terça-feira, 24 de março de 2015

para liderança infantil

O PONTO DE PARTIDA É ESTABELECIDO POR DEUS Os princípios bíblicos são verdades irrefutáveis da Palavra de Deus. Estão presentes na nossa vida e se cumprem ainda que não os conheçamos. São sementes de verdade e conhecimento. Sua aplicação é universal e não está sujeita ao espaço e ao tempo. Em Gênesis 1:1 lemos que: "No princípio criou Deus os céus e a terra." Noah Webster define a palavra princípio como: "a causa, a fonte ou a origem de qualquer coisa; de onde as cousas procedem". No momento em que Deus criou os céus e a terra se estabeleceu o seguinte: A origem de todas as coisas e todo o conhecimento científico está concentrado na criação. Romanos 1:19-25; Salmo 19:1-6; Colossenses 1:16; 2:2-10; Provérbios 8:22-30. Deus expressa sua natureza em tudo o que Ele criou, o selo do criador está na criação. O universo é regulado mediante leis invisíveis e algumas delas mais tarde se manifestam de forma visível por meio de expressões simbólicas através da química, da física, da matemática. Colossenses 1:16 A estrutura da terra e seu meio ambiente foram projetados para o início e desenvolvimento dos seres vivos. O reino mineral, o reino vegetal e o reino animal. Os ecossistemas, suas ligações e processos estão cuidadosamente ordenados para funcionar harmoniosamente por si mesmos. A criação revela a sabedoria, a inteligência e o conhecimento superior de seu criador. Os princípios bíblicos que são uma expressão da natureza de Deus, estão presentes na criação como verdades fundamentais que vão cumprir-se tal como as leis invisíveis regulam os fenômenos naturais e os fenômenos sobrenaturais. Paulo afirma que Cristo estava no momento da criação e ali Deus colocou um segredo relacionado com Cristo. Tudo foi criado por Cristo. Tudo que foi criado subsiste por Cristo. Cristo é a expressão visível de Deus. Conhecê-Lo é encontrar a fonte de todo o conhecimento, de toda inteligência e sabedoria. Paulo afirma que todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão em Cristo e que sua meta é apresentar todo homem aperfeiçoado em Cristo. A única forma de fazê-lo é descobrindo os traços de caráter da pessoa de Cristo, descobrindo sua identidade, descobrindo a verdade que há Nele e ao fazê-lo, o homem encontra sentido global em sua vida em relação à criação, em relação ao conhecimento, às ciências e às artes, em relação às demais pessoas, em relação com suas origens como indivíduo e como nação. O SIGNIFICADO DE INTEGRAR OS PRINCÍPIOS DE CARÁTER À ESCOLA CRISTÃ Quando o cenário da criação estava terminado, com seus ciclos de auto manutenção, auto sustentação e em perfeito estado, Deus cria o homem e lhe delega autoridade para que governe, subjugue e domine a criação. O homem começa a descobrir, a relacionar, a classificar, a nomear, a diferenciar, a analisar, a representar, a inter-relacionar tudo o que foi criado com os padrões de pensamento de Deus. É assim que chegamos ao ponto de realmente poder descrever os princípios bíblicos como expressão da mente de Deus colocada na mente do homem. Com a perda do relacionamento com Deus, o homem perde também a capacidade de conectar-se com os padrões de pensamento de Deus para poder cumprir o mandato de subjugar e dominar a criação. O homem formula suas próprias idéias, procura interpretar sua existência e a de todas as coisas, criando um profundo vazio entre a criação, a sabedoria, o conhecimento e o criador. Falar de integrar os princípios de caráter na escola é uma tarefa que pode representar-se da seguinte forma: Integrar é recuperar, voltar a, restaurar algo perdido, reclassificar as peças soltas e colocá-las na ordem devida, segundo