Daniel na Cova dos Leões
Tema: Confie no Senhor de Todo o seu coração
Texto base: Daniel 6:1-24
Versículo para memorizar: " O Senhor guardará você de todo perigo." Salmos 121:7.
A muito tempo atrás, existia um homem que se chamava Daniel. Ele vivia em uma terra distante, servindo a um rei chamado Dario em seu palácio.Daniel era fiel a Deus e orava sempre. O rei gostava muito de Daniel, mas alguns homens não gostavam. Eles queriam se livrar de Daniel. Esses homens não amavam a Deus.
Certo dia, os homens foram falar com o rei, dizendo:"_ Ó rei, mande que todo o povo faça orações somente ao senhor, ao rei Dario. Todos devem obedecer. Aquele que fizer orações a outro deus será jogado na cova dos leões.Eles tiveram essa idéia porque sabiam que Daniel amava a Deus e nunca faria orações a ninguém, senão ao Deus verdadeiro. Assim, eles se livrariam de Daniel.
O rei gostou da idéia e mandou que o povo obedecesse.Mas Daniel continuou a orar a Deus.Os homens que não gostavam dele souberam disso e avisaram o rei.Entao, o rei Dario mandou jogar Daniel na cova dos leões.Mas o rei não conseguiu dormir preocupado com Daniel. No outro dia, saiu correndo e foi procurar por ele na cova dos leões.
Ele gritou:"_ Daniel, servo do Deus Vivo! Você está bem? O seu Deus te salvou?"
Daniel respondeu:"_ Sim, o meu Deus me protegeu e fechou a boca dos leões."entao o rei mandou tirar Daniel dali e passou a acreditar em nosso grande Deus, pois viu que Ele protegeu Daniel.
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
DANIEL
Daniel
texto-aureo:salmos 34: 7
O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.
Daniel já era um homem velho. Seu cabelo e sua barba já eram grisalhos. E ainda ele morava na terra longínqua da Babilônia. Ali ele era um servo nobre do rei.Mas Nabucodonosor não era mais rei. Este já estava morto há muito tempo. Agora havia um outro rei, que se chamava Dario.
O rei Dario estimava-o e dizia: "Daniel é o melhor servo de todos. Quero fazê-lo muito mais importante ainda. Vou nomeá-lo vice-rei. Então ele será o chefe de todo o meu reino e de todos os outros servos meus".Quando os outros servos souberam disso, ficaram com muita inveja.Eles disseram: "Deverá ele ser o mais importante de todos? Isso não deve acontecer. Nós é que queremos ser os mais importantes. Vamos espreitá-lo bem para ver se Daniel faz alguma coisa errada. E então iremos contar logo ao rei. Então o rei não gostará mais tanto de Daniel".Desde então, todos os dias iam espiar Daniel para ver se ele fazia alguma coisa errada. Mas Daniel não fazia nada de errado.
Fazia seu serviço da melhor maneira possível. E orava três vezes por dia.Quando Daniel orava, ele se ajoelhava em seu quarto, frente à janela aberta. Bem ao longe ficava Jerusalém. Ali estava uma vez o lindo templo, que agora estava queimado. Mas algum dia, o povo de Daniel iria morar lá de novo. E haveria lá também um novo templo, quando o castigo do povo tivesse passado.Daniel olhava para longe, para lá onde ficava Jerusalém, e orava dizendo: "Senhor, deixa meu povo voltar em breve para sua pátria."Daniel nunca se esquecia de orar, Isso ele fazia fielmente três vezes por dia. Os outros servos podiam vê-lo. E daí aqueles homens falsos imaginaram um plano para trazer desgraça sobre Daniel e para impedir que ele continuasse a ser o homem mais nobre e importante do país.Eles foram falar com o rei. Inclinaram-se profundamente. Comportaram-se muito corteses e amáveis, e disseram: "Oh rei, nós sabemos uma coisa boa. O senhor sabe o que deve fazer? 0 senhor deve ordenar que todas as pessoas em seu país não peçam mais nada a ninguém, nem a homens e nem Deus, durante um mês inteiro. Somente ao senhor poderão pedir o que quiserem, pois o senhor é o nosso rei poderoso."Isso agradou bem ao rei. Ele gostou do plano."Sim, isto eu farei", disse ele."E quem for desobediente será castigado com rigor", disseram os homens malvados. "Este deverá ser jogado na grande cova, onde estão os leões.""É, isso mesmo," disse o rei.Então ele mandou seus empregados passarem pelo país. E estes avisaram o povo por toda parte que ninguém mais devia orar nem devia pedir nada a ninguém, senão ao rei.Todos ouviram esta ordem. Daniel também ouviu. Ele percebeu bem quem tinha imaginado este plano perverso. Foram seus inimigos. Estes queriam sua desgraça.Que devia fazer Daniel?Deus tinha dito que cada um que o amasse, também devia orar a Ele.Mas o rei ordenou que isso não devia ser, mas que Daniel devia esquecer-se de Deus.A quem Daniel devia obedecer agora?A Deus naturalmente. E por isso Daniel continuava ajoelhando-se, três vezes por dia, frente à janela aberta.Mas perto da janela estavam seus inimigos, espiando. E quando viram que Daniel assim mesmo orava, correram depressa para contá-lo ao rei."Rei", disseram eles, "o senhor não disse que ninguém devia pedir coisa alguma senão ao senhor, durante um mês?""Sim", respondeu o rei, Isto eu clisse""E se alguém é desobediente, não deve ele ser lançado na cova dos leões?""Sim", disse o rei, "assim deve ser.""Oh rei", exclamaram eles, "então Daniel tem que ser lançado na cova dos leões. Ele foi desobediente. Ele ora a seu Deus, três vezes por clia"Aí o rei se assustou. Compreendeu como os homens tinham sido falsos."Daniel não", gritou ele, "não, Daniel não!"Mas os homens disseram: "Foi o senhor que deu essa ordem, rei e agora o senhor também tem que fazê-lo."Sim, era assim mesmo naquela terra: O que o rei tinha dito, isso ele sempre tinha que fazer. Ele queria ajudar a Daniel, mas não podia. E quando anoiteceu, Daniel foi levado para a cova dos leões.O rei estava bem triste e chamou: "Daniel, eu não posso ajudá-lo, mas espero que seu Deus o ajude."Então Daniel foi lançado na cova.Chegou a noite, mas o rei não pode dormir. Ele estava muito triste e sempre tinha que pensar em Daniel. Será que seu Deus cuidaria dele?De manhã, o rei levantou-se bem cedo e foi para fora. Com o coração batendo, chegou à cova dos leões."Daniel", chamou ele. "Daniel. Deus cuidou de você?"E de repente, o rei quase deu um salto de alegria. Porque do fundo da cova veio uma voz: "Sim, rei. Deus cuidou de mim. Ele mandou seu anjo, para cuidar que os leões não me fizessem mal algum, porque também eu não fiz nenhum mal."O rei ficou muito contente."Tirem-no dali!" gritou ele. "Depressa, tirem Daniel da cova!"Então vieram alguns homens, com uma corda grossa. Desceram a corda na cova e assim puxaram Daniel para cima. E então Daniel estava à frente do rei, vivo e são. Ele tinha passado a noite inteira com os leões ferozes, mas eles não lhe tinham feito nenhum mal.Que grande milagre foi este! E como estava contente o rei, porque tinha Daniel de volta.Mas então ele se lembrou dos homens malvados que queriam matar Daniel. Mandou seus soldados para buscá-los e então mandou jogá-los também na cova dos leões.Mas agora não havia nenhum anjo que cuidasse deles. Todos foram comidos pelos leões.Mas Daniel ficou sendo o servo mais importante do rei, sim, o mais nobre em todo o país.E o rei ordenou que todas as pessoas naquela terra servissem ao Deus de Daniel.
atividades
Tire proveito da grande quantidade de acontecimentos que há na estória e faça um pequeno questionário sobre a estória.As crianças adoram fazer dobraduras... Que tal fazer dobraduras dos personagens para recontar a estória? Outra sugestão é a construção do cenário da estória, também com os personagens (pode ser massinha, sucata, etc).
texto-aureo:salmos 34: 7
O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.
Daniel já era um homem velho. Seu cabelo e sua barba já eram grisalhos. E ainda ele morava na terra longínqua da Babilônia. Ali ele era um servo nobre do rei.Mas Nabucodonosor não era mais rei. Este já estava morto há muito tempo. Agora havia um outro rei, que se chamava Dario.
O rei Dario estimava-o e dizia: "Daniel é o melhor servo de todos. Quero fazê-lo muito mais importante ainda. Vou nomeá-lo vice-rei. Então ele será o chefe de todo o meu reino e de todos os outros servos meus".Quando os outros servos souberam disso, ficaram com muita inveja.Eles disseram: "Deverá ele ser o mais importante de todos? Isso não deve acontecer. Nós é que queremos ser os mais importantes. Vamos espreitá-lo bem para ver se Daniel faz alguma coisa errada. E então iremos contar logo ao rei. Então o rei não gostará mais tanto de Daniel".Desde então, todos os dias iam espiar Daniel para ver se ele fazia alguma coisa errada. Mas Daniel não fazia nada de errado.
