domingo, 14 de agosto de 2011

01 de agosto de 2011

01 de Agosto de 2011

"Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece." Filipenses 4:12-13

Pensamento: A vida é cheia de altos e baixos. Muitas coisas que consideramos preciosas podem ser tocadas pela morte, desastre e deterioração. O que temos que é certo? Em quem podemos ter segurança? Aonde achamos o poder para viver vitoriosamente em tempos bons e difíceis? No Senhor que nos dá força!

Oração: Ó Senhor Deus, Pai de toda criação, confesso que minha vida e as circunstâncias nas quais tento viver estão além da minha habilidade de controlar. Agradeço-lhe por estar presente para me confortar, proteger, guiar e dar poder para encarar cada situação com confiança e segurança. Pelo fato de o Senhor estar comigo, ó Pastor amoroso, sei que terei tudo que preciso para viver vitoriosamente para o Senhor, até o dia em que vou compartilhar da sua glória junto ao Senhor.

02 de agosot de 2011

02 de Agosto de 2011

"Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão." Colossenses 2:6-7

Pensamento: Será que lembramos do dia que recebemos a Cristo Jesus em nossa vida ? Será que temos vivido nele ? Enraizados, edificados e firmados na fé ? Para criarmos raizes precisamos permanecer firmes. Se estamos agitados de um lado para o outro, como podemos estar enraizados ? Contudo, ainda, o que chama mais atenção neste versículo, são as palavras "transbordando de gratidão" !!! Será que estamos cheios de gratidão à Jesus ? Creio que precisamos de mais, precisamos TRANSBORDAR de gratidão ao nosso Senhor !!! Fomos escolhidos e salvos por Ele, que nos amou, nos ama até hoje, e nos amará por toda a eternidade.

Oração: Pai querido, ajuda-me a criar raizes no sólo fertil do Seu amor. Ajuda-me a viver firmado na fé. Ensina-me a ter um coração transbordante de gratidão ao Senhor. Obrigado Pai, pelo Seu amor, pela Sua graça, por tudo que o Senhor fez por mim, obrigado pelas coisas que o Senhor está fazendo, e por aquilo que o Senhor ainda fará na minha vida. Obrigado Pai e perdoa minha falta de gratidão. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

03 de agosto d 2011

03 de Agosto de 2011

"Nós, porém, somos cidadãos dos céus. É de lá que ansiosamente esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo." Filipenses 3:20

Pensamento: Esse versículo é muito bom para lembrarmos que estamos de passagem por este mundo, e que a verdadeira vida plena e abundante da qual o Senhor nos fala, é a vida eterna. Quando semeamos devemos pensar na colheita celestial que haverá quando estivermos junto ao Pai. Quando praticamos nossas obras devemos esperar que o Senhor que nos vê em secreto, nos recompense, seja neste mundo ou na vida eterna. Muitas vezes estamos com os olhos fixos nas coisas deste mundo, com os pensamentos voltados apenas para as coisas materiais. A vida é muito curta e passageira para gastarmos tanto tempo com coisas que não poderemos levar para a eternidade. Quanta gente acumulando tanta riqueza e ao mesmo tempo quantas pessoas vivendo na miséria total !!! Será que pelo menos nós cristãos, poderíamos ser um pouco mais imitadores do amor de Cristo ???

Oração: Pai querido, perdoa-me porque eu tenho sido falho em praticar o amor, tenho sido falho em anunciar o evangelho de Cristo, porque eu entendo que ser testemunha do Senhor não é sair por ai apenas falando e falando, mas é viver conforme o exemplo de Jesus. Ajuda-me a viver em amor e em serviço, sendo instrumento do Senhor. Derrama cada dia mais Seu Espírito santo sobre mim para que eu seja canal de benção na vida do irmão necessitado. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

04 de agosto de 2011

04 de Agosto de 2011

"Assim diz o SENHOR: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma; mas eles dizem: Não andaremos." Jeremias 6:16

Pensamento: A tentação é uma escolha entre o velho caminho (a vontade de Deus para nós) e um novo caminho fornecido por Satanás. Tantas vezes o caminho de Satanás é apresentado para nós como um atalho à felicidade, prosperidade e realizações. No entanto, este caminho nos leva para longe de Deus e as bênçãos que ele anseia nos dar. Não sejamos como o povo de Deus nos dias de Jeremias, que recusou o caminho de Deus e disse, “Não vamos andar nesse caminho”. O resultado da escolha deles foi a sua própria destruição.

Oração: Ó querido Pai, Todo Poderoso Deus, perdoe-me por desviar do seu caminho e buscar um caminho que parece ser mais fácil e que vai me levar à felicidade mais rapidamente. Através do seu Espírito Santo, ajude-me a ver além das fachadas das tentações de Satanás, para enxergar seus resultados amargos. Sei que o Seu caminho é o caminho de alegria, paz e descanso. Por favor, dê-me a coragem de andar nele confiantemente. No nome de Jesus eu oro. Amém.

05 de agosto de 2011

"Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica." Romanos 8:33

Pensamento: Quando Deus declara que um pecador é justificado à Sua vista e atribui a própria justiça de Cristo a ele, esse indivíduo nunca mais será colocado em um segundo julgamento. Existe um conceito jurídico que uma vez que um indivíduo é acusado de um crime, é julgado e inocentado, nunca mais poderá ser levado ao tribunal por aquele mesmo crime novamente, mesmo que sua culpa venha a ser provada posteriormente. Mas, ao justificar o perdido, Deus ignora o fato da nossa culpa inegável e, por meio de sua maravilhosa graça, declara-nos livres de todas as acusações!

Oração: Pai querido, bondoso Deus, e meu Senhor. Obrigado pela sua maravilhosa graça e pela justificação através de Cristo Jesus. Eu clamo o Sangue do Cordeiro sobre a minha vida, e rejeito toda acusação do inimigo, que tem feito eu me sentir culpado pelos meus pecados. Aceite novamente o perdão pelos meus pecados, ajuda-me no caminhar diário para eu não me desviar do Seu caminho. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

06 de agosto de 2011

06 de Agosto de 2011

"Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida." Apocalipse 2:10

Pensamento: O medo e a dúvida acabam com a fé e a oportunidade do milagre acontecer. Muitas vezes estamos diante de problemas impossíveis e acabamos cedendo a tentação e desviamos da vontade de Deus por causa do medo e da dúvida. Se você nesse momento estiver enfrentando uma situação onde não há mais o que possa ser feito, somente um milagre pode tirá-lo dessa situação, então não desista !!! Clame a Deus e espere pois o Senhor tem prazer em fazer milagres para que Seu nome seja glorificado em nosso meio.

Oração: Pai querido, o Senhor é fiel e justo e jamais deixa seus filhos desamparados, afasta de mim todo medo e toda dúvida para que eu possa crer no impossível, para que Seu milagre possa acontecer em minha vida, e para que seu nome seja glorificado através da minha vida. O Senhor sabe minhas necessidades, sei que o Senhor não vai me abandonar nesta hora tão difícil, por isso eu clamo ao Senhor, que me tire desta fornalha de aflição. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

07 de agosto de 2011

07 de Agosto de 2011

"Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne." Ezequiel 36:26

Pensamento: Esta é a Palavra de Deus para hoje, é a promessa do Senhor para nós, e não se tardará a cumprir !!! Talvez nosso coração esteja endurecido e machucado !!! Parecia até que nunca mais estaríamos livres da amargura. Mas Deus quer nos dar um coração novo, Ele quer colocar dentro de nós um espírito novo !!! Precisamos deste coração de carne, sem feridas, sem mágoas, sem dores, para que possamos adorar ao nosso Deus com todo nosso coração.

Oração: Pai querido, obrigado pela tua promessa, eu preciso mesmo de um coração novo e de um espírito novo. Coloca em mim um coração de carne, disposto a amar, disposto a perdoar, disposto a te glorificar. Ao longo da vida, tantas palavras amargas, tantos machucados em meu coração, mas agora nesta hora, eu quero perdoar estas pessoas que me feriram, e declarar sobre elas a tua benção. Eu rogo pela tua cura sobre o meu coração. Em nome de Jesus. Amém.

08 de agosto de 20011

08 de Agosto de 2011

"Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares." Isaías 55:2

Pensamento: Não perca tempo com o mundo, não gaste tempo com o mundo, você é peregrino nessa terra. Temos necessidades sim, que devem ser supridas, para isso não deixamos de trabalhar e proporcionar sustento e até mesmo conforto, para nós e nossa familia. Mas façamos tudo para glória de Deus, façamos tudo com excelência, pois estamos fazendo para o Senhor. Coma do que Deus tem para sua vida, edifique-se na palavra de Deus, e certamente você se deleitará com os mais finos manjares de Deus.

Oração: Pai querido, retira de mim todo apego exagerado as coisas deste mundo, ensina-me a acumular tesouros no céu, e a confiar que o Senhor é a fonte do meu sustento e nada me faltará. Obrigado porque o Senhor me convida a experimentar dos Seus finos manjares. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

09 de agosto de 2011

"Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras." Salmos 100:1

Pensamento: Louvemos o Senhor com alegria! Adoremos o SENHOR dos senhores e Rei dos reis hoje. Vamos encontrar pequenos momentos no nosso dia, aproveitá-los bem, e usá-los para dar graças e louvar nosso Pai no céu. Quando somos abençoados, paremos um momento, para adorar. Em toda coisa boa, digamos uma frase de adoração ao nosso Pai gracioso.

Oração: Pai amoroso e brando, Deus de misericórdia e poder, eu acho absolutamente incrível que o Senhor me permita conhecê-lo, o maravilhoso e santo Criador. O Senhor é tão bondoso por me ouvir, a mim, uma das suas criaturas. Sua graça me salvou; eu lhe louvo! Seu amor me refez; Eu lhe agradeço. Sua força me deu poder para mudar; Eu aprecio o que o Senhor fez por mim. O Senhor é maravilhoso, querido Pai, e eu lhe amo com todo meu coração. Eu lhe louvo no nome de Jesus, seu maior presente. Amém.

10 agosto de 2011

10 de Agosto de 2011

"O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra." Salmos 34:7

Pensamento: O Senhor está acampado aonde estivermos, independente da situação Ele sempre está olhando por nós, fico imaginando este Pai amoroso, correndo para cá e para lá nos protegendo e nos defendendo. Porém se você está passando por situações de adversidades, lembre-se que essas lutas vão servir para seu crescimento, e esse tempo logo irá passar e a vitória do Senhor estará sobre você.

Enviado por: Sônia

Oração: Pai ensina-me a manter meus olhos sempre abertos para ouvir a Sua voz em todos os momentos da minha vida, e que eu sempre sinta a Sua presença ao meu lado. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

12 agosto de 2011



"Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna." João 6:68

Pensamento: Pedro sabia que Jesus era o único caminho e que Ele tinha o poder e a capacidade para salvar as nossas vidas e por isso ele escolheu ficar com Jesus e ser submisso a Ele. É preciso que, tenhamos essa mesma consciência de que não existe em nenhum lugar do mundo outro nome no qual possamos ser salvos, senão no nome e poder de Jesus. Sua palavra tem autoridade, é verdadeira e nos conduz a vida eterna.

