sábado, 6 de fevereiro de 2010

KEVIN APRENDE A OBEDIÊNCIA

KEVIN APRENDE A OBEDIÊNCIA

(Escrituras: Ef. 6:1; Isa. 1:17a; Prov. 20:11; II Cor. 6:12)


1- “Kevin, é hora de almoçar!” Mamãe chamou. “Venha lavar as mãos.”
“Um instante”, Kevin respondeu. Mas, a verdade é que dez minutos tinham passado antes de Kevin levantar-se e entrar em casa.
O triste fato é que cada vez que Kevin era chamado para fazer qualquer coisa, sempre respondia: “Um instante.” E sempre demorava. (Obs.: “Um instante” pode ser substituído por “Espera um pouquinho”)

Kevin era um menino muito simpático, com cabelo ruivo e grandes olhos castanhos; tinha o rosto e braços pintadinhos de sardas. Estava sempre alegre assobiando, sorrindo e louquinho para brincar.

2- No verão anterior, Kevin tinha freqüentado a Escola Bíblica de Férias, onde havia aprendido que ele era um pecador e que precisava do Senhor Jesus para salvá-lo do pecado. (Professor se há crianças não salvas na sua classe, tome tempo aqui para explicar o caminho da salvação, usando o Livro Sem Palavras).

Kevin tinha convidado Jesus para entrar em seu coração. Agora, ele queria agradar a Jesus em tudo. Mas, mesmo com Jesus no coração, Kevin continuava com o mesmo costume de responder “um instante”, quando mamãe o chamava. Na sua opinião, aquilo que estava fazendo no momento era muito mais importante do que a coisa que a mamãe queria que fizesse.

3- Ás vezes mamãe queria que Kevin lhe ajudasse, cuidando da irmãzinha durante pouco tempo. E Kevin sempre respondia, “Um instante mamãe.” Quando ela queria que guardasse seus brinquedos, arrumasse o quarto, tirasse o lixo, pusesse a mesa ou buscasse alguma coisa na venda, Kevin sempre respondia da mesma maneira: “Um instante mamãe.”

Para o papai, a mesma resposta. Se era para dar comida para o cachorro, ajudar a capinar o jardim, trazer o martelo, era sempre: “Um instante papai.” Parecia que Kevin falava “um instante” mas vezes do que qualquer outra coisa! Estava tão interessado naquilo que andava fazendo que não reconhecia que, agindo desta maneira, estava sendo egoísta e desobediente.
Desobediente aos pais e também a Deus. Como muitas outras crianças, Kevin queria sua própria vontade, sem ninguém interrompê-lo.

Não fazia diferença se era de levantar-se ou ir para a cama, hora de ir à escola ou a igreja, tempo de trabalhar, hora de escovar os dentes, lavar as mãos ou qualquer outro dever. Em toda e qualquer situação sempre a mesminha resposta tão conhecida: “Um instante!” Vocês estão percebendo que Kevin tinha um costume muito ruim não é verdade?

Claro que seus pais estavam preocupados com aquilo. Tinham procurado de todas as maneiras mostrar-lhe que era muito errado agir assim. Até deram-lhe algumas palmadas, mas Kevin logo se esqueceu. Depois como castigo, não permitiram que Kevin convidasse seus amiguinhos para brincar no quintal durante vários dias.
Também ele não podia sair para brincar fora. Mesmo assim, nada adiantou. Não sabiam o que fazer mais para melhorar a situação, mas estavam orando e pedindo ao Senhor Jesus que lhes mostrasse como poderiam ensinar seu filhinho a ser mais obediente. (Prov. 22:6)

Num lindo dia de verão, a mãe de Kevin chamou-o várias vezes para fazer seus deveres se casa, recebendo sempre a resposta costumeira: “Um instante mamãe.” E agora, na hora do almoço, estava chamando-o para lavar as mãos, e ouviu novamente: “Um instante mamãe.”

“Ó Pai Celeste”, mamãe orou, “mostra-me o que devo fazer para ajudar Kevin. Logo vai entrar na escola e, se não souber obedecer prontamente, vai ser difícil para ele. Ele é um bom menino, Senhor. Muito obrigada por meu filhinho. Mas, Senhor, faz-me saber como ensinar a obediência.”

4- “Aqui estou mamãe! Que há para o almoço?” Kevin perguntou da porta. Mamãe virou-se. Lá estava ele, sorridente, mas com suas roupas sujas e bastante lama nos sapatos.

5- “Kevin, faz dez minutos que chamei para que você viesse e se arrumasse para o almoço. Por que não atende quando a gente chama? Veja só seus sapatos e roupas! Você sabe perfeitamente que está sendo malcriado quando fica demorando, como sempre faz, antes de obedecer,” mamãe repreendeu-o seriamente.

“Mas mamãe,” Kevin respondeu, “eu estava ocupado quando a senhora me chamou, tinha que terminar o que estava fazendo.”

“Pois bem Kevin, outros também estão ocupados, não é verdade? Você não deve pensar também nos outros? Sabe Kevin Deus não fica contente e a mamãe não gosta quando você age desta maneira. A palavra de Deus diz que a desobediência é pecado. Por favor, filho, procure lembrar-se disto e obedeça imediatamente no futuro.”

6- Depois do almoço, Kevin saiu novamente. Com que poderia brincar? Olhou para a macieira... Por que não brincar de “Tarzan”? A macieira não era realmente o mato e as selvas, mas ele poderia fazer de conta... Buscou uma cadeira da cozinha e, subindo conseguiu alcançar com as mãos o primeiro galho da árvore. Pulando para cima e balançando os pés, conseguiu arrastar-se em cima do galho. Depois, esticou-se, puxando e subindo, foi bem alto.

A mãe vendo Kevin trepado na árvore, gritou: “Kevin, cuidado! Você não pode descer daí sozinho. Quando quiser descer, me chame que irei ajudá-lo.”
“Está bem mamãe; aviso à senhora.” Kevin respondeu.
O menino brincou durante algum tempo, olhando os cachorros e gatos e pessoas nos quintais vizinhos. Viu também um cabrito, e fez de conta que ele era um grande rinoceronte com chifres enormes. Claro que ele mesmo era o Tarzan, forte corajoso, proto para pular de uma árvore para outra, através do mato, e salvar a vida de qualquer um que estivesse em perigo.

7- Estava realmente se divertindo. Mas de repente, viu o sorveteiro entrar em sua rua.
“Opa! Quero um sorvete de chocolate!” ele gritou, preparando-se para descer. Foi quando olhou para baixo e viu que estava bem mais alto do que tinha imaginado. A idéia de descer enchia-o de medo, e logo resolveu que o jeito era mesmo, chamar a mamãe. “Mamãe, mãe... vem me ajudar. O sorveteiro está chegando e quero um sorvete. Depressa, mãe!” mamãe enxugou as mãos e foi indo em direção a porta, assim com qualquer mãe faria. De repente, antes de abrir a porta ela pensou: “Ele não está em perigo, pode esperar um pouco. Talvez, se eu não atender logo, Kevin vá entender como prejudica aos outros quando não atende prontamente.”
“Um instante filho!” Mamãe respondeu e continuou seu trabalho.


