quinta-feira, 29 de outubro de 2009

LIÇAÃO PARA O MATERNAL - Deus fez as plantas




É sempre importante ressaltar nas aulas a importância da criação das plantas, pois sem as árvores como teriamos frutas, sombra e oxigênio para respirar. A criança vai entender o valor das plantas criadas por Deus se houver uma aplicação de como isso faz parte ou afeta sua vida.




Material para exercicio pratico:
Entregue uma folha em branco para cada aluno e apartir desta folha você vai instruir as crianças a imaginarem que esta folha em branco é o mundo criado por Deus, que não há absolutamente nada nele, ele não tem graça.

E para que ele seja habitado por crianças é necessário que comecemos a desenhar o que Deus criou, a começar do céu e nuvens, a água de um lado e terra seca do outro, na parte seca Deus fez crescer as plantas e árvores.

Tudo isso deve ser feito com calma pois as crianças tem ritmo diferente umas das outras, enquanto uma já terá desenhado as nuvens outra estará desenhando o céu, é preciso ter paciência e aguardar, que elas possam acompanhar a sua orientação.

Quando todas tiverem terminado o desenho, você pode mostrar através do desenho de cada uma o amor que Deus teve na criação das plantas, pois cada uma tem sua função na natureza, e que da mesma forma que eles desenharam com carinho buscando fazer o seu melhor, assim Deus criou o céu, as nuvens e as plantas para que pudessemos desfrutar. E viu Deus que tudo era bom.

Ou você pode utilizar este exercicio para aplicar:

LIÇÃO PARA O MATERNAL - Deus fez a luz


É importante que o professor leve as crianças a entenderem a importância deste momento da criação, pois sem a luz, nada poderiamos enchergar. Na ocasião em que dei esta aula apliquei o exercicio da lâmpada, onde ficamos de mãos dadas em circulo e a lâmpada seria apagada, então elas sentiriam por um instante de como o mundo era antes de Deus dizer haja luz.É importante ressaltar que esta aula é para as crianças de 3 a 4 anos e portanto não é bom que elas fiquem no escuro por tempo prolongado, ou seja a lâmpada deve ser apagada e em seguida acesa.

Atividade proposta:

Em um folha as crianças desenhariam a natureza e depois pintariam com cor escura um dos lados da folha, cobrindo o desenho pela metade de cor escura. Após a pintura observariamos juntos que do lado que foi pintado, não se pode mais ver o que foi desenhado, levando assim a compreensão de que sem luz ou seja sem Jesus, a nossa vida fica tão escura que não podemos enxergar as coisas boas que Deus fez por nós, e do lado da folha que não foi coberto com cor escura, a luz revela o que está ali desenhado, levando assim a entender que, com a luz ou seja Jesus , podemos enxergar as coisas boas que Deus fez por nós.

O que você achou desta lição? Não deixe de comentar!

LIÇÕES BIBLICAS - MATERNAL



Deus fez a Luz

Deus fez as plantas

O sol, a lua e as estrelas

Deus criou os animais

Deus criou todas as pessoas

Adão e Eva desobedeceram a Deus

A barca de Noé

Deus dá comida para o seu povo

A morte de Jesus

Jesus vive

Jesus e o cego

Jesus ensina as pessoas

Jesus curou um paralítico

Crianças louvam a Jesus

Os amigos Davi e Jônatas

Jonas em Ninive

Jesus perdoa Zaquel

José é levado para o Egito

Ajudando a quem precisa

Agradecer sempre a Deus

Marta e Maria

Rute cuida de Noemi

Ana pede um filho para Deus

Os discípulos fala de Jesus

Jesus entra em Jerusalém

Adolescentes e jovens vcs são preciosos para DEUS


Ensinaste-me, ó Deus, desde a minha mocidade; e até aqui tenho anunciado as tuas maravilhas. Salmo 71.17.

Escolha o que quer ver:


O que a Bíblia diz para o jovem

O que a Bíblia diz sobre o jovem

Você está triste?
Deus é a alegria daqueles que acreditam Nele e O buscam. Veja o que a Bíblia diz pra você.

EVANGELISMO CRIATIVO

Quando sua igreja ou mocidade fizer uma campanha de evangelização, poderá colocar algumas faixas na frente da igreja com estas mensagens:

"Passagens gratuitas para o céu. (Detalhes aqui)".

"Combata a cárie mental - estude a Bíblia diariamente".

"Onde você quer passar a eternidade? Fumante ou não fumante?".

"Bíblias empoeiradas levam a vidas sujas".

Venha trabalhar para o Senhor! O trabalho é duro, as horas são longas, o salário é baixo, mas a aposentadoria é algo "fora deste mundo".

"Não é provável que haja redução no salário do pecado".

"Não espere pelo carro funerário para levá-lo a igreja".

"Se está na pista errada, Deus permite uma conversão".

"Está arrependido de ter nascido? Experimente nascer de novo!".

"Da maneira que você está vivendo perigosamente, faça um seguro contra o fogo eterno".

Promessas

Conforto na Bíblia

Ajuda para o dia

Ajuda na Bíblia

Trechos Bíblicos

Evangelismo



.
"Sua fé está acabando? Pare aqui e reabasteça".

"Se não pode dormir, não conte ovelhas: fale com o Pastor".

PARA REFLETIR


"...educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência".

("Pais brilhantes, Professores fascinantes" - Augusto Cury)

refletir


" Feliz é aquele que transfere o que sabe...
e aprende o que ensina"

( Cora Coralina )

A Lição da Borboleta


Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo.

Um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco.



Então pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso. Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguia ir mais.



O homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente. Mas seu corpo estava murcho e era pequeno e tinha as asas amassadas.



O homem continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo que iria se firmar com o tempo.

Nada aconteceu!



Na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar. O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo com que Deus fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de modo que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo.



Moral: Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vidas. Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos deixaria aleijados. Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Nós nunca poderíamos voar...

Publicada por Marcília Campos Oliveira em 2/20/2008 0 comentários

PARA REFLETIR




Ensinar

é um exercício

de imortalidade.

De alguma forma

continuamos a viver

naqueles cujos olhos

aprenderam a ver o mundo

pela magia da nossa palavra.

O professor, assim, não morre

jamais...

PARA REFLETIR

PRECONCEITO DO LÁPIS DE COR


Leiam e reflitam sobre esta história, a fim de não cometerem este erro. Vejam como uma simples indicação de lápis de cor, pode caracterizar-se como uma atitude de preconceito.



Gostaria de contar-lhes a seguinte história: Quando meu filho ingressou na escola de educação infantil, chegou aqui em casa certo dia dizendo que queria ser 'cor de pele'. Gostaria de informar que somos negros. Meu marido é branco. Nosso filho, mestiço.