Fazia seu serviço da melhor maneira possível. E orava três vezes por dia.Quando Daniel orava, ele se ajoelhava em seu quarto, frente à janela aberta. Bem ao longe ficava Jerusalém. Ali estava uma vez o lindo templo, que agora estava queimado. Mas algum dia, o povo de Daniel iria morar lá de novo. E haveria lá também um novo templo, quando o castigo do povo tivesse passado.Daniel olhava para longe, para lá onde ficava Jerusalém, e orava dizendo: "Senhor, deixa meu povo voltar em breve para sua pátria."Daniel nunca se esquecia de orar, Isso ele fazia fielmente três vezes por dia. Os outros servos podiam vê-lo. E daí aqueles homens falsos imaginaram um plano para trazer desgraça sobre Daniel e para impedir que ele continuasse a ser o homem mais nobre e importante do país.Eles foram falar com o rei. Inclinaram-se profundamente. Comportaram-se muito corteses e amáveis, e disseram: "Oh rei, nós sabemos uma coisa boa. O senhor sabe o que deve fazer? 0 senhor deve ordenar que todas as pessoas em seu país não peçam mais nada a ninguém, nem a homens e nem Deus, durante um mês inteiro. Somente ao senhor poderão pedir o que quiserem, pois o senhor é o nosso rei poderoso."Isso agradou bem ao rei. Ele gostou do plano."Sim, isto eu farei", disse ele."E quem for desobediente será castigado com rigor", disseram os homens malvados. "Este deverá ser jogado na grande cova, onde estão os leões.""É, isso mesmo," disse o rei.Então ele mandou seus empregados passarem pelo país. E estes avisaram o povo por toda parte que ninguém mais devia orar nem devia pedir nada a ninguém, senão ao rei.Todos ouviram esta ordem. Daniel também ouviu. Ele percebeu bem quem tinha imaginado este plano perverso. Foram seus inimigos. Estes queriam sua desgraça.Que devia fazer Daniel?Deus tinha dito que cada um que o amasse, também devia orar a Ele.Mas o rei ordenou que isso não devia ser, mas que Daniel devia esquecer-se de Deus.A quem Daniel devia obedecer agora?A Deus naturalmente. E por isso Daniel continuava ajoelhando-se, três vezes por dia, frente à janela aberta.Mas perto da janela estavam seus inimigos, espiando. E quando viram que Daniel assim mesmo orava, correram depressa para contá-lo ao rei."Rei", disseram eles, "o senhor não disse que ninguém devia pedir coisa alguma senão ao senhor, durante um mês?""Sim", respondeu o rei, Isto eu clisse""E se alguém é desobediente, não deve ele ser lançado na cova dos leões?""Sim", disse o rei, "assim deve ser.""Oh rei", exclamaram eles, "então Daniel tem que ser lançado na cova dos leões. Ele foi desobediente. Ele ora a seu Deus, três vezes por clia"Aí o rei se assustou. Compreendeu como os homens tinham sido falsos."Daniel não", gritou ele, "não, Daniel não!"Mas os homens disseram: "Foi o senhor que deu essa ordem, rei e agora o senhor também tem que fazê-lo."Sim, era assim mesmo naquela terra: O que o rei tinha dito, isso ele sempre tinha que fazer. Ele queria ajudar a Daniel, mas não podia. E quando anoiteceu, Daniel foi levado para a cova dos leões.O rei estava bem triste e chamou: "Daniel, eu não posso ajudá-lo, mas espero que seu Deus o ajude."Então Daniel foi lançado na cova.Chegou a noite, mas o rei não pode dormir. Ele estava muito triste e sempre tinha que pensar em Daniel. Será que seu Deus cuidaria dele?De manhã, o rei levantou-se bem cedo e foi para fora. Com o coração batendo, chegou à cova dos leões."Daniel", chamou ele. "Daniel. Deus cuidou de você?"E de repente, o rei quase deu um salto de alegria. Porque do fundo da cova veio uma voz: "Sim, rei. Deus cuidou de mim. Ele mandou seu anjo, para cuidar que os leões não me fizessem mal algum, porque também eu não fiz nenhum mal."O rei ficou muito contente."Tirem-no dali!" gritou ele. "Depressa, tirem Daniel da cova!"Então vieram alguns homens, com uma corda grossa. Desceram a corda na cova e assim puxaram Daniel para cima. E então Daniel estava à frente do rei, vivo e são. Ele tinha passado a noite inteira com os leões ferozes, mas eles não lhe tinham feito nenhum mal.Que grande milagre foi este! E como estava contente o rei, porque tinha Daniel de volta.Mas então ele se lembrou dos homens malvados que queriam matar Daniel. Mandou seus soldados para buscá-los e então mandou jogá-los também na cova dos leões.Mas agora não havia nenhum anjo que cuidasse deles. Todos foram comidos pelos leões.Mas Daniel ficou sendo o servo mais importante do rei, sim, o mais nobre em todo o país.E o rei ordenou que todas as pessoas naquela terra servissem ao Deus de Daniel.
atividades
Tire proveito da grande quantidade de acontecimentos que há na estória e faça um pequeno questionário sobre a estória.As crianças adoram fazer dobraduras... Que tal fazer dobraduras dos personagens para recontar a estória? Outra sugestão é a construção do cenário da estória, também com os personagens (pode ser massinha, sucata, etc).
ORIENTANDO OS FILHOS
Orientando os filhos
Efésios 6.1-41 - Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
2 - Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa,
3 - para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
4 - E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Se
nhor.
INTRODUÇÃO
Educar os filhos é responsabilidade dos pais, que devem cria-los na disciplina e admoestação do Senhor, nutrindo e dando o carinho necessário alimentando-os com a palavra de Deus, da infância à maturidade. Muitos pais na atualidade têm deixado essa tarefa para a escola ou igreja e isso tem sido com certeza a causa do extremo crescimento da delinquência juvenil. Nesta lição pretendemos desafiar os pais a assumirem totalmente a missão de educador, mas também mostraremos os caminhos que poderemos trilhar para chegar a esse fim, como veremos a seguir.
I – FORMANDO A PERSONALIDADE DOS FILHOS
O caráter não é herdado, é formado, e, é nesse ponto que entra o papel dos pais, pois a formação da criança envolve o moral, a ética e a conduta, que desde a mais tenra idade sofre influência do lar, da escola, da igreja e da comunidade com que se relaciona. É mais fácil formar um bom caráter a muda-lo. O temperamento, que tem a ver com as ações, reações, e emoções do indivíduo em relação ao nosso próximo, chamamos de natureza, feitio, índole, modo, jeito e não pode ser mudado, mas pode e deve ser controlado.
Aos pais cabe aplicar a disciplina através da palavra de Deus a fim de formar em seu filho um caráter verdadeiramente cristão. Esta formação envolve basicamente quatro passos.
Que são:
1. Formação cristã
A formação cristã dos filhos tem a ver com a doutrina cristã: hábitos e práticas como: oração, leitura da Bíblia, o culto, a Escola Dominical, a casa do Senhor, o dízimo do Senhor, dar graças pelo alimento, a filantropia, o altruísmo, a reverência pelas coisas do Senhor e da Igreja. (Dt 6).
O acompanhamento diário, desde o nascimento é fundamental para que não percamos os filhos para Satanás, que anda rugindo tentando rouba-los de nós. (Pv 22.6)
2. Formação social
Os pais devem se empenhar para que os filhos cresçamunidos, amando uns aos outros, exercitando a fraternidade. O exemplo e dedicação são fundamentais para que nossos filhos aprendam na prática e não somente na teoria. Sendo bem instruídos quanto à obediência, dignidade, submissão e respeito certamente darão bons frutos. Por ignorar a importância da formação social colocamos no mundo, jovens incapazes de interagir com o próximo.
3. Formação moral
É ligada ao caráter cristão, e envolve pudor, respeito próprio, respeito aos outros, bons hábitos, bons costumes, ética, boas maneiras que começam em casa e se externam na escola, na igreja, no lazer, etc. Como pais devemos imprimir nas crianças os bons costumes, que os seguirão por toda a vida.
4. Formação intelectual
É ligada à escolarização da criança, o que estuda, lê e vê. Aqui entra a aplicação da disciplina, que é momentânea, mas traz resultados duradouros. (Hb 12.11) Disciplina não é primeiramente castigo físico, mas, impor restrições, é ensinar a obediência, imprimindo na criança o conceito de que na vida não podemos fazer somente o que queremos, que existem regras a serem cumpridas. (Pv 29.15) Os pais não devem explorar o trabalho das crianças em detrimento dos estudos, que merecem prioridade. O uso indiscriminado da TV e de outras formas de diversão poderá trazer graves consequências para a formação da criança.
II – COMPETÊNCIA E RESPONSABILIDADE DOS PAIS
Deus espera que a família seja um instrumento de benção para a igreja e para o mundo através dos filhos criados para Deus. Os filhos educados no caminho do Senhor podem aprender a adorar desde a infância como Samuel. (I Sm 2.18)
1. Educando com o exemplo
A influência espiritual dos pais é fundamental para levar os filhos a Cristo, pelo exemplo de fé e obediência a Deus. (1 Co 7.14) Um personagem bíblico que nos chama a atenção é Noé, que a despeito de ter vivido em meio a uma geração corrupta,que zombou e desacreditou de sua mensagem, não permitiu que influenciassem seus filhos que entraram na arca, com suas respectivas esposas. Deus tinha um plano para Abraão que se perpetuaria na sua descendência, mas para isso ele assumiu o compromisso de conduzir os filhos no caminho do Senhor. (Gn 18.19) Nossos filhos poderão não entender o que falamos mas certamente aprenderão a fazer o que fazemos.