Oração: Senhor Deus, Jesus é o caminho, a verdade e a vida, Sua palavra é fiel e verdadeira, e nos leva a vida eterna !!! Não permita que eu venha me desviar, nem me perder, pois não há para onder ir, os outros caminhos levam a perdição, mas o caminho do Senhor nos leva a vitória. Obrigado Senhor. Eu oro em nome de Jesus. Amém.


11 de Agosto de 2011

"E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo." Apocalipse 20:15

Pensamento: Quem não for achado escrito no Livro da Vida será entregue à punição eterna, no lago que arde com fogo e enxofre, junto com o diabo e seus anjos, a besta e o falso profeta. E você, têm seu nome escrito no livro da vida ? Já se arrependeu dos seus pecados ? Confessou Jesus cristo como seu Senhor e Salvador ? Ore e peça ao Senhor que escreva seu nome no livro da vida, tenha uma vida com Cristo e viva a eternidade com o Senhor.

Oração: Pai querido, se meu nome ainda não está escrito no livro da vida, por favor escreva, pois quero passar a eternidade com o Senhor. Perdoa meus pecados, perdoa pelas vezes que andei tão ocupado com as coisas deste mundo e abandonei o Senhor. Confesso Jesus como meu Senhor e Salvador. E obrigado por ter enviado Seu filho amado, para morrer em meu lugar e trazer salvação para mim. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

13 agosto de 2011



"Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus." Marcos 10:50

Pensamento: Há alguma capa que o inimigo tem colocado sobre você? a capa do cego mendingo Bartimeu era a autorização para que ele fose tratado como tal, muitas vezes temos capas da mentira, desonestidade, que aparentemente nem vemos, e isso da autoridade para o inimigo agir fazendo com que sejamos vistos como derrotado. Mas se lançarmos fora e fomos para Jesus numa atitude de abandono do erro Ele é fiél e justo para nos perdoar e purificar e trocar nossas vestes.

Enviado por: Altair de Mora

Oração: Senhor, se houver alguma capa que tem autorizado o inimigo na minha vida e na vida deste meu irmão(a) mostra para que possamos lançar fora e corrermos para Jesus que é o único que tem o poder de nos salvar,limpar, purificar e nos dar vestes novas. Pai de-nos veste de louvores para que teu nome neste dia e todos os dias seja visto e desejado através das nossas vidas. Pedimos a ti em nome de nosso único e suficiente salvador JESUS Cristo que vive para sempre. Amém !!!

14 de agosto de 2011



"Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna." João 6:68

Pensamento: Pedro sabia que Jesus era o único caminho e que Ele tinha o poder e a capacidade para salvar as nossas vidas e por isso ele escolheu ficar com Jesus e ser submisso a Ele. É preciso que, tenhamos essa mesma consciência de que não existe em nenhum lugar do mundo outro nome no qual possamos ser salvos, senão no nome e poder de Jesus. Sua palavra tem autoridade, é verdadeira e nos conduz a vida eterna.

Oração: Senhor Deus, Jesus é o caminho, a verdade e a vida, Sua palavra é fiel e verdadeira, e nos leva a vida eterna !!! Não permita que eu venha me desviar, nem me perder, pois não há para onder ir, os outros caminhos levam a perdição, mas o caminho do Senhor nos leva a vitória. Obrigado Senhor. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

LOBO E CORDEIRO AMIGOS??


(Leve uma figura de um lobo ou um lobo de pelúcia)
Esse é Leleu, um lindo lobo prateado. Ele vive em planícies sem árvores ou em lugares desertos muito frios.
Leleu é um lobo bem grande de 2 metros de comprimento e anda sempre com outros lobos. Ele tem uma boa visão, ótima audição e de longe consegue sentir o cheiro de outros animais e dos seres humanos. Também tem dentes fortes e afiados, próprios para comer carne.
Para conseguir uma namorada, Leleu precisa cantar e vocês sabem como Leleu canta? Auuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!
Leleu também uiva para chamar seus companheiros e dizer que ali onde ele está é a sua casa e o seu quintal, também para dar ordens durante as caçadas e uivar sempre que sentir vontade.
Leleu e seu grupo de lobos caçam juntos a sua comida. Eles comem veados, alces, pássaros, peixes, serpentes e, seu prato predileto é o cordeiro!
Eu creio que um dia o profeta Isaías estava observando Leleu e seu bando de lobos, quando disse que na Nova Terra que Jesus está preparando para os salvos viverem, o lobo como Leleu vai viver junto com o cordeiro. Não é uma coisa maravilhosa?
Lá os lobos comerão frutas como nós. Lá eles serão amigos uns dos outros e poderão brincar juntos. E sabe o que mais? Ali estarão também outros animais como: o leão, o hipopótamo, a raposa, o tigre, a onça, o ursos e todos os outros, pois serão mansos. E, por isso, eles serão nossos amigos!
E sabe o que mais o profeta Isaias disse? Que na Nova Terra as crianças pequenas irão brincar até mesmo com as serpentes.
Eu quero pode abraçar aos lobos como Leleu lá na Nova Terra. Acho até que quero um lobo assim no meu quintal. Você também quer estar na Nova Terra?

RAIMUNDINHO , O SAPINHO ARREPENDIDO



Era uma vez, numa bela mata verdejante, embalada pelo cantarolar dos pássaros, um sapinho muito travesso chamado Raimundinho. E ele estava muito triste e arrependido com a travessura que aprontou com o seu amiguinho Tadeu, um grilo que se dizia muito valente. E tudo aconteceu mais ou menos assim…
Todas as noites o grilo Tadeu fazia companhia ao sapo Raimundinho na margem da pequena lagoa, onde conversavam, contavam histórias e cantavam para matar o tempo. Até que numa certa noite, empolgado com uma de suas histórias exageradas, Tadeu gabou-se de ser o grilo mais corajoso da floresta, e que certa vez, enfrentou até uma onça pintada!
Mas Raimundinho já estava cansado desses exageros de Tadeu, que sempre contava vantagem, e aproveitou o episódio para dar-lhe uma lição, então ele propôs um desafio de coragem ao grilo Tadeu, o de na noite seguinte entrar numa caverna, do outro lado do lago, onde vivia o perigoso Sapo Monstro, e tirar-lhe uma foto enquanto estivesse dormindo, já que era um grilo tão corajoso.
O grilo Tadeu nunca ouvira falar do Sapo Monstro, e só de imaginar ficou assustado, mas como não queria dar o braço a torcer, aceitou o desafio, e logo depois os dois foram dormir, o grilo preocupadíssimo com o perigo que correria, e o sapinho cheio de idéias para assustar seu amiguinho.
E assim, na manhã seguinte, Raimundinho correu à caverna para fazer os preparativos e dar o grande susto em seu amiguinho grilo. O plano era perfeito, pensava o sapinho enquanto trabalhava sem parar, acertando os últimos detalhes.
A noite chegou, e como combinado, o grilo Tadeu apareceu bem de mansinho, pisando na pontinha dos pés, carregando a câmera nas mãos, tomando todo o cuidado do mundo para que o terrível Sapo Monstro não o visse entrando na caverna. E quando à beira da cama do Monstro…. CLICK!!! Bateu a foto, certo da vitória. Mas de repente, “Buuuuuuu”! O sapinho Raimundinho, fantasiado de Sapo Monstro, deu um grande grito e susto no grilo Tadeu, que jogou a câmera para o alto e saiu correndo, sem direção e sem olhar para trás. Provavelmente está correndo até agora, porque ele não apareceu mais.


E é por isso que o sapinho estava tão triste e arrependido, pois por causa de uma brincadeira boba, estava sem o amiguinho para lhe fazer companhia.
Mas então ele se lembrou, que certa vez sua avó lhe falou de um ensinamento na “Bíblia”, que se posto em prática, com muita fé, o ajudaria nos momentos mais difíceis da sua vida. O ensinamento é: “Se crerem, receberão tudo o que pedirem em oração.” (Mateus 21.22).
Assim, colocando-se de joelhos, começou a orar, pedindo ao “Papai do Céu” que mandasse seu amiguinho de volta, pois estava arrependido da brincadeira ruim que havia feito e, reconhecendo seu erro, pediu perdão. E assim, com o coração arrependido, Raimundinho pedia fervorosamente ao Senhor para que Tadeu voltasse, e foi quando ainda orava, que o grilo Tadeu gritou… Raimundinho!!!
Então Raimundinho agradeceu a “Papai do Céu”, se levantou e correu na direção do seu amiguinho, trocando com ele um grande abraço, cheio de alegria, desculpando e perdoando um ao outro, o grilo pela mentira da onça, e o sapinho pela peça pregada.
E com os laços restabelecidos, puseram as novidades em dia como bons amigos, e o sapinho aproveitou para falar da maravilhosa experiência vivenciada na oração.
E assim, a partir deste dia, em vez de ficarem de conversa fiada que não leva a nada, Raimundinho e Tadeu passaram a fazer da oração, uma prática constante em suas vidas, mais felizes do que antes, na verdade, felizes para sempre.