Não conseguimos entender o desejo dele, pois ele já era cor de pele - foi o que respondi. 'Filho, você é cor de pele. Cor de pele negra'. Esse tema rondou a casa por semanas até que um dia fui à escola descobrir o que estava havendo.



E, para minha surpresa, o fato era uma mistura de incompetência para a diversidade brasileira vinda da própria professora e, muito fortemente, saída também da Faber-Castell, que tem na sua caixa de lápis de 36 cores uma cor chamada PELE. Que cor é essa? Um salmão, rosa-claro, rosinha a que o fabricante denomina PELE.



Pele de quem, me pergunto? Pele branca, é claro. Não seria legítimo em um país de maioria negra que houvesse também uma cor na caixa de lápis para quem não tem pele branca?



Ressalto que, sim, embora as estatísticas camuflem esse dado, o Brasil é um país de maioria negra. E posso informar bibliografia consistente sobre o assunto, se necessário. Ou insiram uma nova cor, que contemple a pele negra, ou mudem o nome dessa, por favor.



Meu filho está com sete anos agora e já faz tempo que sabe que 'marronzinho' é a cor usada para representá-lo, como ele mesmo dizia. Mas entendeu nesse exato momento em que quis ser 'cor de pele' que vocês o submeteram a um preconceito disfarçado. Camuflado em uma caixa de lápis que vemos nas propagandas cantantes, coloridas, sorridentes da marca. O fato é que desde essa época - e faz tempo! tento por este canal, sem sucesso, um contato com a Faber-Castell.



O fato é que semana passada, fazendo uma compra pude ver que a cor PELE continua na caixa de lápis fabricada por vocês. Quero uma resposta e providências em uma semana, por favor. Porque hoje acordei cansada de ser ignorada. Aproveito para informar que, desta vez, usarei todos os recursos necessários para que minha reclamação atinja os canais destinados a ela, bem como instituições que se preocupam com a questão no Brasil.

REFLEXÃO

ESTRATÉGIA



Um senhor vivia sozinho em Minnesota. Ele queria virar a terra de seu jardim para plantar flores, mas era um trabalho muito pesado. Seu único filho, que o ajudava nesta tarefa, estava na prisão. O homem então escreveu a seguinte carta ao filho:

"Querido Filho, estou triste, pois não vou poder plantar meu jardim este ano. Detesto não poder fazê-lo, porque sua mãe sempre adorou flores e esta é a época certa para o plantio.

Mas eu estou velho demais para cavar a terra. Se você estivesse aqui, eu não teria esse problema, mas sei que você não pode me ajudar, pois estás na prisão.

Com amor, Seu Pai."

Pouco depois, o pai recebeu o seguinte telegrama:

"PELO AMOR DE DEUS, Pai, não escave o jardim! Foi lá que eu escondi os corpos!"

Como as correspondências eram monitoradas na prisão, às quatro da manhã do dia seguinte, uma dúzia de agentes do FBI e policiais apareceram e cavaram o jardim inteiro, sem encontrar qualquer corpo.

Confuso, o velho escreveu uma carta para o filho contando o que acontecera.

Esta foi a resposta:

"Pode plantar seu jardim agora, amado Pai. Isso foi o máximo que eu pude fazer no momento."



Estratégia é tudo!!!



Nada como uma boa estratégia para conseguir coisas que parecem impossíveis.

Assim, é importante repensar sobre as pequenas coisas que muitas vezes nós mesmos colocamos como obstáculos em nossas vidas.



"Ter problemas na vida é inevitável,

mas, ser derrotado por eles é opcional!"

Publicada por Marcília Campos Oliveira em

HISTÓRINHAS PARA AS CRIANÇAS 02


LIVRO SEM PALAVRAS

A HISTÓRIA NA ORDEM DAS CORES

DOURADA (ou amarela)Esta página dourada nos fala do céu, não posso lhe da à certeza como é lindo o céu, mas há um versículo da palavra de DEUS que nos dá uma idéia. É Apocalipse 21:21 "e as doze portas, eram pérolas... A praça da cidade é de ouro puro". Mais do que isso, o céu é um lugar de alegria. Niguém fica doente no céu. Ninguém tem dor, nenhum sofrimento, nem tristeza. Melhor ainda ninguém morre! "E DEUS lhe enxugará toda sua lágrima dos seus olhos e morte já não existirá, Já não haverá luto, nem pranto, nem dor". (Apocalipse 21:4).Somente DEUS poderia criar um lugar tão maravilhoso como este. Você sabia que DEUS o ama, Ele quer que você esteja lá no céu com ele para sempre? Quando o SENHOR!!! JESUS voltou para o céu depois de morrer na cruz e ressucitou, Ele disse que ia preparar um lugar para nós. E DEUS quer você com Ele lá no céu para ser feliz eternamente.

PRETA Se a calçada na frente de sua casa fosse de ouro, quanto tempo a calçada ficaria ali? "OH", você dizia, "alguém roubaria". Mas não é pecado roubar? Certamente que é. E lá no céu... ninguém vai roubar o ouro da ruas. Absolutamente, porque pecado não entra no céu. "nela nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada... E mentira" (Apoc. 21:17) quer dizer que o pecado não poderá entrar no céu para estragá-lo.Pense, então: DEUS quer que cada um de nós vá para o céu, mas se há pecado em nossos corações, estes nos impede de entrar no céu. A página preta representa o pecado em nossos corações, o pecado que nunca entrará no céu. A palavra de DEUS nos diz: todos pecaram (Rm 3:23). Você também precisa dizer, "Eu Pequei".Mas, escute... Deus tem boas novas para você! Ele tem um remédio que faz nos livrar dos pecados! Nós não podemos fazer nada para limpar os nossos pecados. Mas DEUS pode e o fará... se cremos no evangelho, que cristo morreu pelos nossos pecados segundo as escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as escrituras (I Cor 15:3-4).


VERMELHAEsta página representa o precioso sangue de JESUS Cristo. A Bíblia nos ensina que “o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado” (I João 1:7) Não é maravilhoso saber que Deus não somente nos ama tanto que nos quer no céu, mas nos ama tanto que deu seu único Filho para ser nosso único salvador e para levar o castigo de nossos pecados? Quando o Senhor Jesus Cristo morreu na Cruz, DEUS pôs sobre ele os nossos pecados. Assim diz a palavra de DEUS: II Cor 5:21 “Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nEle fossemos feita justiça de DEUS”.Depois que morreu em nosso lugar, Jesus foi sepultado e depois de três dias ressuscitou! Viveu novamente! Jesus esta vivo! E por que ele vive, pode vir morar em nossos corações ele diz: “eis que estou a porta e bato, se alguém (qualquer pessoa menino, menina papai e mamãe) ouvir a minha voz; e abrir a porta entrarei em sua casa" (Apoc 3:20). Quando convidamos o Senhor a entrar em nossos corações e ficar para nos salvar dos pecados, Ele entra e fica.