2. Educando com amor
Em Ef 6.4 encontramos orientação para educar os filhos com amor; produzindo neles a consciência de que o pai corrige o filho a quem ama, e que o faz em obediência a mandamento divino. De acordo com Deus não devemos provoca-los à ira, levando-os ao assombro como fazem alguns. Cria-los na disciplina e admoestação do Senhor, sem condescender com seus erros, quer dizer que a educação deve ser objeto do maior cuidado dos pais, ensinando o que é útil para esta vida e proveitoso para a eternidade. Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. (Pv 22.6)
3. Educando pessoalmente
Aqui está o que já mencionamos na introdução desta lição que muitos pais na atualidade têm deixado essa tarefa para a escola ou igreja e causado extremo crescimento da delinquência juvenil. A igreja deve dispor de bons orientadores, professores de escolas dominicais a fim de auxiliar na educação de nossas crianças, mas esta não é uma responsabilidade da igreja e sim dos pais que são constituídos por Deus para pessoalmente criarem os filhos na doutrina e admoestação do Senhor. Os pais devem sentir-se honrados em cuidar do bem estar espiritual dos filhos e leva-los ao real relacionamento com Deus. (Dt 6.7) O objetivo da educação dada pelos pais deve ser, temer ao Senhor e andar nos seus caminhos, amá-lo, ser-lhe grato e servi-lo com inteireza de coração. A negligência dos pais quanto ao ensino pessoal aos filhos, poderá trazer danos irreparáveis.
4. Educando à luz da palavra de Deus
Há um número considerável de jovens e adolescentes, que embora nascido num lar cristão, jamais passaram pelo batismo em águas. Provavelmente seus pais não os ensinaram a esserespeito à luz da palavra de Deus. Ensinar os filhos com base nas verdades bíblicas é o princípio sagrado para que aprendam desde cedo, que nesta terra são forasteiros, mas seu verdadeiro lar e herança está no céu. Cedo devem aprender as doutrinas básicas da fé cristã, tendo consciência do estado de pecado original, e a redenção através de Cristo. (Mt 19.14) Experimentando o batismo nas águas e a presença do Espírito Santo.
CONCLUSÃO
Como vimos, a educação dos filhos é mais importante do que a maioria de nós temos pensado, mas Deus por sua infinita graça tem procurado nos desafiar a uma atenção mais acurada para esse fim, pois, no contexto em que vivemos onde os padrões da moralidade e do respeito ao próximo, tem decaído cada vez mais, faz-se necessário investir na formação de uma geração futura totalmente revestida de um caráter cristão e de uma personalidade verdadeiramente íntegra.
1. Que atenção você tem dado à educação de seus filhos?
2. Será que a Igreja deve fazer o que Deus designou para você?
3. E quanto a Palavra de Deus, tens procurado usa-la na educação de seus filhos?
enviado por keide cristine ferreira
Efésios 6.1-41 - Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
2 - Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa,
3 - para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
4 - E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Se
nhor.
INTRODUÇÃO
Educar os filhos é responsabilidade dos pais, que devem cria-los na disciplina e admoestação do Senhor, nutrindo e dando o carinho necessário alimentando-os com a palavra de Deus, da infância à maturidade. Muitos pais na atualidade têm deixado essa tarefa para a escola ou igreja e isso tem sido com certeza a causa do extremo crescimento da delinquência juvenil. Nesta lição pretendemos desafiar os pais a assumirem totalmente a missão de educador, mas também mostraremos os caminhos que poderemos trilhar para chegar a esse fim, como veremos a seguir.
I – FORMANDO A PERSONALIDADE DOS FILHOS
O caráter não é herdado, é formado, e, é nesse ponto que entra o papel dos pais, pois a formação da criança envolve o moral, a ética e a conduta, que desde a mais tenra idade sofre influência do lar, da escola, da igreja e da comunidade com que se relaciona. É mais fácil formar um bom caráter a muda-lo. O temperamento, que tem a ver com as ações, reações, e emoções do indivíduo em relação ao nosso próximo, chamamos de natureza, feitio, índole, modo, jeito e não pode ser mudado, mas pode e deve ser controlado.
Aos pais cabe aplicar a disciplina através da palavra de Deus a fim de formar em seu filho um caráter verdadeiramente cristão. Esta formação envolve basicamente quatro passos.
Que são:
1. Formação cristã
A formação cristã dos filhos tem a ver com a doutrina cristã: hábitos e práticas como: oração, leitura da Bíblia, o culto, a Escola Dominical, a casa do Senhor, o dízimo do Senhor, dar graças pelo alimento, a filantropia, o altruísmo, a reverência pelas coisas do Senhor e da Igreja. (Dt 6).
O acompanhamento diário, desde o nascimento é fundamental para que não percamos os filhos para Satanás, que anda rugindo tentando rouba-los de nós. (Pv 22.6)
2. Formação social
Os pais devem se empenhar para que os filhos cresçamunidos, amando uns aos outros, exercitando a fraternidade. O exemplo e dedicação são fundamentais para que nossos filhos aprendam na prática e não somente na teoria. Sendo bem instruídos quanto à obediência, dignidade, submissão e respeito certamente darão bons frutos. Por ignorar a importância da formação social colocamos no mundo, jovens incapazes de interagir com o próximo.
3. Formação moral
É ligada ao caráter cristão, e envolve pudor, respeito próprio, respeito aos outros, bons hábitos, bons costumes, ética, boas maneiras que começam em casa e se externam na escola, na igreja, no lazer, etc. Como pais devemos imprimir nas crianças os bons costumes, que os seguirão por toda a vida.
4. Formação intelectual
É ligada à escolarização da criança, o que estuda, lê e vê. Aqui entra a aplicação da disciplina, que é momentânea, mas traz resultados duradouros. (Hb 12.11) Disciplina não é primeiramente castigo físico, mas, impor restrições, é ensinar a obediência, imprimindo na criança o conceito de que na vida não podemos fazer somente o que queremos, que existem regras a serem cumpridas. (Pv 29.15) Os pais não devem explorar o trabalho das crianças em detrimento dos estudos, que merecem prioridade. O uso indiscriminado da TV e de outras formas de diversão poderá trazer graves consequências para a formação da criança.
II – COMPETÊNCIA E RESPONSABILIDADE DOS PAIS
Deus espera que a família seja um instrumento de benção para a igreja e para o mundo através dos filhos criados para Deus. Os filhos educados no caminho do Senhor podem aprender a adorar desde a infância como Samuel. (I Sm 2.18)
1. Educando com o exemplo
A influência espiritual dos pais é fundamental para levar os filhos a Cristo, pelo exemplo de fé e obediência a Deus. (1 Co 7.14) Um personagem bíblico que nos chama a atenção é Noé, que a despeito de ter vivido em meio a uma geração corrupta,que zombou e desacreditou de sua mensagem, não permitiu que influenciassem seus filhos que entraram na arca, com suas respectivas esposas. Deus tinha um plano para Abraão que se perpetuaria na sua descendência, mas para isso ele assumiu o compromisso de conduzir os filhos no caminho do Senhor. (Gn 18.19) Nossos filhos poderão não entender o que falamos mas certamente aprenderão a fazer o que fazemos.
2. Educando com amor
Em Ef 6.4 encontramos orientação para educar os filhos com amor; produzindo neles a consciência de que o pai corrige o filho a quem ama, e que o faz em obediência a mandamento divino. De acordo com Deus não devemos provoca-los à ira, levando-os ao assombro como fazem alguns. Cria-los na disciplina e admoestação do Senhor, sem condescender com seus erros, quer dizer que a educação deve ser objeto do maior cuidado dos pais, ensinando o que é útil para esta vida e proveitoso para a eternidade. Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. (Pv 22.6)
3. Educando pessoalmente
Aqui está o que já mencionamos na introdução desta lição que muitos pais na atualidade têm deixado essa tarefa para a escola ou igreja e causado extremo crescimento da delinquência juvenil. A igreja deve dispor de bons orientadores, professores de escolas dominicais a fim de auxiliar na educação de nossas crianças, mas esta não é uma responsabilidade da igreja e sim dos pais que são constituídos por Deus para pessoalmente criarem os filhos na doutrina e admoestação do Senhor. Os pais devem sentir-se honrados em cuidar do bem estar espiritual dos filhos e leva-los ao real relacionamento com Deus. (Dt 6.7) O objetivo da educação dada pelos pais deve ser, temer ao Senhor e andar nos seus caminhos, amá-lo, ser-lhe grato e servi-lo com inteireza de coração. A negligência dos pais quanto ao ensino pessoal aos filhos, poderá trazer danos irreparáveis.
4. Educando à luz da palavra de Deus
Há um número considerável de jovens e adolescentes, que embora nascido num lar cristão, jamais passaram pelo batismo em águas. Provavelmente seus pais não os ensinaram a esserespeito à luz da palavra de Deus. Ensinar os filhos com base nas verdades bíblicas é o princípio sagrado para que aprendam desde cedo, que nesta terra são forasteiros, mas seu verdadeiro lar e herança está no céu. Cedo devem aprender as doutrinas básicas da fé cristã, tendo consciência do estado de pecado original, e a redenção através de Cristo. (Mt 19.14) Experimentando o batismo nas águas e a presença do Espírito Santo.
CONCLUSÃO
Como vimos, a educação dos filhos é mais importante do que a maioria de nós temos pensado, mas Deus por sua infinita graça tem procurado nos desafiar a uma atenção mais acurada para esse fim, pois, no contexto em que vivemos onde os padrões da moralidade e do respeito ao próximo, tem decaído cada vez mais, faz-se necessário investir na formação de uma geração futura totalmente revestida de um caráter cristão e de uma personalidade verdadeiramente íntegra.
