domingo, 31 de julho de 2011

CONTEÚDO PARA ESTUDO SOBRE A AMIZADE

Amizade a toda prova

Davi e Jônatas, inseparáveis




Tratamos uns aos outros com respeito




Amizade a toda prova
Davi e Jônatas, inseparáveis

Verso BÍBLICO PARA MEMORIZAR (ju 1t 09):

"Disse Jônatas a Davi: Vai-te em paz, porquanto juramos ambos em nome do Senhor, dizendo: O Senhor seja para sempre entre mim e ti e entre a minha descendência e a tua." 1 Samuel 20:42.

Texto(s) Chave e Referências

1 Samuel 20; Patriarcas e Profetas, págs. 649, 652-655, 660 e 696.


Objetivos

Saber que a decisão mais sábia é escolher amigos cristãos em quem possa confiar e respeitar.

Sentir apreciação por amizades com outros cristãos.

Responder desejando ser o tipo de amigo que ele gostaria de ter.

A Mensagem

Podemos respeitar e confiar nos amigos que possuem os mesmos objetivos e valores que os nossos.



A Lição Bíblica de Relance



Davi e Jônatas são bons amigos. Eles trabalham e brincam juntos. Davi acha que Saul, pai de Jônatas, está procurando matá-lo. Jônatas e Davi elaboram um plano para descobrir se isso é verdade. Jônatas conta a verdade a Davi. Eles partilham informações, conversam sobre o que fazer e executam seu plano. Ambos prometem um ao outro lealdade e amizade duradoura.









Esta Lição Fala Sobre Comunidade

Porque Deus nos ama, nós amamos uns aos outros. Como cristãos encorajamos e apoiamos uns aos outros em nossos objetivos comuns.







Enriquecimento:

´O Senhor seja contigo.´ Estando no campo, Jônatas se ligou a Davi mediante juramento solene de que não o abandonaria, sucedesse o que sucedesse. Se as notícias fossem boas, como ele esperava, não abandonaria Davi. Por outro lado, se as notícias fossem más, ele lhe diria a verdade e pediria que Deus o abençoasse enquanto ele fugisse para salvar a própria vida. Jônatas estivera convencido de que Deus estava com seu pai quando Saul assumiu as pesadas responsabilidades do reino. Mas desde que conhecera Davi fora divinamente impressionado de que o Senhor também planejara um nobre destino para Davi, o qual se cumpriria a despeito da maldade do rei Saul para com ele. Ao proceder assim, Jônatas demonstrou verdadeira magnanimidade." — The SDA Bible Commentary, vol. 2, pág. 552.

De acordo com o Dicionário Aurélio, ser magnânimo significa "ter grandeza de alma, ser longânimo", o que capacita a pessoa a sofrer com resignação, não lamentar a sorte, e demonstrar caráter "nobre e generoso".





ATIVIDADES PREPARATÓRIAS
Escolher a atividade que seja mais adequada ao grupo de alunos.
Confiando

Desigualdade




Os menores imprimem desenho para pintar

Os menores imprimem desenho para pintar