BRANCAA página branca representa o coração limpo, que o Senhor Jesus já purificou. Sabe quão branco Ele faz o coração que o recebe? Tão branquinho como a neve ou algodão! A bíblia diz, “lava-me ficarei mais alvo que a neve” (Salmos 51:7 b). Você não gostaria de ter seu coração tão limpinho assim? Deus quer perdoar seus pecados e purificar seu coração, e assim Ele fará no momento que você receber Jesus como seu Salvador. Jesus já morreu no seu lugar; Ele quer ser seu Salvador, quer lhe dar vida eterna... No céu. Jesus está batendo à porta do seu coração. Você precisa abrir a porta e deixá-lo entrar. Quer fazer isto agora? Então, abaixe sua cabeça agora e peça ao Senhor que entre em seu coração. Peça para Ele ser seu Salvador. A salvação é um presente de Deus. Como é que fazemos ao receber um presente? Agradecemos, não é? Então diga agora mesmo a Deus: “muito obrigado por Jesus”. Agradeça porque Ele enviou o Senhor Jesus Cristo para morrer em seu lugar. Agradeça pois Ele agora salvou e perdoou seus pecados. Agradeça porque Ele lhe deu agora vida eterna.

VERDEA página verde nos fala da nova vida que recebemos na hora de aceitar o Senhor como Salvador. Quais são as coisas verdes que existem na natureza? Sim, as ervas, as árvores, a grama e as plantas em geral. E todas as coisas que têm vida. Vamos ler mais um versículo da palavra de Deus, em João 3:36 “quem crê no Filho tem a vida eterna”. Você agora crê no Senhor Jesus como seu Salvador? Então este versículo fala de você. Diz que você tem o quê? Exatamente, vida eterna, o tipo de vida que precisamos ter para entrar no céu. Você não está contente de ter recebido Jesus como Salvador? E agora, esta nova vida precisa ser alimentada pela leitura da palavra de Deus (II Pedro 3:13), e pela oração. Assim você irá crescendo espiritualmente na vida cristã, agradando ao Senhor Jesus na sua vida diária e ganhando outros para Ele.

HISTÓRINHAS PARA AS CRIANÇAS


A FORMIGUINHA E A NEVE






Para ouvir esta história, feche os olhos e imagine uma cidade bem bonita. Uma cidade onde bicho fala e homem entende.Nessa cidade, havia uma formiguinha que trabalhava sem parar. Ficava o dia inteiro procurando alimento para que quando o inverno chegasse ele não lhe faltasse. Nos dias difíceis de trabalho, a formiguinha se alegrava com o canto da cigarra.- Como é bom ouvir dona Cigarra cantando!Um dia, sabendo que o inverno estava quase chegando, ela correu para buscar uma última folhinha que havia deixado perto de uma árvore.No caminho, de repente, caiu um floco de neve bem em cima do seu pezinho. E a pobrezinha ficou presa!Desesperada, sem saber como soltar o seu pezinho, ficou com medo de morrer de fome ou de frio e começou a gritar:- Socorro! Quem vai me libertar deste floquinho de neve?Foi quando viu o Sol no alto do céu e pediu:- Ó! Sol, você que é tão forte, por favor, derreta a neve e desprenda o meu pezinho...O Sol respondeu:- Pobre Formiguinha! Eu não sou tão forte. Mais forte do que eu é o muro, que impede os meus raios luminosos e quentes de passar!A formiguinha virou-se para o Muro e perguntou:- Ó! Muro, já que o senhor é tão forte, que tapa o Sol, que derrete a neve, por favor, desprenda o meu pezinho!O Muro virou-se para a Formiguinha e disse:- Pobre Formiguinha, nada posso fazer! Mais forte do que eu é o Rato que me rói!




Desanimada, a Formiguinha viu um rato, apressado, passando bem perto do muro e perguntou:- Ó Rato, me ajude! O senhor que é tão forte, que rói o Muro, que tapa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu pezinho!O Rato, seguindo o seu caminho apressadamente, fugindo do frio, respondeu:- Pobre Formiguinha; mais forte do que eu é o Gato, que me come!Já com poucas forças, a Formiguinha avistou o Gato:- Por favor, senhor Gato, me socorra. O senhor que é tão forte, que come o Rato, que rói o Muro, que tapa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu pezinho!O Gato, caindo de sono, respondeu:- O Cão é mais forte do que eu. Ele vive me perseguindo.Desanimada, sem saber como sair dali, viu que um cão passava por perto:- Por favor, senhor Cão, você que é tão forte, que corre atrás do Gato, que come o Rato, que rói o Muro, que tapa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu pezinho!O Cão, sem dar muita atenção à Formiguinha, respondeu:- Mais forte do que eu é o Homem, que me bate.Já perdendo a coragem de viver, sentindo o frio aumentar, viu um homem vindo ao longe. Quando ele chegou perto, ela implorou:- Por favor, Homem, você que é tão forte, que bate no Cão, que persegue o Gato, que come o Rato, que rói o Muro, que tapa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu pezinho!




O Homem, sentado em uma pedra, preocupado só com a sua vida, respondeu:- Mais forte do que eu é a Morte, que me mata!Já bem fraquinha e com muito medo, viu dona Morte se aproximar e implorou:- Dona Morte, a senhora que é tão forte, que mata o Homem, que bate no Cão, que persegue o Gato, que come o Rato, que rói o Muro, que tapa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu pezinho!E dona Morte, sem nenhum sentimento, respondeu:- Mais forte do que eu é Deus, que me governa!Percebendo que ia morrer, a Formiguinha abaixou a cabecinha e começou a orar baixinho:- Meu Deus, o Senhor que é tão forte, que governa a Morte, que mata o Homem, que bate no Cão, que persegue o Gato, que come o Rato, que rói o Muro, que tapa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu pezinho!Deus, que tudo ouve e a todos socorre, mandou que a primavera chegasse, enchendo os campos de flores e o céu de luz e brilho.Vendo a Formiguinha quase morta de tanto frio, colocou-a entre as suas mãos e lhe fez um carinho. Depois, levou para o seu reino onde não havia inverno, onde o sol brilhava todos os dias, enchendo os campos de flores, de alegria e de paz.E esta história entrou no ouvido e saiu no meu coração...