1. Que atenção você tem dado à educação de seus filhos?
2. Será que a Igreja deve fazer o que Deus designou para você?
3. E quanto a Palavra de Deus, tens procurado usa-la na educação de seus filhos?
enviado por keide cristine ferreira
COMO LEVAR UMA CRIANÇA PARA CRISTO
Métodos:
Deve ser falado sobre o Plano de Salvação a toda criança que não recebeu a Jesus ainda. Mesmo depois da conversão a criança deve estar sempre ouvindo sobre o Plano de Salvação (de preferência que em todo estudo se introduza alguns deles, ou todos se for possível).
Mensagem do Plano de Salvação:
1- Deus é Criador, Santo, Justo e Amor. Jo 3:16
2- Jesus, o único e perfeito Filho de Deus. Rm 5:8
3- Todos somos pecadores. Rm 3:23
4- Jesus morreu em nosso lugar, derramando seu sangue por nós. 1Co 15:3
5- O Salvador ressurreto e exaltado.1Co 15:4
6- A salvação é um presente que precisa ser recebido. Rm 6:23
Pode ser mostrado como abaixo ou também como o Espírito Santo te tocar:
_ Há cinco degraus que nos conduzem à salvação. É necessário subi-los se quisermos
ser salvos:
1- Sou pecador.
2- Deus me ama.
3- Cristo morreu por mim.
4- Eu aceito Jesus como meu Salvador.
5- Tenho a vida eterna.
1- Sou pecador- Rom.3:23 "Todos pecaram e carecem da glória de Deus."
2- Deus me ama- Jo 3:16 "Deus amou tanto o mundo, que deu o Seu único Filho, para que todo aquele que nele crê não morra, mas tenha a vida eterna“.
3- Cristo morreu por mim- 1Co 15:3 "Cristo morreu pelos nossos pecados... foi sepultado e ressuscitou..."
4-Eu aceito Jesus- Jo 1:12 "A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome."
5- Tenho a vida eterna- Jo 11:25 "Quem crê em mim, ainda que morra, viverá."
O CONVITE PARA A SALVAÇÃO
Chamado também de apelo, consiste em se dar oportunidade a criança de se apropriar do Presente da Salvação (ítem 5 acima). O Espírito Santo age na vida da criança, operando o novo nascimento. O convite para a criança receber o Salvador, seguido de uma ação visível, é o elo para se identificar àquela que está interessada e precisa de ajuda. Não deve ser algo que emocione, assuste, pressione ou persuada a criança.
O apelo possui algumas características que devem ser observadas:
- Deve ser claro, curto, pessoal, bíblico e positivo. Deve ser compreensível à criança e coerente com o fato da história e os demais pontos da Mensagem da Salvação.
- Deve ser num ambiente em que esteja tudo calmo e organizado, para que não haja interrupções.
- Deve haver uma manifestação visível por parte da criança, com gesto ou palavra.
LEIS QUE REGEM O ENSINO
1- Lei do Desenvolvimento - é a ordem lógica no aprendizado, quando há tempo para tudo. Por ex: um bebê recebe leite, papinha e sucos, para depois chegar à comida sólida; a criança precisa conhecer os números, aprender a somar para dominar depois a multiplicação. Assim também na vida cristã, é preciso aprender primeiro a Mensagem da Salvação, levando a criança a receber o Salvador, para depois dar-lhe a segurança e encaminhá-la no andar com Cristo.
2- Lei do Exercício -é aprender fazendo; colocar em prática o ensino, sempre que possível. Por ex: se na aula foi mencionado o ensino sobre a oração, planeje um tempo extra para as crianças se reunirem para orações específicas.
3- Lei do Efeito -é a satisfação em aprender; o ensino apresentado de forma agradável que proporciona prazer em repetí-lo. Por ex: se a lição proporcionou o desafio de falar de Cristo para um coleguinha e a criança ao fazê-lo foi ridicularizada, cabe ao professor evitar o desânimo, elogiando seu esforço e estimulando-a a tentar novamente.
A lição bíblica deve conter verdades que levem o aluno não salvo a conhecer o Salvador e orientem também o salvo, na vida cristã.
PREPARAÇÃO E APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
Para uma boa preparação da lição devemos separar tempo para estudá-la e orarmos por nós mesmos. Orar para que o Espírito Santo nos torne sensíveis aos ensinamentos contidos na lição a ser estudada. E se for uma passagem já conhecida, que Ele a renove para nós. Lembre-se de que Ele é o Autor do Livro e conhece nossas necessidades bem como as de nossos alunos.
Devemos preparar toda a lição a ser apresentada, assim como materiais que utilizaremos.
Ex.: flanelógrafo, cartazes com cenários para a lição, cadernos ilustrados, etc.
Orar por você, pela lição em si e pelos seus alunos.
(Autor Desconhecido)
(*) Método sugerido pelos sites http://www.montesiao.pro.br/redecrianca/professor.htm
http://www.comepe.org.br/criancas/materias/0,241005.htm.
COMO EVANGELIZAR CRIANÇAS (*)
O CÉU - SÓ HÁ UM CAMINHO
O céu é um lugar maravilhoso? A Bíblia, a Palavra de Deus, diz que lá NUNCA haverá lágrimas, morte, tristeza, choro, dor ou escuridão. O pecado também não poderá entrar ali. O céu é um lugar lindo ? Na Bíblia lemos que a cidade celestial é de ouro puro e brilhante coro o cristal. O Céu é um lugar preparado. A Bíblia diz que o Senhor Jesus Cristo, o Filho unigênito de Deus, está preparando (construindo ) um lugar para todos aqueles que O aceitam em seus corações - todos aqueles que se tornam membros da família de Deus. Você não gostaria de saber que algum dia irá ao céu viver com o Senhor Jesus para sempre? Deixe-me dizer-lhe como você pode ter a certeza de ir para o céu.
PEQUEI
A Palavra de Deus, a Bíblia, diz que só há uma coisa que nos impede de ir para o céu. Um coração cheio de escuridão do pecado não nos deixa entrar no céu. E todos os pessoas do mundo pecaram. Em Romanos 3: 23 lemos: " Todos pecaram" e em Romanos 3:10, " Não há justo, NEM SEQUER UM ". Justo.
Isso significa aquele que as pessoas não fizeram aquilo que Deus quer que faça. Será que você costuma dizer, fazer e pensar coisas que não agradam a Deus?
Já mentiu, enganou, roubou ou desobedeceu? Isso é pecado! A Palavra de Deus diz : " a alma que pecar, essa morrerá" (Ezequiel 18:4).
A Bíblia diz que nem o pecado e nem o pecador podem entrar no céu. (Apocalipse 21 :27).
DEUS ME AMA
Estou muito feliz que a nossa estória não parou naquele ponto triste. Lemos em João 3: 16 "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito... " e em Romanos 5: 8 " Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores".
Somente Deus poderia mostrar esse amor.
Costumamos ser gentis com os nossos amigos quando eles são gentis conosco. Mas quando eles não são gentis conosco, achamos muito difícil ser gentil com eles. O mesmo não acontece com Deus. Ele nas amou quando nós ainda não O amávamos, nem pensávamos nEle. Deus, o Pai, nos amou ao ponto de mandar o Seu Filho unigênito, o Senhor Jesus Cristo, para morrer por nós.
E o Senhor Jesus, que é Deus o Filho, nos amou a ponto de querer vir a terra para morrer por você e por mim.
CRISTO MORREU POR MIM
Mesmo nos amando, Deus não pode deixar o pecado fazer parte de nossas vidas. A Bíblia diz, em 1 Coríntios 15: 3, "Cristo morreu pelos nossos pecados.. . foi sepultado, e ressuscitou segundo as Escrituras (Bíblia )".
Quando o Senhor Jesus, o Filho de Deus sem pecado, morreu na cruz, morreu em seu e meu lugar.
Ele fez isso por nós, para que nós pudéssemos entrar um dia no céu.
Você crê no que Deus diz na Bíblia? Pode dizer de todo o seu coração: "Se Deus disse, eu creio " ?
Isso é fé - crer na Palavra de Deus.
O MARAVILHOSO PRESENTE DE DEUS
Deus tem um presente para você ! O Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, morreu na cruz para que você pudesse receber esse pressente.
Você lembra do seu último aniversário? Lembra dos presentes que recebeu? Você pagou pelos presentes? Trabalhou para ganhá-los? É claro que não! Eram presentes!
Deus quer dar a você a vida eterna. Você não pode pagar, nem trabalhar para receber a vida eterna.. Você tem que crer no que Deus diz na Sua Palavra.
Creia que esse maravilhoso presente é para VOCÊ. 'Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus' (Efésios 2: 8).
EU ACEITO O PRESENTE
Há muitas pessoas que crêem que o céu é um lugar maravilhoso... crêem até mesmo que Jesus Cristo morreu na cruz por cousa dos pecados.. . mas não poderão entrar no céu. Sabe porquê? Porque não aceitaram a Cristo como seu Salvador pessoal.
Em Apocalipse 3: 20, lemos: "Eis que estou à porta, e bato; se alguém (homem, mulher, menino ou menino) ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa". O Senhor Jesus está lhe dizendo: "Se você abrir a porta do seu coração, pela fé, isto é, crendo em Mim, dar-lhe-ei esse maravilhoso presente de vida. Este é o presente de Deus - a vida etena!
