segunda-feira, 24 de outubro de 2011

DINÂMICAS PARA CRIANÇAS


A Pesca Milagrosa - Brincadeiras



1- Barco Bíblico: Sente as crianças em círculo, dê um barco de papel para que passem enquanto a música estiver tocando, quando a mesma parar, quem estiver com o barco deverá sortear uma pergunta e fazer para qualquer integrante de outra equipe.



2- Encontrando o Tesouro: Prepare um tabuleiro com vários níveis.
O nível 1 onde estão as ondas do mar e um barco,
o último nível onde estão os baús e tesouros.
Divida as crianças em grupos. Escolha um de cada grupo para iniciar. Todos começam o jogo no nível 1 e para avançar de nível a criança sorteia uma pergunta sobre a história, se a mesma acertar a resposta, avança se não continua no mesmo nível. Troca-se de criança a cada pergunta para que todas possam participar. Ganha o grupo que chegar ao último nível primeiro.



3- Peixinhos e Tubarões: Deixar uma área neutra, onde os tubarões não poderão pegar os peixinhos. Separe as crianças em dois grupos, um para formar o time dos peixinhos e o outro o dos tubarões. Coloque uma música para tocar bem baixinho, os peixinhos saem para passear. Quando aumentar o volume da música, os tubarões saem para tentar pegar os peixinhos que deverão voltar correndo para o local neutro. O peixinho que for pego vira tubarão


4- Pescaria Bíblica: Confeccionar varas de pescar com bambu, barbante, clipe para ser o anzol e “peixes” de E.V.A. (bem colorido, com um saquinho de doce colado atrás e no saquinho cole uma tirinha com uma pergunta sobre a história). Prenda um clipe em cada peixe para facilitar a pesca e encaixe-os numa bacia ou caixa de papelão com areia. Cada criança deverá pescar um peixe, mas para poder ficar com ele e com o saquinho de doce precisa responder corretamente a pergunta que consta em seu verso. Vence a equipe que conseguir juntar o maior número de peixes (dê um doce para os que não conseguiram acertar a pergunta e incentive os que ganharam dividir seus doces com aqueles que não ganharam).

5- Jogo de Tabuleiro Gigante: Elabore cartões com perguntas sobre a história contada. Divida a classe em equipes. Sorteie uma criança de cada equipe para ficar no tabuleiro. Um dos componentes da equipe joga o dado, sorteia uma pergunta, se acertar a resposta a criança que estiver no tabuleiro anda o número de casas correspondente caso contrário permanece no local. Ganha a equipe que chegar primeiro ao fim do tabuleiro.



6- Afunda ou Flutua - Encha um aquário com água e separe alguns objetos que afundam e outros que flutuam na água. Separe as crianças em equipes e escolha algumas para representá-las. Ao mostrar o objeto a criança deverá dizer se afunda ou se flutua na água. Se acertar marca ponto para sua equipe. Ganha a equipe com mais pontos.



Sugestões de objetos que afundam: borracha, pilha, papel alumínio amassado, garfo, cenoura, batata, moeda, clips, massa de modelar, ovo, feijão cru, giz, prego, grão de bico cru, etc


Sugestões de objetos que flutuam: canudo, jaca, repolho, maçã, cebola, lápis, giz de cera, garrafa pet vazia, apoio para cortar carne de madeira,pente de madeira, melancia, etc

TEM ESTA MUSICA AQUI http://anotacoesdabiblia.blogspot.com/2011/04/aline-barros-cia-2.html
Música
Pedro, Tiago e João num barquinho. (balançar o corpo como dentro de um barco)
Pedro, Tiago e João num barquinho.
Pedro, Tiago e João num barquinho.
No mar da Galiléia.

Jogaram a rede, mas não pegaram nada. (esticar os braços como se lançassem as redes)
Jogaram a rede, mas não pegaram nada.
Jogaram a rede, mas não pegaram nada.
No mar da Galiléia.

