazer não cabem dentro de nós.
Só há uma pessoa que pode preencher e alegrar você.
Na verdade, você foi feito parecido com Ele, para que
Ele viesse morar em você. Essa pessoa é Deus.
A luvinha procurou alguém que a preenchesse, e achou.
Se você buscar a Deus também O encontrará.
Se você O chamar Ele entrará no seu coração.
Vamos chamá-Lo agora?
__ ó Senhor Jesus! Quero que você entre em mim.
Assim você nunca mais será vazio.

A Biblía de Mary Jones





POESIA DE DIA DOS PAIS

Olhos e mãos de Pais
linda poesia de dia dos pais
Pai...
Pai, olho tuas mãos,
Elas são importantes na construção de teus filhos;
Que elas saibam ser firmes no orientar,
Serenas no amparar;
Que elas não fujam ao dever de punir,
E não se aviltem por agredir...
Tuas mãos, pai,
Devem ser o exemplo do teu trabalho
E que não se abram apenas materialmente,
Que isso é um modo de fechar a consciência,
Mas que, ao abri-las estejas abrindo muito mais
O teu coração e a tua compreensão...
Teus olhos, pai, que responsabilidade eles têm,
Que eles vejam as qualidades de teus filhos,
Por pequenas que sejam, para que as faças crescer,
Mas que não deixem de ver os defeitos e as falhas,
Porque pode ser teu o dever de corrigi-las...
Não te consideres, pai, sem defeitos,
Mas que isso não te desobrigues
Da perfeição de ensinares o que sabes certo,
Ainda que tu mesmo tenha dificuldade em segui-lo,
Mais importante do que conseguí-lo,
Sem dúvida será lutar por ele.
Pai, o que se quer de ti,
É que pai sejas,
No conceber por amor,
No receber por amor,
No renunciar por amor,
No amor total dos filhos que,
sem teu amor,
perderão o significado da própria vida.
Pai, estás presente no sangue,
Na herança biológica,
Na cor, no nome, na língua,
Tudo isso, porém, desaparecerá
Senão te fizeres presente no coração.
(Autor desconhecido)

10 FORMAS DE FAZER AS CRIANÇAS ORAREM

Ser um exemplo vivo! Visto que as crianças aprendem a partir daquilo que vêem em seu ambiente, o elemento fundamental para ensinar crianças menores a orar é sermos pessoas de oração.
♥ Estar onde a criança está! Usar linguagem apropriada e do dia a dia com elas, e ver que as orações sejam breves, simples, sinceras e diretas. Assegure-se de orar a respeito de fatos do dia a dia a fim de que cada criança possa compreender. Por exemplo: toda vez que ouvir as sirenes do carro de bombeiros, pare! Profira uma oração em voz alta. Faça-a com as crianças.
♥ Faça da oração a prioridade! Defina uma hora e lugar acolhedor e amoroso para ajudar as crianças a aceitarem a Deus. Prepare um lugar aconchegante de oração para ser usado antes do início do programa. Você pode incluir uma Bíblia para crianças, almofadas macias, música suave e relaxante como também livros sobre a oração e apropriados à faixa etária.
♥ Torne a oração uma rotina! As crianças apreciam a rotina e assim esta deve ser incorporada sempre que possível. Por exemplo, comece o dia com uma oração cumprimentando a Deus: “Pai celestial, ouça a minha oração. Que eu esteja sob o Seu amor e cuidado. Sê meu guia em tudo o que eu fizer hoje. Abençoe aqueles que me amam e a todas as crianças também”. Se durante a programação as crianças forem comer algo, profira esta linda oração: “Obrigado Senhor Deus por este mundo tão belo. Obrigado pelo alimento que comemos. Obrigado pelas aves que cantam. Obrigado por tudo, Deus. Amém”.
♥ Pratique as orações de improviso! Quando a criança o procura com uma preocupação ou problema, pare e faça uma oração com ela. Peça a direção de Deus. Por exemplo, você pode dizer: “Querido Deus, por favor, ajuda o José a ser melhor. Ajuda-o a partilhar seus brinquedos especiais com seu amigo João”. Por meio de nosso apoio podemos instilar a idéia de que podemos conversar com Deus, a qualquer ora e de que Ele sempre irá ouvir.
♥ Use orações diferentes! Como adultos usamos orações de agradecimento, de adoração, de petição e de louvor. Agradecemos a Deus pela melhor parte de nosso dia e sempre que algo bom acontece – não importa o quão pequeno – dedicamos um minuto para mostrar gratidão. Devemos ensinar isso às crianças. Muitas vezes agradecemos a Deus por Suas bênçãos; devemos incentivar aqueles que estão aos nossos cuidados a fazerem o mesmo.
♥ Incorpore atividades práticas sempre que possível! É boa prática planejar formas de permitir às crianças se movimentarem, ver ou tocarem como parte da lição. Crie uma colagem de “Obrigado, Deus” em sua classe e desenhe ou escreva suas orações. Elas podem também mostrar ou dizer como Deus respondeu a cada um. Para as crianças muito pequenas, alguém pode escrever por elas.
♥ A cada momento dirija a atenção das crianças para a Criação de Deus! Dê apoio ao senso natural de admiração e temor daqueles que estão sob sua responsabilidade. Agradeça a Deus, espontaneamente, ao ver um arco-íris depois de uma tempestade, ou as flores da primavera. Diga: “Vejam o que Deus fez para nós!”
♥ Convide as crianças a orarem por motivos específicos!Troquem idéias com as crianças e falem a respeito de situações e de pessoas por quem orar. Torne suas orações significativas ao orar especificamente por crianças da sala, pelas vítimas de alguma catástrofe local ou em outra região.
♥ Celebre a oração de cada criança! Alimente a auto-estima e elogie a oração proferida pela criança. “Muito bem, você fez uma oração muito bonita!” “Obrigado, (nome da criança). Deus fica feliz quando nos dirigimos a Ele”.
Fonte:http://alericepaiva.blogspot.com