Noah Webster. Daí então tem sentido a função do lar e da escola cristã, ao responderem ao seu chamado de participar da restauração de todas as coisas. É descobrir Cristo e suas verdades sob a criação e apresentá-las harmoniosamente aos alunos, para trazê-las a suas mentes e seus corações, dando a conhecer o segredo de Deus que está em tudo o que foi criado. Não é incorporar um curso de educação cristã, é viver o curso da educação cristã. É colocar intencionalmente e sistematicamente os padrões de pensamento de Deus em forma de pequenas sementes, que ao inter-relacionar-se com o espírito da criança e com o Espírito Santo germinam e vão crescendo para produzir frutos que se traduzem em ações de conduta, para que os homens, vendo nossas boas obras, glorifiquem a Deus. INTEGRANDO OS PRINCÍPIOS DE CARÁTER À EQUIPE. Daniel 12:3 O chamado do mestre. A Identidade do mestre. O coração do mestre. A mente do mestre. A apresentação do mestre. A representatividade da autoridade delegada. A recompensa do mestre. A preparação do mestre. O novo perfil do mestre cristão que raciocina com os padrões de pensamento de Deus. Referências bíblicas: I Cor. 5:17; Atos 17:28; Ef. 1:4-6; II Cor. 5:21; II Pedro 1:3,4; I Cor. 1:26-30; II Tim. 1:9; II Tes. 1:11; Heb. 3:1,2; II Pedro 1:5-10; Ef. 1:17-23; I Tim. 1:5; I Reis 8:36; II Crônicas 17:7-9; Atos 22:3; Gálatas 4:1,2; João 15:5; Tiago 3:1; Mateus 18:3-6; 5:19; 25:21; Salmo 28:8; I João 2:27. INTEGRANDO OS PRINCÍPIOS DE CARÁTER AO CURRÍCULO O que significa o currículo: uma pista de corrida (as disciplinas ou matérias expressadas em um plano geral de estudos), o caminho estreito e o caminho largo (os objetivos, as atividades de aprendizagem e a gradação), como correr a corrida com paciência (a metodologia, as técnicas, os recursos didáticos), como chegar à meta com a tocha vitoriosa na mão (a avaliação e a análise dos resultados). Os princípios bíblicos: são como uma bússola, os valores cristãos são o mapa, os traços de caráter que se ensinam são as sinalizações que devem ser respeitadas na estrada e os que se integram à vida de cada indivíduo passam a ser parte do motor que impulsiona a viver a geração piedosa que Deus está formando para transformar nossas nações. Referencias Bíblicas: Heb 11,12; Col. 2:1-8; 1:15-16; Rom. 11:36; I Cor. 3:11; Mat 13:33; 12:35; Prov. 27:17-19; Atos 17:2 -12; Isaías 1:16-20; Efésios 3:14-19; Mat 16:13-18; Fil.1:1-10; Rom. 10:17; Mat 7:29. Deut 6, Gên 6-10. José Castellanos Maldonado

Criando filhos em pé de igualdade

Respeitar a individualidade e a personalidade de seus filhos é fundamental para o relacionamento bem-sucedido entre irmãos. Há um ditado popular que diz que ser mãe é "padecer no paraíso", ao que um amigo acrescentou: "padecer no paraíso, fibra por fibra". Portanto, o relacionamento familiar bem-sucedido se inicia com a consciência de que ter filhos significa lutar (Salmo 127.4), seguir uma carreira, realizar um trabalho com dignidade, amor e prazer, pela vida afora. Os pais devem demonstrar seu zelo na vida diária de modo prático, oferecendo elementos básicos para a subsistência - alimento, roupa, abrigo, lazer, amor, afeto e qualidade de tempo - distribuídos diariamente e ao longo dos anos. Os pais devem concentrar suas energias e esforços para criar cada um de seus filhos no temor do Senhor, ensinando-os diariamente a amar a Deus e conduzindo-os à Salvação. O comentarista da Bíblia de Estudo Pentecostal aborda no estudo Pais e filhos alguns pontos essenciais que corroboram para o sucesso no relacionamento familiar: Os pais devem ser exemplos de vida e conduta cristã e se importar mais com a salvação dos filhos do que com seu emprego, profissão, trabalho na