O Bom Samaritano


Sem dúvida alguma, viajar é maravilhoso! Alguém tem opiniãodiferente? (permitir respostas) Quanto nos preparamos para uma viagem! Com que entusiasmo o fazemos!
Certa vez, Jesus contou uma história sobre um homem que estava fazendo uma viagem. Se abrirmos nossa Bíblia, essa história está narrada
em Lucas capítulo 10. As viagens dessa época eram feitas a pé, ou no lombo de algum animal; por exemplo, um burro.
A pessoa dessa história era um homem que se dirigia de Jerusalém a Jericó. Os caminhos empoeirados eram cheios de pedras, de curvas
e rodeados de montanhas; um lugar muito perigoso para se viajar, especialmente se estivesse sozinho.
E foi assim que uns ladrões surpreenderam nosso viajante. Eles estavam escondidos nas rochas e eram acostumados a atacar a todos que por ali passassem. Saltaram sobre aquele pobre homem; bateram nele e
o machucaram, levando todo o seu dinheiro, e quase toda a sua roupa, deixando-o muito ferido à beira do caminho.
Enquanto ele estava lá sozinho e abandonado, começou a escutar um barulho que se fazia cada vez mais forte. Que seria? Quando chegou bem perto, ele percebeu que era um sacerdote. Naquele tempo, o sacerdote era como um pastor hoje. E ele deve ter pensado: “com certeza, este vai me ajudar”. (Para representar esta história, pode usar suas mãos, colocando sobre o dedo indicador, um pequeno turbante, preso com um elástico.Também pode desenhar um rosto em lugar das impressões digitais. Do mesmo modo, podem ser representados os outros personagens.)
Vocês quase não vão acreditar no que aconteceu. O sacerdote olhou-o, sentiu pena dele e foi embora, porque tinha medo que os ladrões também o atacassem. Lá ficou ele sozinho novamente. Mais tarde, tornou
a ouvir um barulho e ficou esperando para ver se, quem sabe, alguém o ajudaria. Quando chegou bem perto, ele viu que era um levita. Sabem o que era um levita? Era alguém que ajudava nos trabalhos do templo. Os levitas tinham sido escolhidos por Deus para serem ajudantes do templo.Eram assim como os diáconos de hoje. Hum! Esse também passou e foi embora sem parar para socorrer o pobre homem.
Fazia muito calor, o sol ficando quente, e aquele homem todo machucado estava cada vez pior. Depois de bastante tempo, ele ouviu novamente um barulho. Não era barulho de alguém que vinha caminhando, mas que vinha montado. Ele ficou com muito medo, porque pensou que os ladrões haviam voltado. Mas quando chegou bem pertinho, ele viu um viajante que, como ele, também passava por esse caminho.
Era um homem que morava em Samaria, por isso o chamavam samaritano. E ele pensou: esse é que não vai me socorrer. Um samaritano não vai parar para falar com um judeu. Fazia muito tempo que judeus e samaritanos não eram mais amigos. Porém, quando aquele homem passou, olhou-o, ficou com muita pena daquele judeu todo machucado e resolveu parar. Colocou um pouco de azeite nas suas feridas; vestiu-o com a sua própria roupa, e lhe deu um pouco de água para beber. Logo, ajudou o homem a montar em seu jumento e foi andando a pé, porque o homem estava muito ferido e não agüentava andar.
Foram bem devagar, até que chegaram a uma hospedaria. Sabem o que era uma hospedaria? (permitir respostas) Era como se fosse um hotel bem simples à beira da estrada. Pararam ali e se hospedaram. O samaritano cuidou do doente por toda aquela noite e como ele ainda estava muito fraco, pediu ao dono da hospedaria que cuidasse dele, até que melhorasse e pudesse continuar viajando. Fez mais uma coisa: pagou a hospedaria para o homem também, recomendando que se houvesse mais alguma coisa ele pagaria na volta. Oh! Ele foi muito bondoso, não é verdade?
Jesus espera que nós também sejamos bondosos para com os outros. Que amemos as pessoas, não importa como estejam. Se estiverem com frio ou com fome também, Ele espera que nós as ajudemos. Se
estiverem com saúde ou se estiverem doentes. Não importa quem elas sejam. Ele ama todas as pessoas e quer que nós as amemos também. Vamos procurar ser sempre bondosos, como o bom samaritano? Oremos.

Abençoando as crianças


ABENÇOANDO AS CRIANÇAS
O nosso coração sempre se enche de alegria, ao saber quanto Jesus ama as crianças!
Quando Ele caminhou na terra, sempre mostrou amabilidade, cortesia e interesse pelas crianças. Certa vez, até ressuscitou uma menina.
Em outra oportunidade, Ele utilizou a merenda de um menino, para alimentar uma multidão. Porém a história de hoje, não é sobre um desses grandes milagres, mas de um dia normal, no qual Jesus estava com Seus discípulos atendendo a muitas pessoas que vinham em busca de alguma ajuda.
Naquele tempo era costume levar as crianças para serem abençoadas pelos sacerdotes ou pelos grandes mestres da época. Mas uma mãe teve uma idéia diferente. Ela resolveu levar seu filho para ser abençoado por Jesus, o Ser mais maravilhoso.
Certamente, ela já havia percebido como Ele tratava as crianças de maneira tão carinhosa. Enquanto ia pelo caminho, encontrou outras mães que ao saberem da idéia que ela tivera, resolveram acompanhá-la também.
Porém, será que Jesus as receberia? Ele estava sempre tão ocupado!
Jesus viu quando elas se aproximavam com as crianças, e aquele era um momento muito especial para ensinar uma importante lição aos Seus discípulos. Assim Ele esperou até que chegassem mais perto, para ver qual seria a atitude dos discípulos. Quando viram todas aquelas crianças, eles não gostaram nenhum pouquinho.
Alguns de vocês seriam capazes de representar que foi que fizeram os discípulos? (Permitir que representem espontaneamente.) Isto mesmo! Eles se sentiram aborrecidos, quando se aproximaram e trataram de mandar todos de volta o mais rápido possível. Eles pensaram que as crianças incomodariam a Jesus. E quando aquelas mães, muito tristes começaram a voltar para suas casas, sem ter suas criancinhas abençoadas por Jesus, Ele mandou que as chamassem e disse: “- Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a Mim, porque dos tais é o reino dos céus”.
Como elas se sentiram felizes! Jesus então as tomou em Seus braços e as abençoou.
Ele amava a cada criancinha e também ama a cada um de vocês. Jesus sabe quando você está triste ou feliz. Sabe se está sofrendo por alguma enfermidade e Ele também fica triste quando alguma criança está triste.
A lição dada naquele dia aos discípulos é para nós também, como pais, mães, professores e como igreja. As crianças devem ser atraídas a Jesus. Se Seus ensinos são corretos, elas virão se nós o permitirmos e se lhes mostrarmos o caminho.
Que neste dia, queridos amiguinhos, vocês saiam daqui com a certeza de que Jesus ama muito a cada um de vocês e quer receber a todos no reino do Céu. (Prepare para esse dia uma pequenina caixa de presente e dentro dela cole um espelho, para ser entregue no final da história).
Vocês irão receber uma pequena lembrança, mas só devem abrila, depois que estiverem junto do papai e da mamãe, e vocês terão uma surpresa, irão descobrir quem é a criança que Jesus ama muito, muito.
Agora, antes que vocês saiam, vamos orar pedindo que Jesus abençoe também a cada um de vocês. (peça ao pastor ou um ancião que faça essa oração especial, lembrando-o de que está orando com crianças e, portanto, deve ser breve).

O cordeiro que tira o pecado

“Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1:29).
Textos adicionais: Mateus 1:21; I Pedro 1:18, 19; I João 3:5.

Material Necessário
1 clipe pequeno
1 fio com 25 cm
1 sabonete branco
1 dúzia de botões (qualquer tamanho ou cor)
Etiquetas
1 colher
4 gotas de iodo
1 aquário ou jarra de vidro com 2/3 de água Alvejante de roupas

Modo de Preparar
Pingue o iodo na água. Rotule os botões com etiquetas pequenas: livros, alimentos, remédios, roupas, dinheiro, amor, máquinas, conselhos, leis, etc. Coloque todos os botões em uma caixa pequena. Faça a escultura de uma ovelha no sabonete (cole a figura da ovelha no sabonete para servir como modelo). Enfie o clipe no dorso da ovelha e amarre o fio. Segurando pelo fio, mergulhe a ovelha no alvejante por alguns instantes e deixe-a secar sobre um prato. Mantenha-a no prato até que esteja seca e pronta para ser usada. Na hora da lição, coloque o aquário ou jarra e a caixa com os botões sobre uma mesa baixa, diante das crianças, mas mantenha a ovelha escondida. Mensagem Este vasilhame com água é o mundo. O pecado trouxe trevas ao mundo. (Entregue um botão para cada criança.) Iremos ver agora que botão conseguirá tirar as trevas (pecado) do mundo. (Oriente as crianças a trazerem o botão que têm nas mãos, uma a uma, e o deixem cair dentro do vasilhame. Antes de deixá-lo cair, porém, cada uma deverá ler a etiqueta que o identifica, como sugestão para a cura das trevas do mundo. Agite a água com a colher depois que cada botão for colocado.) Todas essas sugestões já foram testadas no mundo, mas as trevas causadas pelo pecado ainda permanecem.


A Bíblia tem a resposta. (Segure o cordeiro esculpido no sabonete e leia João 1:29): “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (Mergulhe na água a ovelha presa pelo fio. Agite cuidadosamente a água com o auxílio da colher, por alguns instantes, até que desapareçam as trevas.) Os botões representam as boas sugestões para ajudar as pessoas em outras situações, mas Jesus, o Cordeiro de Deus, é o Único que tira o pecado do mundo. REFLEXÃO Nascemos em um mundo de pecado e sabemos o quanto somos pecadores, mas, por não fomos feitos como os robôs, temos a oportunidade de fazer escolhas. Entregue o seu coração a Jesus, hoje e peça perdão a Ele. Ele está de braços abertos esperando por você. Vocês gostariam de pedir perdão a Jesus? Quero ver as mãos daqueles que querem pedir perdão a Jesus!

Maçãs estragadas


“... Limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo” (Mateus 23:26). Textos adicionais: Provérbios 16:18; Colossenses 3:8, 9; Apocalipse 21:8; Efésios 4:29; Levíticos 19:17; I João 3:15.

Material Necessário
• 1 maçã vermelha
• 4 fios de barbante com 5 cm cada
• Faca afiada ou estilete
• Giz de cera preto
• Objeto com ponta fina (tesoura, faca, furador de fruta etc.)

Modo de Preparar
Pinte a ponta de cada fio com giz de cera preto e mergulhe-os em água por alguns minutos.
Com a faca, lasque a casca da maçã de baixo para cima em quatro pontos, cuidando para deixar um lado preso, sem soltá-lo totalmente (essas lascas devem ser feitas como se fossem janelinhas no local onde normalmente você colocará os seus dedos para segurar a maçã durante a apresentação). Levante cada lasca da casca e, com o auxílio de um objeto com ponta, faça buracos com 2,5 a 3 cm de profundidade. Coloque um verme (bicho) de barbante em cada buraco, deixado a cabeça preta suficientemente exposta para saltar para fora facilmente. Volte a lasca da maçã para o seu lugar.
Os cortes devem estar totalmente ocultos por seus dedos enquanto a maçã for mostrada às crianças. A maçã deve ser usada imediatamente depois que foi preparada, visto que os buracos logo ficarão evidentes se ficarem escuros.

Mensagem
Este vasilhame com água é o mundo. O pecado trouxe trevas ao mundo.
(Entregue um botão para cada criança.)
Iremos ver agora que botão conseguirá tirar as trevas (pecado) do mundo.
(Oriente as crianças a trazerem o botão que têm nas mãos, uma a uma, e o deixem cair dentro do vasilhame. Antes de deixá-lo cair, porém, cada uma deverá ler a etiqueta que o identifica, como sugestão para a cura das trevas do mundo. Agite a água com a colher depois que cada botão for colocado.)
Todas essas sugestões já foram testadas no mundo, mas as trevas causadas pelo pecado ainda permanecem. A Bíblia tem a resposta. (Segure o cordeiro esculpido no sabonete e leia João 1:29): “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (Mergulhe na água a ovelha presa pelo fio. Agite cuidadosamente a água com o auxílio da colher, por alguns instantes, até que desapareçam as trevas.)
Os botões representam as boas sugestões para ajudar as pessoas em outras situações, mas Jesus, o Cordeiro de Deus, é o Único que tira o pecado do mundo.