domingo, 31 de julho de 2011

CONTEÚDO PARA ESTUDO SOBRE A AMIZADE

Amizade a toda prova

Davi e Jônatas, inseparáveis




Tratamos uns aos outros com respeito




Amizade a toda prova
Davi e Jônatas, inseparáveis

Verso BÍBLICO PARA MEMORIZAR (ju 1t 09):

"Disse Jônatas a Davi: Vai-te em paz, porquanto juramos ambos em nome do Senhor, dizendo: O Senhor seja para sempre entre mim e ti e entre a minha descendência e a tua." 1 Samuel 20:42.

Texto(s) Chave e Referências

1 Samuel 20; Patriarcas e Profetas, págs. 649, 652-655, 660 e 696.


Objetivos

Saber que a decisão mais sábia é escolher amigos cristãos em quem possa confiar e respeitar.

Sentir apreciação por amizades com outros cristãos.

Responder desejando ser o tipo de amigo que ele gostaria de ter.

A Mensagem

Podemos respeitar e confiar nos amigos que possuem os mesmos objetivos e valores que os nossos.



A Lição Bíblica de Relance



Davi e Jônatas são bons amigos. Eles trabalham e brincam juntos. Davi acha que Saul, pai de Jônatas, está procurando matá-lo. Jônatas e Davi elaboram um plano para descobrir se isso é verdade. Jônatas conta a verdade a Davi. Eles partilham informações, conversam sobre o que fazer e executam seu plano. Ambos prometem um ao outro lealdade e amizade duradoura.









Esta Lição Fala Sobre Comunidade

Porque Deus nos ama, nós amamos uns aos outros. Como cristãos encorajamos e apoiamos uns aos outros em nossos objetivos comuns.







Enriquecimento:

´O Senhor seja contigo.´ Estando no campo, Jônatas se ligou a Davi mediante juramento solene de que não o abandonaria, sucedesse o que sucedesse. Se as notícias fossem boas, como ele esperava, não abandonaria Davi. Por outro lado, se as notícias fossem más, ele lhe diria a verdade e pediria que Deus o abençoasse enquanto ele fugisse para salvar a própria vida. Jônatas estivera convencido de que Deus estava com seu pai quando Saul assumiu as pesadas responsabilidades do reino. Mas desde que conhecera Davi fora divinamente impressionado de que o Senhor também planejara um nobre destino para Davi, o qual se cumpriria a despeito da maldade do rei Saul para com ele. Ao proceder assim, Jônatas demonstrou verdadeira magnanimidade." — The SDA Bible Commentary, vol. 2, pág. 552.

De acordo com o Dicionário Aurélio, ser magnânimo significa "ter grandeza de alma, ser longânimo", o que capacita a pessoa a sofrer com resignação, não lamentar a sorte, e demonstrar caráter "nobre e generoso".





ATIVIDADES PREPARATÓRIAS
Escolher a atividade que seja mais adequada ao grupo de alunos.
Confiando

Desigualdade




Os menores imprimem desenho para pintar

Os menores imprimem desenho para pintar

SEJAM SANTOS NA AMIZADE

“Bem aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”. (Sl 1:1-2)

De que modo estamos lidando com nossas relações de amizade? Que tipo de amizade está sendo preservada por nós? Quais os benefícios colhidos de tal relacionamento?

SAIU NA MÍDIA

As redes sociais na internet congregam 29 milhões de brasileiros por mês. Nada menos que oito em cada dez pessoas conectadas no Brasil têm o seu perfil estampado em algum site de relacionamentos. (...) Os brasileiros já dominam o Orkut e, agora, avançam sobre o Twitter e o Facebook. A audiência do primeiro quintuplicou neste ano e a do segundo dobrou. Juntos, esses dois sites, Twitter e Facebook, foram visitados por 6 milhões de usuários em maio de 2009, um quarto da audiência do Orkut. Para cada quatro minutos na rede, os brasileiros dedicam um a atualizar seu perfil e bisbilhotar o dos amigos, segundo dados do Ibope Nielsen Online.
Em nenhum outro país existe um entusiasmo tão grande pelas amizades virtuais. Qual é o impacto de tais sites na maneira como as pessoas se relacionam? Eles, de fato, diminuem a solidão? Recentemente, sociólogos, psicólogos e antropólogos passaram a buscar uma resposta para essas perguntas. Eles concluíram que essa comunicação não consegue suprir as necessidades afetivas mais profundas dos indivíduos. A internet tornou-se um vasto ponto de encontro de contatos superficiais. É o oposto do que, segundo escreveu o filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.), de fato aproxima os amigos:
“Eles precisam de tempo e de intimidade; como diz o ditado, não podem se conhecer sem que tenham comido juntos a quantidade necessária de sal”.