Você não quer aceitá-LO agora, para que, um dia, possa ir ao belo lugar chamado céu?
Tudo o que você tem a fazer é abrir a porta do seu coração e deixar Jesus entrar.
Vamos abaixar a cabeça e fechar os olhos, enquanto você agradece o Senhor Jesus por ter morrido por você e pelo vida eterna que Ele lhe dá.
(Faça uma oração para ajudar as crianças)
SEGURANÇA
Depois que a criança aceitar a Cristo em seu coração, não se esqueça de lhe mostrar na Bíblia o que Deus diz sobre a salvação.
Pergunte: Agora que você aceitou o Senhor Jesus Cristo em seu coração, terá que morrer pelo seu próprio pecado? Não !
Em ICoríntios 15:3, nós lemos que Cristo morreu pelos nossos pecados.
Será que você preciso ser castigado pelo seu pecado? Não! Por que não? Porque o Senhor Jesus já foi castigado em seu lugar.
E se você pecar novamente? (Leia 1 João 1:9 ). O Senhor Jesus estará SEMPRE ao nosso lado para nos ajudar.
Podemos orar a Ele em qualquer momento. Onde Ele está? (Apocalipse 3: 20). No seu coração. Lemos em Hebreus 13: 5 que Ele jamais nos deixará ou abandonará.
Repita para as crianças, as últimas palavras... "te deixarei, nem te desampararei", usando para cada palavra, um dedo da mão, e fazendo-o repetir algumas vezes. Mas você está vendo que está faLtando uma coisa? O que está faltando? A palavra NÃO. Então Deus nos promete: "NÃO te deixarei, nem te desampararei".
Faça a criança repetir todas as palavras usando os dedos para as cinco últimas e dando bastante ênfase sobre o NÃO.
Insista com ela para que leia a Bíblia, para que ore e para que testemunhe.(Fonte: Texto adaptado - Aliança Pró Evangelização das Crianças).
(*) Retirado do site (Autor Desconhecido):
http://www.portalgospel.com/index.php?url=/dicas/evangelizar_criancas.htm
Algumas sugestões para o
Evangelismo Infantil:
1) Quando evangelizando:
• NÃO tente ser Deus - é o Espírito Santo quem convence as pessoas do pecado.
• NÃO ofereça brindes ou prêmios.
• NÃO enfatize o medo ou o inferno.
• NÃO pressione o grupo.
• NÃO insista em que a criança faça uma oração repetida ou memorizada.
• NÃO manipule as crianças com perguntas que sugerem uma determinada resposta: Quer aceitar a Jesus? Você quer ir para o inferno? Você vai confessar Jesus como seu Salvador?
2) Quando evangelizando:
• Tenha um relacionamento íntimo com as crianças.
• Incentive as crianças a expressarem seus pensamentos, dúvidas e decisões em suas próprias palavras. Algumas perguntas que podem ser feitas: Há quanto tempo está pensando sobre este assunto? O que entende sobre a salvação? Por que quer ser salvo? O que Jesus quer que você faça agora? Como vai explicar aos seus amigos o que aconteceu hoje?
• Apresente o plano de salvação, usando a Bíblia na Linguagem de Hoje, pois tem um vocabulário mais acessível às crianças.
• Esclareça conceitos, corrigindo idéias erradas.
• Incentive a criança a falar com Jesus pessoalmente, usando suas próprias palavras.
• Continue a trabalhar com a criança depois de sua decisão por Cristo.
• Não fale: “Você está salva agora!”. Deixe a criança confirmar por conta própria o que aconteceu com ela.
3) Depois que a criança receber a salvação:
• Converse com os pais.
• Verifique se a criança tem uma Bíblia e se sabe usá-la.
• Arrole a criança em uma classe de discipulado, de preferência ao nível de entendimento dela.
• Ore constantemente pela criança.
• Providencie um “orientador” espiritual para a criança.
• Providencie material para ser usado em casa, com o objetivo de ajudá-la no início da vida cristã.
(*) Este é apenas um fragmento do texto, veja o texto completo no endereço (Autor Desconhecido):
http://www.monergismo.com/textos/evangelismo/evangelismo_criancas.htm
Projeto Deus te chAMA – Pedagoga Glaucia Mizuki
Deve ser falado sobre o Plano de Salvação a toda criança que não recebeu a Jesus ainda. Mesmo depois da conversão a criança deve estar sempre ouvindo sobre o Plano de Salvação (de preferência que em todo estudo se introduza alguns deles, ou todos se for possível).
Mensagem do Plano de Salvação:
1- Deus é Criador, Santo, Justo e Amor. Jo 3:16
2- Jesus, o único e perfeito Filho de Deus. Rm 5:8
3- Todos somos pecadores. Rm 3:23
4- Jesus morreu em nosso lugar, derramando seu sangue por nós. 1Co 15:3
5- O Salvador ressurreto e exaltado.1Co 15:4
6- A salvação é um presente que precisa ser recebido. Rm 6:23
Pode ser mostrado como abaixo ou também como o Espírito Santo te tocar:
_ Há cinco degraus que nos conduzem à salvação. É necessário subi-los se quisermos
ser salvos:
1- Sou pecador.
2- Deus me ama.
3- Cristo morreu por mim.
4- Eu aceito Jesus como meu Salvador.
5- Tenho a vida eterna.
1- Sou pecador- Rom.3:23 "Todos pecaram e carecem da glória de Deus."
2- Deus me ama- Jo 3:16 "Deus amou tanto o mundo, que deu o Seu único Filho, para que todo aquele que nele crê não morra, mas tenha a vida eterna“.
3- Cristo morreu por mim- 1Co 15:3 "Cristo morreu pelos nossos pecados... foi sepultado e ressuscitou..."
4-Eu aceito Jesus- Jo 1:12 "A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome."
5- Tenho a vida eterna- Jo 11:25 "Quem crê em mim, ainda que morra, viverá."
O CONVITE PARA A SALVAÇÃO
Chamado também de apelo, consiste em se dar oportunidade a criança de se apropriar do Presente da Salvação (ítem 5 acima). O Espírito Santo age na vida da criança, operando o novo nascimento. O convite para a criança receber o Salvador, seguido de uma ação visível, é o elo para se identificar àquela que está interessada e precisa de ajuda. Não deve ser algo que emocione, assuste, pressione ou persuada a criança.
O apelo possui algumas características que devem ser observadas:
- Deve ser claro, curto, pessoal, bíblico e positivo. Deve ser compreensível à criança e coerente com o fato da história e os demais pontos da Mensagem da Salvação.
- Deve ser num ambiente em que esteja tudo calmo e organizado, para que não haja interrupções.
- Deve haver uma manifestação visível por parte da criança, com gesto ou palavra.
LEIS QUE REGEM O ENSINO
1- Lei do Desenvolvimento - é a ordem lógica no aprendizado, quando há tempo para tudo. Por ex: um bebê recebe leite, papinha e sucos, para depois chegar à comida sólida; a criança precisa conhecer os números, aprender a somar para dominar depois a multiplicação. Assim também na vida cristã, é preciso aprender primeiro a Mensagem da Salvação, levando a criança a receber o Salvador, para depois dar-lhe a segurança e encaminhá-la no andar com Cristo.
2- Lei do Exercício -é aprender fazendo; colocar em prática o ensino, sempre que possível. Por ex: se na aula foi mencionado o ensino sobre a oração, planeje um tempo extra para as crianças se reunirem para orações específicas.
3- Lei do Efeito -é a satisfação em aprender; o ensino apresentado de forma agradável que proporciona prazer em repetí-lo. Por ex: se a lição proporcionou o desafio de falar de Cristo para um coleguinha e a criança ao fazê-lo foi ridicularizada, cabe ao professor evitar o desânimo, elogiando seu esforço e estimulando-a a tentar novamente.
A lição bíblica deve conter verdades que levem o aluno não salvo a conhecer o Salvador e orientem também o salvo, na vida cristã.
PREPARAÇÃO E APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
Para uma boa preparação da lição devemos separar tempo para estudá-la e orarmos por nós mesmos. Orar para que o Espírito Santo nos torne sensíveis aos ensinamentos contidos na lição a ser estudada. E se for uma passagem já conhecida, que Ele a renove para nós. Lembre-se de que Ele é o Autor do Livro e conhece nossas necessidades bem como as de nossos alunos.
Devemos preparar toda a lição a ser apresentada, assim como materiais que utilizaremos.
Ex.: flanelógrafo, cartazes com cenários para a lição, cadernos ilustrados, etc.
Orar por você, pela lição em si e pelos seus alunos.
(Autor Desconhecido)
(*) Método sugerido pelos sites http://www.montesiao.pro.br/redecrianca/professor.htm
http://www.comepe.org.br/criancas/materias/0,241005.htm.
COMO EVANGELIZAR CRIANÇAS (*)
O CÉU - SÓ HÁ UM CAMINHO
O céu é um lugar maravilhoso? A Bíblia, a Palavra de Deus, diz que lá NUNCA haverá lágrimas, morte, tristeza, choro, dor ou escuridão. O pecado também não poderá entrar ali. O céu é um lugar lindo ? Na Bíblia lemos que a cidade celestial é de ouro puro e brilhante coro o cristal. O Céu é um lugar preparado. A Bíblia diz que o Senhor Jesus Cristo, o Filho unigênito de Deus, está preparando (construindo ) um lugar para todos aqueles que O aceitam em seus corações - todos aqueles que se tornam membros da família de Deus. Você não gostaria de saber que algum dia irá ao céu viver com o Senhor Jesus para sempre? Deixe-me dizer-lhe como você pode ter a certeza de ir para o céu.