REFLEXÃO
Nascemos em um mundo de pecado e sabemos o quanto somos pecadores, mas, por não fomos feitos como os robôs, temos a oportunidade de fazer escolhas.
Entregue o seu coração a Jesus, hoje e peça perdão a Ele. Ele está de braços abertos esperando por você.
Vocês gostariam de pedir perdão a Jesus? Quero ver as mãos daqueles que querem pedir perdão a Jesus!

Tentações


“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação” (Mateus 26:41).

Textos adicionais: Mateus 4:1-11; Romanos 12:21; I Coríntios 13:4; I Timóteo 6:10; Tiago 1:12.

Material Necessário

1 caixinha contendo bicarbonato de sódio
2 copos pequenos com 2/3 de água limpa em cada um 1 copo pequeno com 2/3 de vinagre diluído em 1/3 de água (1 parte de água e 2 de vinagre)
3 pratos fundos
Corante alimentício verde (líquido)
2 colheres de sopa
Modo de Preparar
Coloque duas ou três gotas de corante em uma colher e a mantenha fora da vista dos participantes. Coloque a colher e os três copos sobre os pratos fundos diante e todos, com o copo com vinagre ao centro. Rotule a embalagem de bicarbonato de sódio com a palavra TENTAÇÃO.

Mensagem

Chamaremos o bicarbonato de sódio de TENTAÇÃO. (Pegue a embalagem e continue segurando-a enquanto conta a história da tentação de Cristo, relatada em Mateus 4. Ao mencionar cada tentação, conforme aparece no texto bíblico, coloque a colher na embalagem e retire uma colher de sopa de bicarbonato (não se esqueça, essa colher deverá ter algumas gotas de corante, mas tenha cuidado para não derramar o corante dentro da caixa de bicarbonato).

Assim como Satanás tentou Jesus, ele irá nos tentar também. Mas Cristo não cedeu a qualquer uma de suas tentações. Será que podemos resistir à tentação, assim como Jesus?

Estes três copos representam três formas pelas quais as pessoas reagem à tentação.

Primeiro copo

Um de seus amigos aparece usando um par de tênis novos, que há muito tempo você sonha ter, mas que não tem a menor possibilidade de comprá-los.

Antes que se dê conta, Satanás coloca a inveja em seu coração (coloque o bicarbonato na água, usando a colher contendo o corante verde – a água irá ficar verde).

Segundo copo

(Este é o copo contendo o vinagre diluído.) Alguém diz a você algo que não é bom, por exemplo: “Parece que colocaram uma tigela para cortar seu cabelo!” ou “Você tem pescoço de girafa!”, “orelhas de abano” ou “nariz de tucano”. Veja o que acontece: (coloque uma colher de sopa de bicarbonato na mistura) ele simplesmente espuma, ferve e por fim transborda! (se a mistura não efervescer como deveria, agite um pouco).

Terceiro copo

Então Satanás busca uma terceira pessoa para tentar a sentir inveja de alguém (coloque uma colher de bicarbonato no copo). Mas essa pessoa, sendo cristã, não cede à tentação, pois se lembra de que o cristão “não é invejoso” (I Coríntios 13:4). Alguém lhe faz observações rudes (coloque outra colher de bicarbonato no copo). Mas o cristão “vence o mal com o bem” (Romanos 12:21). Satanás tenta com dinheiro (mais bicarbonato). Mas essa pessoa crê no que a Bíblia ensina: “Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males” (I Timóteo 6:10). Ele resiste ao desejo de pecar (a água permanece límpida e ainda ilustra a resistência à tentação. Leia ou mencione Mateus 26:41).

REFLEXÃO

Somente por meio da nossa ligação a Deus, pela oração e leitura da Bíblia, é que podemos obter forças para vencer as tentações.
Quantos de vocês querem ter o poder de Deus em sua vida?

Timóteo palito


“Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei” (Mateus 25:23).

Textos adicionais: Mateus 25:14-30; Marcos 10:43-45; Lucas 19:11-27.

Material Necessário
1 batata grande, cortada na metade, no sentido do comprimento
Papel alumínio para embrulhar a batata
Azeitonas
Balas de goma de várias cores
Palitos de dente
Uma latinha pequena
1 prato raso
1 prato de sobremesa
1 fatia de batata cortada no formato de retângulo ou quadrado (conforme figura)
Algodão
Caixa de palitos

Modo de preparar

Cubra a metade da batata com papel alumínio e coloque-a sobre o prato raso. Espete as balas de goma nos palitos e na batata, deixando-a bem coberta, com cores vivas.
Espete as azeitonas com os palitos e coloque-as no prato de sobremesa.

Faça alguns cotonetes com o algodão e palitos e coloque-os na latinha.
Espete um palito na fatia de batata (este será o Timóteo Palito).

NOTA: Os objetos devem estar dentro de uma caixa.

Mensagem

Todos os cristãos devem estar dispostos a servir uns aos outros, quer nas pequenas como nas grandes coisas.

Podemos aprender esta lição de um amigo muito pequeno (mostre o Timóteo Palito). Este é o Timóteo Palito. Ele serve humildemente a todos e pode ser encontrado em quase todas as casas. O custo de uma centena de palitos é muito baixo (mostre a embalagem cheia de palitos e coloque-a ao lado de Timóteo).

Há algum tempo atrás, Timóteo fazia parte de uma bela e frondosa árvore, mas ela foi cortada, serrada, partida em pedaços e, finalmente, aqui está o Timóteo Palito, um servo das pessoas que o usam de várias maneiras. Ele é um servo muito fiel; nunca reclama da tarefa que lhe dão. Você alguma vez reclama quando tem que lavar a louça, tirar o pó, varrer o quintal ou levar recados?

O Timóteo Palito nem sempre é usado para palitar os dentes. Algumas vezes ele ajuda a servir a refeição (mostre o prato com as azeitonas e coloque-o sobre a mesa ao lado de Timóteo). Servir as refeições é sempre uma tarefa muito importante, especialmente no Natal ou em datas especiais, quando recebemos muitos convidados. Se aprendermos a servir de forma simples, estaremos preparados para servir em situações mais importantes.

Esta é outra forma pela qual Timóteo Palito serve (mostre os cotonetes). Ele normalmente é usado para limpar uma ferida. Você também pode ajudar pessoas que passam por dificuldades.

Algumas vezes o Timóteo Palito tem que servir de uma forma muito bonita, em um banquete ou uma festa (mostre a batata enfeitada com as balas de goma). Se, primeiro, formos fiéis nas pequenas coisas, Deus nos dará maiores responsabilidades a cumprir. Peça a alguém do grupo para ler Mateus 25:23.

REFLEXÃO

Deus espera que seus filhos sejam fiéis em todos os aspectos. O verdadeiro cristão sempre está disposto a servir a Deus e aos outros.

Uma oportunidade






Para contar essa historinha você vai precisar do material:


- 1 bexiga
- fita crepe (para colar a bexiga na cadeira)
- 1 óculos de sol (pode ser feito de papel cartão preto)
- 1 capa (pode ser uma toalha de banho ou uma manta)
- 1 cadeira
- 1 caneca ou similar

Pronto! Eis o cego Bartimeu.

Mas... não monte ele antes... Monte com as crianças, criando um elemento surpresa.


Pegue uma bexiga vazia, e encha-a dizendo que é a cabeça. Cole-a e vá montando o seu cego Bart, conforme o desenho acima. Conversando com as crianças sobre o que representa cada peça.


Tudo aconteceu na cidadezinha chamada Jericó.


Lá morava um homem chamado Bartimeu. Ele tinha um sério problema. Ele era cego.

Bom... vamos chamá-lo de o cego Bart.

Todos os dias para Bart eram negros. Ele não conseguia ver nada. Apenas imaginava as coisas.

E como todos sabem... é muito difícil um cego arrumar um emprego, né?

Daí... o jeito era pedir esmola. Ele tinha uma capa, que a usava para se proteger. Ele sentava sobre ela, e passava o dia inteirinho na rua, sentado, pedindo esmola.

Então vamos imaginar aqui o nosso amigo... o cego Bart?

Essa era a única oportunidade do cego Bart. Passar o dia inteiro... pedindo esmolas...

- Me dá uma esmolinha! (aproveite para depositar uma moedinha na canequinha)

Agora, vamos deixa-lo ai sentado... jaja a gente volta para falar o que aconteceu com ele.

Porque eu quero contar uma oportunidade que tive. (nesse momento, relate como foi a sua experiência, ou seu encontro com Cristo resumidamente – eu falei que quando eu era criança (5 anos) eu tinha um sonho de ser rica, por isso, sempre pedia a Deus em oração que meu pai ganhasse na loteria esportiva, mas isso nunca aconteceu. Deus me deu outras oportunidades, uma delas foi de estudar, fiquei maiorzinha e fui trabalhar e mais tarde entrei em uma universidade. Foi na época da universidade que tive a maior oportunidade da minha vida. Um dia, me convidaram para ir à igreja e lá eu tive um encontro com o Senhor Jesus e entreguei a minha vida para ele).

Voltemos agora para o Bart, que não é o Simpson, mas o Bartimeu.

Pobre Bart. Era sempre a mesma coisa... Sentado... Que rotina...

Mas... tinha algo no cego Bart que funcionava bem... Eram os seus ouvidos. Ele ouvia os passos das pessoas. Ele ouvia o comentário delas. Ele ouvia e ficava imaginando como seriam as pessoas. Imaginando as cores, sentindo os cheiros.

Um dia... o cego Bart assentado nas ruas quando ouviu um comentário que muito lhe interessou:

Ele arregalou os ouvidos... só não os olhos, porque ele não podia ver.

Eram algumas pessoas que diziam assim:

Pois eu não vejo a hora que Ele chegue aqui em Jericó. Dizem que ele é demais!

- Ouvi dizer que um dia ele alimentou muita gente só com 5 pães e 2 peixes.

O cego Bart pensou: - Quem??? quem???

Mas logo... as pessoas saíram de perto de Bart, e ele ficou querendo saber mais.

Logo... logo... ouviu mais passos apressados e mais comentários.

- Ele é de Nazaré. Tinha um cara que era surdo e gago. Que foi curado com o toque de suas mãos.

O cego Bart pensou novamente: - De quem eles estão falando????

E novos comentários chegaram aos ouvidos do pobre Bart.

- Ele curou leprosos e fez paralíticos andarem. Esse Jesus de Nazaré só pode ser o messias enviado de Deus.

O cego Bart pensou: - Taí! Esta é a minha grande chance! a minha oportunidade! Somente esse Jesus pode me tirar dessa situação.

É Bart... mas nem tudo é tão simples... Como você fará para chegar até a Jesus sem enxergar? E como fará para alcança-lo com tamanha multidão. Isso é muito difícil...