(Falando) Lançaram a rede mas não pegaram peixes(Imitar um bocejo, e fazer cara de sono)
etc.continua



FONTE:http://trocaatividadesbiblicas.blogspot.com/


DINÂMICA INFANTIL



01- A Palavra de Deus que transforma.
Objetivo: Fazer o grupo refletir de que forma assimilamos a PALAVRA DE DEUS em nossas vidas.
Material: uma bolinha de isopor, um giz, um vidrinho de remédio vazio, uma esponja e uma vasilha com água.
Descrição: Primeiro se explica que a água é a palavra de Deus e que o objeto somos nós, depois se coloca a água na vasilha, e alguém mergulha o isopor, após ver o que ocorre com o isopor, mergulhar o giz, depois a vidro de remédio e por último a esponja. Explicar que a água é a Palavra de Deus e os objetos somos nós. Dê um objeto para cada pessoa. Colocar 1º a bolinha de isopor na água.
Refletir: o isopor não afunda e nem absorve a água. Como nós absorvemos a Palavra de Deus? Somos também impermeáveis?Mergulhar o giz na água. Refletir:
o giz retém a água só para si, sem repartir. E nós? Encher de água o vidrinho de remédio. Despejar toda a água que ele se encheu. Refletir: o vidrinho tinha água só para passar para os outros, mas sem guardar nada para si mesmo. E nós ? Mergulhar a esponja e espremer a água.
Refletir: a esponja absorve bem a água e mesmo espremendo ela
continua molhada. Iluminação Bíblica: Is 40,8 ; Mt 7,24 ; 2Tm 3,16



02- A troca de um segredo
Participantes: 15 a 30 pessoas
Tempo Estimado: 45min.Modalidade:
Problemas Pessoais.Objetivo: Fortalecer o espírito de amizade entre os
membros do grupo.
Material: Lápis e papel para os
integrantes.

Descrição: O coordenador distribui um pedaço de papel e um

lápis para cada integrante que deverá escrever algum problema,
angústia ou dificuldade por que está passando e não consegue expressar
oralmente. Deve-se recomendar que os papéis não sejam identificados a
não ser que o integrante assim desejar. Os papéis devem ser dobrados
de modo semelhante e colocados em um recipiente no centro do grupo.
O coordenador distribui os papéis aleatoriamente entre os integrantes.
Neste ponto, cada integrante deve analisar o problema recebido como se
fosse seu e procurar definir qual seria a sua solução para o mesmo. Após certo intervalo de tempo, definido pelo coordenador, cada integrante deve explicar para o grupo em primeira pessoa o problema recebido e solução que seria utilizada para o mesmo. Esta etapa deve ser realizada
com bastante seriedade não sendo admitidos quaisquer comentários ou
perguntas. Em seguida é aberto o debate com relação aos problemas colocados e as soluções apresentadas.
Possíveis questionamentos:- Como você se sentiu ao descrever o
problema?- Como se sentiu ao explicar o problema de um outro?-
Como
se sentiu quando o seu problema foi relatado por outro?- No seu entender, o outro compreendeu seu problema?- Conseguiu pôr-se na sua situação?-
Você sentiu que compreendeu o problema da outra pessoa?-
Como você se sentiu em relação aos outros membros do grupo?-
Mudaram seus sentimentos em relação aos outros, como conseqüência
da dinâmica?



03- Afeto.
Participantes: 7 a 30 pessoas
Tempo Estimado: 20 minutos
Modalidade: Demonstração de Afeto.
Objetivo: Exercitar manifestações
de carinho e afeto.


Material: Um bichinho de pelúcia.
Descrição: Após
explicar o objetivo, o coordenador pede para que todos formem um círculo e passa entre eles o bichinho de pelúcia, ao qual cada integrante deve demonstrar concretamente seu sentimento (carinho, afago, etc.).
Deve-se ficar atento a manifestações verbais dos integrantes. Após a experiência, os integrantes são convidados a fazer o mesmo gesto de carinho no integrante da direita. Por último, deve-se debater sobre as reações dos integrantes com relação a sentimentos de carinho, medo e inibição que tiveram.
fonte:http://eventoevangelico.com.br
veja tb neste blog mais 34 dinâmicas
http://anotacoesdabiblia.blogspot.com/2010/11/34-dinamicas-de-grupo.html
mais 14 dinâmicas
http://anotacoesdabiblia.blogspot.com/2010/11/dinamica-em-grupo.html
muito mais dinamicas
http://www.qdivertido.com.br/vamosbrincar.php
AQUI TEM JOGUINHOS
http://anotacoesdabiblia.blogspot.com/2011/03/diversao.html