igreja ou posição social (Salmo 127.3). A essência da educação cristã dos filhos consiste nos pais se voltarem para o coração dos filhos a fim de levá-los ao coração do Salvador. Levar os filhos diante de Deus em intercessão constante e fervorosa (Efésios 6.18 e Tiago 5.16-18). Ter amor e desvelo pelos filhos de modo que estejam dispostos a consumir suas vidas como um sacrifício ao Senhor. Essas diretrizes são de suma importância na condução dos filhos, pois quando se direciona a criança verticalmente (voltada para Deus), se torna fácil o relacionamento horizontal com seus irmãos, pais, amigos etc. Ana foi uma mulher exemplar no tocante a aprender que os filhos são dádivas do Senhor (Salmo 127.3). Esse conhecimento influenciou no modo de educar seus filhos. Ana entregou Samuel ao Senhor sem superproteção materna, com agradecimento pela bênção que recebera por ter sido agraciada com "uma herança do Senhor". Sua soberania, fé e obediência agradaram tanto ao Senhor que Ele a agraciou com mais cinco filhos (1 Samuel 2.21). O Senhor sabia que ela e Elcana os criariam bem, por isso encheu-lhes a "aljava" (Salmo 127.3-5). "Os filhos são como flechas na mão do valente", Salmo 127.4. Cada flecha é única. Portanto, cada filho é único. Segundo Içami Tiba, psiquiatra e psicodramatista, "o grande sonho dos pais é que os filhos sejam felizes e unidos como unha a carne". Por isso, acreditam que se os criarem iguais, eles serão bem-sucedidos no relacionamento. Ledo engano, pois aí sim é que se instala a rivalidade entre irmãos, as disputas pela igualdade de condições e, até mesmo, a anulação da personalidade a ser desenvolvida. Cada flecha é única. Tem que ser lapidada e bem afiada para que o alvo seja atingido. Para cada flecha há uma determinada direção. Embora seja sempre para frente, para um determinado alvo, o modo como esse ponto é atingido é único. Assim, cada filho tem um temperamento, que lhe é peculiar, e características distintas que devem ser observadas, avaliadas e incentivadas. Se um filho não se importa com roupas e calçados, mas, sim, com leitura e música, o seu incentivo deve ser nessa área. Embora os pais o supram no vestuário, devem lhe dar maior atenção na compra de bons livros, no incentivo à aprendizagem de algum instrumento musical, adequando assim suas necessidades. Se o outro filho tem tendências a um guarda-roupa cheio, talvez seja importante lhe ensinar a comprar com qualidade e economia. De qualquer forma, o incentivo é diferente. Em ambos os casos, a motivação deve ser a mesma e direcionada à busca do equilíbrio (sem exageros e administrando a preferência). Cada filho, portanto, deve ser tratado como único, de forma individual, não comparativa. Evite comparações Isso é compreensível para o bom andamento do lar. A comparação é complicada. Sempre um sai ganhando e outro perdendo, principalmente quando não há ensino a respeito. Os elogios são bem-vindos desde que não se constranja os demais: "não sei porque este é tão abençoado e aquele 'tribuloso'". Filho nenhum é "tribuloso". A criança ou o jovem pode estar com problemas, e não ser um problema. Isso deve ser avaliado de forma única pelos pais, para que tomem a decisão certa para auxiliá-lo. Às vezes, os pais instigam os filhos à rivalidade e disputa com suas comparações que geralmente têm origem no seu background. Veja o exemplo de Jacó e Esaú. Provavelmente Rebeca se ressentia da ênfase que se dava à primogenitura, da preferência de Isaque por Esaú, que era um caçador (Gênesis 25.28). Da mesma forma, Isaque se identificava com Esaú, pois foi através da caça de um cordeiro que Deus providenciara a Abraão que ele foi salvo da morte de sacrifício. O preferencialismo