PEQUEI
A Palavra de Deus, a Bíblia, diz que só há uma coisa que nos impede de ir para o céu. Um coração cheio de escuridão do pecado não nos deixa entrar no céu. E todos os pessoas do mundo pecaram. Em Romanos 3: 23 lemos: " Todos pecaram" e em Romanos 3:10, " Não há justo, NEM SEQUER UM ". Justo.
Isso significa aquele que as pessoas não fizeram aquilo que Deus quer que faça. Será que você costuma dizer, fazer e pensar coisas que não agradam a Deus?
Já mentiu, enganou, roubou ou desobedeceu? Isso é pecado! A Palavra de Deus diz : " a alma que pecar, essa morrerá" (Ezequiel 18:4).
A Bíblia diz que nem o pecado e nem o pecador podem entrar no céu. (Apocalipse 21 :27).
DEUS ME AMA
Estou muito feliz que a nossa estória não parou naquele ponto triste. Lemos em João 3: 16 "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito... " e em Romanos 5: 8 " Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores".
Somente Deus poderia mostrar esse amor.
Costumamos ser gentis com os nossos amigos quando eles são gentis conosco. Mas quando eles não são gentis conosco, achamos muito difícil ser gentil com eles. O mesmo não acontece com Deus. Ele nas amou quando nós ainda não O amávamos, nem pensávamos nEle. Deus, o Pai, nos amou ao ponto de mandar o Seu Filho unigênito, o Senhor Jesus Cristo, para morrer por nós.
E o Senhor Jesus, que é Deus o Filho, nos amou a ponto de querer vir a terra para morrer por você e por mim.
CRISTO MORREU POR MIM
Mesmo nos amando, Deus não pode deixar o pecado fazer parte de nossas vidas. A Bíblia diz, em 1 Coríntios 15: 3, "Cristo morreu pelos nossos pecados.. . foi sepultado, e ressuscitou segundo as Escrituras (Bíblia )".
Quando o Senhor Jesus, o Filho de Deus sem pecado, morreu na cruz, morreu em seu e meu lugar.
Ele fez isso por nós, para que nós pudéssemos entrar um dia no céu.
Você crê no que Deus diz na Bíblia? Pode dizer de todo o seu coração: "Se Deus disse, eu creio " ?
Isso é fé - crer na Palavra de Deus.
O MARAVILHOSO PRESENTE DE DEUS
Deus tem um presente para você ! O Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, morreu na cruz para que você pudesse receber esse pressente.
Você lembra do seu último aniversário? Lembra dos presentes que recebeu? Você pagou pelos presentes? Trabalhou para ganhá-los? É claro que não! Eram presentes!
Deus quer dar a você a vida eterna. Você não pode pagar, nem trabalhar para receber a vida eterna.. Você tem que crer no que Deus diz na Sua Palavra.
Creia que esse maravilhoso presente é para VOCÊ. 'Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus' (Efésios 2: 8).
EU ACEITO O PRESENTE
Há muitas pessoas que crêem que o céu é um lugar maravilhoso... crêem até mesmo que Jesus Cristo morreu na cruz por cousa dos pecados.. . mas não poderão entrar no céu. Sabe porquê? Porque não aceitaram a Cristo como seu Salvador pessoal.
Em Apocalipse 3: 20, lemos: "Eis que estou à porta, e bato; se alguém (homem, mulher, menino ou menino) ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa". O Senhor Jesus está lhe dizendo: "Se você abrir a porta do seu coração, pela fé, isto é, crendo em Mim, dar-lhe-ei esse maravilhoso presente de vida. Este é o presente de Deus - a vida etena!
Você não quer aceitá-LO agora, para que, um dia, possa ir ao belo lugar chamado céu?
Tudo o que você tem a fazer é abrir a porta do seu coração e deixar Jesus entrar.
Vamos abaixar a cabeça e fechar os olhos, enquanto você agradece o Senhor Jesus por ter morrido por você e pelo vida eterna que Ele lhe dá.
(Faça uma oração para ajudar as crianças)
SEGURANÇA
Depois que a criança aceitar a Cristo em seu coração, não se esqueça de lhe mostrar na Bíblia o que Deus diz sobre a salvação.
Pergunte: Agora que você aceitou o Senhor Jesus Cristo em seu coração, terá que morrer pelo seu próprio pecado? Não !
Em ICoríntios 15:3, nós lemos que Cristo morreu pelos nossos pecados.
Será que você preciso ser castigado pelo seu pecado? Não! Por que não? Porque o Senhor Jesus já foi castigado em seu lugar.
E se você pecar novamente? (Leia 1 João 1:9 ). O Senhor Jesus estará SEMPRE ao nosso lado para nos ajudar.
Podemos orar a Ele em qualquer momento. Onde Ele está? (Apocalipse 3: 20). No seu coração. Lemos em Hebreus 13: 5 que Ele jamais nos deixará ou abandonará.
Repita para as crianças, as últimas palavras... "te deixarei, nem te desampararei", usando para cada palavra, um dedo da mão, e fazendo-o repetir algumas vezes. Mas você está vendo que está faLtando uma coisa? O que está faltando? A palavra NÃO. Então Deus nos promete: "NÃO te deixarei, nem te desampararei".
Faça a criança repetir todas as palavras usando os dedos para as cinco últimas e dando bastante ênfase sobre o NÃO.
Insista com ela para que leia a Bíblia, para que ore e para que testemunhe.(Fonte: Texto adaptado - Aliança Pró Evangelização das Crianças).
(*) Retirado do site (Autor Desconhecido):
http://www.portalgospel.com/index.php?url=/dicas/evangelizar_criancas.htm
Algumas sugestões para o
Evangelismo Infantil:
1) Quando evangelizando:
• NÃO tente ser Deus - é o Espírito Santo quem convence as pessoas do pecado.
• NÃO ofereça brindes ou prêmios.
• NÃO enfatize o medo ou o inferno.
• NÃO pressione o grupo.
• NÃO insista em que a criança faça uma oração repetida ou memorizada.
• NÃO manipule as crianças com perguntas que sugerem uma determinada resposta: Quer aceitar a Jesus? Você quer ir para o inferno? Você vai confessar Jesus como seu Salvador?
2) Quando evangelizando:
• Tenha um relacionamento íntimo com as crianças.
• Incentive as crianças a expressarem seus pensamentos, dúvidas e decisões em suas próprias palavras. Algumas perguntas que podem ser feitas: Há quanto tempo está pensando sobre este assunto? O que entende sobre a salvação? Por que quer ser salvo? O que Jesus quer que você faça agora? Como vai explicar aos seus amigos o que aconteceu hoje?
• Apresente o plano de salvação, usando a Bíblia na Linguagem de Hoje, pois tem um vocabulário mais acessível às crianças.
• Esclareça conceitos, corrigindo idéias erradas.
• Incentive a criança a falar com Jesus pessoalmente, usando suas próprias palavras.
• Continue a trabalhar com a criança depois de sua decisão por Cristo.
• Não fale: “Você está salva agora!”. Deixe a criança confirmar por conta própria o que aconteceu com ela.
3) Depois que a criança receber a salvação:
• Converse com os pais.
• Verifique se a criança tem uma Bíblia e se sabe usá-la.
• Arrole a criança em uma classe de discipulado, de preferência ao nível de entendimento dela.
• Ore constantemente pela criança.
• Providencie um “orientador” espiritual para a criança.
• Providencie material para ser usado em casa, com o objetivo de ajudá-la no início da vida cristã.
(*) Este é apenas um fragmento do texto, veja o texto completo no endereço (Autor Desconhecido):
http://www.monergismo.com/textos/evangelismo/evangelismo_criancas.htm
Projeto Deus te chAMA – Pedagoga Glaucia Mizuki
OS TRÊS VENTOS DA MONTANHA
Os três ventos da montanha
Há muito tempo atrás,vivia numa montanha muito alta,três ventos. O primeiro chamava-se Vento_grande-e-furioso. Ele soprava fazendo assim:Uoooooooooo-oooo-oooooooooooo. E quanto mais intenso se movia,mais forte era o seu sopro:Uooooo-oooooooo-ooooooooo oooooooo-eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.
Ele era um vento muito importante.
O segundo era o Vento-forte-e-constante. O seu sopro era assim:Hooooooooooooo muito baixinho. Era um vento muito importante também.
O terceiro vento se chamava ventinho-de-dia-quente. Seu sopro era muito fraquinho. Era agradável vê-lo bater contra a folhagem:Huuuuuuu. Um dia,os três ventos se encontraram,e começaram a conversar no alto da montanha. O vento-grande-e-furioso disse assim:Uhuuuuuu,sou muito importante. Sou forte,carrego tudo que encontro pela frente . As pessoas têm medo de mim,e correm quando eu me aproximo.
_Você tem razão,respondeu o Vento-forte e-constante,mas eu acho que esta não é uma maneira bonita de ser importante. Você é importante para as pessoas porque elas o temem,mas eu sou importante porque sou útil.
E o Vento-forte-e-constante tomou fôlego e soprou:Hoooooooooo. As nuvens viajaram depressa pelo céu. As crianças correram para dentro de casa e colocaram seus agasalhos. As roupas molhadas secaram bem depressa. E os barcos no mar andaram mais depressa,cortando as ondas.
_Está vendo como sou útil? Disse o Vento-forte-e-constante. E as pessoas não têm medo de mim.