(Adaptação da história feita pelas autoras da coleção de livros “Baú do Professor – Histórias e Oficinas Pedagógicas )

EXEMPLOS DE ATIVIDADES DINÂMICAS


Sugestões e exemplos de actividades dinâmicas
FONTE: IGREJA DA GRAÇA

æ Colocar a criança na situação de um dos personagens.

Antes de contar a história de Zaqueu propor que uma suba na mesa e observe as demais no chão e deixar que comentem suas reacções; ou na história de um cego, antes de começar a história, proponha que fechem os olhos e tentem caminhar até o outro lado da sala ou abrir um pacote, e ouvir as descobertas e sentimentos. Na história da dracma perdida, esconder moedas na sala, para que as crianças procurem (podem ser moedas de chocolate).

æ Explorar o conhecimento prévio das crianças.

Na mesma história de Zaqueu, ao invés de experimentar subir na mesa, perguntar e ouvir os relatos das crianças sobre quando já subiram em árvores e qual a sensação que tiveram. Se a história fala de um mendigo, perguntar sobre os mendigos que vêem na rua, como será que eles se sentem, etc...

æ Permitir que participem durante a história.

1. combinar no início da aula, cada vez que aparecer o cachorro na história vocês devem dar dois latidos e cada vez que alguém bater à porta, vocês batem 3 vezes na mesa. (especificar bem a quantidade para evitar bagunça e dispersão).

2. distribua as figuras de personagens da história antes de começar e peça a cada criança que coloque o seu personagem na hora em que ele aparecer na história. (Ex. na história da ovelha perdida, prepare as ovelhas antes da aula com as crianças e peça que as segurem; quando você falar que o pastor tinha muitas ovelhas, peça às crianças que as coloquem na mesa; quando uma fugir, você mesmo a tira e continua a história.

æ Dramatização (cena muda / mímica / fantoches)

1. Para fixação da história, divida a turma em grupos e peça que cada grupo encene, sem palavras ou com bonecos que eles mesmos façam usando sucata, uma parte da história e deixe os outros adivinharem que parte é (você pode distribuir papéis com as cenas ou deixar que eles escolham as partes que mais gostaram).

2. Formar duplas, e cada dupla tem que inventar uma cena ou mímica, para que os outros adivinhem, sobre como usará o que aprendeu na história no seu dia a dia.

æ Painel (em grupo)

1. Colagem - com recortes de revistas e papel colorido, sobre uma folha de papel bem grande, criar a cena mais interessante da história.

2. Colagem de palavras - depois de contar a história, pedir que digam palavras, sentimentos, expressões que reflitam o que pensam sobre a história e fazer uma colagem usando todas as palavras recortadas de revistas, ou escritas em pedaços de papel colorido.



æ Fazer um objeto ou produto que seja importante para a história

Na parábola do fermento, preparar uma massa de pão no início da aula, no final observar quanto cresceu, e levar para casa para assar. Usar argila ou papier-machê para fazer objetos: cesta de papier-machê - inflar um balão, e alternar cola branca e tiras de jornal; na última camada usar papel colorido (revistas); deixar secar um pouco e estourar o balão. Cortar a borda superior e fazer as alças de tubos de papel de revista trançados.

æ Envolver a comunidade

1. Trazer uma pessoa para ser entrevistada ou contar seus relatos na aula (ex. Batismo, trazer um pai com fotos do batismo de seus filhos; uma pessoa que esteve doente e sentiu Deus agir na sua cura, etc..)

2. Preparar cartões sobre a mensagem da história aprendida para serem distribuídos aos adultos após o culto. No domingo de Ramos, levar as crianças a enfeitar o pórtico da igreja, durante o culto, para surpreender a comunidade na saída. Preparar lembrancinhas para serem levadas a amigos na escola, ou a vizinhos; ou a pessoas doentes num hospital.

DICAS PARA TRAZER CRIANÇAS PARA O CULTO


Como convidar e trazer crianças para o Culto Infantil?
FONTE: CURSO IGREJA DA GRAÇA

Algumas dicas:

Não faça um discurso nem ameaças. Evite impor muitas regras (ex. têm q vir todo o domingo; se faltar uma aula perde pontos, etc..).
Use 'reforço positivo': quem vem ganha uma estrelinha numa cartela, por exemplo, e no final de tanto tempo, podem trocar as estrelinhas por um brinde ou uma actividade especial; faça um quadro do "aluno do mês" para colocar os nomes e/ou fotos daqueles que vieram a mais de 50% ou 70% dos encontros no mês anterior (comece com um alvo baixo e vá aumentando aos poucos até o quadro ser exclusivo dos que vem a mais de 90%). Faça pequenas apresentações das crianças nos cultos (homenagem ao Dia das Mães, ao Dia dos Pais, etc..) isso costuma motivar as famílias a vir; mas seja comedido, se fizer toda semana "gasta".
Aprenda os nomes das pessoas: Se apresente. Convide, converse pessoalmente com os pais, procure conhecer as crianças e conversar com elas: comece por aprender o nome de cada um.

Faça algumas actividades "para familia" Por exemplo, convide os pais a virem com os filhos para um almoço especial só deles ou faça uma atividade de arte para todos juntos (pode ser colagem, pintura, etc..). Uma parte do problema pode ser que os pais não conhecem os professores da ED e não confiam que estas pessoas vão cuidar bem de seus filhos. Se você se apresenta e também aos outros outros professores, convida para verem a sala ou participar da ED com as crianças, você ajuda a tranquiliza-los.

Comece! Com três ou quatro alunos mesmo. É difícil trabalhar com grupo tão pequeno, mas faça um bom trabalho e a propaganda boca a boca se encarregará de trazer mais alunos.
Promova amizade: Faça jogos e brincadeiras para as pessoas se conhecerem e fazerem amigos; é muito mais facil voltar a um lugar onde você sabe que vai encontrar aquela pessoa com quem você pode conversar ou brincar. Dê um tempo para o pessoal confraternizar: um cafezinho ou um copo de suco são o suficiente para incentivar o pessoal a ficar mais uns minutos e bater um papo. Tenha alguns ajudantes, pessoas que vão ficar de olho naqueles que estão se sentindo meio inseguros ou constrangidos. Cabe a estes ajudantes se aproximarem, conversarem, apresentarem uns aos outros.

Não desanime É super difícil manter a motivação quando o grupo é pequeno, as pessoas não vêm, não há compromisso. Mas, desânimo é contagiante. A boa notícia é que empolgação e força de vontade também são contagiantes. Se você tem alegria genuína pelo trabalho que está fazendo as pessoas vão perceber e aos poucos se enganjar também.
Ore, ore, ore Deus te abençoará.