instalado nessa família gerou conflitos e hostilidades tais que os irmãos se dividiram formando dois povos distintos: os edonitas, de Esaú; e os israelitas, de Jacó (Números 20.14-21), tal se ascendeu a ira de Esaú sobre Jacó, intentando matá-lo. Importante é destacar que ao incentivar Jacó a tomar o lugar de Esaú, Rebeca estava corrompendo seu filho, ensinando-lhe a olhar para a ganância e não para o Senhor. Rebeca, já em idade avançada, se tornou imprudente de tal forma que até Jacó assim lhe respondeu: "Eis que Esaú, meu irmão, é varão cabeludo, e eu, varão liso. Porventura, me apalpará o meu pai e serei, a seus olhos, enganador; assim, trarei eu sobre mim maldição e não bênção". Mas Rebeca insistiu: "Meu filho, sobre mim seja a tua maldição; somente obedeça a minha voz, e vai, e traze-mos", Gênesis 27.11-13. Segundo pastor Donald Stamps, em nota bíblica, "Rebeca e Jacó (mãe e filho) tentaram realizar os propósitos de concerto divino (Gênesis 25.23) mediante astúcia e trapaça". Rebeca perdera a fé, deixara de exercitar a obediência a Deus e ao marido e estava rejeitando a bênção de Deus quando pediu a maldição para si. Rebeca sofreu grandemente, pois Jacó teve que fugir e ela nunca mais o viu. E pode-se imaginar o amargor que Esaú alimentou durante muito tempo: mágoas profundas contra seu irmão e sua mãe. A vida fugitiva de Jacó só se aliviou quando o Senhor interferiu para a reconciliação dos dois irmãos (Gênesis 32 e 33). Foi tão grande o alívio de Jacó que ele disse ao seu irmão: "Porquanto tenho visto o teu rosto, como se tivesse visto o rosto de Deus; e tomaste contentamento em mim", Gênesis 33.10. "E disse: caminhemos e andemos...", Gênesis 33.12. Irmãos devem caminhar e andar juntos. Por isso, as individualidades devem ser respeitadas. E os pais devem incentivar os filhos ao amor e à bênção. Um irmão deve se alegrar pelo sucesso do outro. E foi isso que Esaú fez quando foi tocado por Deus. Preservando o relacionamento entre irmãos Atente para a individualidade de cada filho respeitando seus limites, valorizando suas virtudes, aplicando-lhes o respeito e a disciplina; Reflitam sobre suas origens de criação, estabeleçam os pontos de sucesso a serem seguidos, avaliem os fracassos, aprendendo com eles e evitando-os. José, filho de Jacó, foi assim: quebrou vários mitos familiares. Parar, ouvir, pensar e agir tornam mais eficaz o sucesso nos relacionamentos; Trabalhe com seus filhos dentro da ética e disciplina para que a criança forme a auto-estima favorável. Superproteção só diminui a estima, e a valorização da auto-imagem se perde no seio materno; O respeito deve ser incentivado desde a terna infância para que não desencadeie inversão de valores. A hierarquia bíblica é o modelo; Falar e viver a verdade. Sempre se questionar: Qual é a verdade nesta situação? Estou tendencioso(a)? Por quê? (João 8.32; 14.6); Os pais devem falar a mesma linguagem. Troquem idéias antes de tomar decisões e até mesmo impor limites ou aplicar disciplina. Com o tempo essa atitude se torna mais fácil; Incentive o afeto familiar. O clima afetivo de família, de auxílio mútuo e em conjunto, reforça o sentimento de pertencer e nutre a auto-estima; Não comparar o filho a outrem. Cada um tem a sua própria identidade. Se houver referência à qualidade do outro, faça-o como incentivo àquele comportamento que pode ser aprendido e não desvalorizado; Brigas devem ser evitadas. permita que dialoguem com racionalidade e, se não chegarem a uma conclusão, incentive-os à reflexão e comunhão; Se um ferir o outro com palavras, gestos ou fisicamente, leve-os a se retratarem e buscarem o perdão. Fonte: CPAD Por, Sônia Scaff (Psicóloga)

O que meu filho declara?

