quarta-feira, 30 de janeiro de 2013
Qualidade de Vida é; Aprender a amar
Certa vez, Jesus conversando com um grupo de pessoas, fez uma diagnose perfeita de nosso mundo: Gente cansada e sobrecarregada.
“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30)
E por que estamos cansados? O poeta russo Maiakovsky responde a essa questão afirmando termos desaprendido a amar:
“Cada um ao nascer traz sua dose de amor, mas os empregos, o dinheiro, tudo isso nos resseca o solo do coração”
Mais do que nunca, a proposta de Jesus faz-se necessária em nossos dias porque vivemos dentro de um ciclo terrível onde,para alcançarmos a sonhada qualidade de vida trabalhamos cada vez mais. Nesta peleja frenética acabamos perdendo a oportunidade de uma vida realmente significativa. Que contraditório: Em nome da busca da sonhada qualidade de vida, vivemos uma vida sem qualidade alguma. Vida sufocante e sobrecarregada que nos deixa cansados até mesmo de existir.
Nossa qualidade de vida depende de amar: Deus, acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. A qualidade de vida flui do amor. O resto é neurose de nossa sociedade. Então viva. Priorize amar e deixar-se ser amado
O egoísmo é a principal causa de infelicidade. Ser egoísta é desenvolver um estilo de vida baseado em si mesmo, sem jamais considerar o outro e por isso mesmo é em geral uma vida pesada e infeliz. É um caminho sempre árduo, pois nos conduz à solidão e, como disse o poeta, “é impossível ser feliz sozinho”.
Para melhorar nossa qualidade de vida não basta mudar a rotina. Precisamos mudar os textos interiores que sempre nos convidam à autossatisfação em detrimento dos outros. Devemos aprender a amar, pois só esse aprendizado será capaz de soltar as amarras do encapsulamento pessoal.
Para mudar nossa visão egoísta faz-se necessário aprender o imenso valor dos outros.Quem não valoriza os outros a si mesmo desvaloriza. E amar não é ficar em algum lugar sentindo as vibrações do coração. Antes é enfrentar a vida com peito aberto e ir além, conforme nos orienta o apóstolo Paulo, em 1ª Coríntios 13.
“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (I Coríntios 13:4-7)
Nossa qualidade de vida depende de amar: Deus, acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
A qualidade de vida flui do amor. O resto é neurose de nossa sociedade.Então viva. Priorize amar e deixar-se ser amado.
Domingos Rodrigues Alves