Agora... os barulhos, perto de Bart se intensificaram.

Ele ouvia barulho de multidão. Em que direção estaria Jesus?

Então ele teve uma idéia brilhante.

Começou a gritar:

- Jesus! Filho de Davi!!! Tenha compaixão de mim!

Gritava mais alto, com toda a sua voz.

Ao invés das pessoas ajudarem o cego Bart, deram uma bronca nele. Mandaram que ele calasse a boca.

Mas... Bart...não obedeceu, pois tudo o que ele queria na vida era ter um encontro com Jesus.

Era a grande oportunidade de Bart.

Somente Jesus poderia ajudar ele a sair daquela situação.

Então ele gritou mais alto, com toda a sua força.

O seu grito chegou ao coração de Jesus e percebeu a fé que o cego Bart tinha.

Mandou seus discípulos chamarem Bart

Os discípulos aproximaram-se de Bart e disseram:

- Tenha ânimo, o mestre te chama.

Bart, nem pensou... que deu um salto e largou sua capa e foi ter com Jesus.

(nessa hora, estourar a bechiga com as mãos, jogar a toalha no chão – simbolizando que o Bart cego deixou de existir quando foi ter um encontro com Jesus e agora era um novo homem).

Bart, ajudado pelos discípulos, aproxima-se de Jesus que lhe perguntou:

- O que quer eu lhe faça?

- Que eu veja.

- Vá... a tua fé te curou...

Nesse, um clarão foi surgindo nas vistas de Bart. Ele viu em sua frente um homem. Rosto manso, bondoso. Era o rosto do seu Salvador Jesus.

É... Bart recuperou a sua visão.

E ele pode olhar primeiramente para Jesus primeiramente e assim, pode levar uma vida normal... porque o ex-cego Bart não desperdiçou a sua oportunidade de ter um encontro com Jesus.

Deus nos dá oportunidades. Não desperdice-as, como estudar, trabalhar, fazer coisas boas. Mas a grande oportunidade. A oportunidade das oportunidades é ter um encontro com Jesus. Bart fez a coisa certa... e você? Também vai fazer como Bart de ter um encontro com Jesus?. O momento é esse.

Vamos orar ( Nesse momento peça para aqueles que querem ter um encontro com Jesus venham a frente e ore com eles)

A ovelha perdida


Verso para memorizar:


"O pai de vocês, que esta nos céus, não quer que nenhum destes pequeninos se perca." Mateus 18.14 NVI


Referência Bíblica:
Mateus 18.12-14;Lucas 15.3-7

Objetivos:

Saber que Jesus pode encontrá-la ond ela estiver.
entir-se amada e preciosa para Jesus.
Responder permitindo que Jesusa salve de seus pecados.


Mensagem Central:


Quando estou longe de Jesus,Ele vem à minha procura.

Certa vez jesus estava ensinando. Muitos cobradores de impostos que eram odiados pelo povo e pessoas que tinham fama de serem más estavam escutando.

Os Fariseus que eram os homens que não gostavam de Jesus e que entendiam muito da lei começaram a criticar Jesus e a dizer:
- Este homem se mistura com gente de má fama e come com eles!
Jesus então contou-lhe uma parábola.

" Um homem tinha cem ovelhas.

E uma delas se perdeu, o que ele fez?
Deixou as noventa e nove pastando no campo e foi procurar a ovelha perdida até achá-la.
Quando encontrou ficou muito contente, pegou-a e voltou com ela carregada nos ombros.
Chegando em casa, chamou os amigos, vizinhos e disse: " Alegrem-se comigo porque achei a minha ovelha perdida."
Jesus então lhes disse: Do mesmo jeito haverá maior alegria no céu por uma pessoa de má fama e pecadora que se arrepende do que 99 pessoas justas e boazinhas que não precisam se arrepender."

Vamos pensar!

O pastor poderia pensar:


" Ah!Só uma ovelha se perdeu... Ela não me fará falta. Eu ainda tenho um rebanho com 99."

Só que um pastor sabe que a ovelha não enxerga bem, que só obedece a voz de comando dele e que quando separa-se do rebanho fica sem saber o que fazer, servindo de presa fácil para qualquer lobo esfomeado.

O Salmo 23.1 diz:" O Senhor é o meu pastor: Nada me faltará."

Quem é este pastor do salmo?

Isso mesmo! Jesus.

O que será que Jesus quis ensinar com esta parábola?

Que Ele se importa com as pessoas que fazem coisa erradas e que se perdem, não conseguindo seguir a Palavra de Deus.

Jesus sendo o pastor irá sempre buscar as pessoas que são Dele para trazê-las de volta para junto daquelas que a amam também.

Jesus é o seu pastor???

Você já o recebeu como Salvador???

Então você não é uma ovelha perdida e Jesus estará sempre junto com você.

As duas casas


“Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo” (I Coríntios 3:11).


Textos adicionais: Mateus 7:24-27; I Timóteo 6:19.

Material Necessário


Cartolina amarela
Cartolina cor de cerâmica
Bíblia
Tijolo pequeno
Areia
Caneta hidrográfica preta
Tesoura
Suporte de madeira ou isopor
Um ventilador

Modo de Preparar


Com a cartolina amarela, faça as laterais da casa e desenhe as portas e janelas. Corte a cartolina de cor cerâmica e dobre ao meio para formar o telhado. Faça os detalhes do telhado com a caneta hidrográfica preta. Não cole as peças da casa e do telhado, pois essa casa deve desmoronar. Quanto mais peças, melhor o efeito. Monte a casa sobre uma base quadrada de madeira ou isopor, de modo que a possa transportar. Embaixo e ao redor da casa, espalhe bastante areia.

Para construir a casa sobre a rocha, limpe o tijolo e desenhe as portas e janelas. Coloque o tijolo sobre a Bíblia, que representa o fundamento na rocha. Agora você tem a casa construída sobre a rocha.


As duas casas devem ser preparadas com antecedência, mas apresente-as à medida que se desenrolar a história.
Mensagem


Com suas próprias palavras, conte a história das duas casas relatadas em Mateus 7:24-27. Primeiro, fale a respeito da casa construída sobre a areia. Quando chegar ao ponto em que veio a tempestade e sopraram os ventos, utilize um ventilador. A casa irá desmoronar e a areia vai se espalhar por todos os lados (teste com antecedência).

Continue, então, contando a respeito da casa construída sobre a rocha. Os ventos sopram tão violentamente quanto antes. (Coloque o ventilador na direção da casa, da mesma forma que na outra que desmoronou.) A casa não se abala. Ela foi construída sobre o fundamento certo (peça para o grupo recitar I Coríntios 3:11).

Como vocês podem ver, a rocha sobre a qual devemos construir a casa da nossa vida é a Palavra de Deus. As verdades das Escrituras são o único fundamento seguro; isso significa aprender e praticar a vontade de Deus em nossa vida diária, fazendo sempre o que Ele deseja que façamos, ou seja, amá-Lo e obedecer aos Seus Mandamentos.

(Cantem um hino que fale da Rocha.)

REFLEXÃO


Onde vocês gostariam de construir a sua vida? Sobre a rocha ou sobre a areia?

Os dois caminhos


“...porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida...” (Mateus 7:14).



Textos adicionais: Salmo 119:105; II Timóteo 2:15.

Material Necessário


2 maletas


Bíblia, lição da Escola Biblica, mapa da cidade, livro de histórias bíblicas, revista secular, lata de cerveja, maço de cigarros e o que mais tiver disponível e desejar utilizar.

Modo de Preparar



Em uma das maletas, coloque o maço de cigarros, a lata de cerveja e a revista secular. Na outra, os demais objetos. Etiquete as duas maletas com a palavra VIDA.


Mensagem


Muitos de vocês já viajaram de avião, carro, ônibus, trem. Hoje iremos falar a respeito da VIAGEM DA VIDA. Jesus disse que há dois caminhos pelos quais podemos viajar. Um é o caminho largo, com uma porta bem larga; o outro caminho é estreito, com uma porta também estreita.


É necessário saber por qual caminho estamos seguindo, pois todos estamos em um deles. Uma boa forma de descobrir é olhar o conteúdo destas maletas. Quando viajamos, sempre levamos malas com os nossos pertences. Da mesma forma, também levamos bagagem durante a nossa VIAGEM DA VIDA (segure as maletas de forma que todos possam vê-las.)

Primeira maleta



(Abra-a e segure o maço de cigarros.) Comente a respeito dos maus hábitos, leia a advertência que se encontra impressa na embalagem e mencione a perda do dinheiro gasto, que poderia ser utilizado para uma boa causa.


(Segure a lata de cerveja.) Comente os males sociais devido ao consumo de bebidas alcoólicas. Fale a respeito das estatísticas de acidentes relacionados com o álcool, etc.


(Segure a revista.) Somos aquilo que lemos. Se lermos o lixo da imprensa, os livros pecaminosos, seremos influenciados por Satanás.


A pessoa que viaja com esse tipo de bagagem na vida certamente está no caminho largo, mas que a levará à destruição (Mateus 7:13). Jesus disse que muitos seguem por esse caminho. Não creio que você queira ser um deles?


Segunda maleta


Vejamos o conteúdo desta maleta e se estamos preparados para viajar por um caminho melhor do que o caminho espaçoso.


(Segure a Bíblia.) “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra” (Salmo 119:105). A pessoa que leva a Bíblia está carregando o mapa correto do caminho que leva ao Céu.


(Pegue a Lição da Escola Sabatina.) Esta literatura indica que o viajante está alimentando corretamente a sua mente. “Procura apresentar-te diante de Deus aprovado” (II Timóteo 2:15).


(Pegue o livro de histórias bíblicas.) Este viajante está lendo e seguindo o exemplo do tipo correto de heróis (mencione alguns: Moisés, José, Davi, Daniel).


(Mostre o mapa da cidade.) Os viajantes que levam o mapa estão buscando aqueles que se encontram no “caminho largo”, tentando levá-los para o “caminho estreito”, que conduz à vida. Jesus disse que deveríamos entrar pela “porta estreita” (Mateus 7:13, 14).


Por qual caminho você está viajando? Lembre-se, o caminho espaçoso parece agradável e fácil, mas conduz à destruição. O caminho apertado é muitas vezes difícil e pedregoso, sem atalhos ou desvios, mas é o único que conduz à vida eterna!


REFLEXÃO


Andar ao lado de Jesus é o único caminho que nos leva à vida eterna. Ao vencermos, com a Sua ajuda, as provações e dificuldades que porventura passarmos, nosso caráter estará sendo preparado, purificado e lapidado, e o nosso caráter é a única “bagagem” que levaremos deste mundo para a eternidade.

Um sandwiche que não se come


...recebei ... a palavra ..., a qual é poderosa para salvar as vossas almas” (Tiago 1:21).