8- Kevin gritou novamente, bem mais alto desta vez: “Mamãe estou com pressa! O sorveteiro está passando. Por favor mãe!”
“Um instante Kevin. Logo termino e então vou ai.” Respondeu mamãe, sorrindo com seus botões.

Kevin dava ponta-pé na árvore, gritando e começando a chorar, mas nada aconteceu. Mamãe, espiando pela janela, viu que ele não corria perigo e, assim, não se apressou. Tudo ficou em silêncio. O sorveteiro já tinha virado a esquina. Sua voz ainda soava de longe: “S-O-R-V-E-T-E”, mas já estava no outro quarteirão.
Calmamente mamãe saiu da porta e dirigiu-se para a árvore. Olhando para cima disse: “Agora querido, já terminei. Vamos descer?”

9- Em pouco tempo Kevin estava no chão, mas tinha lágrimas descendo pela suas facas pintadinhas de sardas.
“O homem já passou” ele reclamava entre soluços. “A senhora fez com que eu perdesse o sorvete, justamente quando eu queria tanto tomar um sorvete. Por que não veio quando lhe chamei?”
“Uai, meu bem, eu lhe disse um instante, assim como você sempre responde para mim,” mamãe respondeu, mantendo sua voz e o rosto sério.
De repente Kevin parou de chorar e virou-se para ela, com os olhos arregalados. “Assim que a senhora e o papai ficam quando eu não atendo?” Ele perguntou.
“É sim filho. Você está percebendo como é desagradável esperar e como prejudica a gente?”
“Desculpe mamãe. Vou fazer esforço para nunca mais responder “um instante”. Vou procurar atender logo que a senhora me chamar.”

10- “Que ótimo Kevin! Você não acha que devemos pedir a Jesus que Ele ajude você a obedecer, mesmo quando queira continuar com aquilo que está fazendo?”
Ali mesmo, debaixo da macieira, Kevin e sua mãe se ajoelharam. Kevin pediu perdão ao Senhor Jesus por ter sido egoísta e por não ter obedecido prontamente aos seus pais. Pediu também que Jesus o ajudasse a obedecer no futuro.
Ao levantarem, mamãe disse: “Vamos lá dentro Kevin. Se não me engano, temos sorvete de chocolate no congelador.”

11- De fato havia sorvete de chocolate, e mamãe deu um sorvete duplo para Kevin, dentro de uma casquinha. Sorriram um para o outro, e mamãe tinha certeza de que Kevin estava entendendo e aprendendo a lição de obediência.
Você sempre obedece prontamente à mamãe e o papai? Deus manda aos filhos que sejam obedientes aos pais. (Ef. 6:1)

E quem ainda não recebeu Jesus como Salvador, está desobedecendo ao convite: “Vinde a Mim.” (Mt. 11:28) A Bíblia diz em II Cor. 6:2, “Eis agora o dia da salvação.” Você não deve deixar para mais tarde. Se ainda não recebeu Jesus como seu Salvador e quer recebê-lo hoje, venha conversas comigo agora no fim da aula, quando as outras crianças vão saindo. Quero ajudar a orar, convidando Jesus para ser seu Salvador.

Talvez haja alguém que queria agradar a Jesus durante esta semana passada, mas você falhou assim como Kevin fazia. Você não quer entregar-se inteiramente ao Senhor Jesus, pedindo que Ele lhe dê a vitória sobre o pecado e faça sua vida semelhante à vida dELE? Se você quer, também poderá ficar para conversar comigo durante uns minutos.

ENVOLVENDO AS CRIANÇAS EM MISSÕES

Se você perguntar a uma criança. "o que você quer ser quando crescer?" - irá provavelmente obter as respostas usuais: veterinário. Bombeiro, professor, cirurgião, enfermeira, programador de computadores, policial. Dificilmente uma delas dirá "missionário”. por quê? Deixamos de ensinar às crianças a responsabilidade de alcançar um mundo perdido?
Ensinar missões às crianças è tão importante que você precisa abrir um espaço de tempo para isso. Considere separar dez minutos da aula da Escola Dominical ou um segmento de tempo com as crianças no serviço do meio da semana. À hora da aula na igreja com juniores è também uma Oportunidade excelente para ensinar missões. Permita que Deus use você para incentivar as crianças a se interessarem pelas pessoas que estão além dos limites do seu bairro. Estes são três elementos essenciais:
1. Forneça Informação Exata
Fatos familiares. Aprenda 0 Maximo sobre os missionários que vai apresentar. Descubra 0 nome de cada membro da família e as idades dos filhos. Qual a data do aniversario deles? Quais os seus passatempos? Mostre fotografias recentes. conte de que forma cada um aceitou Cristo como Salvador.
Perspectiva Geográfica. Localize num mapa-múndi (ou do Brasil!) 0 pais (ou Estado) onde os missionários servem. Descubra como é o pais (Estado).
- Se você estivesse em (lugar) hoje, estaria tirando a neve das ruas ou plantando mandioca?
- Se você estivesse em (lugar) amanhã, estaria indo para a escola ou brincando em casa?
- Se estivesse em (Iugar) agora. estaria levantando, indo dormir ou almoçando?
Um cartaz comparando os horários, estações e climas ajudara as crianças a lembrar.
Cultura e costumes. Faça perguntas sobre a cultura e Costumes. Você pode perguntar sobre o tipo de casas, vestuário nacional. ambiente da cidade ou rural. lugares interessantes para visitar. Jogos que as crianças gostam etc. Por exemplo:
- Se você morasse onde (os missionários) moram, como seria a sua casa?
- Se você se vestisse como as pessoas desse país, (ou Estado) o que estaria usando?
Livros de turismo, na seção de viagens, das livrarias ou pela internet ajudarão você a fazer essas perguntas e outras.
As crianças mais velhas, da quinta ou sexta série, podem procurar informações e leva-las à classe na próxima aula.
Vida diária do missionário. Ajude as crianças a compreenderem o que os missionários fazem:
- Como é o dia deles?
- Como as pessoas estão recebendo a Palavra de Deus?
- Quais os alvos dos missionários?
- Do que eles gostam mais?
-0 que é mais difícil para eles?