_E daí?gritou o Vento-grande-e-furioso. A verdade é que eu sei soprar mais forte . E o Vento-grande-e-furioso ficou ainda mais bravo.
O ventinho-de-dia-quente estava se sentindo pequenininho,pequenininho diante do Vento-grande-e-furioso tão forte,forte. E foi saindo devagar,como quem não quer nada. Mas muito preocupado.
_Eu não sirvo para nada!pensava ele. Vento-grande-e-furioso amendrota as pessoas,mas ele sabe fazer alguma coisa pelo menos. Vento-forte-e-constante é útil,e as pessoas gostam dele,mas eu,eu não consigo fazer nada!
Então o Ventinho saiu palas montanhas. O sol estava muito quente,e continuou assim. O céu estava muito azul,e continuou cada vez mais azul.
Mas à medida que o ventinho passava,as pessoas abriam suas janelas,e voltavam seus rostos quentes na direção em que ele soprava.
Saiam de suas casas e sorriam,que alegria!O ventinho encontrou uma menininha com um papagaio. Soprou o mais que podia. O papagaio se ergueu,e a menina ficou radiante. A seguir,viu um menininho junto a uma poça de água. Na poça estavam dois barquinhos com velas de papel,mas não saiam do lugar. O Ventinho soprou e devagarzinho os barquinhos atravessaram a poça. O menino sorriu,vendo os barcos se movendo.
Depois,viu um passarinho a beira do seu ninho.
__Voe,soprou o Ventinho.
__Tenho medo respondeu o passarinho.
Então o Ventinho soprou com toda a sua força,e obrigou o passarinho a cair do ninho,e então o passarinho feliz,viu que podia voar.
Já era bem tarde quando o Ventinho voltou para a sua casa,no alto da montanha. Seus amigos o esperavam preocupados.
__E então,Ventinho,por onde andou?O que você estava fazendo todo esse tempo?
__Quase nada,disse o Ventinho. E contou o que fizera.
Vento-grande-e-furioso já não parecia tão furioso assim. Vento-forte-e-constante Estava pensativo. E falaram ao Ventinho:
__sabe,Ventinho-de-dia-quente,todos nós fazemos coisas importantes,mas o que você faz é mais importante:Você leva alegria ás pessoas. Vento-grande-e-furioso é respeitado porque as pessoas o temem,eu sou apreciado porque lhes sou útil;mas a você elas amam,porque você,com o seu sopro leve,as alegra e acaricia,e ajuda.
Então o Ventinho desceu a montanha alegremente. Lá embaixo as pessoas grandes e as crianças calorentas ao sentirem a volta do ventinho ficaram radiantes de novo;a menininha viu seu papagaio subir. Pelo jardim voou o passarinho flutuando nas asas do Ventinho como um barco flutua no mar. E todos se alegraram.
Observação:Dramatizar a história,enfatizando o fato de que cada um é importante e dentro de suas possibilidades precisar se dispor a ajudar o outro. Possibilitar que a criança se identifique com o “Ventinho” da história,que traz alegria e leveza ao nosso mundo.
Esta historia foi passada por uma irmã em cristo da igreja Metodista.
Antes de eu contá-la,contei primeiro a história de Sansão e como ele se achava grande.
Mas é só uma idéia.
A paz.
Há muito tempo atrás,vivia numa montanha muito alta,três ventos. O primeiro chamava-se Vento_grande-e-furioso. Ele soprava fazendo assim:Uoooooooooo-oooo-oooooooooooo. E quanto mais intenso se movia,mais forte era o seu sopro:Uooooo-oooooooo-ooooooooo oooooooo-eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.
Ele era um vento muito importante.
O segundo era o Vento-forte-e-constante. O seu sopro era assim:Hooooooooooooo muito baixinho. Era um vento muito importante também.
O terceiro vento se chamava ventinho-de-dia-quente. Seu sopro era muito fraquinho. Era agradável vê-lo bater contra a folhagem:Huuuuuuu. Um dia,os três ventos se encontraram,e começaram a conversar no alto da montanha. O vento-grande-e-furioso disse assim:Uhuuuuuu,sou muito importante. Sou forte,carrego tudo que encontro pela frente . As pessoas têm medo de mim,e correm quando eu me aproximo.
_Você tem razão,respondeu o Vento-forte e-constante,mas eu acho que esta não é uma maneira bonita de ser importante. Você é importante para as pessoas porque elas o temem,mas eu sou importante porque sou útil.
E o Vento-forte-e-constante tomou fôlego e soprou:Hoooooooooo. As nuvens viajaram depressa pelo céu. As crianças correram para dentro de casa e colocaram seus agasalhos. As roupas molhadas secaram bem depressa. E os barcos no mar andaram mais depressa,cortando as ondas.
_Está vendo como sou útil? Disse o Vento-forte-e-constante. E as pessoas não têm medo de mim.
_E daí?gritou o Vento-grande-e-furioso. A verdade é que eu sei soprar mais forte . E o Vento-grande-e-furioso ficou ainda mais bravo.
O ventinho-de-dia-quente estava se sentindo pequenininho,pequenininho diante do Vento-grande-e-furioso tão forte,forte. E foi saindo devagar,como quem não quer nada. Mas muito preocupado.
_Eu não sirvo para nada!pensava ele. Vento-grande-e-furioso amendrota as pessoas,mas ele sabe fazer alguma coisa pelo menos. Vento-forte-e-constante é útil,e as pessoas gostam dele,mas eu,eu não consigo fazer nada!
Então o Ventinho saiu palas montanhas. O sol estava muito quente,e continuou assim. O céu estava muito azul,e continuou cada vez mais azul.
Mas à medida que o ventinho passava,as pessoas abriam suas janelas,e voltavam seus rostos quentes na direção em que ele soprava.
Saiam de suas casas e sorriam,que alegria!O ventinho encontrou uma menininha com um papagaio. Soprou o mais que podia. O papagaio se ergueu,e a menina ficou radiante. A seguir,viu um menininho junto a uma poça de água. Na poça estavam dois barquinhos com velas de papel,mas não saiam do lugar. O Ventinho soprou e devagarzinho os barquinhos atravessaram a poça. O menino sorriu,vendo os barcos se movendo.
Depois,viu um passarinho a beira do seu ninho.
__Voe,soprou o Ventinho.
__Tenho medo respondeu o passarinho.
Então o Ventinho soprou com toda a sua força,e obrigou o passarinho a cair do ninho,e então o passarinho feliz,viu que podia voar.
Já era bem tarde quando o Ventinho voltou para a sua casa,no alto da montanha. Seus amigos o esperavam preocupados.
__E então,Ventinho,por onde andou?O que você estava fazendo todo esse tempo?
__Quase nada,disse o Ventinho. E contou o que fizera.
Vento-grande-e-furioso já não parecia tão furioso assim. Vento-forte-e-constante Estava pensativo. E falaram ao Ventinho:
__sabe,Ventinho-de-dia-quente,todos nós fazemos coisas importantes,mas o que você faz é mais importante:Você leva alegria ás pessoas. Vento-grande-e-furioso é respeitado porque as pessoas o temem,eu sou apreciado porque lhes sou útil;mas a você elas amam,porque você,com o seu sopro leve,as alegra e acaricia,e ajuda.
Então o Ventinho desceu a montanha alegremente. Lá embaixo as pessoas grandes e as crianças calorentas ao sentirem a volta do ventinho ficaram radiantes de novo;a menininha viu seu papagaio subir. Pelo jardim voou o passarinho flutuando nas asas do Ventinho como um barco flutua no mar. E todos se alegraram.
Observação:Dramatizar a história,enfatizando o fato de que cada um é importante e dentro de suas possibilidades precisar se dispor a ajudar o outro. Possibilitar que a criança se identifique com o “Ventinho” da história,que traz alegria e leveza ao nosso mundo.
Esta historia foi passada por uma irmã em cristo da igreja Metodista.
Antes de eu contá-la,contei primeiro a história de Sansão e como ele se achava grande.
Mas é só uma idéia.
A paz.
TÉCNICA DE PINTURA

tecnica de pintura
72-1 Desenho de memorização
É um desenho realizado de memória; não temos à nossa vista o que ser observado enquanto o desenho vai sendo elaborado no papel.
72-2 Desenho de observação
Quando algo está presente à nossa vista para ser desenhado; deve ser transportado para o papel atentamente, seguindo todos os detalhes.
72-3 Desenho Criativo
O desenho criativo pode ser dirigido ou livre.
a) Desenho Livre
Quando não depende de meios representativos, mas da própria imaginação e criatividade.
No desenho livre a criança se exterioriza, pensa e faz. A espontaneidade é, talvez, a característica mais importante do desenho infantil.
Às vezes a criança pode oferecer resistência ao desenho livre. Ela não sabe como expressar-se bem, tem medo de faze-lo, receia não agradar. Isto é natural ocorrer; portanto não force a criança, deixe que ela realize os trabalhos naturalmente. Se você observar que ela não quer utilizar esta técnica aponte outra que ela se interesse mais.
b) Desenho dirigido
Quando o tema é dado por outra pessoa; o desenho é de livre criação, mas o tema específico. É a representação do que ocorre à criança como conseqüência de algo que ela viu ou vivenciou.
72-4 Desenho individual
É fundamental que o professor esteja motivado para transmitir dinamismo e entusiasmo aos seus alunos.
O desenho é uma atividade que deve ser elaborada durante o ano todo, como forma de livre expressão e equilíbrio pessoal do aluno.
