quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

JOGOS E BRINCADEIRAS PARA A EBD

JOGOS COM TEMAS BIBLICOS

Avaliação Batata Quente

Tema: Perguntas para avaliação ou revisão.
Duração: 10 minutos
Público: crianças, 6 participantes.
Material: 1 saco, perguntas em pedaços de papel, brindes (no mesmo número que as perguntas), aparelho de som e cd com uma música animada.
Coloque as crianças em círculo. Elas terão de passar o saco com as perguntas dentro enquanto a música é tocada. Não vale demorar-se para passar o saco, nem jogar em cima do outro. Tem que ser passado de mão em mão.
Quando o professor parar a música, a criança que estiver com o saco na mão, retira uma pergunta, a lê e responde em voz alta. Caso esteja correta ganha o brinde. A brincadeira continua até que as perguntas acabem. s
Bichos.
Tema: criação do mundo ou arca de Noé.
Duração: 10 minutos.
Público: crianças, 8 pessoas.
Material: cartão, cola e figuras de animais.
Faça dois cartões com o nome e a figura de cada animal. Distribua um cartão para cada criança, sem que as outras vejam a figura.
Peça às crianças que se espalhem bem pelo salão, e ao seu sinal, cada criança deve fazer o som (a voz) do animal no seu cartão. É importante que cada um faça somente o som do animal no seu próprio cartão.
Pelo som, cada criança deve achar o seu par e a medida que se encontram podem sentar-se ou formar uma fila.
Para contar a história da criação, você pode usar este jogo como ponto de partida para uma conversa: De onde vem tantos animais diferentes? Você sabia que foi Deus que criou cada um destes animais? etc..
Para a Arca de Noé, você pode determinar que uma sala seja a arca, e os "animais" a medida que acham o seu par são conduzidos para lá por uma pessoa fantasiada de Noé e que contará a história.


Bingo de Jesus

Tema: Perguntas para avaliação ou revisão.
Duração: 20 minutos
Público: adolescentes, 6 participantes.
Material: papel, caneta, grãos de feijão ou milho.
Escreva as perguntas em tiras de papel e coloque-as num saco. Com as respostas faça as cartelas de Bingo. Cada cartela deve ter o mesmo número de respostas, mas procure misturá-las para que você não tenha 2 cartelas iguais.
Distribua as cartelas e grãos para as crianças e vá sorteando as perguntas. Leia cada pergunta em voz alta, as crianças que encontrarem a resposta em suas cartelas devem marcar, colocando um grão de milho sobre a resposta.
A criança que primeiro marcar todas as respostas deve gritar "Bingo de Jesus".
Confira também em voz alta as perguntas e respostas, para ver se a criança marcou as respostas corretas e também para que as demais confiram suas próprias cartelas. Dê um prêmio (presentinho, cartão, bala, etc..) ao vencedor. Você pode continuar sem que as crianças desmarquem as cartelas, até ter o segundo e terceiro colocados.
Algumas sugestões de perguntas e respostas:
Pecado é... Desobediência a Deus
Nome do pai adotivo de Jesus... José
Cidade onde Jesus nasceu... Belém
Quando pecamos ofendemos a ...Deus
Nome da Mãe de Jesus... Maria
Principal coisa que Jesus ensinou... Amar a Deus a ao próximo
Desenho que simboliza o amor de Deus... Cruz
Anjo que avisou Maria do nascimento de Jesus... Gabriel
Pessoas que vieram do Oriente para visitar Jesus... Reis Magos
Pessoa que Deus prometeu enviar ao mundo... Jesus Cristo
Saudação do anjo à Maria... Salve cheia de graça!
Quantos anos Jesus tinha quando ficou no Templo... 12 anos
Jesus é o .... do mundo. Salvador
Nome do Pai de Maria... Joaquim
Cidade onde Jesus morou na infância... Nazaré da Galiléia
Deus está sempre pronto para nos... Perdoar
Nome da Mãe de Maria... Ana
Mãe de João Batista... Isabel
O que Jesus é de Deus... Filho
Resposta de Maria a Deus... Eis aqui a serva do Senhor!
Pai de João Batista... Zacarias
Qual o grau de parentesco entre Isabel e Maria... Primas
Ser profeta é... Evangelizar
Jesus nasceu numa... Manjedoura
Quem batizou Jesus... João Batista
O Espírito Santo desceu sobre Jesus na forma de... Pomba
Onde João Batista batizava o povo... Rio Jordão
Diz a Bíblia que Jesus crescia em... Sabedoria e graça
O que Jesus tem para cada um de nós... A salvação