2. Inspire as Crianças
Apresente historias de missionários, em cartazes, para a classe. (Para adquiri­-las. escreva para a Editora da APEC Caixa Postal 20.244. São Paulo-SP. CEP-04038-990. ou procure a livraria da APEC, em sua cidade.) Pare a lição num ponto interessante e diga: “Vocês vão ter de esperar até a próxima semana para saber o que aconteceu”.
Inspire as crianças com histórias do presente. Confirme se você está na lista de oração pelos missionários. As cartas de oração dos missionários manterão você informado sobre as coisas interessantes que acontecem com eles.
Escreva para os seus missionários e peça testemunhos sobre como Deus esta trabalhando para suprir suas necessidades; como Ele esta fazendo uso deles para levar outros a Cristo; corno Ele os está protegendo nos momentos de perigo, e como os esta encorajando por meio da Palavra. A seguir, conte esses incidentes como_ fossem uma historia lida num livro. Deixe que as crianças vejam que Deus esta em ação hoje!
Telefone ao seu missionario no seu campo de trabalho. Uma chamada internacional é muito menos dispendiosa do que você pensa. As crianças podem arranjar 0 dinheiro para a chamada. Ajude-as a planejar a conversa. Você talvez possa preparar um cântico especial e um versículo bíblico para recitar enquanto o missionário esta no telefone. Se possível ligue a linha telefônica a um alto-falante para que todas as crianças possam ouvir a conversa. Uma experiência dessas será inesquecível para as crianças e um verdadeiro encorajamento para os servos de Deus num lugar distante.
3. Ajude-as a se Envolverem Pessoalmente
As crianças podem orar. Ajude-as a orar especificamente por; ·.
- Sustento financeiro para ajudar os missionários a permanecerem no campo
- Êxito em levar outros a Cristo. Corações amorosos para se entenderem com 0S outros missionários.
- Tempo para 1er a Palavra de Deus e obedecer·lhe. 1
- Boa saúde.
- Necessidades familiares
- Necessidades atuais dos missionários
Se possível, dê a cada criança um cartão de oração missionária para levar para casa, Desafie as crianças a orarem fora da classe, ou talvez até organizarem grupo de oração. Não deixe de compartilhar as respostas à oração.
As crianças podem escrever cartas. Use uma de suas aulas para escrever cartas em classe. As crianças podem
- Descrever sua família e situações escolares.
- Contar aos missionários que estão orando por eles.
- Listar as coisas pelas quais estão orando.
- Citar os versículos que, estão aprendendo e como estão fazendo uso deles.
- Contar as maneiras como estão ganhando dinheiro para ajudar o missionário. '
- Desenhar algo nas cartas para os missionários.
As crianças podem dar do seu próprio dinheiro (provérbios 3; 9) Faça um projeto especifico para a contribuição delas - algo que a criança possa relacionar-se: ajudar \um missionário a comprar um carro (ou parcela do carro para a1vos menores), fornecer Bíblias para as crianças onde o missionário trabalha ajudar com dinheiro para as viagens Cartazes tipo "Atinja-o-alvo" podem ser usados para visualizar como o dinheiro para os missionários será utilizado e quanto foi dado.
As crianças podem ser testemunhas – as que vivem para 0 Senhor e contam a outros sobre Ele. Dessa forma elas podem preparar-se para a vida missionária no caso de Deus as chamar. As jovens testemunhas devem:
- Interessar· se sinceramente por outras pessoas.
- Aprender a orar, pedindo coragem: "Senhor, ajuda-me a ser corajoso para falar com o Marcos e fazê-lo ver que ele precisa realmente do Senhor".
- Conhecer versículos sobre a Salvação e como encontrá-los na Bíblia.
- Peça para as crianças compartilharem seu testemunho da Salvação na cla­sse para que se sintam mais à vontade ao testemunhar.
- Peça para apresentarem 0 Livra Sem Palavras, um de cada vez.

Como tarefa de casa, entregue a cada criança um folheto sobre a Salvação e encoraje-as a dá-lo a um amigo, explicando a mensagem do Evangelho.

Pense Nisso:
Compartilhar informação com uma criança, toca a sua mente.
Dar inspiração a uma criança, toca o seu coração.
Conseguir envolvimento por parte da criança, toca a sua vontade.

NÃO SERIA MARAVILHOSO SE UMA CRIANÇA DA SUA CLASSE RESPONDESSE AO CHAMADO DE DEUS PARA SER UM MISSIONÁRIO?

Fonte: BÍBLIA DE RECURSOS PARA O MINISTÉRIO COM CRIANÇAS – APEC PÁGS 1359, 1360 E 1361.

ENVOLVENDO AS CRIANÇAS EM MISSÕES

Se você perguntar a uma criança. "o que você quer ser quando crescer?" - irá provavelmente obter as respostas usuais: veterinário. Bombeiro, professor, cirurgião, enfermeira, programador de computadores, policial. Dificilmente uma delas dirá "missionário”. por quê? Deixamos de ensinar às crianças a responsabilidade de alcançar um mundo perdido?
Ensinar missões às crianças è tão importante que você precisa abrir um espaço de tempo para isso. Considere separar dez minutos da aula da Escola Dominical ou um segmento de tempo com as crianças no serviço do meio da semana. À hora da aula na igreja com juniores è também uma Oportunidade excelente para ensinar missões. Permita que Deus use você para incentivar as crianças a se interessarem pelas pessoas que estão além dos limites do seu bairro. Estes são três elementos essenciais:
1. Forneça Informação Exata
Fatos familiares. Aprenda 0 Maximo sobre os missionários que vai apresentar. Descubra 0 nome de cada membro da família e as idades dos filhos. Qual a data do aniversario deles? Quais os seus passatempos? Mostre fotografias recentes. conte de que forma cada um aceitou Cristo como Salvador.
Perspectiva Geográfica. Localize num mapa-múndi (ou do Brasil!) 0 pais (ou Estado) onde os missionários servem. Descubra como é o pais (Estado).
- Se você estivesse em (lugar) hoje, estaria tirando a neve das ruas ou plantando mandioca?
- Se você estivesse em (lugar) amanhã, estaria indo para a escola ou brincando em casa?
- Se estivesse em (Iugar) agora. estaria levantando, indo dormir ou almoçando?
Um cartaz comparando os horários, estações e climas ajudara as crianças a lembrar.
Cultura e costumes. Faça perguntas sobre a cultura e Costumes. Você pode perguntar sobre o tipo de casas, vestuário nacional. ambiente da cidade ou rural. lugares interessantes para visitar. Jogos que as crianças gostam etc. Por exemplo:
- Se você morasse onde (os missionários) moram, como seria a sua casa?
- Se você se vestisse como as pessoas desse país, (ou Estado) o que estaria usando?
Livros de turismo, na seção de viagens, das livrarias ou pela internet ajudarão você a fazer essas perguntas e outras.
As crianças mais velhas, da quinta ou sexta série, podem procurar informações e leva-las à classe na próxima aula.
Vida diária do missionário. Ajude as crianças a compreenderem o que os missionários fazem:
- Como é o dia deles?
- Como as pessoas estão recebendo a Palavra de Deus?
- Quais os alvos dos missionários?
- Do que eles gostam mais?
-0 que é mais difícil para eles?

