sábado, 6 de fevereiro de 2010

ENVOLVENDO AS CRIANÇAS EM MISSÕES

Se você perguntar a uma criança. "o que você quer ser quando crescer?" - irá provavelmente obter as respostas usuais: veterinário. Bombeiro, professor, cirurgião, enfermeira, programador de computadores, policial. Dificilmente uma delas dirá "missionário”. por quê? Deixamos de ensinar às crianças a responsabilidade de alcançar um mundo perdido?
Ensinar missões às crianças è tão importante que você precisa abrir um espaço de tempo para isso. Considere separar dez minutos da aula da Escola Dominical ou um segmento de tempo com as crianças no serviço do meio da semana. À hora da aula na igreja com juniores è também uma Oportunidade excelente para ensinar missões. Permita que Deus use você para incentivar as crianças a se interessarem pelas pessoas que estão além dos limites do seu bairro. Estes são três elementos essenciais:
1. Forneça Informação Exata
Fatos familiares. Aprenda 0 Maximo sobre os missionários que vai apresentar. Descubra 0 nome de cada membro da família e as idades dos filhos. Qual a data do aniversario deles? Quais os seus passatempos? Mostre fotografias recentes. conte de que forma cada um aceitou Cristo como Salvador.
Perspectiva Geográfica. Localize num mapa-múndi (ou do Brasil!) 0 pais (ou Estado) onde os missionários servem. Descubra como é o pais (Estado).
- Se você estivesse em (lugar) hoje, estaria tirando a neve das ruas ou plantando mandioca?
- Se você estivesse em (lugar) amanhã, estaria indo para a escola ou brincando em casa?
- Se estivesse em (Iugar) agora. estaria levantando, indo dormir ou almoçando?
Um cartaz comparando os horários, estações e climas ajudara as crianças a lembrar.
Cultura e costumes. Faça perguntas sobre a cultura e Costumes. Você pode perguntar sobre o tipo de casas, vestuário nacional. ambiente da cidade ou rural. lugares interessantes para visitar. Jogos que as crianças gostam etc. Por exemplo:
- Se você morasse onde (os missionários) moram, como seria a sua casa?
- Se você se vestisse como as pessoas desse país, (ou Estado) o que estaria usando?
Livros de turismo, na seção de viagens, das livrarias ou pela internet ajudarão você a fazer essas perguntas e outras.
As crianças mais velhas, da quinta ou sexta série, podem procurar informações e leva-las à classe na próxima aula.
Vida diária do missionário. Ajude as crianças a compreenderem o que os missionários fazem:
- Como é o dia deles?
- Como as pessoas estão recebendo a Palavra de Deus?
- Quais os alvos dos missionários?
- Do que eles gostam mais?
-0 que é mais difícil para eles?

2. Inspire as Crianças
Apresente historias de missionários, em cartazes, para a classe. (Para adquiri­-las. escreva para a Editora da APEC Caixa Postal 20.244. São Paulo-SP. CEP-04038-990. ou procure a livraria da APEC, em sua cidade.) Pare a lição num ponto interessante e diga: “Vocês vão ter de esperar até a próxima semana para saber o que aconteceu”.
Inspire as crianças com histórias do presente. Confirme se você está na lista de oração pelos missionários. As cartas de oração dos missionários manterão você informado sobre as coisas interessantes que acontecem com eles.
Escreva para os seus missionários e peça testemunhos sobre como Deus esta trabalhando para suprir suas necessidades; como Ele esta fazendo uso deles para levar outros a Cristo; corno Ele os está protegendo nos momentos de perigo, e como os esta encorajando por meio da Palavra. A seguir, conte esses incidentes como_ fossem uma historia lida num livro. Deixe que as crianças vejam que Deus esta em ação hoje!
Telefone ao seu missionario no seu campo de trabalho. Uma chamada internacional é muito menos dispendiosa do que você pensa. As crianças podem arranjar 0 dinheiro para a chamada. Ajude-as a planejar a conversa. Você talvez possa preparar um cântico especial e um versículo bíblico para recitar enquanto o missionário esta no telefone. Se possível ligue a linha telefônica a um alto-falante para que todas as crianças possam ouvir a conversa. Uma experiência dessas será inesquecível para as crianças e um verdadeiro encorajamento para os servos de Deus num lugar distante.
3. Ajude-as a se Envolverem Pessoalmente
As crianças podem orar. Ajude-as a orar especificamente por; ·.
- Sustento financeiro para ajudar os missionários a permanecerem no campo
- Êxito em levar outros a Cristo. Corações amorosos para se entenderem com 0S outros missionários.
- Tempo para 1er a Palavra de Deus e obedecer·lhe. 1
- Boa saúde.
- Necessidades familiares
- Necessidades atuais dos missionários
Se possível, dê a cada criança um cartão de oração missionária para levar para casa, Desafie as crianças a orarem fora da classe, ou talvez até organizarem grupo de oração. Não deixe de compartilhar as respostas à oração.
As crianças podem escrever cartas. Use uma de suas aulas para escrever cartas em classe. As crianças podem
- Descrever sua família e situações escolares.
- Contar aos missionários que estão orando por eles.
- Listar as coisas pelas quais estão orando.
- Citar os versículos que, estão aprendendo e como estão fazendo uso deles.
- Contar as maneiras como estão ganhando dinheiro para ajudar o missionário. '
- Desenhar algo nas cartas para os missionários.
As crianças podem dar do seu próprio dinheiro (provérbios 3; 9) Faça um projeto especifico para a contribuição delas - algo que a criança possa relacionar-se: ajudar \um missionário a comprar um carro (ou parcela do carro para a1vos menores), fornecer Bíblias para as crianças onde o missionário trabalha ajudar com dinheiro para as viagens Cartazes tipo "Atinja-o-alvo" podem ser usados para visualizar como o dinheiro para os missionários será utilizado e quanto foi dado.
As crianças podem ser testemunhas – as que vivem para 0 Senhor e contam a outros sobre Ele. Dessa forma elas podem preparar-se para a vida missionária no caso de Deus as chamar. As jovens testemunhas devem:
- Interessar· se sinceramente por outras pessoas.
- Aprender a orar, pedindo coragem: "Senhor, ajuda-me a ser corajoso para falar com o Marcos e fazê-lo ver que ele precisa realmente do Senhor".
- Conhecer versículos sobre a Salvação e como encontrá-los na Bíblia.
- Peça para as crianças compartilharem seu testemunho da Salvação na cla­sse para que se sintam mais à vontade ao testemunhar.
- Peça para apresentarem 0 Livra Sem Palavras, um de cada vez.

Como tarefa de casa, entregue a cada criança um folheto sobre a Salvação e encoraje-as a dá-lo a um amigo, explicando a mensagem do Evangelho.

Pense Nisso:
Compartilhar informação com uma criança, toca a sua mente.
Dar inspiração a uma criança, toca o seu coração.
Conseguir envolvimento por parte da criança, toca a sua vontade.

NÃO SERIA MARAVILHOSO SE UMA CRIANÇA DA SUA CLASSE RESPONDESSE AO CHAMADO DE DEUS PARA SER UM MISSIONÁRIO?

Fonte: BÍBLIA DE RECURSOS PARA O MINISTÉRIO COM CRIANÇAS – APEC PÁGS 1359, 1360 E 1361.