BRINCADEIRAS COM CRIANÇAS DE 0 Á 4 ANOS


ATENÇÃO, TODAS AS ATIVIDADES AQUI POSTADAS, DEVEM-SE OBSERVAR BEM QUE, OS MATERIAIS E AS BRINCADEIRAS DEVEM-SE TOMAR OS DEVIDOS CUIDADOS, TANTO PARA NÃO SE MACHUCAREM E ATÉ POR COLOCAREM MATERIAIS NA BOCA, OK? DIVIRTAM-SE!!!






Travesseiros de balões
Com uma colcha de face dupla, dessas que se colocam um estofado dentro você pode fazer um grande travesseiro de balões. É só colacar nas colchas diversosbalões de ar (meio vazios para que não estourem) e então as crianças poderão engatinhar e rolar por cima.




Aprendendo a guardar os brinquedos
Deixe as crianças guardar os brinquedos que utilizaram na aula. Elas podem pô-los em uma caixa de papelão vazia. Podem por:bolas de papel, algodão, bolinhas, etc. Quando tudo estiver dentro todo mundo canta uma musica e se houver tempo coloca-se tudo no chão novamente e de novo começam a guardar e depois a cantar.




Aventuras para crianças pequeninas
Um túnel para as crianças engatinharem por dentro pode ser feito com papelões grandes, cartolinas, diferentes tipos de tapetes, diferentes tipos de travesseiros e bolas, bóias de soprar ou animaizinhos, balões, colchas e almofadados. Experimente você primeiro mostrar para elas como devem agir para brincarem e elas aprenderão rápido. Engatinhar embaixo do túnel, brincar com balões, construir torres com travesseiros, etc. Para o início a utilização de materiais em abundâncias talvez seja exagerada. Comece talvez com alguns papelões e depois ofereça-lhes apenas balões, etc. Uma brincadeira de cada vez.




Música com materiais de casa
Caixa de ovos, latas de bebida, colheres, pauzinhos ou hastes de madeira, etc. podem transformar-se em instrumentos musicais. Use a criatividade!




Rolos de papel higiênico
Dê a elas alguns rolos de papel higiênico vazios ou rolos de papel de cozinha e elas poderão brincar com eles, fazendo-os rolar, apertando-os, o mais forte consegue até rasgá-os, podem também pisar em cima! Se as crianças forem um pouco maiorzinhas já podem pintar os rolos com tinta de dedo ou ainda colar papéizinhos coloridos que podem ser rasgados em cima




Papelão


Pode-se pintar um papelão com tintas de dedo.Uma caixa de papelão pode virar uma casinha. É só cortar as portas e janelas. Claro que essa caixa deverá ser grande.Com papelão a criança maiorzinha poderá ensaiar recortes (com tesoura sem ponta) e poderá fazer estrelas, ovos de páscoa ( para servirem de móbiles após serem pintados), etc.Lembre-se que quando elas trabalharem com tinta de dedo, devem usar uma roupa velha ou um avental e o chão ou mesa devem estar protegidos com jornal.




Espelho de papel alumínio
Você pode colar uma folha de papel aluminio no chão para que as crianças ao engatinhar olhem para seu reflexo. Os pequeninos gostam de se mirar no espelho.






Locais para aventuras com bebês:
São muitos os meios de se proporcionar aventuras para bebês que estão engatinhando. Por exemplo: túnel para bebês- feito com papelões grandes, diferentes bolas e almofadas, bóias, animais de plástico para soprar, “João Bobo”, balões de ar, colchas, etc.Na primeira vez deixe as próprias crianças experimentarem as possibilidades de brincar com os materiais ao seu dispor. Quando elas não souberem o que fazer, mostre-as antes como podem brincar. Engatinhar dentro do túnel, brincar com os balões, construir torres com os travesseiros e almofadas, etc.No início esse material todo é naturalmente excessivo. Talvez seja melhor começar apenas com os papelões por no máximo 1 hora e no próximo instante com os balões, etc.
Postado por Arca da Garotada às 09:21 1 comentários Links para esta postagem
Marcadores: Atividades
ATIVIDADES DIVERSAS
1) Varal de Balões

Faz-se dois varais com balões cheios, escolhe 2 participantes, sendo 1 de cada equipe, posiciona-se os participantes com seus olhos vendados, com um material em sua mãe para estourar o balão, quem estourar mais balões, ou estourar todos em menor tempos, será o vencedor.

2) Corrida da colher com (laranja ou batata)

Pega-se uma certa quantidade de participantes ( acritério do Profº), de cada equipe para realização da prova.
Com a colher na boca e com a laranja em cima, mãos pra trás, inicia-se a corrida.
Ganha-se o grupo que realizar a prova sem derrubar a laranja.

3) Sentando no balão

Mesmo procedimento, certa quantidade de participantes de cada equipe.
Cada um tem seu balão cheio nas mãos, corre até a cadeira e senta em cima do balão até que estoure, ganha a equipe que sentar e estourar todos os balões.

4) Corrida do Saco

Essa é muito conhecida. Pega-se sacos grandes de algodão ou lona, vazio.
Escolhe-se a quantidade de participantes das equipes, cada um entra dentro do saco e realizam a corrida.

5) Colocando o rabo do Burrinho

Essa é bem divertida, pega-se alguns integrantes das equipes. Num cartaz com o desenho de um Burro sem rabo, coloca-se na frente da platéia, outro com olhos vendados, e com o rabo do Burrinho em mãos, deve-se ir andando e colocar o rabo no Burro, ganha-se aquele que conseguir colocar o rabo no lugar certo ou ao menos chegar mais perto.


6) Dança da cadeira

Coloca-se algumas cadeiras em forma de circulo de costa umas para as outras, e pega-se alguns integrantes de cada equipe, inicia-se com uma música e deverão andar em voltas dessas com as mãos pra trás, qd acabar a musica devem-se sentar, mas sempre um ficará sem, então vence a equipe em qual o integrante faz parte.


7) Bala na Farinha

Boa também, esconde-se uma bala num prato com farinha de trigo (deve-se usar 2 pratos para divisão das equipes). Os participantes deverão encontrar a bala com a boca, ganha a equipe que encontrar primeiro as balas


8) Descobrindo a Placa

Pega uma dupla de adversários, e coloca em suas costas uma placa com uma palavra referente a história contada, por exemplo, história de Daniel, escolhe a palavra tipo LEÕES, e escreve na placa, de frente um para o outro, cada qual deve-se descobrir oque está escrito, sem deixar o adversário ver o seu. Ganha quem descobrir primeiro.