2. Inspire as Crianças
Apresente historias de missionários, em cartazes, para a classe. (Para adquiri­-las. escreva para a Editora da APEC Caixa Postal 20.244. São Paulo-SP. CEP-04038-990. ou procure a livraria da APEC, em sua cidade.) Pare a lição num ponto interessante e diga: “Vocês vão ter de esperar até a próxima semana para saber o que aconteceu”.
Inspire as crianças com histórias do presente. Confirme se você está na lista de oração pelos missionários. As cartas de oração dos missionários manterão você informado sobre as coisas interessantes que acontecem com eles.
Escreva para os seus missionários e peça testemunhos sobre como Deus esta trabalhando para suprir suas necessidades; como Ele esta fazendo uso deles para levar outros a Cristo; corno Ele os está protegendo nos momentos de perigo, e como os esta encorajando por meio da Palavra. A seguir, conte esses incidentes como_ fossem uma historia lida num livro. Deixe que as crianças vejam que Deus esta em ação hoje!
Telefone ao seu missionario no seu campo de trabalho. Uma chamada internacional é muito menos dispendiosa do que você pensa. As crianças podem arranjar 0 dinheiro para a chamada. Ajude-as a planejar a conversa. Você talvez possa preparar um cântico especial e um versículo bíblico para recitar enquanto o missionário esta no telefone. Se possível ligue a linha telefônica a um alto-falante para que todas as crianças possam ouvir a conversa. Uma experiência dessas será inesquecível para as crianças e um verdadeiro encorajamento para os servos de Deus num lugar distante.
3. Ajude-as a se Envolverem Pessoalmente
As crianças podem orar. Ajude-as a orar especificamente por; ·.
- Sustento financeiro para ajudar os missionários a permanecerem no campo
- Êxito em levar outros a Cristo. Corações amorosos para se entenderem com 0S outros missionários.
- Tempo para 1er a Palavra de Deus e obedecer·lhe. 1
- Boa saúde.
- Necessidades familiares
- Necessidades atuais dos missionários
Se possível, dê a cada criança um cartão de oração missionária para levar para casa, Desafie as crianças a orarem fora da classe, ou talvez até organizarem grupo de oração. Não deixe de compartilhar as respostas à oração.
As crianças podem escrever cartas. Use uma de suas aulas para escrever cartas em classe. As crianças podem
- Descrever sua família e situações escolares.
- Contar aos missionários que estão orando por eles.
- Listar as coisas pelas quais estão orando.
- Citar os versículos que, estão aprendendo e como estão fazendo uso deles.
- Contar as maneiras como estão ganhando dinheiro para ajudar o missionário. '
- Desenhar algo nas cartas para os missionários.
As crianças podem dar do seu próprio dinheiro (provérbios 3; 9) Faça um projeto especifico para a contribuição delas - algo que a criança possa relacionar-se: ajudar \um missionário a comprar um carro (ou parcela do carro para a1vos menores), fornecer Bíblias para as crianças onde o missionário trabalha ajudar com dinheiro para as viagens Cartazes tipo "Atinja-o-alvo" podem ser usados para visualizar como o dinheiro para os missionários será utilizado e quanto foi dado.
As crianças podem ser testemunhas – as que vivem para 0 Senhor e contam a outros sobre Ele. Dessa forma elas podem preparar-se para a vida missionária no caso de Deus as chamar. As jovens testemunhas devem:
- Interessar· se sinceramente por outras pessoas.
- Aprender a orar, pedindo coragem: "Senhor, ajuda-me a ser corajoso para falar com o Marcos e fazê-lo ver que ele precisa realmente do Senhor".
- Conhecer versículos sobre a Salvação e como encontrá-los na Bíblia.
- Peça para as crianças compartilharem seu testemunho da Salvação na cla­sse para que se sintam mais à vontade ao testemunhar.
- Peça para apresentarem 0 Livra Sem Palavras, um de cada vez.

Como tarefa de casa, entregue a cada criança um folheto sobre a Salvação e encoraje-as a dá-lo a um amigo, explicando a mensagem do Evangelho.

Pense Nisso:
Compartilhar informação com uma criança, toca a sua mente.
Dar inspiração a uma criança, toca o seu coração.
Conseguir envolvimento por parte da criança, toca a sua vontade.

NÃO SERIA MARAVILHOSO SE UMA CRIANÇA DA SUA CLASSE RESPONDESSE AO CHAMADO DE DEUS PARA SER UM MISSIONÁRIO?

Fonte: BÍBLIA DE RECURSOS PARA O MINISTÉRIO COM CRIANÇAS – APEC PÁGS 1359, 1360 E 1361.

CONVERSANDO COM DEUS

CONVERSANDO COM DEUS
ENSINANDO AS CRIANÇAS O QUE É:
Adoração Confissão Agradecimento Suplica
Estas palavras podem ser usadas para ensinar às crianças quatro aspectos da oração. Comece dizendo à criança que...
Orar é conversar com Deus, seu Pai Celestial. Ao 1er a Bíblia, a carta de amor de Deus para você. é Ele quem fala. Mas. Deus quer Que você também converse com Ele. Damos abaixo quatro assuntos para você conversar com Deus.
ADORAÇÃO
Adoração é o grande amor e respeito que você tem por Deus. Ele merece sua afeição porque é santo (perfeito sob todos os aspectos e foi Ele Quem fez todas as coisas-inclusive você (Sahno 95:1-6)). Você adora a Deus ao se alegrar com tudo que Ele é e ao dizer a Ele como é maravilhoso. Você pode dizer: “Deus. 0 Senhor é o Criador maravilhoso. Eu o amo por ser Todo-poderoso. “Eu o amo por ser perfeito”. Passe algum tempo adorando a Deus.
CONFISSÃO
A segunda palavra vai ajudar você a lembrar-se de confessar 0 seu pecado a Deus. Se permanecer no pecado e não falar sobre Ele com Deus, Ele não vai ouvir a sua oração (Salmo 66: 18), Confessar é mencionar o seu pecado e reconhecer Que agiu mal (1 Jo 1:9). Diga a Deus: "Confesso que agi errado quando (cite o pecado). Ele promete perdoá-lo. Quando você confessar o seu pecado. Sempre que perceber que agiu erradamente. Converse com Deus sobre isso.
AGRADECIMENTO
Agradeça e diga a Deus que aprecia o que possui, quem você é e o que Ele Ihe deu ( filipenses 4:6). Diga: "Obrigado, Deus, por minha família. Obrigado pelo alimento que como. Obrigado por me fazer como sou. E. acima de tudo, obrigado por enviar Jesus para pagar pelo meu pecado na cruz", Agradecer a Deus deve ser parte importante do seu tempo com Ele.
SUPLICA
Não deixe de incluir a suplica quando conversar com Deus. Suplicar significa pedir de maneira humilde. Deus quer que você converse com Ele sobre as necessidades, de outras pessoas (Efésios 6:18). Ore pela sua família e amigos quando estiverem doentes ou sofrendo. Ore para que seus amigos não salvos aceitem Jesus como Salvador e se tornem membros da família de Deus. Seus amigos salvos precisam Que você peça a Deus para ajudá-los todos os dias, Deus quer também Que você apresente a Ele as suas necessidades e desejos (João 15:7).
Quando tiver o seu momento devocional com Deus cada dia, leia a Bíblia, permitindo que Deus fale com você. Pense depois nas palavras adoração confissão, agradecimento e suplica para lembrar do Que conversar com Ele.