O produto artístico do aluno tem valor não pela sua beleza e conteúdo, mas simplesmente porque é uma expressão natural e espontânea. Por isso não devemos estabelecer formas estereotipadas ou incentivar a cópia de modelos para obter bons resultados.
72-5 Pontilhismo
Material:
Papel
Lápis grafite, lápis de cor ou canetinhas hidrocor.
Procedimentos:
Sobre a superfície do papel elaborar desenho pressionando livremente o lápis, de modo a preencher os espaços livres; dar em seguida um colorido, fazendo pequenas marcas ou pontos.
Os efeitos de cor e tons são obtidos da fusão desses pontos.
Essa técnica requer paciência e observação.
72.6 Desenhos Texturados
Material:
Papel em branco ou em cores
Lápis de cor, giz de cera ou canetinha hidrocor
Procedimentos:
A textura também se dá ao emprego de traços, marcas diversas sobre o papel ou desenho.
Pode-se enriquecer o desenho empregando linhas paralelas, linhas curvas, pontos ou outras marcas.
Pressionar o lápis de cor, cera ou canetinha sobre o desenho, para obter marcas, mantendo uma distância entre elas.
72.7- Desenho Esfumaçado
Material:
Lápis de cor
Estilete
Papel branco, ofício ou cartolina
Algodão ou cotonete
Procedimentos:
Com auxilio de estilete raspar as pontas de vários lápis de cor ou cera, deixando o pó bem fininho;
Com o cotonete fazer o desenho com as raspas dos lápis sobre o papel, variando bem as cores;
Esfregar suavemente as raspas dos lápis com algodão nas laterais, dando sombreamento ao desenho;
Pode-se obter, com esta técnica, desde um colorido leve até um tom mais forte.
72.8- Desenho com Lápis de Cera
Material:
Lápis preto
Lápis de cera ou bastões
Papel branco, preto, pardo ou em cores
Fixador
Procedimentos:
Com o lápis preto desenhar livremente no papel;
Fazer o contorno e colorir todo o desenho com lápis de cera;
Fazer o sombreamento utilizando o lápis de cera deitado;
Finalizar o trabalho, aplicando o fixador para não manchar a pintura.
72.9- Desenho sobre Papel Camurça
Material:
Papel camurça na cor desejada;
Lápis de cor, lápis de cera ou canetinha hidrocor
Fixador
Procedimentos:
Desenhar livremente;
Com lápis de cor ou outro material, cobrir todo o desenho usando cores variadas;
Fazer o contorno do desenho usando cores mais fortes para destacar o sombreamento.
No papel de cor clara fazer o uso de cores mais fortes, e no papel escuro usar cores claras;
Levar o aluno a descobrir os efeitos do lápis branco, principalmente sobre os papéis mais escuros;
Depois do trabalho pronto, aplicar o fixador para segurar a pintura sobre o papel camurça.
72.10- Desenho com Carvão
Material:
Carvão fino para desenho;
Papel branco
Algodão
Borracha macia
Procedimentos:
Desenhar livremente com o carvão sobre o papel;
Passar o algodão suavemente, fazendo sombreamento para conseguir tons de cinza em algumas partes do desenho;
Passar a borracha para dar luminosidade, realçando algumas partes do desenho.
72.11- Desenho com Giz Colorido
Material:
Giz colorido
Papel ofício branco ou em cores
Leite
Procedimentos:
Colocar um pouco de leite em um recipiente pequeno;
Molhar o giz no leite e desenhar livremente sobre o papel;
O leite faz com o que giz prenda-se no papel, servindo de fixador.
72.12- Desenho sobre Lixa
Material:
Lixa fina
Lápis de cera, giz colorido ou lápis de cor etc.
Procedimentos:
Desenhar livremente sobre a lixa;
Colorir o desenho usando cores variadas e tons fortes; usar a cor branca para dar efeitos de luz no desenho;
Soprar levemente para retirar o pó, e aplicar o fixador para segurar a pintura sobre a lixa.
72.13- Desenho com Gizão de Cera derretida
Material:
Lápis de cera, gizão de cera de várias cores
Vela
Papel branco ou em cores
Procedimentos:
Sobre uma vela acesa, encostar ligeiramente o gizão de cera. Derretida a cera, passá-la sobre o papel, criando seu próprio desenho, deixando-o, em relevo;
Pode-se também aquecer o gizão na vela e deixar cair pingos coloridos aleatoriamente sobre o papel, conseguindo-se um efeito muito bonito;
Esta técnica deve ser realizada com crianças maiores, para evitar acidentes.
72.14- Desenho Soprado
Material:
Papel branco, em cores escuras ou preta
Guache de várias cores, principalmente o branco
Canudos de refrigerantes
Copinhos descartáveis de café
Procedimentos:
Dissolver as tintas guaches nos copinhos de café com um pouquinho de água, deixando-as bem grossas. Usar várias cores para enriquecer o trabalho;
Pingar gotas coloridas sobre o papel e soprar o canudo, para que se misturem, dando um efeito especial;
Usar o guache branco, para dar luz ao trabalho, principalmente se o papel trabalhado for de cor escura.
72.15- Desenho com Lápis de Cera e Nanquim
Material:
Lápis de cera ou gizão de várias cores
Papel ofício ou cartolina
Tinta naquim
Pincel de ponta chata
Pente fino
Procedimentos:
Cobrir todo o papel, fazendo listras ou curvas sinuosas com giz de cera de várias cores;
Com o pincel, cobrir toda a folha com tinta nanquim e deixar secar bastante;
Pegar o pente e passá-lo em toda a área do papel, em várias direções, para obter o efeito colorido do giz de cera.
72.16- Textura
Material:
Papel branco
Lápis de cor ou cera
Material de sua escolha (moeda, tecido, folhas, lixa etc)
Procedimentos:
A textura é uma característica de determinada superfície, levando em consideração a aspereza, brilho, trama etc., do material empregado no desenho;
Sobre a superfície de um corpo (moeda, papel, tecido espesso, folha, lixa etc.) colocar o papel e pressionar sobre ele levemente, o lápis na posição inclinada, para obter efeitos de textura.
72.17- Desenhos sobre Folhas ou Figuras Recortadas
Material:
Lápis de cera
Papel branco ou em cores
Folhas de plantas ou figuras recortadas em papel espesso
Anilina
Procedimentos:
Colocar as folhas ou figuras recortadas sobre uma superfície, presas com durex ou fita adesiva;
Cobri-lás cuidadosamente com o papel;
Passar o lápis de cera deitado sobre o papel, para obter as formas recobertas.
72.18- Pintura com Legumes
Material:
Legumes (chuchu, batata, jiló, cenoura etc.)
Guache em cores variadas
Pincéis
Pano velho
Recipiente com água
Procedimentos:
Cortar os legumes ao meio, aproveitando as suas formas originais;
Naqueles que não têm formas definidas, recortar criando formas de flores, objetos, bichos etc.;
Depois de recortados, mantê-los enrolados no pano para retirar a umidade enquanto se prepara as tintas;
Com o auxílio do pincel, passar a tinta forma criada no legume e carimbar o papel. A cada carimbada, lavar bem o pincel, para trocar de cor, e passar a tinta novamente, variando as cores. Deixar secar.
72.19- Pintura com Esponja
Material:
Papel
Esponja de espuma
Guache em cores variadas
Procedimentos:
Pegar a esponja e dividi-la em quatro partes;
Molhar os pedaços da esponja nas tintas, usando cores diferentes, e carimbar na folha criando diversas formas figurativas ou abstratas;
Deixar secar.
72.20- Pintura com Anilina e Pente
Material:
Anilina líquida nas cores desejadas
Conta-gotas
Cartolina
Pente com dentes finos
Cola branca
Procedimentos:
Passar a cola branca sobre toda a superfície da cartolina;
Aplicar sobre a cola anilina de várias cores, com o auxílio do conta-gotas.
Antes de secar, passar o pente em várias direções sobre a cartolina obtendo efeitos interessantes.
72.21- Guache com Texturas
Material:
Tinta guache de várias cores
Papel branco
Pincel grosso
Escova de dentes
Verniz spray
Procedimentos:
Passar sobre o papel branco, camadas bem espessas com as tintas guaches;
Sobre a pintura, dar leves batidas ou fazer movimentos circulares com as cerdas da escova de dentes, de modo a criar uma textura;
Deixar secar e passar uma mão de verniz sobre a pintura;
Pode-se criar várias texturas utilizando diversos materiais, tais como palha de aço, pente, espuma, folhas secas etc.
72.22- Pintura com Barbante
Material:
Papel branco ou cartolina
Guache de várias cores
Vários pedaços de barbante grosso e fino
Procedimentos:
Molhar um dos pedaços de barbante numa cor de tinta guache e colocá-lo sobre a folha de trabalho para criar formas variadas;
Proceder da mesma maneira com as outras cores;
Retirar os barbantes cuidadosamente, evitando borrões.
Observar que a tinta de cada barbante passou para o papel, formando uma composição;
Criar várias composições bem bonitas.
COMO PLANEJAR UMA LIÇÃO ATIVA
Escolhendo Atividades para uma Lição
Conserve o foco na lição Bíblica.
Escolha uma variedade de atividades.
Movimente as atividades em volta dos objetivos da lição.
Não ensine somente pelos fatos; ensine para que haja compreensão.
Ajude as crianças a experimentarem a histórias por elas mesmas.
http://lizzsantos.multiply.com/journal/item/44
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