Textos adicionais: Isaías 45:22; João 4; Atos 16:30-34; Marcos 16:16.

Material Necessário

Bíblia
2 fatias de pão
1 fatia de queijo
2 rodelas de tomate
Alface, maionese
Guardanapo
Garfo
Prato

Modo de Preparar

Não diga aos participantes o que você pretende fazer com o material do sanduíche. Isso prejudicaria totalmente a lição.
Coloque tudo sobre a mesa, de forma atrativa e apetitosa.

Mensagem

Coloque a Bíblia aberta sobre a mesa e leia Isaías 45:22. A seguir, conte a história da mulher junto ao poço (João 4), especialmente a parte em que ela diz: “Senhor, dá-me desta água!”.

Conte também a respeito do carcereiro filipense que perguntou: “Senhores, que me é necessário fazer para me salvar?” (Atos 16:30-34).


O carcereiro aceitou a salvação e foi batizado na mesma noite.

No entanto, algumas vezes, as pessoas que vêem essas maravilhosas verdades na Bíblia são como o homem faminto que viu todos esses bons alimentos (enumere os itens sobre a mesa) e decidiu fazer um sanduíche. Segure uma fatia de pão na mão e com o garfo comece a passar a maionese, coloque o alface, o tomate e o queijo. Trabalhe deliberadamente devagar até que todo o material para fazer o sanduíche tenha sido usado. Prepare-o com muito cuidado, assim, a história será muito mais eficiente. Enfatize ainda que o homem está faminto.

Finalmente, o sanduíche está pronto. Mas sabem o que o homem fez? Colocou o sanduíche sobre o prato (coloque o sanduíche no prato), sentou-se à mesa (puxe a cadeira e sente-se), e ficou simplesmente olhando para o sanduíche! Não o comeu naquele momento nem depois; ficou simplesmente olhando. Apenas olhar para o sanduíche iria matar a fome desse homem? Não, é claro que não!

Você sabia que muitas pessoas estão famintas pela mensagem da salvação, a mesma oferecida ao carcereiro e à sua família? Elas lêem a respeito da Bíblia (pegue a Bíblia), olham para ela assim como o homem olhou para o sanduíche, mas nunca aceitam seus escritos.

A salvação, maravilhosa como possa ser, somente pode nos ajudar quando a recebemos, quando a aceitamos, como o carcereiro a aceitou. É por esse motivo que o apóstolo Tiago nos lembra: “...recebei ... a palavra ..., a qual é poderosa para salvar as vossas almas” (Tiago 1:21).

REFLEXÃO

Sempre é tempo de começar. Comece hoje mesmo a se alimentar do Pão do Céu e da Fonte da Vida, dia após dia.

A Água da vida

“Mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca terá sede” (João 4:14).


Textos adicionais: João 4:7-15; Salmo 34:8.

Material Necessário


Jarra com água e gelo
Barro
Dois vidros transparentes e semelhantes
Copo de cristal
Frasco bem pequeno de perfume (spray)
Colher

Modo de Preparar

Coloque todos os materiais sobre a mesa, à vista dos participantes.

Mensagem

• Conte a história da samaritana que encontrou Jesus junto ao poço e como a mulher creu nEle e O recebeu.
• A jarra com água gelada representa Cristo. Ele dá a “Água da Vida” a todos que a aceitam.
• Aqui temos um copo limpo e transparente. Este se assemelha à mulher junto ao poço, que disse: “Senhor, dá-me dessa água!” Ela esteve disposta a confessar seu pecado para que Jesus pudesse purificar a sua vida. Então, prontamente recebeu a “Água da Vida” (encha o copo de cristal com a água da jarra com gelo). Depois disso, a mulher começou a contar aos outros da água maravilhosa oferecida por Jesus. Beba um pouco da água do copo, enquanto diz: “Provai, e vede que o Senhor é bom” (Salmo 34:8).


A seguir, com uma colher, coloque um pouco de barro no vidro transparente (1). Suje bem as laterais.

• Agora o vidro está sujo. O barro representa a nossa vida, suja pelo pecado. Deus não habita em um recipiente sujo. Temos que confessar os nossos pecados, assim como a mulher junto ao poço confessou seu pecado e disse: “Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede” (coloque o vidro de lado).
• Pegue o vidro semelhante, também transparente (2) e mostre como fica uma pessoa após confessar o seu pecado – pronta para receber a “Água da Vida”. Acrescente um pouco da água da jarra.
• Temos aqui um frasco (mostre o vidro de perfume). Este frasco se assemelha a muitas pessoas “fechadas espiritualmente”, que não estão dispostas a beber da maravilhosa “Água da Vida”. Você pode dizer a elas quão maravilhoso é ter o Senhor habitando em nós, mas elas não crêem o suficiente em Jesus para Lhe obedecer. (Tente despejar um pouco de água (da jarra com gelo) no vidro de perfume)
• Teremos que colocar esse vidro junto ao vidro com barro. Ele não pode receber a Cristo, a menos que confie e obedeça, mudando suas opiniões, como aconteceu com a samaritana (e, para isso, teríamos que mudar o tipo de abertura da tampa).
• Você pode pedir a alguém que se prepare para cantar algum hino que fale de Jesus como a “Água da Vida”, logo após a conclusão da apresentação.

REFLEXÃO

A nossa entrega pessoal a Deus é algo que só depende de nós. Para que Deus atue em nossa vida, aumentando a nossa fé, primeiro temos que nos arrepender dos nossos pecados e Lhe pedir perdão.
Quem de vocês gostaria de entregar o coração a Jesus e aceitar essa “Água da Vida”?

Você e sua Bilblia


“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho” (Salmo 119:105).


Textos adicionais: João 3:16; 14:6; Romanos 5:8; I Pedro 5:8; Hebreus 4:12.

Material Necessário


Uma Bíblia grande
Mapa rodoviário
Um coração vermelho
Figura de espada (ou uma espada de papelão)
Figura de uma lâmpada acesa
Um espelho de bolso
2 biscoitos ou pão

Modo de Preparar

Coloque todos os objetos sobre uma Bíblia grande, na devida ordem. Você pode fazer a espada de papelão ou utilizar uma figura. Coloque também a figura colorida de uma lâmpada, o espelho e o mapa rodoviário.
Escreva os versos bíblicos em uma folha de papel e coloque essa folha sobre a Bíblia aberta para que possa ler as passagens bíblicas no momento próprio.

Mensagem

Ao empreendermos uma viagem, normalmente levamos um mapa rodoviário para que possamos nos certificar de que estamos indo na direção certa (pegue o mapa que está sobre a Bíblia). A Bíblia assemelha-se a um mapa rodoviário, pois nos diz o rumo a seguir. Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida” (João 4:16).

A Bíblia é também uma história de amor para nós (segure o coração). Esta é a maior história de amor já contada. A Bíblia nos diz que Jesus nos amou de tal maneira, que entregou a sua vida por nós. Agora temos um lar no Céu (João 3:16; Romanos 5:8).
A Bíblia, simbolicamente, é também como uma espada. Necessitamos nos defender do inimigo ou de influências prejudiciais com “essa arma”, pois Satanás “anda em derredor, rugindo como leão” (I Pedro 5:8). Mas esta espada (mostre a espada ou figura) é “viva e eficaz” (Hebreus 4:12).
A Bíblia é como uma lâmpada para nós (mostre a lâmpada). Nunca precisaremos andar nas trevas, pois a Bíblia sempre ilumina o nosso caminho (peça a uma criança para recitar este verso): “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho” (Salmo 119:105), depois, repita-o com todos.
A Bíblia é também como um espelho (mostre o espelho). Ao nos olharmos no espelho, ele mostra quando nosso rosto está sujo. A Bíblia nos ajuda a ver o pecado que está em nós e, ao vê-lo, podemos abandoná-lo para sempre.
A Bíblia é alimento para nossa alma (mostre os biscoitos ou o pão). Como nosso corpo natural não pode viver sem alimento, da mesma forma, o corpo espiritual também não pode ficar sem se alimentar e este é o melhor alimento – a Palavra de Deus. Estudar as Escrituras é como se alimentar (coma parte do alimento).
Para sermos cristãos saudáveis, necessitamos ler a Bíblia. Onde mais poderíamos ver nossas faltas? Como poderíamos ser espiritualmente alimentados? Como poderíamos nos defender sem uma espada?

REFLEXÃO

Quantos de vocês possuem uma Bíblia? E quantos querem fazer o propósito de lê-la, cada dia? Vamos então orar a Deus para que Ele possa nos ajudar a manter com Ele uma comunhão diária, por meio do estudo da Sua Palavra e da oração. Certamente, estaremos bem alimentados espiritualmente e seremos muito mais felizes!

Peixe-Sapo


Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão que ruge, procurando a quem possa devorar” (I Pedro 5:8).


Recurso Visual: Um saco com bolachas amarrado na ponta de um anzol.

Você sabia que há um peixe que pesca peixes? Ele vive devorando outros peixes, o que significa que se alimenta desses peixes. Ele é chamado de peixe-sapo.

O peixe-sapo esconde-se no fundo do oceano e aguarda que peixes pequenos nadem por perto. Quando percebe que um peixinho está se aproximando, o peixe-sapo ergue um pequeno mastro sobre sua cabeça, com algo que se parece a uma isca, e a agita para frente e para trás.

O peixe-sapo continua balançando-a até que finalmente chama a atenção do peixinho inocente. A isca parece muito tentadora ao mover-se para frente e para trás. Você consegue imaginar com o que ela se parece? Talvez o peixinho pense em algo como uma bolacha gigante de peixe flutuando à sua frente. Finalmente, o peixinho se deixa dominar pela curiosidade e nada para ver mais de perto. E esta não é uma boa idéia!

Você consegue imaginar o peixinho piscando os olhos e balançando a cabeça, mal podendo acreditar no que está vendo? Será que é mesmo uma bolacha gigante? Então, quando o peixinho está exatamente no lugar em que o peixe-sapo deseja que ele esteja, abre sua bocarra e o peixinho é levado por uma corrente de água para dentro da sua boca. Não há como escapar. O peixinho é que se torna uma bolachinha, enquanto o peixão se delicia e começa novamente a agitar sua isca para atrair outros peixinhos.

Naturalmente, a isca do peixe-sapo não é alimento de verdade. Trata-se apenas de um pequeno pedaço de pele que se parece com algo que não é. Pode nem mesmo parecer real e não é para se comer, de verdade, mas serve para seu propósito mortal. Ou seja, chamar a atenção do peixinho pelo tempo suficiente para o bote do peixe-sapo. Esse é um erro fatal que os peixinhos sempre comentem. Ficam com os olhos atentos na isca em vez de procurarem ver o peixe gigante que a está agitando.

Um texto na Bíblia diz: “Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão que ruge, procurando a quem possa devorar” (I Pedro 5:8). Em certo sentido, ele se parece com o peixe-sapo.