MANANCIAIS DO DESERTO 2

...”Assim que as plantas dos pés dos sacerdotes...
pousem nas águas... serão elas cortadas...” (Js3.13.)

Não era para o povo esperar no arraial, pela abertura do caminho. Era para andarem pela fé. Deviam levantar acampamento, guardar seus pertences, formar fileiras para a marcha e seguir até as margens do rio , para que ele se abrisse.
Se tivessem descido até a margem do rio e parado ali, à espera de que se abrisse antes de colocarem nele os pés, teriam esperado em vão. Precisaram dar um passo na água, para que o rio se abrisse.
Temos que crer na Palavra de Deus, e prosseguir avante no dever, embora não vejamos caminho algum por onde avançar. A razão porque tantas vezes nos vemos impedidos por dificuldades é que esperamos vê-las removidas antes de tentarmos passar. Se avançarmos pela fé, o caminho se abrirá para nós. Muitas vezes ficamos parados esperando que o obstáculo seja removido, quando deveríamos seguir avante, como se não houvesse obstáculos. ( Evening thoughts).

Deus deu-te uma promessa?
Fica firme;
Descansa ali o teu pé.
Certo virá, a seu tempo, o cumprimento;
Avança, crendo no acontecimento;
Não Andas pela vista,
Andas por fé!

O QUE VC PRECISAR TÁ NA BIBLIA

BÍBLIA SAGRADA

Livros: 66 Livros

Capítulos: 1189

Versículos: 31.173

Maior versículo: Ester 8. 9
Maior Capítulo: Salmo 119
Maior Livro: Salmos

Menor versículo: João 11:35
Menor Capítulo: Salmo 117
Menor Livro: III Epistola de João

Palavra chave: Deus

Versículo chave: João 3.16

Divisão da Bíblia:
ANTIGO TESTAMENTO - Com 39 livros
NOVO TESTAMENTO - Com 27 livros

Línguas que foram escritas as Bíblia:
HEBRAICO – Antigo Testamento
ARAMAICO – Pentateuco e no Novo Testamento foi à língua do Sr Jesus, dos discípulos e da Igreja primitiva em Jerusalém.
GREGO – Novo Testamento

Assunto:
Criação, perdição do ser humano; criação, degeneração e restauração da terra.

A Bíblia como tema central:

A revelação de Jesus Cristo em busca do ser humano perdido: Mt 20.28

Por que a Bíblia deve ser estudada?
1 – Ela é a luz para quem está procurando a verdade: Sl 119.105; Jo 17.17
2 – As Escrituras é o alimento para a alma: Jr 15.16; I Pe 2.1
3 – É o meio usado pelo Espírito Santo para nos falar: Ef 6.17
Como foi formada a Bíblia Hebraica?
O Velho Testamento Hebraico é composto de
1 - A Tora: Lei: chamado Pentateuco - composto por 5 livros.
2 - Os profetas: homens separados e inspirados por Deus.
3 - Os escritos: chamado de Hagiógrafos.

Como a Bíblia foi escrita?
Os livros da Bíblia foram escritos em forma de rolos que variava de 2 a 12 m. Havia cabos de madeira em sua extremidade para facilitar o manuseio. Cada livro da Bíblia era um rolo em separado. A Bíblia originalmente foi escrita em dois tipos de materiais:
Papiro – uma planta aquática existente nas margens dos rios e dos lagos do oriente.
Pergaminho – pele de animais curtida e polida.

ANTIGO TESTAMENTO:


Livros: 39
Capítulos: 929
Versículos: 23.144
Autores: Aproximadamente, 40 homens inspirados por Deus.
Versículo central: II Crônicas 20:8
Capítulo Central: Jó 2
Livro Central: Provérbios
Menor versículo: Êxodo 20:13 (10 letras)
Maior versículo: Ester 8:9 (388 letras)
Mensagem: JESUS VIRÁ
Velho Concerto: Êxodo 24:8 – Jeremias 31:33

Divisão: 05 partes

I Parte – LIVROS DA LEI

Também conhecido como PENTATEUCO OU TORÁ – CINCO LIVROS

Tratam da criação e a lei.

1. GÊNESIS
Fala como começou tudo, o pecado, e o sofrimento.

2. ÊXODO
Fala da saída do povo hebreu do Egito; o Sinai, etc.

3. LEVITICO
Fala das leis e os mandamentos de Deus a Israel.
4. NÚMEROS
Fala da contagem dos israelitas.
5. DEUTERONÔMIO
Segundo a Lei: narra os discursos
de Moisés.

II Parte - LIVROS HISTÓRICOS – DOZE

Fala da caminhada do povo israelita.

1.Josué – A conquista e a divisão da terra
de Canaã. Autor: indeterminado, provavelmente Josué
2. Juízes – A história de Israel durante o tempo
dos 14 juizes. Autor: desconhecido, atribui-se a Samuel.
3. Rute – Como a vida de uma jovem moabita foi
enriquecida. Autor: desconhecido, possivelmente Samuel.
4. I Samuel – É a história de Samuel, com as origens
e os primeiros anos da monarquia em Israel sob os
reinados de Saul e Davi. Autor: desconhecido.
5. II Samuel – O reinado de Davi. Autor: desconhecido.

6. I Reis – A história do reinado Salomão e a história dos reinos de Judá e Israel. Autor: desconhecido.
7. II Reis – Continuação de I Reis, A história dos reinos de Israel e Judá, Eliseu e Elias. Autor: desconhecido.

8. I Crônicas – História de Judá. Autor: Indeterminado.

9. II Crônicas – Continuação de I Crônicas

10. Esdras – O regresso dos Judeus de seu cativeiro em Babilônia, a reconstrução do templo e a inauguração de reformas sociais e religiosas. Autor: indeterminado, provavelmente Esdras.

11. Neemias – A reconstrução dos muros de Jerusalém, a repetição de certas leis divinas e a restauração das ordenanças antigas. Autor: indeterminado, autobiografia de Neemias.

