terça-feira, 24 de março de 2015

A corrida dos sapinhos

A CORRIDA DOS SAPINHOS “…graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo…” – I Coríntios 15:57 Introdução: Já se sentiu chateado quando as pessoas dizem que você é feio, gordinho, imprestável, atrapalhado, desengonçado, inútil, burro…? Como você reage diante dessas ofensas? Fica triste? Desapontado? Vamos ver em nossa história de hoje, como devemos reagir diante das palavras de desânimo…
FIGURA 1 Tudo ia bem lá na floresta, quando junto ao pântano, onde habitavam muitos sapos, o repórter da REDE SAPO DE TELEVISÃO anunciou um grande evento que seria promovido com os sapos do pântano. Seria uma corrida! E o vencedor ganharia uma passagem para conhecer os lagos e pântanos da Europa… que prêmio fabuloso, mas… que corrida seria essa? Todos os sapos ficaram curiosos para saber o trajeto… Para manter o suspense, o repórter convocou todos os interessados para que se apresentassem junto a “Grande Pedra Assustadora”!!!
FIGURA 2 O quê!!!!???? A Grande Pedra Assustadora??? Todos os sapos e animais da floresta temiam aquela pedra pois corria entre toda a população dos animais que muitos já haviam morrido ao tentar se aproximar dela… Não havia nada comprovado, mas todos tinham medo… Já passou por uma situação de medo? O que você faz para enfrentar o medo? (dê exemplos de situações que podem gerar medo) Não desista! Deus quer que você confie Nele e acredite que Ele pode te dar a vitória! Nosso versículo diz que nós podemos ter vitória… vitória sobre o nosso MEDO!!! Por isso hoje somos desafiados a vencermos essas situações de medo. Não desista! Deus quer que você confie Nele e acredite que Ele pode te dar a vitória! Mas os animais temiam só de pensar em chegar perto da Grande Pedra Assustadora, mas motivados pelo prêmio todos estavam lá na hora marcada. Todos os animais da floresta se reuniram, não somente os sapos, porque estavam curiosos para saber como seria esta corrida. Imediatamente o repórter passou a dar as regras: a corrida seria aberta aos sapos, e o primeiro que alcançasse o alto da Grande Pedra Assustadora seria o vencedor! O quê? Subir no alto da Pedra? Eles tinham medo de chegar perto, quanto mais subir nela! Muitos começaram a desistir e outros começaram a espalhar o medo! Ninguém queria subir na Grande Pedra Assustadora.
FIGURA 3 Sabe crianças a Bíblia nos diz sobre alguém que um dia subiu no alto de uma pedra, de um monte chamado “Gólgota” que significa “Caveira”. Era um lugar assustador, mas Jesus, o Perfeito Filho de Deus, não teve medo de subir lá e ser morto em uma cruz. Muitos diziam para ele desistir da idéia, mas Ele foi até o fim porque Ele nos ama. (apresente de forma resumida o plano de salvação para alcançarmos as crianças que não são salvas) Jesus não teve medo, Ele foi até o fim… E os sapos será que iriam topar esse grande desafio?
FIGURA 4 Muitos sapos se inscreveram e resolveram enfrentar o medo para subir na Grande Pedra Assustadora! Eles acreditavam que podiam ganhar o prêmio! Enfrentaram os crocodilos para poderem chegar na pedra e quando começaram a pular perceberam que a pedra era muito escorregadia. Cada pulo que eles davam para escalar a pedra trazia eles de volta até a água e tinham que enfrentar mais uma vez os crocodilos. Muitos sapos começaram a se cansar e ficavam mais apavorados quando ouviam os outros animais dizendo para eles desistirem.
FIGURA 5 De fato, muitos sapos deram ouvidos às palavras de desânimo e não acreditando que fossem conseguir foram desistindo. È isso que acontece conosco várias vezes. Damos ouvidos às palavras de desânimo que dizem para nós: Você é um burro! Você não vai conseguir! Não desista! Deus quer que você confie Nele e acredite que Ele pode te dar a vitória! A té dentro de nossa casa! Muitas vezes é nosso pai ou nossa mãe que diz que somos imprestáveis. Ou o amigo da escola que diz que somos gordos! (dê outros exemplos de palavras que podem desmotivar) Não desista! Deus quer que você confie Nele e acredite que Ele pode te dar a vitória! Não permita que essas palavras tirem de você o ânimo para vencer. Lembre-se de nosso versículo: “…graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo…”
FIGURA 6 Mas enfim, só restava um sapinho que não deu ouvidos às palavras de desânimo, que venceu o medo e continuava firme, quase pronto a chegar no alto da Grande Pedra Assustadora! Será que ele vai conseguir? Os outros sapos que desistiram e estavam com inveja dele torciam para ele escorregar e cair! Mas, os outros animais que perceberam a sua coragem e começaram a incentivá-lo e torcerem para que ele alcançasse o prêmio. Ele estava a um salto da vitória… Será que ele vai escorregar? Será que ele vai conseguir?
FIGURA 7 Viva!!!! Ele conseguiu!!!! Ele venceu!!! Ele chegou no alto da Grande Pedra Assustadora!!!! Todos queriam saber dele qual era o segredo da vitória! Como será que ele conseguiu vencer todos os obstáculos? Todos ansiosamente aguardavam ele no seu retorno para a entrevista coletiva que ele daria para a REDE SAPO DE TELEVISÃO!!! A festa era grande na floresta!! Até mesmo os outros sapos tiveram que se render à coragem e ousadia do grande campeão!
FIGURA 8 Lá estava ele, o nosso herói! Todos animais reunidos e o grande repórter se aproxima do nosso amigo campeão e lhe pergunta: Qual o segredo da vitória? Todos fazem silêncio para ouvir a resposta do sapo que para surpresa de todos não responde nada! Novamente o repórter pergunta a ele qual era o segredo da vitória. Diante do silêncio do sapo, todos percebem, quando a mãe do campeão diz em alta voz:
FIGURA 9 Não adianta perguntar nada para ele porque ele é SURDO e não escuta nada! Este era o segredo, enquanto todos gritavam palavras de desânimo ele continuava firme no seu propósito. Enquanto todos gritavam para ele desistir, ele não escutava nada e continuava em seu objetivo. Conclusão: Precisamos nos fazer de surdos para as palavras de desânimo e medo que dizem para nós DESAFIO PARA A CRIANÇA SALVA Durante esta semana , se alguém quiser te deixar triste dizendo palavras de desânimo, lembre-se do sapinho: Fique surdo! Não desista! Deus quer que você confie Nele e acredite que Ele pode te dar a vitória! Não deixe que estas palavras te desanimem. Se alguém ou alguma coisa quiser te assustar e fazer você desistir do seu objetivo, não se esqueça de nosso amigo sapo: Faça-se de surdo! Se alguém quiser oferecer-te drogas ou te chamar para fazer o que é errado; faça-se de surdo! Não desista! Deus quer que você confie Nele e acredite que Ele pode te dar a vitória! Não escute estas palavras de desânimo. APELO PARA NÃO SALVOS Se você ainda não recebeu Jesus como seu salvador, saiba que Jesus não teve medo e nem desistiu diante da morte. Ele foi até o fim! Ele quer te salvar. Ele não quer que você continue perdido. Faça igual ao sapinho… Dê o último pulo para a vitória… aceite Jesus! Esboço Adaptado por Joel Barbosa DESENHOS SEMENTINHA KIDS, PASTORA GABRIELA PACHE DE FIÚZA