O maligno tem coisas a oferecer que nem sempre são o que parecem. Ele pode agitar algo perto de seus olhos, que parece ser muito divertido, mas que se trata apenas de uma isca. Se alguém lhe oferecer alguma droga, está, de fato, oferecendo-lhe “uma isca do diabo”. Pode parecer divertido tentar algo novo. Você poderá ouvir até que não fará mal experimentar “somente uma vez”. É então que você precisa se lembrar do peixe-sapo e de como ele consegue sua refeição.


Lembre-se, o peixinho parou apenas uma vez para ver o que estava acontecendo. Essa pequena curiosidade foi suficiente para mandá-lo para a barriga do peixe-sapo. Portanto, não se esqueça: se você for atraído por uma “isca”, o inimigo já estará por perto, aguardando o momento certo para o devorar.

Não seja o peixinho que o peixe-sapo está esperando para o jantar. Olhe para a isca e esteja atento a quem a está oferecendo! Peça forças a Jesus para fazer você ver e entender o que realmente está acontecendo e, assim, vencer a tentação.

União


UNIÃO

(O Senhor não quer) “...que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento” (II Pedro 3:9).


Recurso Visual: Um livro grande (que possa ser descartado).
Você é muito importante para Jesus e para a Sua Igreja. Trouxe este livro para que você entenda o que eu quero dizer. Todos sabemos que os livros são formados por páginas compiladas e coladas na lateral. Chamamos a isso de lombada.
(Mostre o livro; abra-o e mostre a lombada.)
Quando as pessoas escrevem livros, elas dividem o material em capítulos. Por exemplo, se eu fosse escrever um livro a respeito das igrejas que existem, dedicaria um capítulo a cada uma.
(Mostre como o livro que você tem nas mãos é dividido por capítulos.)
Os capítulos podem ter muitas e muitas páginas, mas podem também ser pequenos, com poucas páginas. No caso desse meu exemplo a respeito das igrejas, cada membro seria uma página de um capítulo. Haveria uma página para o José e uma para a Maria e ainda outra para o João e para a Rosa, para os filhos do José e da Maria. E uma página para cada membro de cada família da igreja, também. Cada membro da família teria sua própria página especial, porque cada um é importante para Jesus.
(Segure o livro e destaque apenas uma folha.)
Você sabe o quão importante você é como pessoa, individualmente? Você é muito importante, primeiro, porque o Senhor Jesus deu a vida por você e quando você se une aos outros membros da igreja e os membros a você, a igreja torna-se forte. Vou agora demonstrar o que estou querendo dizer. Há alguém aqui que pensa que é realmente muito forte?
(Escolha uma criança para tentar rasgar o livro inteiro ao meio. Obviamente a tentativa será infrutífera. Contudo, para ilustrar o que você deseja dizer, peça para a mesma criança pegar o livro e arrancar uma única página. A criança relutará em arrancá-la. Então afirme à criança que pode fazê-lo, pois este livro já foi usado e poderá ser descartado. Assim que a criança rasgar a página, peça a outra criança para rasgar essa folha em muitos pedaços. A ilustração é óbvia: Quando a página é retirada do livro, ela se torna frágil e pode facilmente ser destruída.)
A Bíblia diz: “Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!” (Salmo 133:1).
Meninos e meninas, quando freqüentamos normalmente às reuniões da igreja, a cada semana, e quando vivemos nossa vida como cristãos bondosos, estamos ajudando a fortalecer a igreja. Quando todos trabalhamos juntos e permanecemos perto uns dos outros, assim como as páginas de um livro devem permanecer coladas para formar o livro, então a igreja do Senhor é forte.

Não se esqueça! Você pode ser apenas uma simples página no livro de Deus, mas quando você vem à igreja e permanece unido a ela, isso faz uma grande diferença.
Não se esqueça! Sua vida e o testemunho que você dá como cristão está contribuindo para que o grande o livro de Deus (a igreja toda, que estamos representando) permaneça forte

Luz que brilha


O dia estava muito frio e úmido. O sol estava atrás de nuvens escuras e o vente forte levava a chuva fria e fininha constantemente conta a janela. Rute estava com seu narizinho achatado conta a janela olhando para a chuva que caía lá fora. "Que dia mais chato" . Pensava ela. Ninguém podia brincar com ela, estava ali tão sozinha... Papai estava trabalhando no escritório, mamãe estava com dor de cabeça, e o nenê, sua pequena irmãzinha, já estava chorando há um bom tempo.
Rute estava pensando se pelo menos a vovó estivesse ali, então tudo seria melhor. Então lembrou do que vovó tinha lhe dito uma vez: "Se a gente ler de manhã, bem cedo, um trecho da Bíblia e depois tentar viver o dia todo de acordo com aquilo que a gente leu, nunca se tem tempo para se sentir sozinha ou triste, e além do mais não se tem o problema de não ter o que fazer.
"Pensando nisso, Rute foi buscar o seu Novo Testamento. Tinha tempo de sobra para estudar o seu versículo para a escola dominical. Depois de algum tempo ela encontrou o evangelho de Mateus e leu ali no capítulo 5:
"Vós sóis a luz do mundo; não se pode esconder a cidade edificada sobre o monte, nem se acende uma lâmpada para colocá-la na bacia, mas no velador, para alumiar a todos os que estão na casa. Assim, brilhe também a vossa luz diante dos homens..."
Rute ficou pensando... o dia está tão triste e cinzento. Será que não deveria trazer um pouco de luz a todos os que se encontram em casa?
O nenê continuava chorando. Rute foi até o quartinho dele, levantou cuidadosamente a irmãzinha do seu berço, tomou-a nos braços e a carregou por um tempo para que ela pudesse arrotar. Quando depois ela a pôs de volta no bercinho, logo começou a dormir sossegadinha.
Logo depois, Rute foi até o quarto da mamãe. Ela estava deitada com muita dor de cabeça. Quando Rute entrou, mamãe disse: "Filhinha, foi tão bom que você acalmou o nenê. Eu não consigo nem levantar a minha cabeça, não estou me sentindo nada bem".
Rute ficou muito contente com o elogio. Correu então até o banheiro e voltou com um pano úmido. Colocou-o sobre a testa da mamãe. Depois puxou as cortinhas para que ficasse escuro no quarto e saiu em silêncio. Mamãe sorriu para ela: "Minha filha querida! Obrigado!"
Aí, Rute se lembrou do quartinho de brinquedos que estava completamente desarrumado com brinquedos por todos os cantos. Foi para lá e logo, logo, cada coisa estava em seu lugar. Tudo arrumadinho! Depois ela foi para a cozinha. A esta altura já era quase 5 horas e a qualquer momento papai deveria chegar do trabalho. "Ele deve ficar contente de ver que eu pus a mesa para o jantar também". pensou Rutinha.
Mal estava pronta, chegou papai. Quando ele viu tudo arrumadinho e percebeu que Rute tinha feito tudo sozinha, disse: "Meu pequeno raio de sol. Você trabalhou mesmo, hem? Muito bem! Assim que se faz"
E então, quando a mamãe se sentiu um pouco melhor, e pode levantar, o nenê estava descansado e contente. O papai pegou o nenê no colo e ficou ali brincando com ele. Todos estavam contentes e tudo estava tão diferente do que há algumas horas atrás.
Mesmo que o céu continuasse cinzento e a chuva e o vento continuavam, no lar de Rute brilhava o sol do amor, da paz e da vontade de uma menina que fez que o Senhor Jesus disse: "Vós sois a luz do mundo... assim brilhe a vossa luz, para que vendo as vossas obras, glorifiquem a vosso Pai que está no céu."

Como ganhar uma criança para Deus

Pastor Jim Preston

1. Compreenda que, se uma criança tem idade suficiente para entender que precisa ser salva, e idade suficiente para compreender como ser salva, então ela é suficientemente madura para ir para o inferno.

2. O que você pode fazer para ajudar a ver crianças serem salvas.
a. Estabeleça um bom fundamento, fale a elas a respeito de Cristo, da Bíblia e da necessidade de salvação para elas.
B. Esteja disponível. Junte-se longa e profundamente a elas. Visite-as.
C. Esteja atento. Observe sinais de convicção [de pecado, de justiça e de juízo].
D. Esteja preparado.
E. Traga tantas crianças quantas você puder para a "Escola Bíblica de Férias".
F. Siga de perto cada criança com quem você trabalha.
G. Ore.

3. Determinando a prontidão de uma criança.
A. Faça boas perguntas. Não faça perguntas que possam ser respondidas com [apenas] um sim ou não.
B. Exemplos de perguntas fracas: "Você sabe quem é Jesus?" Ou "Você sabe o que é pecado?"
C. Exemplos de perguntas boas : "O que é pecado?" "Por que nós pecamos?" "Por que você veio à frente? "Por que Jesus morreu?" "Por que você quer ser salvo?"

4. Lidando com uma criança.
A. Faça a criança se sentir à vontade. Sente-se ou se ajoelhe para ficar da altura dela. Diga-lhe o seu Nome. Fale com suavidade e devagar. Sorria. Balance a sua cabeça [afirmativamente] , sempre que você estiver de acordo com o que ela fala.
B. Tenha muito tempo.
C. Apresente o Evangelho. (Explique o que significa ser resgatada, ser livre, adotada, perdoada).
D. Registre a decisão. (Mesmo se não salva)


1. Apresente a necessidade da salvação.

2. Apresente o pagamento que Cristo fez [pelo nosso pecado].

3. Ore com ela.

4. Prepare-a para o futuro.

5. Lidando com uma criança que não está pronta.

A. Diga-lhe que você está feliz por ela ter vindo.
B. Diga-lhe que Jesus está feliz porque ela quer saber mais sobre Ele.
C. Diga-lhe que não tem importância se ela não entender tudo o que todos nós estamos ainda aprendendo. Dê-lhe novas informações.
D. Diga-lhe que ela pode vir à frente e fazer perguntas a qualquer momento que ela quiser.
E. Diga-lhe que você estará orando por ela
F. Ore com ela e peça a Deus para ajudá-la a entender o Evangelho com a maior brevidade possível.
G. Pergunte-lhe se ela gostaria de se sentar com os outros, agora.

6. Dando Segurança.
A. Pergunte-lhe se ela é salva. Ajude-a a entender que, por causa dela ter sido salva, algum dia no futuro, quando ela morrer, ela irá para o céu, onde Jesus está. Rm 10:13
B. Ajude-a a entender que ela só precisa ser salva uma vez. Hb. 13:5
C. Escreva a data da conversão dela na Bíblia que ela já deve ter [ou com a qual você ou a igreja a presentearão] .
D. Leve-a, imediatamente, a contar alguém que ela foi salva.
E. Caminhe junto com ela pelo corredor durante o convite pastoral para que ela possa dizer ao pastor e à igreja sobre a sua decisão.
F. Ajude-a a contar aos outros sobre a sua decisão.