12. Ester – A libertação dos judeus por meio da rainha Ester. Autor: desconhecido.

III Parte - Livros Poéticos - CINCO

São chamados poéticos devido ao seu gênero.

1. Jô
O problema da aflição de Jô –
Autor: desconhecido.

2. Salmos
É uma coleção de 150 cânticos
espirituais, poemas, e Orações –
Autores diversos: Davi, Asafe,
os filhos de Core, e outros.

3. Provérbios
È uma coleção de máximas e dissertações sobre a sabedoria, temperança, justiça etc. Autores: Salomão, Agur e Lemual.

4. Eclesiastes
São reflexões sobre a frivolidade da
vida e nossos deveres e obrigações
perante Deus. Autor: Salomão.

5. Cantares
O Cântico dos Cânticos – É um poema religioso que simboliza o amor entre Cristo e a Igreja. Autor: Salomão.

IV Parte - Profetas Maiores - CINCO

Por serem os livros mais longos que os outros são assim chamados de profetas maiores.

1. Isaías
O grande profeta da redenção. É um livro rico em profecias messiânicas. Autor: Isaías.

2. Jeremias
A reincidência, a escravidão e a restauração dos judeus. Autor: Jeremias.
3. Lamentações de Jeremias
São uma série de clamores de clamores de Jeremias, lamentando as aflições de Israel. Autor: Jeremias.

4. Ezequiel
Descreve a triste condição do povo de Deus e o caminho, a exaltação e a glória futura. Autor: Ezequiel.

5. Daniel
A soberania de Deus sobre os assuntos
dos homens em todas as épocas.
Autor: Daniel.

V Parte - Profetas Menores - DOZE

Por serem os livros mais curtos são conhecidos como profetas menores.

1. Oséias
A apostasia equivale ao adultério espiritual. Autor: Oséias.
2. Joel
O arrependimento da nação e suas benções. Autor: Joel.
3. Amós
O Profeta pastor valente que denunciava o egoísmo e o pecado. Autor: Amós.
4. Obadias
A condenação de Edon e a libertação final de Israel. Autor: desconhecido.
5. Jonas
È a história do “missionário relutante” a quem Deus ensinou, através de uma experiência amarga, a lição da obediência e a profundidade da misericórdia divina. Autor: Jonas.
6. Miquéias
É um triste relato da condição de Israel e Judá. Autor: Miquéias.
7. Naum
A destruição de Ninive. Autor: desconhecido.
8. Habacuque
Os mistérios da providência. Autor: incerto.
9. Sofonias
Os juízos de Deus. Autor: Sofonias
10. Ageu
Repreensões por causa do descuido para com a
construção do templo, exortações e promessas
aos que estavam comprometidos com a obra. Autor : Ageu.
11. Zacarias
Ajudou a animar aos judeus a reconstruírem o templo. Autor Zacarias.
12. Malaquias
Preparação para o caminho do Messias. Autor: Malaquias.

NOVO TESTAMENTO:

Livros: 27

Capítulos: 260
Versículos: 7.957
Autores: 9
Livro maior: Lucas – 24 capítulos e 1.171 versículos
Livro menor: II João – 1 capítulo e 13 versículos
Livro central: II Tessalonicenses
Maior capítulo: Lucas 1 com 80 versículos
Menor capítulo: Apocalipse – Cap. 15, com 8 versículos
Capítulo central: Romanos 13
Maior versículo: Apocalipse 20:4 (249 letras)
Menor versículo: Lucas 20:30 (9 letras) – João 11:35 (11 letras)
Versículo central: Atos 17:7
Mensagem: JESUS VEIO
Novo concerto: Hebreus 9:14,15 - Hebreus 12:24
Texto áureo da Bíblia: João 3:16

I Parte – EVANGELHOS–QUATRO

Apresenta a vida do Senhor
JESUS CRISTO sob quatro
aspectos diferentes.

1. Mateus
Sermões de Jesus para atender
aos judeus (genealogia). Autor: Mateus.

2. Marcos
Os milagres de Jesus para atender
os romanos (Jesus como servo).
Autor: Marcos.

3. Lucas
As parábolas de Jesus para os
Gregos (Jesus como Filho de
Deus ou do Homem). Autor: Lucas.

4. João:
A divindade de Jesus para
o mundo. Autor: João.

II Parte – Históricos - UM

Registra a história da Igreja Primitiva e a atuação do Espírito Santo, nos seus primeiros primórdios.

1. Atos dos apóstolos

A origem e o crescimento da igreja primitiva, desde a ascensão de Cristo até o encarceramento de Paulo em Roma.

AS VIAGENS DE PAULO

III Parte - Epístolas Paulinas – TREZE

São cartas dirigidas às igrejas ou a indivíduos. Atribuídas geralmente a Paulo.

1. Romanos
Fala do plano da salvação. 2. I Coríntios
A limpeza da Igreja de diversos males, e instruções doutrinárias. 3. II Coríntios
Características de um ministério apostólico e o reconhecimento do apostolado de Paulo. 4. Gálatas
Uma defesa da doutrina da justificação pela fé, advertências contra a reversão ao judaísmo, e a vindicação do apostolo Paulo. 5. Efésios
È uma exposição do glorioso plano da salvação. Expressa
o fim das dificuldades entre os gentios e os judeus.6. Filipenses
Devoção do apostolo Paulo a Jesus Cristo.7. Colossenses
A glória de Cristo como cabeça da Igreja, incentivando
o abandono de todas as filosofias mundanas do pecado.8. I Tessalonicenses
Recomendações apostólicas, conselhos e exortações. 9. II Tessalonicenses
A segunda vinda de Cristo.10. I Timóteo
Conselhos e exortações a um jovem evangelista
acerca se sua conduta pessoal e seu trabalho ministerial. 11. II Timóteo
Foi a ultima carta de Paulo escrita pouco antes de sua
morte a fim de instruir e aconselhar ao seu “verdadeiro filho na fé”.12. Tito
Conselhos e exortações acerca dos deveres e das doutrinas ministeriais e das boas obras.13. Filemon
È a carta particular a Filemon, pedindo-lhe que receba e perdoe a Onésimo, um escravo fugido.

IV Parte - Epístolas Gerais – OITO

São cartas universais atribuídas a vários apóstolos sendo que a de Hebreus, o autor é desconhecido.

1. Hebreus
A glória de Cristo e as benções da nova dispensação, comparadas ao Antigo Testamento. Autor: incerto, mas atribuído a Paulo.
2. Tiago
A fé prática manifestada em boas obras, em contrates com a simples profissão de fé. Autor: incerto, mas atribuído a Tiago o irmão do Senhor Jesus. 3. I Pedro
A vitória sobre o sofrimento como foi exemplificado
na vida de Cristo. Autor: o apóstolo Pedro.4. II Pedro
Uma advertência acerca dos falsos mestres e
dos escarnecedores. Autor: o apóstolo Pedro.5. I João
Deus é a vida, luz e amor perfeitos. Seu caráter
constrange os crentes a viverem em santidade
e amor fraternal. Autor: o apóstolo João.
6. II João
Um discurso sobre a verdade divina e o erro
mundano. Autor o apóstolo João.
7. III João
A hospitalidade cristã. Autor: o apóstolo João.
8. Judas
Adverte a igreja contra os mestres imorais e as heresias.
Autor: incerto, atribuído a Judas irmão de Tiago.