Temos visto nos nossos dias o massificar constante do inferno contra as nossas vidas e, principalmente, dos nossos filhos. A palavra de Deus no livro de Salmos afirma: "Da boca dos pequeninos e crianças de peito suscitaste força, por causa dos meus adversários, para fazer emudecer o inimigo e o vingador". Será que você pai, consegue entender o poder do louvor que há nos lábios dos seus filhos? Pensando nisso, creio que Satanás procura a todo custo inserir de forma sutil na nossa vida as sementes que levam nossos filhos para longe do Senhor. Neste sentido, ao ver um desenho que tem passado constantemente na telinha "As esferas do Dragão" e "Dragon bol GT", identifiquei um guerreiro que tem praticamente todo o poder, poder que está dentro dele chamado KI. O desenho já começa a sugerir que existe uma força interior dentro de nós, pela qual podemos todas as coisas. Induz a criança a não depender do Senhor como nossa única fonte de todas as coisas. Força essa que pode ser aumentada a partir do momento em que o guerreiro (a criança) passa a crer em si mesmo. A pessoa de Deus é tirada do centro de tudo. Outro ponto interessante e terrivelmente maligno, mostra a necessidade de lutar para se conseguir as esferas do Dragão. Essas esferas, quando todas juntas, farão com que o Dragão venha para satisfazer qualquer pedido que for feito a ele. Veja bem, para o Dragão não há impossíveis em satisfazer qualquer pedido, inclusive de trazer dos mortos aqueles a quem se ama ou os que morrem lutando pelas esferas. O Dragão tem todo poder e a partir do momento em que as sete esferas forem reunidas, ele virá. Está muito claro que este desenho é totalmente maligno, apresentando o poder de lutar, de disputar, de muitas vezes dizer que não perdoa. Há ainda um outro personagem em um desses desenhos que se chama Mister Satan, um lutador que não é lá essas coisas, e que convive com todos. São exatamente essas imagens que Satanás quer mostrar a seu próprio respeito. Que não é mal, que pode conviver e estar no meio de todos. Tenho visto os pequenos declararem alegremente em suas brincadeiras os nomes de toda classe de demônios apresentados neste tipo de desenhos. Eles invocam ingenuamente com seus lábios as forças malignas e tornam suas infâncias cada vez mais violentas e brutais com lutas e golpes por toda parte. Entenda que o grande objetivo de Satanás não é somente atingir e enganar a mim ou a você, mas ele está de olho naqueles a quem a Bíblia apresenta como perfeitos adoradores e que têm, mesmo na sua pequenez, o poder de destruir o inferno. Sei que é extremamente difícil impedir aos nossos filhos de assistirem esses desenhos que, prefiro chamar de projetos de Satanás, mas creio que devemos trabalhar mais intensamente para podermos deixar dentro de nossos filhos uma semente tão santa que, quando eles virem esses programas, possam saber que é tudo mentira e que Jesus é maior do que tudo isso. Nosso triunfo está em podermos mostrar e ver que a semente da palavra está tão bem plantada nos corações de nossas crianças que, por mais que assistam a esses programas demoníacos, a presença de Jesus será tão forte, que nada mudará o curso de suas vidas de pequenos adoradores. Pais, dediquem um tempo maior aos seus filhos, semeando em seus corações a semente da verdade, para que amanhã a colheita seja certa e vitoriosa. Assista com seus filhos a esses programas, desenhos e dê a palavra final. Uma palavra de autoridade que irá mudar conceitos dentro dela e que também não permitirá que certos conceitos sejam formados. Fazendo assim, amanhã, quando um filho nosso assistir a um desses programas, certamente os conceitos que os pais passaram serão mais fortes do que qualquer outra coisa que recebem. Invista tempo na vida de seu filho, porque senão, Satanás investirá todo o tempo que tem. Existem pais que geram seus filhos, outros que criam, mas o grande segredo bíblico e que Deus nos chamou para formar. Dar a forma dos céus na terra, através dos pequeninos. Adaptado.