O REINO DE DEUS E AS CRIANÇAS




Ninguém poderá entrar no reino de Deus sem que o Reino de Deus penetre primeiramente em sua vida. Tornar-se criança é uma exigência irrevogável e insubstituível. Quem não nascer de novo não pode entrar no Reino de Deus.

Texto: Mat. 18 : 1 - 6; 19 : 13 = 15 ; 10 : 42 ; Mc. 10 : 13 - 16

I - A Criança é Um Referencial E Não Pode Ser Retirada do Nosso Meio.( Mat. 18 : 2 ).

1 - Jesus colocou uma criança no meio dos discípulos.
2 - Nos salmos elas são apresentadas como exemplo de perfeito louvor.( sal.8

II - O Porque de Jesus Colocar uma Criança como Referencial.

1 - A fé que nos conduz e mantém no Reino precisa ser infantil.
( fé não se explica, justifica, racionaliza, etc. )
2 - A Criança é tomada como símbolo de :
1 ) Inocência.
2 ) Humildade. 9 A soberba e a arrogância derrubam não as crianças, mas
os gigantes, a exemplo de Davi e o Golias.
3 ) Simplicidade
4 ) Carência e dependência. ( Pv. 9 : 4 ).
5 ) O seu alimento depende dos pais. ( Is. 66: 11-13 ).
6 ) A criança é caseira, não costuma buscar o mundo.
7 ) A criança não tem problemas em se relacionar:
( 1 ) Ama. ( 2 ) Apega-se; ( 3 ) dá-se; ( 4 ) deixa-se dirigir; 9 5 )
Perdoa com facilidade; ( 6 ) Chora sem problemas; ( 7 ) Externa
Sua dor facilmente; ( 8 ) arrepende-se facilmente; ( 9 ) Alegra-se.
8 ) A criança vive por fé. ( Hb. 11 : 6 ).
9 ) O Senhor cuida das crianças. ( Is. 66 : 11-13; 49 : 15- ; Os. 11:1- ).
10 ) As crianças têem para Deus um louvor perfeito. ( sal. 8 0.

III - O Menor na Terra É O maior no Reino de Deus. ( Mat.
18: 4 ; 20: 25 ;. Lc. 7:28; 22:26 ).

IV - É Hora do Povo de Deus Se Arrepender de Sua Arrogância e Se Converter do Seu Pecado. ( Os. 14:1-2; 2 Cron.7:14 ).

1 - Deus quer curar o Seu Povo:
1 ) da falta de amor. ( Os. 6:1-4 ).
2 ) da sua ignorância. ( Os. 4:6; 6:6 ).
3 ) da sua prostituição. ( Os. 4: 11-12; 5: 4 ).
4 ) da sua soberba. ( os. 5:5 ).
5 ) da sua idolotria. ( Os. 4:13 ). Idolatria do pastor, do líder, da deno-
minação, do culto, do louvor, da experiência, do pregador, do apóstolo,
do cargo, do dinheiro, do emprego, do carro, da repultação, da comida.
Dos esportes, de seus direitos, etc. ( Atos 15: 28-29; I cor. 10:19; 10;7
6 ) da infedelidade. ( Os. 14: 4 ).
7 ) do seu mau cheiro. ( Os. 14:5-9 ).
8 ) Ele quer curar a alma do seu povo.( 2 cron.30:20 )
2 - A transformação do Mundo depende da mudança da Igreja = Povo de
Deus.
1 ) O mundo mudará com a mudança da igreja. ( Is. 61: 1- 11; 62: 1-7;
60: 1-5.
2 ) O propósito de Deus para sua criação será estabelecido.( Is. 65:17, 20-25
A nova criação virá através da restauração de todas as coisas. ( Atos 3:
21; Is. 66: 22-23.
3 - A igreja, povo de Deus, precisa converter-se a cada dia. ( 2 Cron.30:15;
Is. 30: 15 - ).
1 ) Evidenciar a sua conversão = Natureza espiritual
( 1 ) viver o estilo de vida cristã.
( 2 ) Amar de coração.
( 3 ) evangelizar.
( 4 ) Aprender a andar por fé.
( 5 ) Andar em santidade. Na presença de Deus
( Andar na Unção.( de santidade, amor, poder, cura, profética,
sacerdotal;
Conclusão: Deus nos usará à medida em que nos rendemos a Ele. Não haverá maior conquista que a captura do coração dos homens, através da verdade que liberta. Os mais íntimos do Senhor serão mais usados por Ele.
Nós não julgamos as pessoas pelos frutos que produzem, mas pelo procedimento correto; pela sua busca de Deus.No reino de Deus a autoridade vem não pela posição, ou título, mas pelo que somos. Nos céus o posto é ganho pela humildade, amor e serviço.
O Senhor dará maior honra aos que aproveitam as oportunidades para se humilharem. Quem se humilha será exaltado.

Manoel Pedro

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

DEVOCIONAL DIARIO DE JULHO

31 de Julho de 2011

"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar." 1 Pedro 5:8

Pensamento: Acredite você ou não, mas o mal é real. E existe um responsável que é nosso inimigo e ele não perde tempo e nem oportunidade para nos derrubar. O interessante que assim como diz o versículo, ele fica ao derredor fazendo barulho, isso porque ele trabalha com a mentira, o engano e a confusão, fazendo com que nós mesmos façamos as escolhas erradas. Por isso devemos vigiar e guardar a Palavra de Deus, para podermos andar no caminho certo, evitando dor e sofrimento.

Oração: Obrigado Deus por me ensinar através da Sua palavra, quais são as estratégias do inimigo para que eu possa vigiar e fazer as escolhas certas. Ensina-me Sua verdade cada dia mais, para que eu seja liberto do engano e do erro. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

30 de Julho de 2011

"Oh! Que me abençoes muitíssimo e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição!" 1 Crônicas 4:10

Pensamento: Jabes foi o mais ilustre de seus irmãos, foi abençoado, teve seu pedido respondido. Ele simplesmente orou. Duas coisas que devemos praticar com fé: Orar e pedir. Há várias formas de oração, aquela que adora, aquela que agradece, aquela que pede... Focamos na terceira; todos os dias precisamos de algo, então porque não pedir? Quando fazemos a vontade de Deus é como se depositássemos na poupança celestial e a qualquer momento podemos sacar. Vamos então ser ousados como Jabes e pedir as bênçãos que nos pertence, quebremos todas as maldições, iniciemos uma nova História, com Deus no controle. Se pedirmos Ele dá, se batermos a porta se abrirá, lembremos que todo o que pede recebe.

Enviado por: Marciliane Eugenia Silva

Oração: Senhor, dá-me sabedoria e inteligência. Dá-me ousadia e simplicidade. Dá-me o Fruto do Espírito e revesti-me com a armadura de Deus. És Santo e bom, justo e fiel. Como criança não tenho medo de pedir, pois, como um pai presente, o Senhor sempre me atende. Obrigada por me abençoar, por abrir os meus caminhos, por estar sempre comigo, por me ajudar a fugir do mal, me livrando da aflição, por seu filho Jesus e pelo Espírito Santo

29 de Julho de 2011

"Não foram as minhas mãos que fizeram todas essas coisas, e por isso vieram a existir? Pergunta o senhor. A este estimo: ao humilde e contrito de espírito, que treme diante da minha palavra." Isaías 66:2

Pensamento: A gloriosa Palavra de Deus, não deixa nenhuma dúvida. Deus estima o humilde. A sua graça é derramada no coração daquele que não se julga auto-suficiente, mais que coloca toda sua confiança no Deus Todo-poderoso. O humilde, sabe que depende inteiramente de Deus. Quando reconhecemos a nossa miserável condição de pecador, arrependendo-nos dos nossos pecados, e deixando de lado os prazeres pecaminosos deste mundo, passamos a ser estimados por Deus.

Oração: Pai querido, peço perdão pela minha soberba, minha arrogância diante do Senhor, minha dificuldade de admitir que eu dependo inteiramente da Sua misericórida. Quero consertar meus caminhos, quero seguir o exemplo de Jesus, testemunhar a fé através da minha humildade, ser um exemplo do Seu amor, e levar a paz e a unidade para o meu próximo. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

28 de Julho de 2011

"Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar." 1 Coríntios 10:13

Pensamento: Ao enfrentarmos tentação, Deus nos promete duas coisas: livramento e força para suportar. Jesus nos deu o exemplo e mostrou que a tentação somente lhe sobreveio porquê Deus lhe deu poder para resistir. Deus nos prometeu este poder, porém, não devemos pensar que o livramento significa que não vamos ter que encarar os desafios, as necessidades e dificuldades. Pois nosso caráter é aperfeiçoado ao resistirmos a tentação e enfrentarmos os desafios. Deus providenciará o livramento para nós, mas ele também está interessado em desenvolver nosso caráter santo. O equilíbrio entre os dois é a obra de Deus. Decidir manter-se fiel é a nossa obra. (Romanos 5:1-5; 1 Pedro 1:7).

Oração: Obrigado, querido Pai, por me dar livramento da tentação e o poder de enfrentá-la vitoriosamente. Por favor, perdoe-me pelas vezes que tenho sucumbido à tentação e pecado. Perdoe-me pelas vezes que não quero achar a porta de saída. Purifique-me e restaure-me ao serviço fiel ao Senhor e seu Reino. Em nome de Jesus. Amém.

27 de Julho de 2011

"Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome." Salmo 23.3

Pensamento: Aquele que compreende a profundidade dessa promessa se torna forte, confiante e destemido. Se o Senhor conduz você por vereda plana e pelos caminhos da justiça por amor do Seu nome, como seria possível algo estar errado em sua vida? Jamais! Todas as angústias, todo o mau humor, toda insatisfação e todas as queixas vêm da incredulidade. Permita-me dizer a você particularmente: o Senhor só é honrado e glorificado se você aceita as Suas promessas como sendo dEle para você bem pessoalmente. Se aqui está escrito: "Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome", isso significa por amor ao nome de Jesus. As promessas da Bíblia são garantidas e certas no precioso nome de Jesus, pois está escrito: "Porque quantas são as promessas de Deus tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus." Essa certeza de ser guiado por vereda plana, por vereda de justiça, consola nosso coração. O mesmo Davi que também tinha essa certeza exclamou: "Percorrerei o caminho dos teus mandamentos, quando me alegrares o coração." É como um abençoado círculo divino, depois de nos aproximarmos dEle fica mais fácil obedecer ao Senhor.

Oração: Senhor Deus, quero lhe pedir a Sua graça e a Sua misericórdia sobre minha vida. Por favor ajuda-me a andar pelos Seus caminhos, conforme a tua vontade. Reconheço Suas promessas sobre minha vida, e sei que todas elas irão se cumprir, pois Tua palavra é fiél e não volta vazia. Eu agradeço ao Senhor por ter me resgatado, e através de Jesus demonstrado seu amor por mim. Eu oro em nome de Jesus. Amém.