Proféticos - UM

Também chamado de revelação das coisas dos últimos dias que deverão acontecer. É um livro apocalíptico.

1. Apocalipse

Escritos o apóstolo João. È uma série de visões apocalípticas acerca dos acontecimentos na história religiosa. Descreve um grande conflito moral entre os poderes divino e satânico, terminando com a vitória do Cordeiro.

O que a Bíblia produz em nossa vida?

1. Sabedoria: Sl 19.72. Esperança: Rm 15.43. Alegria: Sl 19.8a 4. Ilumina os olhos: Sl 119.95. Educa, corrige: II Tm 3.166. Purifica: Jo 15.37. Dirige: Sl 119.1048. Produz fruto: II Tm 3.17

Revelação

A palavra revelação vem do vocábulo grego que significa: tirar ou levantar o véu. Revelação no sentido bíblico, é a verdade revelada ou descoberta ao escritor sagrado pelo Espírito Santo. É Deus quem toma a iniciativa de trazer ao conhecimento dos seres humanos os seus planos e propósitos.

1. Revelação Geral:
Deus se revelando através de sua criação: Sl 19.1; 97.1Deus se revelando através da natureza: Rm 1.20Deus revelando em todas as consciências, de si mesmo: At 14.17

2. Revelação Especial:
Deus se revelou particularmente pela Escritura: II Tm 3.16Deus se revelou nestes últimos dias pelo filho: Hb 1.2Jesus é a revelação do próprio Deus: Jo 10.30; 14.9Jesus é a revelação de Deus para a nossa salvação: Jo 20.31

Inspiração

Inspiração é o (graphe), que quer dizer escrito, que é dado por inspiração, que significa sopro divino. Que é o auxílio sobrenatural do Espírito Santo sobre os escritos sagrados, para que os seus escritos tivessem plena validade. Isto é, o próprio Deus, mediante o Espírito Santo revelou aos homens o que justamente deviam escrever.

1. Inspiração se revela:
Toda a Escritura é inspirada por Deus: II Tm 3.16.Jesus se revela pela Palavra (logos) encarnada por Deus: Jo 1.1-4.O Espírito que nos inspira na compreensão da Palavra: Jo 32.8.

Iluminação

É através da iluminação que o Espírito Santo concede aos cristãos a capacidade intelectual de poderem compreender o que foi inspirado e revelado nas Escrituras Sagradas. É impossível entendermos a situação de pecado sem intervenção do Espírito Santo que produz luz em nossa consciência.

1. A Iluminação acontece por que:
O homem natural não pode discerni-la: I Co 2.14A obra de Cristo na cruz faz sentido: I Co 1.18O Espírito Santo ensina: Jo 14.26

Todas as Bíblias são iguais?

Se compararmos a Bíblia católica romana com a Bíblia protestante, veremos que além dos 66 livros, a Bíblia católica possui 7 livros chamados apócrifos (secretos, espúrios ou misteriosos) que possuem um valor histórico de uma época, mas não canônico, ou seja, de uma revelação divina. Eles são:

1. Tobias: narra a vida de Tobias, que era filho de um pai cego.
2. Judite: é uma narrativa histórica dos judeus libertados do poder de Holofernes, general da Pérsia, devido à coragem de uma heroína chamada Judite. Apareceu por volta do II século aC.

3. Sabedoria: mostra através de provérbios a sabedoria verdadeira e a reta da gentílica ou iníqua e idólatra. Apareceu entre 50 a 10 aC.

4. Eclesiástico: também chamado de Sabedoria de Jesus, filho de Siraque, semelhante ao livro de Provérbios. Apareceu em torno de 180 aC.

5. Baruque: dividida em três partes: confissão e arrependimento; exortativo e promessa de livramento. Apareceu no II século aC.

6. I e II Macabeus: narra a revolta dos Macabeus pelo império romano em 167 aC.

7. Acréscimos aos livros de Daniel e Ester.

Medite nos textos bíblicos abaixo e responda com suas próprias palavras.

1. Quem foi que escreveu a Bíblia?
II Pedro 1.21

2. Qual é o tema central da Bíblia?
Jo 5.39 compare com Mt 20.28

Sl 119.15 Sl 119.72 Sl 119.103 Tg 1.23 Hb 4.12

Jr 23.29 Is 55.10 Lc 8.11 Dt 8.3
Ef 5.23

3. Como a Bíblia que é a Palavra de Deus age?

4. Conhecimentos bíblicos.
4.1. O que quer dizer a palavra Bíblia?
4.2. Encontramos a palavra Bíblia, na própria Bíblia?
4.3. Aproximadamente, quantos autores escreveram a Bíblia?
4.4. Em quantas línguas a Bíblia foi escrita?
4.5. Como está dividida a Bíblia?
4.6. Quantos livros têm o Velho Testamento?
4.7. Quantos livros têm o Novo Testamento?
4.8. Quanto tempo demorou para se formar a Bíblia?
4.9. Como podemos classificar o VT?
4.10. Como podemos classificar o NT?
4.11. O Velho Testamento está relacionado como o Novo? Por que?

5. O que é revelação?
5.1. O que é revelação geral? Cite versículos da Bíblia!
5.2. O que é revelação especial? Cite versículos da Bíblia!

6. O que é inspiração?
7.1. Como a inspiração se revela? Comprove com a Bíblia!

7. O que é Iluminação?

8. Por que é de suma importância orar antes de ler a Bíblia?
Jo 14.26

9. Por que devemos praticar a Palavra de Deus?
Mt 7.24-25 compare com Tg 1.22-25

JESUS – TEMA CENTRAL DA BÍBLIA

Em Gênesis, Ele é o descendente da mulher (Gn 3.15)

Em êxodo, é o Cordeiro Pascal;

Em Levítico, o Sacrifício Expiatório;

Em Números, a Rocha ferida;

Em Deuteronômio, Ele é o Profeta

Em Josué, é o Capitão dos Exércitos do Senhor;

Em Juízes, o Libertador;

Em Rute, o Parente Divino;

Em Reis e Crônicas, é o Rei Prometido;

Em Éster, é o Advogado;

Em Jô, é o nosso Redentor;

Nos Salmos, Ele é o nosso socorro e Alegria;

Em Provérbios, Ele é a Sabedoria de Deus;

Em Cantares, é o nosso Amado;

Em Eclesiastes, é o Alvo Verdadeiro;

Nos Profetas, é o Messias Prometido;

Nos Evangelhos, o Salvador do Mundo;

Nos Atos, é o Cristo Ressurreto e Poderoso;

Nas Epístolas, Ele é a Cabeça da Igreja;

No Apocalipse, Ele é o Alfa e o Omega, o Cristo que volta para reinar.