Memorizar Versículos
LB, RJ, 2000. Fontes variadas.
Tema: memorização.
Duração: 5 minutos cada.
Público: crianças, 3 pessoas.
Material: veja cada sugestão.
Jogo do Eco
O professor diz o verso; a turma toda ecoa.
O professor então deve dizer alguma característica, por exemplo: olhos azuis; os meninos; cabelos castanhos; e em seguida somente as crianças que tem a característica mencionada devem ecoar o versículo.
Com Bola
Forme um círculo com as crianças e deixe que joguem uma bola entre si; ao comando do professor, devem parar o jogo e aquela que estiver com a bola deve dizer o versículo (pode-se estipular que a criança que está de cada lado da que tem a bola deve dizer o verso também).
Esconde-esconde
Escreva cada palavra do verso em um pedaço de papel ou outro objeto. Divida a turma em 2 grupos. Um grupo esconde as palavras e o outro deve encontrá-las e arrumar o versículo. Para dificultar você pode acrescentar algumas peças com palavras que não fazem parte do versículo daquele dia.
Com fantoches
Um fantoche deve dizer o verso com alguns erros e perguntar as crianças "Acertei?". As crianças o corrigem e dizem o verso correto; o fantoche tenta novamente e erra em outro trecho; sendo novamente corrigido. Repita algumas vezes, mas pare antes que as crianças enjoem da brincadeira.
Seu mestre mandou...
Seu mestre mandou: falar o versículo enquanto pula; falar o versículo segurando a ponta do nariz; com a mão no joelho; fazendo caretas; etc..
Casas numeradas
Desenhe com giz, uma "casa" no chão para cada criança; numere de 1 a 6, mesmo que os números se repitam. Toque uma música e enquanto isso as crianças devem passear ou dançar. Ao parar cada criança deve ocupar uma casa (não pode ter mais de uma criança em cada casa). Peça a uma delas que jogue um dado (você pode fazer um bem grande com uma caixa de papelão ou pedaço de espuma firme) e as crianças que estiverem na casa com o mesmo número do sorteado devem falar o versículo.
Apague uma palavra
Escreva o versículo todo no quadro. Leia com as crianças o versículo todo. Apague uma palavra, leia novamente, apague outra palavra, e assim sucessivamente até apagar tudo.
Você pode pedir que as crianças venham ao quadro para apagar ou apagar mais de uma palavra de cada vez de acordo com a dificuldade do verso.
Variação - apagar letras
Escreva o versículo todo no quadro. Leia com as crianças o versículo todo. Peça as crianças que escolham uma letra e apague-a de todas as palavras onde ela aparece.
Seu Noé, posso ir?
LB, RJ, 2003.
Adaptação da brincadeira folclórica "Mamãe posso ir? Quantos passos?"
Tema: arca de Noé.
Duração: 10 minutos.
Público: crianças, 8 pessoas.
Material: para cada criança: máscara (ou cartão) de animal.
Antes da brincadeira distribua os cartões ou máscaras. Cada criança será então o animal que está descrito no seu cartão. Cada criança só poderá andar quando o Noé chamar o nome do bicho e deverá imitar o passo do bicho.
Uma das crianças (ou um adulto) é escolhida para ser o Noé e fica num lado da sala. Todas as as outras crianças ficaram no outro lado da sala, de frente para o Noé.
As crianças perguntam: "Seu Noé posso ir? Quantos passos?"
O Noé responde, por exemplo: "5 passos de coelho".
Assim, as crianças com máscara/cartão de coelho devem dar 5 pulinhos para frente.
E assim sucessivamente: as crianças perguntando e o Noé dando as instruções: tantos passos de tal bicho.
Você pode combinar que se o Noé disser "x passos de bicharada" todas as crianças andariam, cada qual tantos passos imitando o seu próprio bicho.
A sugestão é que atrás do Noé haja uma porta ou local que represente a arca e as crianças, à medida que vão chegando perto do Noé são encaminhas para dentro deste local. Após a brincadeira (todas as crianças dentro da "arca") pode-se contar a história do dilúvio ou fazer alguma atividade relacionada.
Lembre-se de pedir ao Noé que distribua bem os passos, para que não fiquem crianças muito atrás. E também que ele não se emplogue e diga de uma vez só todos os passos necessários para atravessar a sala.

Tomé, onde está a tua fé?
"
Tema: o discípulo Tomé.
Duração: 15 minutos.
Público: adolescentes, 8 pessoas.
Material: papel e canetas.
Todo mundo já deve ter brincado de Detetive; nesta brincadeira temos como personagem o assassino, o detetive e as vítimas.
Na brincadeira Tomé onde está a tua fé? teremos novos personagens: Jesus, Tomé e os apóstolos.
Escreva sobre um papel "Jesus", sobre outro "Tomé" e tantos "Apóstolos" quantos necessários para completar o número de crianças. Dobre os papeis e sorteie.
As crianças se colocam num círculo e Jesus deve discretamente piscar com um olho para qualquer das crianças, enquanto Tomé tenta descobrir qual criança é Jesus.
Jesus é sinal de vida nova, quando ele piscar, se a criança for um apóstolo deverá dizer:"Jesus está presente e vivo no meio de nós!"
Tomé não acredita que Jesus esteve presente no meio dos apóstolos porque não o vê, procura descobrir onde está Jesus.
Quando Tomé descobrir, ou pensar que descobriu, este indicará a pessoa dizendo: "Mestre, é você mesmo!"
Se a criança que Tomé indicou seja um dos apóstolos, estão, quem estiver representando Jesus, manifesta-se dizendo: "Tomé, onde está a sua fé?".
Repita a brincadeira umas poucas vezes e encerre antes que as crianças percam o interesse