Pais Terceirizados

Esta é, com certeza, a geração mais abandonada de todos os tempos.” Afirma o psicólogo inglês Steve Biddulph, um dos mais requisitados especialistas em educação de crianças. “Pesquisas feitas na Inglaterra mostram que os pais passam apenas seis minutos proveitosos com seus filhos por dia. Não basta dar comida, presentes, sentar em frente da televisão e esperar que seu filho tenha um comportamento exemplar.” (Revista Veja, 21 de Julho, 2004. P. 76) A falta de tempo para se dedicar aos filhos, é uma conseqüência da época em que vivemos, e tem afetado drasticamente a educação das crianças. Existe uma maneira de não gastar tempo com filhos, basta não tê-los. Mas parece que alguns pais, bem mais moderninhos, descobriram outra forma de criar filhos gastando o mínimo de tempo: a terceirização. Uma das características do século XXI é a terceirização, ou seja, passar para terceiros a realização de determinadas tarefas. Para evitar trabalho e dores de cabeça contrata-se uma firma especializada, para cuidar de certos setores. Chegamos a ponto de terceirizar até a criação de nossos filhos! O que deveria ser um apoio para os pais na formação do ser humano acabou tomando o lugar deles, veja só: A educação, tanto acadêmica como a formação ética e moral, foi passada para as escolas. Nas reuniões de pais as escolas andam pedindo ajuda aos pais para que os alunos cumpram com seus compromissos escolares, respeitem os colegas e funcionários... e os pais respondem com um pedido de socorro: Eu não sei mais o que fazer com este menino, façam o que quiserem! Ao ser chamada na escola de seu filho pela 4ª vez, uma mãe alegou que não tinha tempo para o filho porque estava trabalhando muito para lhe proporcionar uma vida melhor. Os cuidados diários foram transferidos para os irmãos mais velhos, tios, e até para os vizinhos, que dão uma “olhadinha” de vez em quando na criança. Sozinhas em casa muitas se sentem inseguras e abandonadas. Uma mãe foi para os USA e deixou a filha de quatro anos com o pai. A criança disse que a mãe foi ganhar dinheiro e vai mandar um celular para ela. Parece que a filha aprendeu rápido a lição que a mãe lhe deu: coisas valem mais que pessoas. A formação do caráter agora é eletrônica: a tv e os jogos eletrônicos cuidam disso. Muitas meninas se vestem e agem imitando toda a sensualidade das animadoras de auditório; maquiagem e cantadas nos meninos já são comuns. Os meninos falam e se portam seguindo os modelos que têm de violência e desrespeito; chutam, batem e quebram. A educação moral e cristã já virou função da igreja. Pais cristãos levam as crianças para as classes bíblicas para descansarem de mais esta responsabilidade. Muitos nem sabem se seus filhos já confessaram a Jesus como seu Senhor e Salvador (Rm 10.9,10). Todos estes serviços e pessoas podem e são ajudas preciosas e têm seu papel na formação das personalidades, mas nunca deveriam tomar o lugar que cabe aos pais. Será que a falta de tempo nos levou a isto? Lídia Weber, psicóloga; em entrevista a revista Veja em 02/06/04, disse: “Educação é trabalho. Se você tem um relatório para entregar no dia seguinte, vira a noite mas o faz. Por que muitas pessoas não têm esse empenho quando se trata de educar suas crianças.” Realmente nossos valores estão se invertendo. Hoje o que vale é ter mais e nem tanto ser mais. Precisamos entrar em estado de alerta! A Bíblia diz: Não imitem a conduta e os costumes deste mundo, mas seja, cada um, uma pessoa nova e diferente, mostrando uma sadia renovação em tudo quanto faz e pensa. E assim vocês aprenderão, de experiência própria, como os caminhos de Deus realmente satisfazem a vocês. Romanos 12:2; Bíblia Viva. Siga os preceitos de Deus e Ele lhe trará satisfação verdadeira. Também conheço mães e pais, que realmente precisam gastar boa parte do tempo trabalhando, mas se empenham para investir tempo de qualidade em seus filhos. Sabem onde eles estão, com quem andam, como vão na escola, o que lhes dá alegria, o que lhes entristece; conhecem seus filhos. Amam, disciplinam, sabem