JESUS – TEMA CENTRAL DA BÍBLIA

Podemos resumir os 66 livros em cinco palavra-chave:

PREPARAÇÃO
Todo o Antigo Testamento trata da preparação do mundo para a chegada de Jesus aqui na terra.

MANIFESTAÇÃO
Os Evangelhos descrevem a vida de Jesus; Seu nascimento, batismo e ministério, sua morte e ressurreição.

PROPAGAÇÃO
O livro de Atos aborda a propagação do Evangelho de Jesus através de sua igreja.

EXPLANAÇÃO
É nas Epistolas que encontramos a explanação da doutrina de Jesus Cristo.

CONSUMAÇÃO
O Livro do Apocalipse trata da consumação das coisas preditas acerca de Cristo.

A PALAVRA DE DEUS É COMPARADA:

A LÂMPADA OU LUZ
(Sl 119.105; Pv 6.23) quem anda em conformidade com os mandamentos do Senhor não erra o caminho. O mundo anda na escuridão do pecado, mas quem recebe Jesus, alcança vida através de sua Palavra. Caminha com segurança, sem medo de cair ou tropeçar, porque tudo se torna claro.

Á ÁGUA
(Ef 5.26; Jo 3.5; Is 55.10) Ela é um elemento essencial à vida. Ninguém pode viver sem fazer uso da mesma: Saciar a sede, cozinhar alimento, assear o corpo, além de outras inúmeras utilidades.Assim é a palavra de Deus.

AO ALIMENTO
(I Co 3.2: HbP 5.12,13; Dt 8.3) A Palavra de Deus alimenta a alma. É como uma mesa farta para satisfazer o gosto e necessidade de todos.

AO MARTELO
(Jr 23.29) Certos corações endurecidos só serão quebrados à força do martelo.

À ESPADA
(Ef 6.17) A arma que temos de manejar contra o inimigo não é outra senão Palavra de Deus. E com ela sairemos vencedores na batalha contra o mal.

A SEMENTE
(Lc 8.11) Ela que, plantada no coração, cresce e frutifica para a vida eterna.


A Bíblia
Crianças Diante do Trono
Composição: Ana Paula Valadão Bessa

A Bíblia é um livro especialCom ela aprendo mais sobre JesusEle é meu grande amigoEu quero O conhecer maisVou ler a BíbliaTodo dia, mais e mais
Vou entrar no meu quartoFechar minha portaVamos ficar juntinhos, só eu e o SenhorVou pegar minha BíbliaVou ler com carinhoSei que Deus vai falar comigo
A Bíblia é o pão que alimentaA fome que está em meu coraçãoÉ a palavra de Jesus Que me cura e fortaleceVou ler a Bíblia todo diaTodo dia, mais e mais e mais
Vou entrar no meu quarto...[2x]

- Sabe gente a Bíblia é um livro muito especial!Nela Deus colocou uma coleção de livros que nos ensina tudo o que precisamos saber sobre quem Ele é e sobre a vida que Ele tem para nós. Por isso, é importante nós conhecermos todos os livros da Bíblia, e nessa hora, vamos cantar juntos, quais são esse livros!
Gêneses, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juizes, Rute, Samuel, Samuel, Reis, Reis e Crônicas, Crônicas, Esdras, Neemias Ester, Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares, Isaías, Jeremias e Lamentações, Ezequiel e Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.Os trinta e nove livros então, do velho testamento, aqui estão.Mateus, Marcos, Lucas e João, Atos, Romanos, Coríntios, Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, Tessalonicenses,Tessalonicenses, Timóteo, Timóteo, Tito, Filemon, Hebreus, Tiago, Pedro, Pedro, João, João, João, Judas e Apocalipse de João.Os vinte e sete livros então do novo testamento aqui estão.

Para nunca mais esquecer.

"A Bíblia afastará você do pecado, ou o pecado afastará você da Bíblia."

MANANCIAIS NO DESERTO

MENSAGEM PARA SUA VIDA



“...imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam promessas...”
Hb 6.12

Eles (os heróis da fé ) do alto posto que conquistaram, nos fazem um apelo e dizem que, o que o homem fez uma vez, pode fazer de novo. Não apenas nos lembram da necessidade de fé, mas também daquela paciência pela qual a fé tem a sua obra completada. Temamos retirar-nos das mãos do nosso Guia ou perder uma só lição da sua amável disciplina, por desânimo ou dúvida.
“ Só há uma coisa que eu temo”, dizia um ferreiro, “é ser lançado na pilha de ferro velho.”
“Quando vou temperar uma peça de aço, primeiro aqueço bem, depois golpeio, então, rapidamente mergulho-a neste balde de água fria. Logo vejo se vai agüentar a tempera ou não. Quando descubro, após uma ou duas provas, que aquele aço não vai aceitar a têmpera, jogo-o na pilha de ferro velho e vendo-o por qualquer bagatela.
“Assim também eu vejo que Deus me prova com fogo, e água, e severos golpes do seu pesado martelo; e se não estou disposto a passar pela prova, ou não sou achado adequado para receber a sua têmpera, receio que me lance na pilha de ferro velho.”
Quando o fogo estiver mais quente, guarde calma, pois haverá um abençoado “depois”; e poderemos dizer como Jô: “provando-me Ele, sairei como o ouro”.
É do sofrimento que brota uma vida santa. São necessárias onze toneladas de pressão para afinar-se um piano. Deus afinará a nossa vida segundo o diapasão celeste, se nós suportamos o processo.


Sim, senhor, bendito és.
Faze o que te aprouver.
És todo-sábio,
E és meu Deus; és meu Pai;
Meu redentor.
Faze o que te aprouver
E como te aprouver
Em tuas mãos estou, Senhor!

A MENTIRA

A mentira
As mentiras da avozinha.

Era uma vez uma avozinha que era muito mentirosa. Ela estava sempre a mentir.
Um dia a avozinha foi à padaria. Quando ia a sair começou a gritar e a dizer que o padeiro tinha se queimado. As pessoas da terra ficaram aflitas e chamaram uma ambulância, mas era tudo mentira.
Ela foi a outros sítios e continuou a mentir. Como achou engraçado tudo o que tinha acontecido, voltou a fazer a mesma coisa, e as pessoas acreditar. Mas houve um dia em que o padeiro se tinha queimado e quando a avozinha saiu a gritar ninguém acreditou nela.
Por causa das mentiras da avozinha o padeiro sofreu muito e ela ao ver que tinha feito mal a uma pessoa nunca mais mentiu.