9) Garrafas que somem

Divertida, poré, deve-se escolher os integrantes que nunca tenha visto essa brincadeira. Pega-se de 5 a 6 garrafas pets vazias, coloca uma atrás da outra deixando mais ou menos um espaço de 90 cm cada uma da outra, e pega-se os integrantes, leva para um lugar onde não verá a realização da prova, chama-se um de cada vez, com os olhos abertos, faz com que o participante ande, dando passos largos para pular a garrafa uma a uma, depois venda-se os olhos, tira as garrafas discretamente para que ele não perceba e faz ele andar pensando ter as garrafas, será muito engraçado vê-lo pulando sem ter oq, mas o objetivo é descontrair o público. Ambas equipes vencem.

10) Varal de versículos

Dois varal de fio de barbante, escolhe um participante de cada equipe, lê o versiculo (não muito grande para não confundí-los), e numa caixa estará palavra por palavra do versículo escrito numa folha de sulfite em forma de roupa, e outras palavras para cumplicar, dá-se o aviso de início e ganha aquele que montar o versículo completo no varal, sem derrubar as peças.
Postado por Arca da Garotada

A FIDELIDADE DE DEUS NOS LEVA MAIS ALÉM DO QUE PODEMOS IMAGINAR


Deus é um pai com caracteristicas maternas...

Ele nos criou com todos os detalhes e cuidados que uma mãe tem para com seu filho...

No geral os pais agem movidos pela razão. São as mães que movidas pelo sentimento fazem de nossa vida algo mais doce e terno.

Porém, Deus mesmo sendo nosso criador, nos deixou o direito de escolhe-lo ou não.

Creio que Ele, por ser Omnipotente, Uni presente e Uni ciente, sabia que muitos irão preferir ficar distante.

Mas, mesmo assim Ele preferiu nos dar o livre arbítrio.

Colocou em nosso coração uma única maçaneta, e pelo lado de dentro. Porque para ama-lo, para servi-lo, para quere-lo depende da nossa vontade.

Isto com certeza não anula o versículo de Salmos que diz que "Minha história ia sendo escrita, por Ele, dia a dia"... Ele traçou planos, fez projetos, nos dotou de dons e talentos maravilhosos, porém, deixou para nós a escolha de aceitar ou não.

Hoje, num grupo de 6 pessoas, pudemos vivenciar o grande amor de Deus.

Ele não quer que façamos a escolha errada... Quando estamos insistindo em continuar no erro Ele abre portas de escape, Ele diz vem por aqui... Ele nos dá novas chances...

Isto é tremendo, Sua misericórdia é sem fim. Seu amor é maior que o mundo.

Ele usa seus filhos pra falar. Ele fala através dos hinos. Ele fala pela Palavra pregada...

Deus usa todas as estratégias possíveis e impossíveis, esperando que você se decida... Que você entre pela porta certa... Que você aceite a Salvação.

Chegamos em sua presença tão miseráveis, tão feridos, maltrapilhos...

E Ele nos dá novas roupas, limpa e cura nossas feridas e nos coloca em lugar de honra.

Ele não desiste de nós, mesmo quando insistimos em seguir nosso caminho sem lhe dar atenção.

Os Seus olhos estão sempre atentos em nós...

Seus ouvidos estão sensíveis para ouvir nosso clamor...

O Seu amor se revela a nós a cada dia, nos pequenos detalhes e nos mais inesplicavéis milagres...

É por isto que meu coração chora quando alguém não quer enchergar o tamanho deste Deus que habita os céus e a terra...

E o único lugar que Ele não tem o direito de entrar , muitas vezes, é em nosso coração.

Onde Deus está morando agora, dentro ou fora do seu coração???

Pedimos tantas coisas pra Ele... E as vezes não pedimos pra Ele ficar... pra permanecer em nossos corações, em nossas vidas...

Façamos como Zaqueu... Vamos pedir pra Deus entrar e ficar pra sempre em nossos corações!!!!
Que você tem uma semana maravilhosa e que Deus esteja ai...
morando no seu coração.

O " DOM" QUE DEUS TE DEU NÃO PODE SER IGNORADO


ROMANOS 12:
1 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

3 Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um.

4 Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função,

5 assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros.

6 De modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;

7 se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;

8 ou que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria.

9 O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.

10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros;

11 não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;

12 alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;

13 acudi aos santos nas suas necessidades, exercei a hospitalidade;

14 abençoai aos que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis;

15 alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram;

16 sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altivas mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios aos vossos olhos;

17 a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens.

18 Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.

19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor.

20 Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.

21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.


_______________________________________________


Bom dia a todos na gloriosa paz de Cristo Jesus, nosso Senhor.


O título desta postagem vem falar de algo que vivenciamos sempre. Deus não somente nos chamou, como também nos capacitou. Nos dotou com dons maravilhosos. E a cada um capacitou com dons especificos para servi-lo da maneira que o agrade. Porém, as vezes nos deixamos desanimar por causa daqueles que nada fazem ou que vêem dificuldades em tudo. Já reparou que são justamente as pessoas que não querem se comprometer, que não gostam de enfrentar obstáculos, as que sempre tem um comentário que é um verdadeiro balde de água fria sobre aqueles que estão firmes na peleja??Pois é, mas eu te digo que o Dom que Deus te deu não pode ser ignorado!!!!
Então não se deixe vencer pelos comentários... Não se deixe vencer pelos desanimados,fracos... Nosso chamado não pode ser ignorado, nada do que Deus faz para nós pode ficar como algo comum, como algo que aconteceu por um mero acaso. Não olhe ao seu redor, olhe em frente... Assim como na história da corrida dos sapinhos, o sapinho surdo foi vencedor porque não ouvia a multidão que gritava e não acreditava na capacidade dos competidores, pois apenas percebiam as dificuldades do percurso. Eu não sei quais os Dons que Deus te deu... Mas eu creio o quanto é importante você usá-los.

Abraços e uma quinta -feira cheia da unção do Espírito pra você.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

ALFABETO DO PROFESSOR


Professor...
A me seus alunos
B endiga sua profissão
C reia no poder da educação
D iscipline sua classe
E duque pelo exemplo
F irme-se em Deus
G aranta um mundo cada vez melhor
H onre a missão do mestre
I nstrua com sabedoria
J ulgue-se antes de julgar seus alunos
L eia os grandes educadores
M edite sobre os conselhos dos grandes mestres
N eutralize os rumores pessimistas
O rgulhe-se de ser mestre
P ersiste na verdade
Q ueira o melhor para seus alunos
R espeite seus educandos para ser respeitado
S orria. Sorrindo, ilumine sua sala de aula
T rabalhe com amor
U nifique seus alunos
V ença pela fé
X ?
Z ele com carinho por todos estes cuidados e descubra por si mesmoo X do GRANDE MESTRE .