dar os limites necessários. Quando não sabem, procuram ajuda com pessoas e literaturas adequadas, sem no entanto, transferirem a terceiros a missão de educar seus herdeiros. O que seu filho mais precisa é de você. Não dá para ser pai e mãe por correspondência ou só por telefone. Educar é relacionar. Relacionar gasta tempo, energia, paciência, negação de si mesmo; e por outro lado; produz caráter, alegria, equilíbrio, saúde, felicidade. Uma vez pedi ao Dr. Russell Shedd que orasse por mim, pelo meu ministério de ensino. E a primeira coisa que ele mencionou na oração foi minha vida familiar. Ele pediu que eu fosse uma boa mãe e boa esposa. Que exortação este mestre me deu neste dia! Orou pelo ministério de mãe e esposa, os principais da vida. Não dá para terceirizar a responsabilidade de educação dos filhos, pois foi o próprio Deus que a delegou aos pais: “E você deve meditar sempre nestes mandamentos que hoje estou ordenando – os quais você deve ensinar aos seus filhos. É preciso que você converse sobre estas leis quando estiver em casa, quando estiver andando pôr algum caminho, na hora de dormir e logo ao despertar.” Dt. 6:6,7. Nada é mais importante que a educação de seus filhos! Nem carreira, nem bens materiais, nem a pia sempre limpa. Crianças precisam de pais que a amem o suficiente para investir tempo neles, amá-los e dar-lhes limites e liberdade na dose certa para serem felizes. Que Deus lhe dê amor, sabedoria e coragem para educar seus filhos como eles precisam ser educados. Invista em seus filhos, é sua missão e vale a pena! Por: Alexandra Guerra Castanheira

Recados do seu filho

UM PEDIDO A SER CONSIDERADO 1 - Não me estragues - Sei perfeitamente que não devo ter tudo que peço. Estou apenas testando você. 2 - Não tenha medo de ser firme comigo - Prefiro assim, para me sentir seguro amanhã. 3 - Não me faça sentir menor do que sou - Isto só fará com que me comporte como "grande" ridículo. 4 - Não me deixe adquirir maus hábitos - Tenho que contar com você para eliminá-los. 5 - Não me corrija com aspereza diante dos outros - A repreensão será mais proveitosa se feita calmamente, em particular. 6 - Não me proteja das conseqüências - É bom de que de vez em quando eu aprenda sofrendo na própria pele. 7 - Não se sinta chocado quando digo - "Odeio você" No fundo, não é você que odeio, é seu poder de me contrariar. 8 - Não ligue muito para certas dorzinhas de que às vezes me queixo - Quase sempre não passam de um truque para conseguir a atenção que preciso. 9 - Não seja ranheta comigo - Do contrário, para me proteger, serei obrigado a parecer surdo às suas reclamações. 10- Não se esqueça que não sei ainda me exprimir tão bem quanto desejaria - Este é o motivo por que nem sempre sou muito exato em minhas explicações. 11- Não faças promessas irrefletidas - Lembre-se que fico tremendamente frustrado quando uma promessa não é cumprida. 12- Não exija de mim padrões que não possa cumprir - Isto facilmente me assusta, a ponto de me levar a dizer mentiras. 13- Não seja incoerente - Cria em mim uma confusão tal que me faz perder a fé em você. 14- Não me diga nunca que meus medos são bobagens - Para mim, eles são terrivelmente reais, e você contribuirá muito para me dar segurança se tentar entendê-los. 15- Não me descarte quando faço perguntas - Senão eu paro de lhe perguntar as coisas e você vai descobrir que agora busco minhas respostas em outros lugares. 16- Não queira nunca parecer como perfeito ou infalível - Para mim será um choque forte demais descobrir que você não é nenhuma das duas coisas. 17- Não pense jamais que cairá do pedestal de sua dignidade perante mim se tiver que pedir desculpa - Saiba que um pedido de desculpa honesto, só faz aumentar minha atmosfera de intimidade com você. 18- Não se esqueça do quão depressa estou crescendo - Deve ser duro para você acompanhar meu ritmo, mas, por favor, tente. 19- Não se esqueça que gosto de experimentar - Sem isto não posso ir adiante. 20- Não se esqueça que não posso florescer se

Se você fosse meu filho...