HISTÓRIAS PARA ENSINAR NA EBD


O Mar Vermelho


OS ISRAELITAS ATRAVESSAM O MAR VERMELHO

1. Objetivos:
* Ensinar que Deus era o líder dos israelitas.
* Ensinar que Deus quer ser nosso líder hoje.

Lição Bíblica: Êxodo 14.10 a 15.21 (Base bíblica para a história o professor)
Versículo para decorar:
Salmo 48.14“Porque este Deus é o nosso Deus para todo o sempre; ele será nosso guia até a morte”.

Ponto de contato:

Por que temos líderes? Eles nos ajudam, a saber, para onde estamos indo e quando chegamos. Sem um líder, ficaríamos perdidos. Deus sabe que precisamos de um líder. Com a ajuda dele, podemos nos tornar líderes melhores quando estamos naquela situação e seguidores melhores quanto temos o líder certo.

História Bíblica:

Ao chegar perto do Mar Vermelho, o povo ouviu o barulho do exército, que se aproximava rapidamente. Viram-se encurralados entre o mar e os soldados egípcios. Então, neste momento de desespero, reclamaram contra Moisés, acusando-o de levá0los ao deserto para morrer. Ao que Moisés respondeu, tranqüilamente:

- Não tenham medo, esperem e verão como o Senhor vai salva-los. Ele lutará por vocês, pois Ele os ama.

Então, a nuvem que os conduzira se colocou entre os soldados e o povo de Deus, para cegar os egípcios. E, neste instante de confusão, Deus disse a Moisés para estender sua vara sobre o mar. Quando assim foi feito, o Senhor mandou um vento forte, que soprou durante a noite toda e dividiu as águas, abrindo caminho no meio do mar. As águas se separaram, como se fossem duas enormes paredes de massa líquida. Na manhã seguinte, quando a nuvem levantou, o Faraó e seu exército viram os israelitas atravessando o mar e tentaram fazer o mesmo, perseguindo o povo de Deus e, para aprisiona-lo de novo. Mas, de repente, os cavalos e carros dos egípcios começaram a atolar. Foi, então, que o Senhor ordenou a Moisés que estendesse a vara novamente sobre o mar. E, quando ele o fez, as águas voltaram para seu lugar e todo o exército foi coberto pelo mar revolto. Finalmente, os israelitas acreditaram que Deus os havia salvado dos seus inimigos. Em seguida, todos agradeceram e louvaram ao Senhor.

Lição Pratica:

Cinco crianças brincavam, quando uma voz os chamou:

- Venham ouvir uma linda história bíblica!

Todas as tardes essa mãe cristã ensinava aos filhos à vontade de Deus e eles lhe retribuíam com amor. Um dia Maria, a filha mais velha disse:

- Mamãe, tenho dó do papai. Ele está jogando fora sua vida, bebendo tanto, não é?

Ao que seu irmão, Francisco, replicou:

- Não vejo nada demais no fato de papai beber um pouco. Ele trabalha muito e no fim do dia precisa de um trago para se sentir melhor.

A mãe, com um olhar preocupado, respondeu:

- Chiquinho, seu pai tem muitas qualidades boas, que devemos respeitar, mas não podemos dizer que uma coisa pecaminosa seja boa!

Os anos passaram e quatro dos filhos cresceram firmes na fé. Casaram-se com cristãos. Seus filhos se tornaram bons obreiros de Deus. Aproveitaram as bênçãos divinas, porque ouviram os sábios conselhos da mãe e se esforçaram a obedecer a todos os mandamentos divinos. Chiquinho, entretanto, tomou a decisão errada, desde criança. Permitiu que seu pai o influenciasse mal, tornando-se também rebelde contra Deus, como o Faraó do Egito. Ao obedecerem a seu líder, Moisés, os israelitas sempre estavam abençoados.

Perguntas:

1. O que os israelitas fizeram quando viram os soldados de Faraó?

2. O que Moisés mandou-os fazer?

3. O que o Senhor fez?

4. O que Deus mandou Moisés fazer com sua vara?

5. O que aconteceu com a água?

6. O que aconteceu com o exército de Faraó?

7. O que os israelitas fizeram?

BRINCADEIRAS PARA A EBD


Introdução: "Se a palavra de Deus é a semente, que podemos fazer para conseguir uma colheita rápida de sementes."
Todos os grupos recebem uma mesma palavra ou expressão.
A corrida é para ver quantos versículos com a palavra dada, o grupo pode achar e escrever numa lista. O versículo precisa ser todo escrito, com a respectiva referência. Estabeleça o tempo antes de iniciar o jogo. (5 ou 10 minutos?) Você pode dar pontos apenas para o grupo que conseguir mais versículos ou dar 1 ponto por versículo encontrado, para cada um dos grupos.

2) Telefone sem fio.


Idade: a partir de 5 anos

Participantes: 5 ou mais

Regra:Organizar os jogadores sentados um ao lado do outro em fila.O primeiro jogador diz uma frase/mensagem da bíblia no ouvido do amigo seguinte. Cada participante após receber a mensagem fala o mais baixo possível no ouvido do colega seguinte até que o ultimo falará em voz alta o que recebeu. A mensagem muitas vezes chega completamente diferente!!!

3) Fui a feira ( mas pode substituir por Fui a Igreja)

Idade: a partir de 5 anos

Participantes: 4 ou mais

Regra:Um jogador diz em voz alta: Fui a feira e comprei.. por exemplo ”maçã”. ( ou diz: Fui a igreja e vi a profª da edb...o pastor...a bíblia etc...)o jogador seguinte repete a frase do primeiro acrescentando outra mercadoria (ou algo encontrado na igreja) o terceiro jogador repete as mercadorias (algo encontrado) que os jogadores anteriores disseram e acrescenta mais uma, ganha quem não repetir mercadoria (algo encontrado) e lembrar todas que foram faladas.

Exemplo melhor: 1º jogador- Fui à igreja e encontrei o pastor

2º jogador- Fui á igreja e encontrei o pastor e a profª da ebd

3º jogador- Fui á igreja e encontrei o pastor, a profª da ebd e a bíblia.

4) Estátua

Para essa brincadeira é bom ter mais de 5 pessoas.Você vai precisar de um aparelho de som.Todos os jogadores fazem um círculo e um fica como o mestre, controlando o som. Quando o mestre quiser ele abaixa o volume e diz "estátua"! Os jogadores devem ficar em posição de estátua, sem se mexer e o mestre vai tentar fazer caretas e brincadeiras para ver quem se mexe primeiro. Não vale fazer cócegas. Quem se mexer ou rir primeiro fala um versículo e vai para o lugar do animador.

5) Que bicho eu sou?

Número de participantes: No mínimo 5 .É uma brincadeira bem divertida. Uma pessoa escreve o nome de vários bichos (pode ser um desenho) , um em cada folha de papel. Esses nomes devem ser colados nas costas dos participantes sem que eles vejam qual o bicho. Cada participante terá que adivinhar o animal que virou fazendo perguntas sobre as características do bicho aos outros participantes. As respostas devem ser sim ou não. O último a descobrir sai da brincadeira e passa a colar o nome dos bichos nos vencedores. Pode usar os bichos usando a história da Arca de Noé...muito bom.


6) Mímicas

Pode antes contar uma história da Bíblia e depois organizar a brincadeira. A partir de 6 pessoas Dividir o time em dois.Cada time vai pensar em um nome de uma categoria, exemplo: filme, música e outros; e chamar uma pessoa da outra equipe.A pessoa escolhida vai tentar representar o nome sem dizer uma palavra, para a sua própria turma. Se o time de quem estiver representando acertar em menos de 1 minuto ganha um ponto. Se não acertar, ganha a equipe adversária.

7) Massa de modelar

2 xícaras de chá de farinha de trigo; Meia xícara de chá de água; Meia xícara de chá de sal; Uma vasilha. Modo de fazer: Misture tudo numa vasilha, com as mãos. Se a massa ficar dura, junte mais água e amasse. Amasse bem até sentir que a consistência está boa para modelar. Massa colorida: Divida a massa em algumas partes. Em cada parte coloque uma colher de sopa de tinta guache diluída em um pouco de água (em cada parte uma cor diferente). Amasse até a tinta estar espalhada igualmente. Guarde a massa em um recipiente fechado na geladeira. Ela dura um mês ! Pode pedir para as crianças criarem animais da arca ou personagens bíblicos.

8) Chocalho


Material:01 lata de alumínio Semente de feijão, milho, arroz ou pedrinhas Fita adesiva

Modo de fazer: Você pode enfeitar seu chocalho com figuras que você imprime e cola. Ou pode pintar sua lata com tinta plástica. Encha sua lata com a semente que você tiver ou pedrinhas. Cada semente fará um barulho diferente e você pode fazer vários chocalhos conseguir diversos sons. Vede o buraco da latinha com fita adesiva e cole uma figura por cima para dar um acabamento legal .Cante um corinho bem animado e coloque as crianças para usarem o chocalho. Vai ser bem divertido.


9) Laranja na cesta


Material: 4 arvores feitas em EVA verde e preto ou marrom (para o tronco) 1 dado( pode ser confeccionado em Bisquit) 40 laranjinhas( feitas em EVA laranja) Uma cestinha Participantes: até 4 jogadoresTodos colocam as laranjas em suas árvores. Um jogador inicia a partidaDe acordo com o numero indicado pelo dado o jogador retira as laranjas da sua árvore e coloca dentro da sua cestinhaO jogo continua até que um dos participantes encha primeiro a sua cestinhaVence o jogador que colher primeiro todas as duas 10 laranjasNo final, a retirada das últimas laranjas só poderá ser feita com o número exato apontado pelo dado.


10) Dança da Cadeira


Você precisa ter uma cadeira a menos do número das pessoas que estiverem brincando.Por exemplo, se forem 5 crinças, deve-se ter 4 cadeiras.Coloque uma música animada,a criançada andam dançado ao redor das cadeiras,quando a música parar elas devem sentar-se,quem não conseguir, sai da brincadeira.Conforme as crianças vão saindo,deve-se tirar também uma cadeira, ou seja, se iniciou com 5 crianças e 4 cadeiras, assim que a primeira criança sair tira-se mais uma cadeira,ficando 4 crianças e 3 cadeiras e assim sucessivamente, até que só reste uma cadeira e o vencedor.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

OS CAMINHOS DA RESTAURAÇÃO


OS CAMINHOS DA RESTAURAÇÃO

OS CAMINHOS DA RESTAURAÇÃO
REAÇÃO DE NEEMIAS

Estamos diante de um cenário de miséria, de fragilidade, de comodismo e de uma visão
distorcida acerca do poder e das promessas de Deus. Uma geração inteira havia passado desde
que Ester e Mardoqueu foram usados por Deus para livrarem os judeus de um genocídio.
Cerca de 42 anos após esse livramento, o Senhor levanta Neemias em mais uma intervenção divina na história da nação judaica. Neemias estava no palácio de inverno do rei da Pérsia, quando recebe a visita de seu irmão Hanani que trazia notícias sobre o caos estabelecido em Jerusalém.
... O muro de Jerusalém está fendido, as suas portas queimadas a fogo, o povo está em
miséria e desprezo.
Neemias chorou, jejuou e orou. Em outras palavras, lamentou, buscou forças e colocou-se na brecha. Não é difícil encontrarmos hoje, famílias vivendo esta triste realidade. Muros com fendas espirituais, relacionais e sentimentais, portas queimadas pelo fogo da contenda e transformadas em cinzas de rejeição... Famílias vulneráveis, desprotegidas e abertas às ações do inimigo.
Como as casas de Jerusalem no ano 420 a.C, muitos lares hoje clamam para que alguns "Neemias" se levantem para reconstruir.
Neemias recebeu permissão do rei e voltou à Jerusalém. Estava cheio de autoridade, tinha cartas com autorização para atravessar todas as cidades e tinha licença para colher madeira na floresta para reconstruir os muros.
Isso nos lembra, que quando olharmos para a nossa casa, assimilarmos as necessidades dela, chorarmos, jejuarmos e orarmos, Deus nos levantará com autoridade para rompermos todas as barreiras e Ele fará de nós um agente de restauração.
Neemias chegou em Jerusalem, estudou a situação, procurou entender e conhecer onde estavam as brechas. ( Ne 2:11-16 )
Onde estão as brechas na tua casa? Voce já identificou?
Neemias identifica as brechas e reúne o povo. (Ne 2:17-18 )
Isso deflagrou um espírito otimista e todos começaram a se envolver na reconstrução, todos colocaram a mão na massa.
Os opositores, viram a movimentação em Jerusalém e tentaram paralisar a obra, eles não queriam ver Jerusalem de pé, queriam olhar para Jerusalém e vê-la na miséria, mergulhada
na tristeza e desesperança.
Não se iluda, a tua reação chamará a atenção de quem não quer te ver de pé, mas... lembre-se do início de tudo, Neemias chorou, jejuou e orou e com isso, ele atraiu a presença de Deus para a sua peleja.
Depois de muitos anos de miséria, paralisia e dor em Jerusalém, Neemias se levanta na força do Senhor e em 52 dias faz de Jerusalém uma cidade forte, de torres altas, de portões de cedro, de ferrolhos de ferro, de moral elevada e com o ego sarado. (Ne 6: 15-16 )
Voce pode mudar a história da sua família!!!



A ARCA DE NOÉ

































































A CRIAÇÃO