Hoje me passou pela cabeça o que faria, Se você, papai, fosse meu filho. Se você fosse meu filho, e eu notasse você Carregado de perguntas e interrogações, Dialogaria sobre as coisas da vida, Diria de onde você veio, como nasceu. Contaria as peraltices da infância. Falaria do amor de Deus, de Jesus, de salvação... É tão bom, papai, bater papo com você! Se você fosse meu filho, e brigasse com a mamãe, (como eu faço com a irmãzinha às vezes), vocês fariam as pazes logo, logo. Obrigariam um ao outro apertar a mão, Beijar a face, e, num abraço gostoso pedir perdão. Se você, papai, fosse meu filho, Não deixaria você comer às pressas. Sair correndo, quase morrendo. Eu quero ver você bem bonito, bem gordinho. Eu quero ver você ficar velhinho! Se você fosse meu filho, Levaria você ao parque, ao jardim. Compraria pipoca, sorvete, bombom, Faria tudo para você ficar contente. Que bom, papai, quando você passeia com a gente! Se você fosse meu filho, na hora de dormir, Eu deixaria de ver televisão, iria ao quarto, Segurar-lhe a mão, fazer oração, E cantar cantigas de ninar... É tão gostoso ouvir você cantar comigo, E dizer em oração: Papai do céu... Ah! Eu gosto tanto, tanto de você. Que eu gostaria, papai, de ser seu pai! Silvino Netto.

A Disciplina livra a criança da morte

Pv.23:13 diz que a disciplina como a vara não matará a criança. Muito pelo contrário. Poupará a sua vida de uma morte prematura ( Pv.19:18 ) e possivelmente de uma eternidade no inferno: "Tu a fustigarás com a vara e livrará a sua alma do inferno" Pv. 23:14. Disciplina sempre visa o bem estar do filho. Não visa punição, mas criação. O fruto de disciplina dos filhos é um lar tranqüilo - "Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias a tua alma" Pv. 29:17. Quem não quer ter filhos sob controle? Quem não quer ter paz no lar? A correção agora, mesmo que custe e cause dor, trará inúmeros benefícios aos pais e ao filho. Que alvo desejável! Que princípio encorajador! Vale a pena, papai! Vale a pena, mamãe! Corrijam agora, e recebam descanso depois. Princípios de Disciplina: 1 - Disciplina segue instrução clara e objetiva. 2 - É uma expressão de amor. 3 - Tem de ser administrada com diligência e coerência. 4 - Não deve machucar ou ferir a criança, mas causar uma certa dor temporária. 5 - Disciplina visa restauração e correção, não punição. 6 - Deve incluir o uso da vara, embora outras formas de disciplina talvez sejam apropriadas em certos casos. 7 - Disciplina é necessária por causa da natureza pecaminosa da criança. 8 - Poupará a vida (alma) da criança da morte. 9 - Disciplina apropriada não prejudica a criança. 10- Dará uma vida de paz e sucesso aos pais e filhos. Exige coragem ter filhos? Talvez, mas exige muito mais. Exige bom senso para seguir o padrão bíblico. Quem precisa de coragem são os pais que preferem fazer as coisas "do seu jeito", ignorando o conselho claro da Palavra de Deus. Transcrito.